sábado, 30 de abril de 2022

O amor acrescenta dignidade

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade... pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. Provérbios 5:18-19 

Não permita que a cultura ao seu redor determine o valor do seu casamento. Compará-lo a algo que pode ser descartado ou substituído é desonrar o propósito de Deus para ele. Seria como amputar um membro do seu corpo. Ao invés disso, o casamento deve ser o retrato do amor entre duas pessoas imperfeitas que escolheram amar uma a outra apesar de tudo. 

Sempre que o marido olha nos olhos da esposa, ele deve se lembrar de que "aquele que ama a sua esposa ama a si mesmo" (Efésios 5:28). E a esposa deve lembrar-se de que quando ela o ama, ela também está amando e honrando a si mesma. Esteja sempre buscando uma ou outras maneiras de estimar e proteger o que Deus lhe deu, nunca tendo vergonha de deixar o outro ouvir dizê-lo o quanto você o valoriza. 

Quando você olha para o seu cônjuge, está olhando para uma parte de você. Então, trate bem o seu cônjuge. Fale bem dele. Nutra e cuide do amor da sua vida. 


DESAFIO DA SEMANA 

Busque uma necessidade em seu cônjuge que você pode suprir esta semana. Escolha um gesto que diga "Eu cuido de você", e faça isso com um sorriso.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 120

O Encorajamento É Sempre Proveitoso

[Lembrem-se] disto: aquele que semeia com moderação ou com relutância também colherá com moderação e com relutância, e aquele que semeia generosamente [para que possam vir bênçãos para outrem] também colherá generosamente e com bênçãos. 2 CORÍNTIOS 9:6 

Todos nós precisamos de encorajamento. Ele é uma ferramenta que aumenta a nossa confiança e nos inspira a agir com coragem, atitude ou força. É disso que precisamos! Não precisamos de ninguém ao nosso lado para nos desanimar; ao contrário, precisamos de “encorajadores” em nossas vidas. 

Todos nós encontramos dificuldades enquanto estamos correndo a nossa corrida e tentando alcançar os nossos objetivos, por isso todos precisamos de encorajamento. Quanto mais recebemos estímulo, mais fácil é permanecer na rota e evitar desperdiçar dias ou semanas desanimados, deprimidos e desesperados. Uma das melhores maneiras que conheço de conseguir alguma coisa que quero ou preciso é dar um pouco dessa mesma coisa a outros. A Palavra de Deus nos ensina a semear e depois colheremos. Se um agricultor plantar sementes de tomate, ele terá uma colheita de tomates. Se plantarmos o encorajamento na vida de outras pessoas, teremos uma colheita de encorajamento em nossa vida. 

O que fazemos acontecer para os outros, Deus fará acontecer para nós. Às vezes, você se vê desejando ter mais encorajamento, talvez por parte da sua família, dos seus amigos ou do seu chefe? Mas com que frequência você encoraja os outros? Se não tem certeza, faça um esforço extra imediatamente. Você pode ser o canal que Deus usará para manter alguém seguindo confiantemente em vez de desistir. 


Confie Nele

Escolha três pessoas para encorajar hoje. Confie que Deus lhe dará a palavra perfeita que elas estão esperando ouvir.


Leia a Bíblia

I Reis 8-9 / Lucas 21:1-19


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 29 de abril de 2022

O amor permanece satisfeito

 

Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Eclesiastes 5:12 

Como você gostaria de ser feliz independente das circunstâncias? Essa é uma promessa alcançável de satisfação. Quando a sua satisfação já é predeterminada, a sua fonte de prazer pode ser tudo aquilo que você determine que ela seja. Se você não possui tanto quanto as pessoas ao seu redor, então está tudo para você. Se você não pode arcar com todas as dívidas do natal deste ano, ele ainda será prazeroso e adorável. Na verdade, você está entregando a si mesmo um dos maiores presentes da vida — a liberdade da alegria incondicional. 

O contentamento lhe permite esperar para comprar algo ao invés de lutar com a dúvida de estar ou não exagerando. Isto lhe permite criar filhos que podem criar mais diversão com uma caixa de papelão do que com uma caixa de vídeo games. E isso contribui até para uma boa noite de sono. Com roupa, comida e com a força de Cristo podemos aprender a ser completamente satisfeitos. Pessoas não nascem felizes; elas se tornam felizes. E as pessoas mais felizes da Terra são aquelas que não precisam de mais do que já tem para satisfazê-las. 


PERGUNTAS

Quais são alguns dos primeiros indicadores de que você está sofrendo com a questão do contentamento? Como você trata com a linha fina entre ser satisfeito e ser preguiçoso?


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 119

O Medo Leva à Preocupação

E qual de vocês, ficando preocupado e ansioso, pode acrescentar uma unidade de medida (um cúbito) à sua estatura ou à duração de sua vida? MATEUS 6:27

O medo e a preocupação estão intimamente relacionados. Poderíamos dizer que o medo é o pai de todo tipo de preocupação, porque toda preocupação começa como um medo. A Bíblia ensina claramente que os filhos de Deus não devem se preocupar. Quando nos preocupamos, nossa mente permanece girando em torno de um problema sem encontrar respostas. Quanto mais fazemos isso, mais ansiosos ficamos. Quando nos preocupamos, na verdade nos atormentamos com um tipo de pensamento que não gera nenhum fruto bom. A preocupação começa em nossos pensamentos, mas afeta o nosso humor e até o nosso corpo físico. 

Uma pessoa pode se preocupar tanto a ponto de ficar deprimida e triste. A preocupação gera estresse em todo o seu organismo e causa muitas enfermidades físicas, como dores de cabeça, tensão nos músculos, problemas estomacais, e muitas outras coisas. Ela nunca ajuda, e não resolve os nossos problemas. 

