quinta-feira, 31 de março de 2022

O amor pensa positivo

Se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 

O amor dá às pessoas o benefício da dúvida. Ele se recusa a preencher o desconhecido com suposições negativas. E hora de deixar o amor guiar os seus pensamentos, de focar nas coisas que você mais gosta em seu cônjuge — "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama" (Filipenses 4:8). É hora de meditar no positivo. 

O seu cônjuge é um livro vivo e infinito a ser lido. Ainda existem sonhos e desejos a serem realizados. Talentos e habilidades a serem descobertos como tesouros escondidos. Mas a escolha de explorá-los começa com uma decisão sua. 

É preciso desenvolver o hábito de frear seus pensamentos negativos e focar nos atributos positivos do seu cônjuge. Essa é uma etapa crucial pela qual temos que passar para aprender a conduzir nosso coração ao verdadeiro amor. Essa é uma decisão sua, mereça ou não o seu marido ou a sua esposa.


PERGUNTAS

O que aconteceria com os seus sentimentos com relação ao seu cônjuge se você focasse primeiramente nos seus atributos positivos e em sua força? Como isso afetaria o seu casamento se os valores dele triplicassem em sua mente e coração? 


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 90

Lembre-se da Fonte de Toda a Verdade

Pois nada podemos fazer contra a Verdade [nem servir a qualquer partido ou interesse pessoal], mas unicamente a favor da Verdade [que é o Evangelho], 2 CORÍNTIOS 13:8

Durante os dias em que Jesus viveu na terra, Pilatos lhe fez uma pergunta que tem sido feita ao longo dos séculos, e ainda é feita hoje: “O que é a Verdade?” (João 18:38). Jesus já havia respondido a essa pergunta de forma clara e simples: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14:6). Quando orava a Deus, em João 17:17, Jesus também disse: “A Tua Palavra é a Verdade”. Ele não apenas conhecia a verdade, mas quando a Sua própria mente estava sendo atacada por Satanás, Ele declarou a verdade da Palavra de Deus em voz alta (ver Lucas 4:1-13). Essa é uma das formas mais eficazes de “expulsar” pensamentos, raciocínios, teorias e imaginações erradas. Para mim, fazer isso é como interromper o diabo no meio da tentação dele. 

Somos parceiros de Deus. Nosso papel é confiar nele, conhecer a Sua Palavra e acreditar nela, e o papel dele é fazer o que precisa ser feito em cada situação. Não podemos conhecer a Palavra de Deus se não nos dedicarmos à leitura e ao estudo diligente da mesma. Ninguém esperaria ser um médico bem-sucedido sem estudo, portanto, por que as pessoas deveriam esperar ser fortes na fé sem fazer o mesmo? 

A Palavra de Deus, a Bíblia, é a verdade. Ela ensina a verdade; ela nos ensina uma maneira de viver que gera vida. A Palavra de Deus resistiu ao teste do tempo e foi provada na vida de milhões de pessoas ao longo de milhares de anos. Ela funciona, se for seguida. Sei disso em função de anos de experiência pessoal e pelas inúmeras vezes em que vi a vida de outras pessoas mudar de formas incríveis, simplesmente porque elas acreditaram na verdade de Deus e obedeceram a ela.


Confie Nele

Você está fazendo a sua parte estudando a Palavra de Deus, crendo e confiando nela? Quando você fizer isso, Deus fará o resto.


LEIA A BÍBLIA

(Em um ano)

JUIZES 4-6 / LUCAS 4:31-44


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 30 de março de 2022

O amor acredita no melhor

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. I Coríntios 13:7

No profundo do seu coração existe uma sala. Ela é chamada de Sala da Admiração. E para esta sala que vão os seus pensamentos positivos e encorajadores a respeito do seu cônjuge, e com frequência, você gosta de visitar este lugar. Dentro dela encontram-se coisas maravilhosas que você descobriu sobre o seu marido ou esposa e que aumentam a sua admiração por ele (a). 

Mais adiante, outro corredor do seu coração leva à Sala da Depreciação e, infelizmente, você visita esta sala também. Dentro deste cómodo encontram-se coisas que seu cônjuge faz que lhe chateiam e irritam, colocadas lá como resultado de frustrações e decepções. Mas saiba de uma coisa: quanto mais tempo você passar nesse lugar, mas o seu coração desvalorizará o seu cônjuge. Na verdade, o divórcio nasce nesta sala. Passar tempo na Sala da Depreciação destrói casamentos. 

O amor tem conhecimento da Sala da Depreciação, mas escolhe não viver nela. O amor escolhe acreditar no melhor das pessoas. E, quando as nossas piores expectativas se tornam verdade, o amor faz todo o esforço para lidar com elas e ir em frente. O amor foca no positivo enquanto for possível.