Podemos nos preocupar com centenas de coisas diferentes, desde o que as pessoas pensam a nosso respeito, até o que acontecerá conosco quando envelhecermos. Por quanto tempo conseguiremos trabalhar? Quem cuidará de nós quando envelhecermos? O que acontecerá se o mercado de ações entrar em queda? E se os preços da gasolina subirem? E se eu perder o meu emprego? Muitas vezes, a preocupação nem tem base ou um mínimo fundamento de verdade. Não existe nenhuma razão para pensarmos nas coisas que nos preocupam e nos assustam. 

A única resposta é parar de se preocupar, e colocar a sua confiança em Deus. Ele tem o futuro planejado e sabe a resposta para tudo. Afinal, as coisas com as quais nos preocupamos frequentemente nunca acontecem, e se tiverem de acontecer, a preocupação não impedirá que aconteçam. A Palavra de Deus nos promete que Ele cuidará de nós se confiarmos nele. 


Confie Nele

O que está preocupando você? Lance as suas ansiedades sobre Jesus. Ele quer que você confie a Ele cada pensamento, cada fardo e cada preocupação que está carregando, porque Ele é totalmente capaz de cuidar de você (ver 1 Pedro 5 :7).


Leia a Bíblia

1 Reis 6-7 / Lucas 20:27-47 


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 28 de abril de 2022

O amor nutre

 

Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta. Efésios 5:28-29

Em algum ponto ao longo do caminho, você experimentará uma profunda decepção: a realidade de que se casou com uma pessoa imperfeita, como você. 

Isto, contudo, não muda o fato do seu cônjuge ainda ser parte de você. Ambos são considerados mesma carne. Ele deve ser tratado com a mesma educação e com o mesmo cuidado com que você se trata. 

Mas, existe o outro lado dessa moeda. Quando você maltrata seu cônjuge, também maltrata a si mesmo. Pense nisso: a vida de vocês está agora trançada uma à outra. O seu cônjuge não pode sentir alegria ou dor, receber bênção ou maldição, sem que você também seja afetado. Então, quando você ataca o seu cônjuge é como atacar o seu próprio corpo. Quando você demonstra amor ao seu cônjuge, você também demonstra amor a si mesmo. Deus uniu vocês de tal forma que você precisa pensar no outro como se fosse você. 


VÁ MAIS FUNDO

Leia Efésios 5:28-31 no contexto. Paulo fala em ângulos múltiplos o porquê um marido precisa alimentar e sustentar a sua esposa da mesma forma como cuida do seu próprio corpo. Como você trata os seus olhos, ouvidos ou mãos? Como Cristo amou a Sua noiva? Como isto pode afetar o nobre amor que você demonstra ao seu cônjuge?


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 118

Positivamente Possível

Para os homens [isto] é impossível, mas não para Deus; porque tudo é possível para Deus. MARCOS 10:27 

Uma das melhores histórias de como a fé e a confiança em Deus liberam o poder do potencial aconteceu há séculos, quando muitas partes do mundo antigo ainda não haviam sido estabelecidas. Deus prometeu ao povo de Israel que eles possuiríam uma terra rica e fértil, conhecida como Canaã. Ele não prometeu que eles poderíam entrar pelas suas fronteiras sem oposição, mas prometeu que eles a habitariam — e quando Deus faz uma promessa, Ele fala sério. 

Acreditando na Palavra de Deus, os israelitas indicaram doze homens para entrar em Canaã, para “espiar a terra” e trazer um relatório. Quando retornaram, dez espias admitiram que a terra fluía com leite e mel, e reconheceram que os frutos em Canaã eram grandes e belos, mas depois observaram que a terra estava cheia de gigantes impossíveis de serem vencidos. Eles permitiram que a presença dos gigantes desacreditassem as promessas de Deus. 

Em contraste, os outros dois espias, Josué e Calebe, apresentaram bons relatórios, cheios de fé e confiança em Deus, e Calebe falou com confiança, dizendo: “Subamos e possuamos a terra; somos capazes de conquistá-la” (Números 13:30). Os dez espias acharam que os gigantes que estavam na terra eram grandes demais para serem mortos, mas Josué e Calebe acreditavam que eles eram grandes demais para errarem o alvo. Josué e Calebe eram os únicos homens positivos diante da oposição dos gigantes. Eles não ignoravam os desafios, mas também não os supervalorizavam — e eles foram os dois únicos que entraram na Terra Prometida. 

Ser positivo não quer dizer que negamos a existência da dificuldade; significa que acreditamos que Deus é maior que as nossas dificuldades. Acreditar em Deus pode fazer com que ganhemos qualquer batalha que enfrentamos. Quando estamos fechados para as “possibilidades positivas” só vemos o que está bem à nossa frente, e não enxergamos o que poderiamos ver se simplesmente fôssemos positivos e criativos.


Confie Nele

Você pode ser um dos dez espias ou um dos dois espias, mas não pode ser ambos. Os dez espias confiam no que veem; os dois espias confiam no Deus do impossível, mesmo quando não podem vê-lo. Escolha ser um desses dois espias hoje!


Leia a Bíblia

1 Reis 3-5 / Lucas 20:1-26


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 27 de abril de 2022

O amor cuida

 

Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos Efésios 5:28 

Existe um laço significante entre um esposo e uma esposa, que não se compara a nada mais. A verdade é, vocês são parte um do outro. Tudo o que toca o outro, toca você. Por exemplo, você nunca arrancaria a sua mão se ela estivesse ferida, mas pagaria o que pudesse pelo melhor tratamento médico possível. Isso acontece porque a sua mão é muito valiosa para você. Ela é parte de quem você é. Assim como o seu cônjuge. 