DESAFIO DA SEMANA 

Ore e comprometa-se a render a Deus todas as questões que lhe preocupam. Admita que você não tem controle sobre essas situações, e peça a Deus para lhe perdoar por não confiar nEle. Decida levar qualquer preocupação futura em oração.


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 89

Procure Fazer o Bem

Vejam que nenhum de vocês pague a outro o mal com o mal, mas procurem sempre demonstrar bondade e procurem fazer o bem uns aos outros e a todos. 1 TESSALONICENSES 5:15

A Bíblia está cheia de instruções para sermos ativos. A instrução para sermos ativos em vez de passivos é muito simples, mas milhões de pessoas a ignoram totalmente. Talvez elas pensem que as coisas vão melhorar sozinhas. Mas nada de bom acontece por acidente. Quando aprendí isso, a minha vida mudou para melhor. 

A Bíblia diz que devemos procurar ser bondosos e benignos (ver 1 Tessalonicenses 5:15). Procurar é uma palavra forte, que significa “ansiar, perseguir e ir atrás de”. Se procurarmos oportunidades, com certeza as encontraremos, e isso nos protegerá de sermos ociosos e infrutíferos. Precisamos perguntar a nós mesmos se estamos alertas e ativos, ou passivos e inativos. Deus está alerta e ativo! Fico feliz por isso; do contrário, as coisas em nossas vidas se deteriorariam rapidamente. Deus não apenas criou o mundo e tudo o que vemos e desfrutamos nele, mas também o sustenta ativamente, porque Ele sabe que as coisas boas não ocorrem simplesmente por acaso; elas acontecem em resultado da ação correta (ver Hebreus 1:3). 

A atividade equilibrada inspirada por Deus nos impede de ser ociosos e infrutíferos e, portanto, serve como uma proteção para nós. Realizar as coisas certas de maneira ativa e continuamente, impedirá que façamos coisas erradas.


Confie Nele

Você está buscando a bondade e a benignidade? Esteja alerta e ativo, confiando em Deus para inspirar a ação correta em sua vida enquanto você procura ser bondoso e benigno. 


LEIA A BÍBLIA

(Em um ano)

JUIZES 9-10 / LUCAS 5:17-39


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 29 de março de 2022

O amor confia nas promessas de Deus

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:19 

Deus prometeu que você pode lançar "toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (I Pedro 5:7) • Ele disse: "Nunca te deixarei e não desampararei" (Hebreus 13:5)- Ele declarou firmemente que você pode "todas as coisas naquele que te fortalece (Filipenses 4:13). E, como diz o verso acima, Ele possui mais fontes que o suficiente para suprir "todas as suas necessidades" (Filipenses 4:19). 

A preocupação é a maneira que o nosso coração encontra de questionar todas essas promessas. Ela nos faz pensar que Deus não se importa com o que estamos enfrentando. Nossa vida parece muito grande para a enfrentarmos. Vemos as coisas se desintegrarem e tiramos conclusões erradas sobre a habilidade e o interesse dEle. Mas, Deus não irá manchar a Sua reputação com os seus problemas. Ele está lhe dizendo para confiar nEle. Quando nos unimos para eliminar a preocupação do nosso casamento, reivindicamos outra coisa da promessa de Deus — o prazer da paz que "excede todo entendimento" e que "guarda a nossa mente e coração em Cristo Jesus" (Filipenses 4:7)- A paz só pode existir na ausência da preocupação. Isto é uma promessa.


ORAÇÃO

Senhor Jesus, perdoa-me por não confiar as minhas necessidades a Ti. Ajuda-me a ser sábio com aquilo que o Senhor tem me dado, e a manter a minha fé em Ti para o futuro


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 88

Seja uma Bênção Onde Quer Que Você Vá

Apelo a vocês, portanto, irmãos, e lhes imploro em vista de [todas] as misericórdias de Deus, que dediquem deforma decisiva os seus corpos [apresentando todos os seus membros e faculdades] como um sacrifício vivo, santo (dedicado, consagrado) e agradável a Deus, que é o seu culto racional (razoável e inteligente) e a sua adoração espiritual. ROMANOS 12:1 

Durante a maior parte da minha vida, eu acordava todos os dias e ficava deitada na cama fazendo planos para mim mesma. Pensava no que eu queria, no que seria melhor para mim, e em como eu podería convencer minha família e amigos a cooperarem com os meus planos. Eu me levantava e levava adiante o meu dia comigo mesma em mente, e todas as vezes que as coisas não aconteciam do meu jeito, eu ficava chateada, impaciente, frustrada e até zangada. Eu pensava que era infeliz porque não estava conseguindo o que queria, mas na verdade eu estava infeliz porque tudo o que eu fazia era tentar conseguir o que eu queria, sem nenhuma preocupação real com os outros. Você já se comportou assim? Felizmente, descobri que o segredo da alegria está em dar a minha vida em vez de tentar preservá-la, e agora as minhas manhãs são muito diferentes. Esta manhã, antes de começar a trabalhar, orei e depois dediquei algum tempo pensando em todas as pessoas com as quais eu sabia que entraria em contato hoje. Então orei Romanos 12:1, que fala de nos dedicarmos a Deus como sacrifícios vivos, oferecendo todas as nossas faculdades a Ele para o Seu uso. Enquanto você pensa nas pessoas com quem trabalha e que provavelmente verá hoje, peça ao Senhor para lhe mostrar qualquer coisa que você possa fazer por elas. Disponha-se a encorajá-las e a elogiá-las. Sem dúvida, todos nós podemos encontrar algo de bom para dizer a cada pessoa que encontramos. Simplesmente tentar fazer isso nos ajudará a manter a nossa mente fora de nós mesmos. Confie no Senhor para conduzir você, enquanto você cuida das tarefas do seu dia a dia.


Confie Nele

Se você quer se dedicar a Deus para que Ele possa usá-lo para amar e ajudar outros, faça esta oração: “Senhor, confio a Ti os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, as minhas mãos, os meus pés, o meu coração, as minhas finanças, os meus dons, os meus talentos, as minhas habilidades, o meu tempo, e a minha energia. Usa-me para ser uma bênção onde quer que eu vá hoje”. Agora ouça a direção de Deus para ser uma bênção ao longo do seu dia.


LEIA A BÍBLIA

(Em um ano)

JUIZES 7-8 / LUCAS 5:1-16


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 28 de março de 2022

O amor pensa em Deus

Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos. Salmos 77:12 

A preocupação nega que Deus cuida de nós. Ela questiona a natureza de Deus, que é amar, proteger e defender Seus filhos. E, quando a preocupação se infiltra em seu casamento, seja com relação um ao outro ou tentando lidar com as incertezas gerais da vida, ela nos cega para a ajuda que o nosso Deus provê. Ela torna os Seus poderosos e eternos atributos de algum modo menos seguro em nossa mente. 

Nunca podemos gastar tanto tempo meditando no caráter de Deus. Problemas e dificuldades podem deturpar nossa visão de confiança. Mas, quando nos lembramos de como Deus se descreve em Sua Palavra e como Ele prova a si mesmo em nossa vida, podemos confiar naquilo que Ele diz. Ele é imutável e está no controle. Ele é fiel e verdadeiro. "Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras" (Salmos 145:17). 

Não permita que a preocupação tenha a última palavra sobre quem Deus é e sobre como Ele opera em sua vida. "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Isaías 26:3).


DESAFIO DA SEMANA

Ore e comprometa-se a render a Deus todas as questões que lhe preocupam. Admita que você não tem controle sobre essas situações, e peça a Deus para lhe perdoar por não confiar nEle. Decida levar qualquer preocupação futura em oração


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 87

Deus É Amor

Portanto, somos embaixadores de Cristo, fazendo Deus o Seu apelo através de nós. Nós [como representantes pessoais de Cristo] lhes suplicamos em nome dele que vocês lancem mão do favor divino [que agora lhes é oferecido] e se reconciliem com Deus. 2 CORÍNTIOS 5:20

Estou certa de que você já ouviu a famosa frase de John Donne: “Nenhum homem é uma ilha”. Essas palavras são simplesmente uma forma de expressar o fato de que as pessoas precisam umas das outras e afetam umas às outras. Nossas vidas podem afetar — e de fato afetam — as outras pessoas, e precisamos ter certeza de afetá-las de maneira positiva. Jesus nos disse para amarmos uns aos outros, porque essa é a única maneira de o mundo saber que Ele existe (ver João 13:34-35).

Deus é amor, e quando demonstramos amor em nossas palavras e atos, estamos mostrando às pessoas como Deus é. Paulo disse que somos embaixadores de Deus, Seus representantes pessoais, e que Ele está fazendo o Seu apelo ao mundo por meio de nós (ver 2 Coríntios 5:20). Todas as vezes que penso nesse versículo, tudo que posso dizer é: “Uau! Que privilégio e responsabilidade!” 

 Uma das lições que tive de aprender na vida foi que eu não podia ter privilégios sem responsabilidades. Esse é um dos problemas do nosso mundo hoje. As pessoas querem o que não estão dispostas a merecer. O egoísmo diz: “Dê-me isso. Eu quero isso e quero agora”. A sabedoria diz: “Não me dê nada que eu não tenha maturidade suficiente para lidar adequadamente”. A gratidão está em falta no mundo, e em grande parte é porque não queremos mais esperar ou nos sacrificar por nada. Descobri que as coisas pelas quais sou mais grata são aqueles pelas quais tive de trabalhar mais e esperar mais. Deus sabe melhor do que nós mesmos quando estamos prontos para receber os Seus presentes e compartilhá-los de uma maneira que exerça um impacto positivo no mundo. 