O casamento é um lindo mistério criado por Deus. Ê um relacionamento que junta duas vidas como sendo uma. Isso não só acontece fisicamente, mas espiritualmente e emocionalmente. Você começa compartilhando a mesma casa, a mesma cama, o mesmo sobrenome. Quando o seu cônjuge sofre uma tragédia, ambos sentem a dor. 

Quando você alcança sucesso no trabalho, ambos se alegram. Deixe que a identidade de vocês se unam e se tornem uma, inseparável, digna do mesmo cuidado que você tem com o seu corpo. 


DESAFIO DA SEMANA

Faça algo fora do normal para o seu cônjuge — algo que prove (para você e para ele) que o seu amor é baseado em suas escolhas e em nada mais.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 117

Não Tome Decisões Importantes Durante uma Tempestade

Sê misericordioso e gracioso para comigo, Ó Deus, sê misericordioso e gracioso para comigo, pois a minha alma se refugia e encontra abrigo e confiança em Ti; sim, à sombra das Tuas asas eu me refugio e fico confiante, até que as calamidades e as tempestades destruidoras tenham passado. SALMOS 57:1 

A vida não é um grande e longo dia de sol. Em algum momento, todos nós enfrentamos tempestades — quer elas venham na forma de uma doença inesperada, da perda de um emprego, de uma crise financeira, de dificuldades conjugais, de problemas com os filhos ou de uma série de outros cenários que são estressantes, intensos e importantes. Enfrentei muitas tempestades em minha vida — algumas como as tempestades rápidas de fim de tarde, que são comuns no verão, e algumas que pareciam furacões de nível 4. Se aprendi alguma coisa a respeito de resistir às tempestades da vida, foi que elas não duram para sempre, e que se possível, não preciso tomar decisões importantes quando estou no meio delas. 

Quando as tempestades da vida surgem, é melhor manter a sua mente e as suas emoções tão tranquilas quanto possível. Os pensamentos e sentimentos costumam ficar desenfreados no meio de uma crise, e é exatamente nesses momentos que precisamos tomar cuidado ao tomar decisões. Precisamos permanecer calmos e nos disciplinar para focar em fazer o que podemos fazer, e confiar em Deus para fazer o que não podemos fazer. 

Na próxima vez que você enfrentar uma tempestade ou uma crise em sua vida, espero que você se lembre destas palavras que costumo dizer: “Deixe que as suas emoções se acalmem antes de decidir”. Faça o máximo possível para deixar as coisas se acalmarem antes de tomar decisões importantes. Talvez você nem sempre tenha essa opção, mas na medida do possível, coloque as decisões importantes em espera até que a tempestade passe. Assim como o vento sopra furiosamente durante uma tempestade, nossos pensamentos podem se tornar bastante violentos e frenéticos, e esse não é o melhor momento para tomar decisões importantes. 

Assumir esse compromisso o protegerá para que você não tome decisões rápidas e pouco sábias, que poderiam tirá-lo da rota que Deus tem para você. 


Confie Nele

Na próxima vez que o vento soprar e as ondas baterem, tire as decisões importantes da sua vida da mesa (onde você vai morar, seu emprego, seus relacionamentos, etc.) e espere. Quando a tempestade passar, confie em Deus para lhe mostrar o que Ele quer que você faça.


Leia a Bíblia

1 Reis 1-2 / Lucas 19:28-48


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 26 de abril de 2022

O amor é para a vida

 

Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Rute 1:17 

O chamado de Deus para a nossa vida é "para tudo" — tudo o que somos, tudo o que temos. Ele provou o coração do jovem rico e orgulhoso ordenando-o a "vender tudo o que tem e dar aos pobres" (Marcos 10:21). Ele desafiou os seus discípulos e outros a amarem a Deus "de todo o seu coração, de todo o seu entendimento e com toda a sua força" (Marcos 12:3 3). Jesus então provou que Ele mesmo estava disposto a fazer assim, entregando o Seu tudo para morrer no lugar dos pecadores — pessoas como nós, que não apenas eram indignas mas que insistentemente resistiram a Ele. 

Não é de se surpreender, contudo, que o amor que Ele coloca e desenvolve em nós requer a maior promessa que podemos oferecer — nossa vida. Toda ela. Todos os dias. Quando prometemos o mesmo para nossa noiva ou noivo, não podemos oferecer mais do que isto. Afirmamos que o nosso amor era muito profundo e grande, que seria necessário cada respirar que temos para consumir, todo caminho que temos na terra. O amor verdadeiro não pode ser menos que isso. 


ORAÇÃO

"Deus, marca o nosso coração com amor pelo nosso cônjuge. Proteja-nos de qualquer interferência que possa desviar o nosso foco, e mantenha-nos unidos com o Senhor até a morte. Obrigada, Pai. Em nome de Jesus, amém."


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 116

Não Se Preocupe com o Amanhã

Portanto, não se preocupem nem fiquem ansiosos com o amanhã, porque o amanhã trará as suas próprias preocupações e ansiedades. Basta a cada dia o seu próprio problema. MATEUS 6:34 

Tentar resolver hoje os problemas de amanhã não resultará em nada, além de roubar a energia que Deus destinou para você desfrutar hoje. Não desperdice o seu tempo com preocupações! Isso é vão e inútil. 

Quando Jesus nos instruiu a não nos preocuparmos com o amanhã, Ele estava dizendo que devemos lidar com a vida um dia de cada vez. Ele nos dá a força que precisamos, à medida que precisamos dela. Quando pegamos essa força que Ele nos dá e a aplicamos na preocupação, em vez de viver, roubamos de nós mesmos as bênçãos que Deus pretendeu que tivéssemos hoje. Deixamos passar as coisas boas, porque nos preocupamos com as coisas ruins que talvez nem venham a acontecer! 