Confie Nele

Que efeito a sua vida está exercendo sobre os outros? Se colocar a sua confiança em Deus e permitir que o amor dele brilhe através de você, poderá exercer um impacto positivo na vida de muitos.


LEIA A BÍBLIA

(Em um ano)

JUIZES 4-6 / LUCAS 4:31-44


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

domingo, 27 de março de 2022

O amor é grato


Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Colossenses 2:7

Um olhar objetivo para os fatos provavelmente confirmaria que noventa e cinco por cento das coisas com as quais nos preocupamos nunca acontecem. Isso torna o histórico de preocupações extremamente baixo em confiança. A preocupação requer exigências e exige, mas não para uma boa razão. Aproximadamente todas as exigências que ela faz se vai nela mesma. Ela se torna nada mais que um ciclo. 

Mas, negociar a preocupação para a gratidão nos permite perceber o histórico de Deus. E, o que vemos no início é completamente contrastante. Mesmo no sofrimento vemos a Sua impecável e infalível confiança. A gratidão nos ajuda a olhar para o passado com apreço, preenchendo o nosso coração de admiração pelo que Deus tem feito em nossa vida, mesmo quando a preocupação tenta nos convencer de que Ele não tem feito. A gratidão nos mantém sintonizados às coisas positivas que Ele tem feito em nossa presente circunstância, em lugar de sentir-nos derrotados ou desviarmos nossos pensamentos para o pior. A gratidão não é um truque para ignorar a dor atual. Ela evita que a preocupação interprete a vida através de uma lente defeituosa. 


VÁ MAIS FUNDO

Leia I Tessalonicenses 5:15-19- O que o verso 15 diz que devemos fazer em lugar de pagar mal com mal? De acordo com esses versos, qual é a vontade de Deus para a sua vida? O que pode acontecer com a sua preocupação se você aplicar os versículos 16-18 "... sem cessar... em tudo"?


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 86

A Jornada Rumo ao Altruísmo

...morro diariamente [enfrento a morte todos os dias e morro para mim mesmo], 1 CORÍNTIOS 15:31

O egoísmo não é um comportamento aprendido; nascemos com ele. A Bíblia se refere a ele como a “natureza pecaminosa”. Adão e Eva pecaram contra Deus fazendo o que Ele lhes havia dito para não fazer, e o princípio do pecado que eles estabeleceram foi passado eternamente a cada pessoa que nasceu desde então. Deus enviou o Seu Filho, Jesus, para morrer pelos nossos pecados e para nos libertar deles. Ele veio para desfazer o que Adão fez. Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, Ele vem viver em nosso espírito, e se permitirmos que essa parte renovada do nosso ser governe as nossas decisões, poderemos vencer a natureza pecaminosa que habita em nossa carne. Ela não desaparece, mas Aquele que é Maior e que vive em nós nos ajuda a vencê-la diariamente (ver Gálatas 5:16). Isso não significa que nunca pecamos, mas que podemos melhorar e progredir ao longo das nossas vidas.

Com certeza não posso dizer que venci inteiramente o egoísmo — nenhum de nós pode dizer isso enquanto ainda estiver deste lado da eternidade. Mas isso não significa que não façamos todo o possível para nos aproximarmos mais de Deus e para morrer para o nosso egoísmo. Podemos ter esperança de melhorar diariamente. Estou em uma jornada e, embora não tenha alcançado o alvo ainda, decidi que quando Jesus voltar para me levar para casa, Ele me encontrará avançando em direção a esse objetivo (ver Filipenses 3:12-13).

O apóstolo Paulo fez a seguinte afirmação: “... Não sou mais eu quem vive, mas Cristo (o Messias) vive em mim” (Gálatas 2:20). Paulo quis dizer que ele não estava mais vivendo para si mesmo e para sua própria vontade, mas para Deus e para a vontade dele. Fui grandemente encorajada quando descobri, mediante o estudo, que Paulo fez essa afirmação aproximadamente vinte anos depois de sua conversão. Aprender a viver sem egoísmo foi uma jornada para ele, assim como para todo mundo. Paulo também disse: “... morro diariamente...” (1 Coríntios 15:31). Em outras palavras, colocar os outros em primeiro lugar era uma batalha diária para Paulo e exigia decisões diárias. Cada um de nós deve decidir como e para que vai viver; e não há uma hora melhor para fazer isso do que agora mesmo.


Confie Nele

Você está prosseguindo para o alvo de viver para Deus em vez de viver para si mesmo? Morrer para si mesmo é um processo que você pode melhorar dia a dia. Confie em Deus para lhe dar a força para morrer para si mesmo diariamente.