Durante vários anos uma mulher teve problemas para conseguir dormir à noite por ter medo de ladrões. Uma noite, seu marido ouviu um barulho na casa, então ele desceu as escadas para investigar. Quando chegou ao andar de baixo, ele encontrou um ladrão. “Boa noite”, disse o dono da casa. “Fico feliz em vê-lo. Suba para conhecer a minha mulher. Ela está esperando há dez anos para conhecer você”. 

Uma pessoa confiante não se preocupa, porque ela vê o futuro de modo diferente das pessoas que se preocupam. Ela acredita confiantemente que, com a ajuda de Deus, pode fazer qualquer coisa que precise fazer, independentemente do que seja. Uma atitude positiva permite que ela tenha expectativa de coisas boas no futuro, e não de coisas ruins. A autoconfiança é o fruto da nossa confiança em Deus. Quando confiamos nele, talvez não tenhamos todas as respostas, mas temos confiança de que Ele as tem. 


Confie Nele

Você está se preocupando com o amanhã, quando deveria estar concentrado no hoje? Confie em Deus para equipá-lo para o que quer que aconteça hoje, amanhã e no futuro, a fim de que você possa receber a plenitude das bênçãos dele hoje.


Leia a Bíblia

2 Samuel 23-24 / Lucas 19:1-27


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 25 de abril de 2022

O amor permanece na saúde e na doença

E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne. Gaiatas 4:14

Uma das maiores provas de amor verdadeiro é encontrada na angústia da doença, do ferimento, da limitação. Você tem poucas maneiras de saber que o seu esposo ou esposa será surpreendido por uma enfermidade ou se dispersar de você durante épocas de solidão em densas nuvens de depressão. As maneiras delicadas nas quais ele (a) expressava amor por você talvez não sejam mais possíveis de serem demonstradas. As escalas de serviço podem inclinar-se em sua direção, agora e para o resto da sua vida. 

Se você e seu cônjuge desfrutam de uma saúde física e emocional, prometa um ao outro — a frente de qualquer questão — que nenhuma necessidade ou pedido da parte deles será tão grande para o seu amor. E se o amor já está exigindo que você honre seu cônjuge servindo-o na enfermidade, faça isso com grande alegria e gratidão. Você é prova viva que o amor de Deus está vivo e é satisfatório, tendo redimido a sua vida da queda do pecado, inspirando este mesmo amor sacrificial em seu coração para o seu cônjuge.


DESAFIO DA SEMANA

( Faça algo fora do normal para o seu cônjuge — algo que prove (para você e para ele) que o seu amor é baseado em suas escolhas e em nada mais.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 115

Só Existe Um de Quem Você Realmente Precisa

Tenho forças para todas as coisas em Cristo que me fortalece [estou pronto para qualquer coisa e sou capaz de qualquer coisa através daquele que me enche de força; sou autossuficiente na suficiência de Cristo], FILIPENSES 4:13 

Certa vez, fiquei preocupada pensando no que eu faria se meu marido morresse. Como eu dirigiria o ministério sozinha? Vários dias após esse ataque mental, o Senhor falou ao meu coração: “Se Dave morresse, você continuaria fazendo exatamente o que está fazendo, porque Eu sou Aquele que sustenta você, e não seu marido”. 

Eu obviamente precisava de Dave e dependia dele para muitas coisas, mas Deus queria restabelecer no meu coração o que era verdade desde o inicio do nosso ministério: com ou sem Dave, com ou sem qualquer outra pessoa, eu poderia fazer o que Deus havia me pedido para fazer enquanto eu tivesse o Senhor em minha vida.

Quando Pedro, Judas e outros decepcionaram Jesus, Ele não ficou arrasado, porque a Sua confiança não estava no lugar errado. Ele era dependente, no entanto, independente ao mesmo tempo. Dependo de muitas pessoas no meu ministério para me ajudarem a realizar o que fui chamada para fazer. Entretanto, vejo mudanças constantes. As pessoas que eu pensava que estariam comigo para sempre vão embora, e Deus envia novas pessoas que têm dons incríveis. Preciso das pessoas, mas sei que é Deus trabalhando por meio das pessoas para me ajudar. Se Ele decidir mudar as pessoas por intermédio das quais Ele trabalha, isso não deve me preocupar. 

Valorizo todas as pessoas maravilhosas que Deus colocou em minha vida. Meu marido e meus filhos são incríveis. Minha equipe ministerial é de primeira qualidade, e os maravilhosos parceiros ministeriais que Deus me concedeu são especiais. Preciso de todos eles, mas se, por alguma razão, Deus decidisse remover qualquer um deles da minha vida, quero ser uma mulher confiante, que sabe que somente com Deus todas as coisas são possíveis. A minha confiança precisa estar mais nele do que em qualquer outra coisa ou pessoa. 


Confie Nele

Você é excessivamente dependente de um membro da família, de um colega de trabalho, de um amigo, de um emprego ou de um animal de estimação, a ponto de se preocupar com o que faria sem ele? Coloque a sua confiança em Deus. Lembre-se, Ele é o único de quem você realmente precisa.


Leia a Bíblia

2 Samuel 21-22 / Lucas 18:24-43

domingo, 24 de abril de 2022

O amor permanece na riqueza e na pobreza

Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. 2 Coríntios 8:2 

Todos nós entramos no casamento com a ideia do que sonhamos para ele. Temos a ideia da casa dos nossos sonhos em mente. Podemos imaginar certo número de filhos. Podemos nos ver livres para explorar nossos prazeres e hobbies nos fins de semana. 

Mas o que acontece se o seu marido não possui dinheiro suficiente para lhe agradar? E se a sua esposa insiste em ser uma mãe mais caseira? O que fazer se os seus amigos mais chegados são capazes de manter o estilo de vida que você deseja, ou se a pressão das contas está pesando sobre você? Ainda há uma abundância de alegria em seu amor um pelo outro, apesar do problema financeiro? Você amorteceu seu casamento contra a necessidade de bens para ter sucesso? 

Quando os desejos se disfarçam em necessidades, o amor entre vocês sempre se torna condicional. A sua comunicação é manchada com palavras e olhares de decepção. Afirme ao seu cônjuge que o seu amor não tem uma etiqueta monetária — que você calculou os custos e os considerou dignos de qualquer sacrifício. 


VÁ MAIS FUNDO 

Leia Provérbios 19:22. Segundo esse versículo, o que é mais importante que riquezas? As promessas que você fez no casamento são mais importantes para você do que seu status financeiro?


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 114

Combata a Estagnação

E esse amor consiste nisto: em que nós vivamos e andemos de acordo com os Seus mandamentos (Suas ordens, ordenanças, preceitos e ensinamentos) e guiados por eles. 2 JOÃO 1:6 

Você já viu uma poça d’água estagnada? Não há circulação, não há fonte de água fresca, e a água simplesmente fica parada ali. Pouca vida lhe resta. Nós podemos ficar estagnados. O processo de estagnação acontece pouco a pouco, e muitas vezes tão lentamente, que é quase imperceptível. Creio que todos acabam estagnando quando não lutam. É fácil simplesmente se deixar levar com todos os demais, seguindo a mesma rotina todos os dias.  Paramos de ser ousados, de ter atitudes fabulosas e de ser criativos. Nós nos acomodamos, encaixamo-nos no molde do mundo, e nos conformamos com o que as pessoas esperam. Nós nos tornamos tediosamente previsíveis! 

Uma das coisas mais valiosas que aprendi é fazer as coisas deliberadamente em vez de esperar até sentir vontade de fazê-las. Eu deliberadamente cuido das minhas responsabilidades na vida, porque sei que isso é muito importante. Contribuo com os outros deliberadamente. Na verdade, procuro pessoas às quais eu possa ser uma bênção, porque aprendi a lição essencialmente importante que Jesus ensinou, de andar em amor (ver Efésios 5:2, 2 João 1:6). Faço deliberadamente alguma coisa que é um pouco fora do comum para mim de vez em quando, simplesmente porque me recuso a viver em estagnação. Passo tempo deliberadamente em oração e em comunhão com Deus todos os dias, porque quero honrá-lo e sempre dar a Ele o Seu lugar de direito em minha vida, que é o primeiro lugar. 

Se você tomar essa atitude determinada, vivendo deliberadamente e se recusando a ficar estagnado, isso fará uma enorme diferença na sua qualidade de vida. Não desperdice simplesmente o seu tempo aqui na terra; desfrute a sua vida e faça o mundo se sentir satisfeito por você estar aqui. 


Confie Nele

Você está fazendo as coisas por fazer ou está vivendo deliberadamente? Recuse-se a ficar estagnado. Estude os ensinamentos de Jesus, e confie neles o bastante para colocá-los em prática. Você verá uma grande diferença!


Leia a Bíblia

2 Samuel 19-20 / Lucas 18:1-23


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sábado, 23 de abril de 2022

O amor permanece nos bons e nos maus momentos

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17-18 

O seu amor tem um lugar do qual não consegue ir além? Mesmo que você tenha prontamente prometido amar seu cônjuge para sempre no suave fulgor da cerimonia de casamento, você estava apenas repetindo o roteiro? Você é como muitos que mesmo prometendo permanecer nos bons e nos maus momentos, na verdade estava dizendo apenas "nos bons momentos"? 

Você pode olhar para o casamento de outras pessoas e achar que muitos, senão a maioria, têm um casamento muito mais tranquilo que o seu. Você pode achar que o seu cônjuge trouxe desafios para o seu casamento que você não pode mais tolerar — coisas que você não sabe ou não previu, ou talvez desconsiderou. 

Não desista de ter um amor verdadeiro com o seu cônjuge. Mesmo se muitos sentimentos e desejos foram substituídos por ressentimento e desconfiança, Deus é capaz de fazer crescer em você um amor que irá durar. O amor incondicional lhe dará a habilidade de se levantar das cinzas das piores situações da vida, e seja grato pela maneira como o calor da batalha derreteu o coração de vocês e os tornou um. 


DESAFIO DA SEMANA

Faça algo fora do normal para o seu cônjuge — algo que prove (para você e para ele) que o seu amor é baseado em suas escolhas e em nada mais.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 113

Como uma Criança

Em verdade Eu lhes digo, se vocês não se arrependerem (mudarem, voltarem) e se tomarem como criancinhas [confiantes, humildes, amorosas, perdoadoras], vocês nunca poderão entrar no reino dos céus [de modo algum[. MATEUS 18:3 

Jesus disse que deveríamos ser como criancinhas se pretendemos entrar no Reino de Deus. Creio que uma das coisas que Ele estava nos dizendo era que estudássemos a liberdade que as crianças desfrutam. Elas são despretensiosas e diretas; elas riem muito; elas são perdoadoras e confiam. As crianças são definitivamente confiantes, pelo menos até que o mundo as ensine a ser inseguras e medrosas. Lembro-me de nosso filho Danny, aos 3 anos de idade, andando pelo shopping com Dave e eu e dizendo às pessoas: “Eu sou Danny Meyer, você não quer falar comigo?” Ele era tão confiante que tinha certeza de que todos queriam conhecê-lo melhor. 

As crianças parecem capazes de transformar tudo em brincadeira. Elas se adaptam rapidamente, não têm problemas em deixar que as outras crianças sejam diferentes delas, e estão sempre explorando algo novo. Elas ficam maravilhadas com tudo! 