LEIA A BÍBLIA

(Em um ano)

JUÍZES 1-3 / LUCAS 4:1-30


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sábado, 26 de março de 2022

O amor ora a respeito da ansiedade

 

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6 

Assim como a raiva é um sinal de que algo anda mal em nosso coração, a preocupação é um sinal de que abandonamos a oração. Consideramos que a preocupação é mais eficiente, mais confiável que Deus. Quando oramos, não sentimos realmente que Ele está nos ouvindo. Quando nos preocupamos, nos sentimos mais no controle.

Mas, as Escrituras usam os extremos "coisa alguma" e "tudo" para expressar o quanto a nossa vida pode ser completa se regada com a oração. A prática da livre e contínua comunicação com Deus durante o dia pode abranger qualquer questão relacionada a você. Deus nos convida a lançarmos nossas necessidades pessoais diante dele. Na verdade, O Pai Nosso contém até seis petições em suas poucas palavras (Mateus 6:9-13).

Sabemos que Deus é poderoso e amoroso, uma mulher sábia leva todas as suas preocupações em oração. Quando um de vocês ou os dois estão mostrando sinais de medo e dúvida, faça da oração o seu refúgio edificado onde sempre pode ir. 


DESAFIO DA SEMANA

Ore e comprometa-se a render a Deus todas as questões que lhe preocupam. Admita que você não tem controle sobre essas situações, e peça a Deus para lhe perdoar por não confiar nEle. Decida levar qualquer preocupação futura em oração.


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 85

Eu Era o Centro dos Meus Pensamentos

Ele me enviou para curar os que têm o coração quebrantado, para proclamar libertação aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros... ISAÍAS 61:1

Quando olho para trás, para os 45 anos em que Dave e eu estamos casados, fico assombrada ao ver o quanto fui egoísta, principalmente nos primeiros anos. Posso dizer sinceramente que eu não sabia ser diferente. Na casa onde crescí, tudo o que eu via era egoísmo e eu não tinha ninguém para me ensinar algo diferente. Se eu soubesse dar em vez de receber, estou certa de que os primeiros anos do nosso casamento teriam sido muito melhores do que foram. Quando Deus entrou em minha vida, vi as coisas se transformarem e velhas feridas foram curadas, mas desperdicei muitos anos que não posso recuperar. 

Em contraste nítido com a maneira como eu havia sido criada, Dave cresceu em um lar cristão. Sua mãe era uma mulher temente ao Senhor, que orava e ensinava seus filhos a dar. Em resultado da criação de Dave, ele desenvolveu qualidades que eu nunca havia visto em toda a minha vida até conhecê-lo. O exemplo dele foi incrivelmente valioso para mim. Se ele não tivesse sido muito paciente — e a paciência é um aspecto do amor — estou certa de que o nosso casamento não teria durado, mas agradeço a Deus porque ele durou. Depois de muitos anos de casamento, posso dizer honestamente que nosso relacionamento melhora a cada dia. Sou mais feliz agora do que nunca, porque contribuo mais para o relacionamento do que já fiz. Realmente, gosto de ver Dave fazer as coisas de que ele gosta, e esse é um contraste enorme com todos os anos em que fiquei zangada todas as vezes que as coisas não aconteciam “do meu jeito”.

Eu era o centro dos meus pensamentos, e nada mudou até o dia em que eu me cansei do fato de que toda a minha vida se resumia a mim mesma, e estava centrada unicamente no meu “eu”. Jesus veio para abrir as portas das prisões e libertar os cativos (ver Isalas 61:1). Ele me libertou de muitas coisas, e a maior delas foi de mim mesma. Fui liberta de mim! Continuo a crescer diariamente nessa liberdade, mas sou grata por entender que a verdadeira alegria não está em conseguir que as coisas sejam do meu jeito o tempo todo. 


Confie Nele

Como você reage quando não consegue que as coisas saiam do seu jeito? Você é capaz de confiar em Deus para cuidar de você? Aceite o convite dele de libertar você!


LEIA A BÍBLIA

(Em um ano)

JOSUÉ 22-24 / LUCAS 3


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 25 de março de 2022

O amor se regozija no Senhor

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Filipenses 4:4

Há razão para a alegria mesmo nos dias mais agonizantes. Quando você decide focar nas bênçãos de Deus, você preenche os espaços em seu coração que iria reclamar e se preocupar. Você destaca os pontos de atrito onde a preocupação gosta de ficar.

Deus é tão confiante na abundância de alegria disponível para você que na verdade já ordenou a alegria. Mais do que isto, a palavra grega para regozijar neste versículo, carrega um tempo presente, ativo. E uma atividade da mente e do coração para ser feita exatamente agora — e para continuar sendo feita a partir deste momento. Manter a alegria de espírito é simplesmente muito importante para ignorar. A chave aqui é se regozijar "no Senhor", que tem o tempo e as circunstâncias em Suas mãos. Independente do que haja de errado ao seu redor, você pode sempre se regozijar no amor de Deus, no dom da salvação e na esperança do céu.

Não importa o quão desafiadora a sua vida se tornou, você pode injetar um elemento bem-vindo e necessário em sua casa e em seu casamento buscando as coisas que trazem alegria. A preocupação não pode permanecer quando é constantemente ofuscada pelo regozijo.


PERGUNTAS

Qual é o histórico de preocupação em sua vida? Com que frequência as coisas com as quais você se preocupou falharam em acontecer? Compare isso com o histórico de fidelidade de Deus. Em quem você deve confiar no futuro?


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 84

Acrescente Sabor Onde Quer que Você Vá

Vocês são o sal da terra, mas se o sal perder o seu sabor (sua força, sua qualidade), como ele pode ser restaurado? Ele não presta mais para nada, apenas para ser lançado fora e pisado sob os pés pelos homens. MATEUS 5:13

Creio que é seguro dizer que a maior parte do que o mundo oferece é insípido — e não estou falando de comida. Por exemplo, a maior parte dos filmes que Hollywood produz e a maneira como as pessoas se tratam no mundo de hoje não têm gosto. Geralmente, quando vemos algum tipo de comportamento que é de mau gosto, somos rápidos em culpar “o mundo”. Podemos dizer algo do tipo “O que vai ser deste mundo?” Mas a expressão “o mundo” significa simplesmente as pessoas que vivem nele. Se o mundo perdeu o seu sabor, é porque as pessoas perderam o sabor nas suas atitudes e atos. Jesus disse que nós somos o sal da terra (ver Mateus 5:13). Ele também disse que somos a luz do mundo e que não devemos esconder a nossa luz (ver Mateus 5:14).

Pense desta maneira: cada dia, quando sai de casa, você pode acrescentar a luz e o sabor de Deus a qualquer ambiente. Você pode levar alegria ao seu local de trabalho, decidindo-se a ter consistentemente uma atitude temente a Deus, e por meio de coisas simples como ser grato, paciente, misericordioso, rápido em perdoar as ofensas, gentil e encorajador. Até um simples sorriso e uma atitude amigável são maneiras de levar sabor a uma sociedade insípida.

Sem o amor e todas as suas qualidades magníficas, a vida é insípida e não vale a pena ser vivida. Quero que você faça uma experiência. Pense nisto: Vou sair para o mundo hoje e levar tempero às coisas. Decida-se, antes de passar pela porta, a sair como embaixador de Deus, com o objetivo de dar, amar as pessoas e acrescentar sabor à vida delas. A pergunta que cada um de nós deve responder é: “O que fiz hoje para tomar a vida de outra pessoa melhor?” 


Confie Nele

Decida-se a passar pela vida com uma atitude temente a Deus, acrescentando sabor aonde quer que você vá. Confie em Deus para cuidar de você enquanto você planta a boa semente, tomando decisões que serão uma bênção para os outros. 


LEIA A BÍBLIA

(Em um ano)

JOSUÉ 19-21 / LUCAS 2:25-32


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 24 de março de 2022

O amor se recusa a preocupar-se

Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. Marcos 4:19

Algumas pessoas acreditam que é impossível deixar de se preocupar. Não se preocupar, eles pensam, é não se importar, ou não viver a realidade. Mas a preocupação é sempre uma distração daquilo em que Deus deseja que os nossos pensamentos estejam focados. Preocupação literalmente significa "dividir a mente". Ela nos impede de amar, servir e obedecer ao Senhor com completa devoção. É um pecado contra Deus. Como as pessoas estão destinadas ao céu pela obra redentora de Jesus Cristo, somos livres da vida cheia de temores com relação ao futuro e, portanto, livre para viver o presente sem medo. Coisas ruins que devem acontecer são consumidas pela certeza de que "O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem" (Salmos 118:6).

Então, mesmo que nossas instáveis emoções estejam sempre suscetíveis a se preocuparem, podemos poupar um ao outro de incontáveis horas de confusão comprometendo-nos a manter a preocupação fora do nosso coração. A preocupação é a perda de um tempo valioso — porque ela é construída por uma suposição orgulhosa de que Deus não está no controle.


VÁ MAIS FUNDO

Leia Lucas 10:38-42 e observe como a preocupação destruiu a habilidade desta mulher de se deleitar no Senhor e curtir Sua Presença. Como a preocupação afetou as suas prioridades e a maneira de tratar os outros?