Oswald Chambers escreveu em Tudo Para Ele: “A liberdade após a santificação é como a liberdade de uma criança; as coisas que costumavam manter a vida estagnada desapareceram”. Precisamos definitivamente observar e estudar as crianças, e obedecer à ordem de Jesus de sermos mais semelhantes a elas. Isso é algo que temos de fazer deliberadamente, à medida que envelhecemos. Todos nós temos de crescer e ser responsáveis, mas não temos de parar de gostar de nós mesmos e de desfrutar a vida.


Confie Nele

Dedique tempo hoje para observar as crianças e aprender com elas — brinque de alguma coisa, adapte-se às suas circunstâncias sem reclamar, deixe que os outros sejam quem eles são — lembre-se de como é ser confiante e ousado, e confie que Deus quer que você seja exatamente assim!


Leia a Bíblia

2 Samuel 16-18 / Lucas 17:20-37


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 22 de abril de 2022

O amor tem um símbolo

Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido. Gênesis 9:17 

As alianças que vocês trocaram no altar do casamento não fazem nada além de confirmar o seu estado civil. Assim como o arco-íris nos dias de Noé, como o pão e o vinho da ceia, as alianças representam uma promessa. Este é um sinal visível dos votos que você fez no dia do casamento. 

Isso significa que todas as vezes que o brilho do ouro ou da prata captura os seus olhos, você pode considerá-lo um lembrete do amor incondicional que prometeram um ao outro. Da mesma forma, sua esposa ou seu marido carrega a sua promessa a ele (a) para onde quer que vá. É mais que uma jóia ou metal precioso. Ela nunca para de sussurrar os versos que compartilharam "até que a morte nos separe". 

Deus sempre utilizou sinais para dar as Suas alianças uma forma tangível. Ele sabe que a vida tende a nos fazer esquecer o que nós mesmos concordamos em fazer ao lidarmos com os outros. Permita que a sua aliança de casamento sirva como um lembrete constante da sua promessa. 


VÁ MAIS FUNDO

Leia Gênesis 9:8-17 e observe as características da aliança de Deus com Noé após o dilúvio. Como Deus comunica que Ele não voltará mais atrás enquanto também mantém Sua eterna aliança? Qual é a semelhança no propósito entre o arco-íris e a sua aliança?


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 112

Há Paz no "Não"

E que a paz (a harmonia da alma que vem) de Cristo governe (atue como árbitro continuamente) nos seus corações [decidindo e determinando em caráter definitivo todas as questões que surgirem nas suas mentes, naquele estado pacífico] no qual como [membros do] corpo [de Cristo] vocês também foram chamados [a viver], COLOSSENSES 3:15 

Uma pessoa confiante pode dizer “não” quando for preciso. Ela pode suportar o desprazer das pessoas e é capaz de raciocinar que, se a pessoa decepcionada quiser verdadeiramente ter um relacionamento com ela, superará a sua decepção e irá querer que ela seja livre para tomar as suas próprias decisões. Ela entende que querer agradar aos outros pode ser uma armadilha que impede que ela seja livre para dizer “não”. 

Às vezes, você precisa dizer “não” aos outros para poder dizer “sim” a si mesmo, do contrário, acabará ficando amargo e ressentido, sentindo que em algum ponto desse processo de tentar manter as pessoas felizes, você perdeu a si mesmo. Você é valioso, e precisa fazer as coisas que você quer fazer, tanto quanto fazer as coisas pelos outros. 

Quando realmente sentir que precisa dizer “não”, você não precisa explicar o motivo. As pessoas costumam querer que justifiquemos as nossas decisões, e na verdade não precisamos fazer isso. Tento ser guiada pelo Espírito de Deus — outra maneira de dizer isso é que tento ser guiada pelo meu coração — e às vezes nem eu mesma entendo plenamente por que sinto que algo não está bem. Mas aprendi que quando me sinto assim, não devo agir contra a minha própria consciência para fazer com que todos fiquem felizes comigo. Costumo dizer: “Eu simplesmente não sinto paz com relação a isso” ou “Não sinto que isso está certo”, ou apenas dizer “Não quero” é suficiente. 

Não há nada de errado em dizer o motivo, se você tiver um, mas creio que às vezes extrapolamos tentando nos explicar. Se uma pessoa ofendida não quiser entender, ela nunca entenderá, por mais motivos que você der. Siga o seu coração e mantenha a sua paz. Diga “não” quando for preciso e “sim” quando tiver de dizer. 


Confie Nele

Às vezes, é preciso ter fé para dizer “não”. Deus quer que o seu coração fique em paz. Coloque a sua confiança nele e não tenha medo de dizer “não”.


Leia a Bíblia

2 Samuel 14-15 / Lucas 17:1-19


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 21 de abril de 2022

O amor jamais acaba

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida... nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus. Romanos 8:38-39

A natureza incondicional do amor de Deus é maior que qualquer desafio que nosso pecado pode proporcionar contra ele. É por esta razão que o apóstolo Paulo descreve o amor de Deus com uma série de poderosos extremos. Esta é uma maneira poética de dizer que nada — absolutamente nada — é capaz de "nos separar do amor de Deus." 

"Nem a morte nem a vida." (Tudo está ou morto ou vivo.) "Nem as coisas do presente nem a do porvir." (Tudo ou é, ou tem sido ou será.) "Nem a altura nem a profundidade." (Nada pode aumentar ou diminuir Seu amor incondicional para conosco). "Nem alguma outra criatura." (Isso abrange todas as coisas que você pode imaginar.) Absolutamente nada pode nos separar do Seu amor. 

E também, nada pode separar o seu amor pelo seu esposo ou esposa. O amor que você prometeu para o outro no casamento não pode incluir cláusula de fuga nem termos negociados. Você simplesmente não pode olhar para ele dessa forma. Ou é amor verdadeiro, ou não é. Mas, se você deseja que esse seja o amor de Deus, ele deve ser disposto e estar pronto para percorrer todo o caminho. 