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 83

Tudo que Você Fizer Vale a Pena

E o Rei lhes responderá: em verdade eu lhes digo, tudo o que vocês fizerem por um dos menores destes Meus irmãos [aos olhos dos homens], vocês fizeram por Mim. MATEUS 25:40

Quando olhamos as necessidades do mundo hoje, percebemos que elas são avassaladoras. Você talvez esteja pensando: Joyce, o que eu posso fazer não fará a menor diferença nos problemas que temos no mundo. Sei como você se sente, porque um dia eu me senti da mesma forma. Mas se todos nós pensarmos assim, ninguém fará nada, e nada mudará. Embora os nossos esforços individuais possam não resolver os problemas, juntos podemos fazer uma enorme diferença. Deus não nos fará prestar contas do que não poderiamos fazer, Ele nos fará prestar contas das coisas que poderiamos ter feito.

Recentemente, eu havia voltado de uma viagem à índia e estava na academia de ginástica quando uma mulher que costumo ver ali me perguntou se eu realmente acreditava que todo o esforço necessário para fazer essas viagens estava resolvendo alguma coisa, já que milhões de pessoas ainda estariam passando fome, independentemente de quantos alimentássemos. Compartilhei com ela o que Deus colocou em meu coração — algo que resolveu a questão definitivamente para mim. Se você ou eu estivéssemos com fome por não termos comido há três dias, e alguém nos oferecesse uma refeição que aliviasse a dor em nosso estômago por um dia, será que a aceitaríamos e ficaríamos felizes por isso? É claro que sim. E é isso que acontece com as pessoas a quem ajudamos. Somos capazes de organizar campanhas consecutivas para muitas delas, mas sempre haverá aqueles a quem podemos ajudar apenas por uma ou duas vezes. Ainda assim, sei que vale a pena realizar essas campanhas.

Se pudermos dar uma refeição a uma criança faminta, vale a pena fazer isso. Se pudermos aliviar a dor de uma pessoa por um dia, vale a pena fazer isso. Decidi fazer sempre o que posso fazer e me lembrar do que Deus me disse: “Se você só puder aliviar a dor de uma pessoa por uma hora, ainda assim vale a pena fazer isso”. 


Confie Nele.

Deus plantou uma ideia no seu coração de ajudar os outros de uma maneira específica? Confie que qualquer atitude boa que você possa ter vale a pena. Não permita que a grandeza do problema o detenha. Deus lhe mostrará o que você pode fazer — confie nele quando Ele diz que isso faz a diferença.


LEIA A BÍBLIA

(Em um Ano)

JOSUÉ 16-18 / LUCAS 2:1-24


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 23 de março de 2022

O amor exige descanso

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Êxodo 20:9-10

 A noção do descanso no sábado não é um conceito arbitrário. Deus criou na raça humana um ritmo que circula em uma semana de sete dias. Portanto, um dia separado para adoração e descanso não é meramente um bom princípio de vida. Ê essencial. Você não pode viver bem sem ele. Ele lhe permite limpar a sua mente e recarregar as suas baterias.

O custo de resistir o descanso adequado para você e sua família é a formula para o esgotamento. Quando os problemas surgem — e eles surgirão — você não é capaz de lidar com eles de uma posição de força e perspectiva equilibradas. Você não está preparado para ouvir completamente. Isto geralmente faz você reagir de forma exagerada, ou quem sabe não se comprometer completamente.

Ser obediente a Deus no que se refere ao descanso retornará a você de muitas maneiras, e a atmosfera da gentileza se manterá mais facilmente em sua casa. As suas prioridades serão mais fáceis de serem mantidas no lugar. Adquirir descanso adequado é um dos trabalhos pesados que o amor faz para saborear o seu relacionamento.


DESAFIO DA SEMANA

Escolha um dia da semana para descansar e adorar, começando esta semana. Faça uma lista das áreas onde precisa separar um tempo em sua agenda, então decida abrir mão daquilo que não está acrescentando algo realmente valoroso.


O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 82

Demonstre o Amor de Deus ao Povo Dele

E vocês sabem que Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Então Jesus foi por toda parte fazendo o bem e curando a todos os que estavam oprimidos pelo diabo, porque Deus era com Ele. ATOS 10:38

Ouvi uma história a respeito de um homem que foi à Rússia com a boa intenção de falar ao povo sobre o amor de Jesus Cristo. Durante a sua visita, muitas pessoas estavam passando fome. Quando ele encontrou uma fila de pessoas esperando conseguir pão para aquele dia, ele se aproximou delas com folhetos evangelísticos na mão e começou a percorrer a fila, dizendo a elas que Jesus as ama e entregando a cada uma um folheto que continha a mensagem da salvação. Sem dúvida, ele estava tentando ajudar, mas uma mulher olhou nos olhos dele e disse amargamente: “As suas palavras são gentis, mas elas não enchem o meu estômago vazio”.