PERGUNTAS 

Se o amor de Deus é incondicional, então existe alguma coisa que alguém fez ou fará que possa lhe separar do Seu amor? O que pode acontecer com o seu coração se você verdadeiramente acreditar e receber o imutável amor de Deus?


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 111

Faça Algo Extraordinário!

E Pedro lhe respondeu: Senhor, se és Tu, ordena que eu vá a Ti sobre as águas. Ele disse: Vem! Então Pedro saiu do barco e andou sobre as águas... MATEUS 14:28-29

Creio que é bom ocasionalmente (ou talvez frequentemente) fazer alguma coisa que pareça extraordinária. Tome uma atitude que as pessoas não esperam. Isso manterá a sua vida interessante e impedirá que as outras pessoas pensem que você foi colocado dentro de uma caixinha que elas projetaram. As pessoas ficam entediadas porque suas vidas são muito previsíveis. Uma grande mulher de 76 anos de idade disse que o seu objetivo era fazer pelo menos uma coisa extraordinária por semana. Acabei de ler esta semana que deveriamos fazer uma coisa que nos assuste todos os dias. 

Não fomos criados por Deus meramente para fazer a mesma coisa vez após vez, até que ela não tenha mais nenhum sentido. Deus é criativo. Se você não acha, olhe ao seu redor. Todos os animais, insetos, plantas, pássaros, árvores e outras coisas são totalmente impressionantes. O sol, a lua e as estrelas, os planetas, o espaço e a gravidade — todos eles criados por Deus — podem fundir a nossa mente com sua variedade. Na verdade, podemos continuar falando eternamente da infinita variedade de coisas que Deus criou. Caso você não tenha observado, Deus é totalmente extraordinário e frequentemente altera as circunstâncias em nossas vidas. Ele é cheio de surpresas e, no entanto, é totalmente confiável. Sabe, podemos realmente aprender muito com Deus! 

Não quero que as pessoas pensem que elas me decifraram completamente, e embora eu deseje ser confiável e fiel, não quero ser sempre previsível. Às vezes, fico entediada comigo mesma e tenho de orar e pedir a Deus uma ideia criativa para sacudir um pouco a minha vida e me manter alerta. 


Confie Nele

Faça algo novo e extraordinário hoje. Peça a Deus para ajudar você a ser criativo. 


Leia a Bíblia

2 Samuel 12-13 / Lucas 16


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 20 de abril de 2022

O amor é divinamente inspirado

Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado. I João 2:5

Quando você constrói o seu casamento fundamentado no amor ágape, então os aspectos da amizade e do romantismo do seu amor tornam-se ainda mais intensos que antes. Quando o seu prazer um no outro, como melhores amigos e amantes, é baseado em um compromisso inabalável, você experimentará uma intimidade que não pode ser alcançada de nenhuma outra forma. 

Mas, você lutará e fracassará na busca por esse tipo de casamento se não permitir que Deus plante o Seu amor em vocês. O amor ágape não vem de dentro. Ele só pode vir de Deus. Mas felizmente — por uma escolha sua — esse pode se tornar o seu tipo de amor também, quando recebê-lo e compartilhá-lo. E, não se surpreenda caso seu cônjuge se torne ainda mais adorável com você. Você não dirá mais: "Eu te amo porque...", você dirá: "Eu amo você e ponto final."


DESAFIO DA SEMANA

Pense em uma maneira especial de cumprimentar o seu cônjuge hoje. Faça isso com um sorriso e com entusiasmo. Permita que o seu cumprimento reflita o seu amor por ele.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 110

Você Pode Lidar com a Crítica

É o [próprio] Senhor quem me examina e julga. 1 CORÍNTIOS 4:4 

Não importa o que você faça na vida, ocasionalmente você será criticado por alguém, portanto precisa aprender a lidar com isso e não deixar que essa atitude o incomode. Para a maioria de nós, é muito difícil lidar com a crítica, e a autoimagem de uma pessoa pode ser prejudicada por uma observação crítica. Mas é possível aprender a não se deixar afetar por ela. 

De maneira igual a muitas outras pessoas incríveis, o apóstolo Paulo foi alvo de críticas com relação a muitas coisas. Ele teve a mesma experiência que nós, que é o fato de que as pessoas são instáveis. Elas o amam quando você está fazendo tudo que elas querem que você faça, e são rápidas em criticar quando uma pequena coisa sai errado. Paulo disse que não estava nem um pouco preocupado com o julgamento dos outros. Ele disse que nem sequer julgava a si mesmo. O apóstolo sabia que estava nas mãos de Deus e que, no fim, ele comparecería diante de Deus e prestaria contas de si mesmo e de sua vida. Ele não comparecería diante de homem algum para ser julgado (ver 1 Coríntios 4:3-4). 

Às vezes, as pessoas mais criticadas são aquelas que tentam fazer algo construtivo com as suas vidas. Fico impressionada ao ver como as pessoas que não fazem nada querem criticar aqueles que tentam fazer alguma coisa. Talvez eu nem sempre faça tudo certo, mas pelo menos estou tentando fazer alguma coisa para tomar o mundo um lugar melhor e para ajudar as pessoas que estão sofrendo. Creio que isso é muito agradável a Deus! Depois de muitos anos sofrendo com as críticas das pessoas e tentando obter a aprovação delas, finalmente decidi que se Deus está feliz comigo, isso basta. 

Toda vez que alguém criticar você, tente fazer uma afirmação positiva de si mesmo para você mesmo. Não fique sentado assimilando tudo o que alguém quer descarregar sobre você. Estabeleça a sua independência! Seja confiante no amor e na aprovação de Deus, e não se deixe derrotar pela crítica. 


Confie Nele

O primeiro passo é não reagir aos seus críticos, mas a coisa não para por aí. Jesus abençoava aqueles que o perseguiam por causa da Sua profunda confiança no plano do Pai. Como você pode abençoar as pessoas que o criticam?


Leia a Bíblia

2 Samuel 9-11 / Lucas 15:11-32


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 19 de abril de 2022

O amor é o fundamento

 

Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10 

Deus nos ama não porque somos amáveis, mas porque Ele é amor. Se Ele insistisse que nós deveríamos provar-nos dignos de Seu amor, falharíamos miseravelmente. Cada dia proporcionaria a Ele grandes justificativas para nos rejeitar, para se esquecer de nós. Mas, o amor de Deus é uma escolha que Ele faz inteiramente por Ele mesmo. É algo que recebemos dEle e então compartilhamos com outros. 

Se um homem diz à sua esposa: "Eu não lhe amo mais", ele na verdade está dizendo: "Eu nunca lhe amei incondicionalmente desde o início". Seu amor era baseado em sentimentos ou circunstâncias, não em compromisso. É um casamento alicerçado no amor philos ou eros — um casamento construído na areia e não na rocha. É preciso existir uma fundação mais forte que meramente a atração sexual ou amizade. O amor incondicional, isto é, o amor ágape, não será governado pelo tempo ou pelas circunstâncias. Ele durará para sempre porque é o amor de Deus. 


ORAÇÃO

"Senhor, te agradecemos pelo Teu amor compassivo. Ensina-nos a amar um ao outro como o Senhor nos ama, e nos perdoa quando nos apegamos ao nosso egoísmo. Renove em nós um coração puro para a Tua glória. Em nome de Jesus, amém."


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 109

Ouça o Amor

Que cada um [contribua] conforme tenha se decidido e proposto no seu coração, não com relutância e com tristeza ou mediante compulsão, porque Deus ama (Ele tem prazer, valoriza acima de outras coisas, e não está disposto a abandonar ou a passar sem) aquele que dá com alegria [cujo coração está naquilo que dá]. 2 CORÍNTIOS 9:7 

Pelo fato de a natureza humana ser egocêntrica, a contribuição generosa não é natural para nós. Temos de incutir em nosso pensamento a mentalidade que diz que somos generosos. Comece a pensar e dizer: “Sou uma pessoa muito generosa. Procuro oportunidades para contribuir”. 

Descobri que as oportunidades para dar me cercam o tempo todo — e elas estão ao seu redor também. Descobrir como você pode abençoar outra pessoa é tão fácil quanto usar os seus ouvidos. Se você simplesmente ouvir as pessoas, logo saberá o que elas precisam ou gostariam de receber. 

Em uma conversa casual, uma pessoa que trabalha para mim certa vez mencionou que gostava dos utensílios produzidos por certa companhia. Pedi a alguém para conseguir um vale-presente dessa companhia e entreguei-o a ela, com um bilhete dizendo o quanto eu a admiro e o quanto valorizo seu trabalho árduo. Ela começou a chorar e disse: “Não é o vale -presente que significa tanto para mim. É o fato de você ter me ouvido e se lembrado do que eu disse”. 

Encorajo você a começar a ouvir as pessoas e a prestar atenção ao que elas dizem mais do que nunca. As pessoas querem saber se você as está ouvindo; elas se sentem amadas e valorizadas quando você as ouve. Se você não sabe o que fazer por alguém, não está ouvindo essa pessoa, porque as pessoas lhe dizem o que querem, o que precisam e do que gostam — e se ouvi-las, você saberá. Você poderia começar a fazer uma lista das coisas que ouve as pessoas dizerem que querem ou precisam, e se você não puder suprir a necessidade delas agora, você pode orar para que Deus lhe capacite a fazer isso. Se você agir com base no que ouve e abençoar as pessoas de acordo com isso, verá que abençoar as pessoas é realmente melhor do que receber qualquer coisa para si mesmo. Eu lhe garanto, quanto mais você der, mais feliz você será. 


Confie Nele

Pense em três amigos, vizinhos ou colegas de trabalho específicos, a quem você vê regularmente. Comprometa-se a ouvir intencionalmente na próxima vez que vocês estiverem juntos, enquanto você confia em Deus para lhe mostrar como abençoá-los.


Leia a Bíblia

2 Samuel 6-8 / Lucas 15:1-10


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 18 de abril de 2022

O amor é uma escolha

 

Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19 

A verdade é: o amor não é determinado por estar apaixonado, pelo contrário, ele é determinado por escolher amar. A Bíblia se refere a essa espécie de amor utilizando a palavra grega ágape. Ele se difere dos outros gêneros de amor, que são — philos (amizade) e eros (amor sexual). Ambos, amizade e sexo, têm um lugar importante no casamento, claro, e são definitivamente parte da casa que construímos juntos como marido e mulher. Contudo, se o casamento depende totalmente de ter interesses em comum ou de uma vida sexual saudável, então a sua fundação é instável. 

Philos e eros são mais responsivos por natureza e podem flutuar baseados em sentimentos. O amor ágape, por outro lado, é desprendido e incondicional. Então, ao menos que essa espécie de amor forme a fundação do casamento, o desgaste e as rachaduras do tempo irão destrui-lo. O amor ágape é aquele "na saúde ou na doença", "na riqueza ou na pobreza", "até que a morte os separe". É o único gênero de amor que é verdadeiro. 


DESAFIO DA SEMANA

Pense em uma maneira especial de cumprimentar o seu cônjuge hoje. Faça isso com um sorriso e com entusiasmo. Permita que o seu cumprimento reflita o seu amor por ele.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 108