Aprendí que muitas vezes as pessoas estão sofrendo demais para ouvirem as boas-novas de que Deus as ama; elas precisam experimentar esse amor. E uma das melhores maneiras desses indivíduos experimentarem o amor de Deus é por nosso intermédio, suprindo as necessidades práticas deles, além de dizermos a eles que eles são amados.

Precisamos tomar cuidado para não pensarmos que apenas palavras bastam. Jesus sem dúvida pregou as boas-novas, mas Ele também andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os que estavam oprimidos (ver Atos 10:38). Falar não é dispendioso, nem exige muito esforço, mas o verdadeiro amor custa caro. Ele custou a morte do único Filho de Deus, e permitir que o verdadeiro amor flua através de nós também nos custará algo. Talvez tenhamos de investir algum tempo, dinheiro, esforço ou bens — mas nos custará alguma coisa!

O que podemos fazer? Podemos nos importar, podemos nos informar, podemos orar e podemos agir. Podemos sustentar ministérios e organizações que estão ajudando pessoas, ou se Deus nos pedir, podemos até optar por trabalhar nessas áreas. Se o trabalho em tempo integral não for uma opção, podemos considerar fazer alguma coisa em um projeto ou realizar uma curta viagem missionária. Deus ama todas as pessoas e Ele está contando conosco para tomarmos uma atitude pelos que sofrem neste mundo.


Confie Nele

Não fale apenas às pessoas a respeito do amor de Deus״ , mostre-o a elas. Você pode ajudar a alimentar os famintos, a vestir os nus, a cuidar dos enfermos, a visitar os encarcerados (ver Mateus 25:35-36). Confie em Deus para lhe mostrar como você pode ajudar a suprir as necessidades práticas do Seu povo para que eles possam estar abertos a receber o Seu amor.


Leia a Bíblia

(Em um ano)

JOSUÉ 13-15 / LUCAS 1:57-80


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 22 de março de 2022

O amor estabelece limites

Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti. Êxodo 18:18

Você não pode fazer tudo. E, o amor compreende a sabedoria de viver dentro de sua realidade.

Para que o seu casamento cumpra o que Deus planejou, você não será capaz de ter sucesso em seu papel dando ao seu cônjuge as sobras do seu tempo e energia. É provável que o seu coração queira desesperadamente suprir as necessidades de todos em sua vida. Mas, você não pode dar o seu melhor para o seu cônjuge quando constantemente passa dos limites, preenchendo cada hora que passam acordados com atividades — mesmo que sejam atividades boas, produtivas.

Assim como um motor precisa de óleo para evitar que ele aqueça demais, como uma carga de alto valor precisa ser coberta para evitar que interrompa o trânsito, a sua vida precisa de limites para evitar que ela se divida. Então, faça planos para algum tipo de sossego. Reserve algum dinheiro para emergências. Diga não para as oportunidades menos importantes para que possa colocar espaços necessários em sua agenda. Force o seu planejamento a acomodar tempo juntos, apenas para orar e falar. Pergunte a si mesmo as necessidades a serem eliminadas para que o seu casamento possa respirar mais profundamente e livremente.


ORAÇÃO

"Senhor, ajude-me a equilibrar meu tempo para incluir um tempo de qualidade com o Senhor e com o meu cônjuge e família. Ensina-me a me tornar um gerente sábio do tempo que o Senhor me deu."


Livro O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 81

O Amor É a Resposta

Mas sejam praticantes da Palavra [obedeçam à mensagem]; e não meramente ouvintes da mesma, traindo a si mesmos [ao engano pelo raciocínio contrário â Verdade], TIAGO 1:22

O amor precisa ser mais do que uma teoria ou uma palavra; ele tem de ser uma ação. Ele precisa ser demonstrado. Deus é amor, e o amor sempre foi ideia dele. Ele veio para nos amar, para nos ensinar a amá-lo, e para nos ensinar a amar a nós mesmos e aos outros.

Quando fazemos isso, a vida é linda; quando não o fazemos, nada funciona adequadamente. O amor é a resposta para o egoísmo, porque o amor dá, ao passo que o egoísmo tira. Precisamos ser libertos de nós mesmos, e Jesus veio exatamente com esse propósito, como vemos em 2 Coríntios 5:15: “E Ele morreu por todos, para que todos aqueles que vivem não vivam mais para si mesmos, mais para Aquele que por eles morreu e ressuscitou”.

Recentemente, quando eu estava meditando a respeito dos problemas terríveis do mundo, como milhões de crianças com fome, a AIDS, a guerra, a opressão, o tráfico humano, o incesto e muito mais, perguntei a Deus: “Como Tu podes suportar ver tudo o que acontece no mundo e não fazer nada?” Ouvi Deus dizer em meu espírito: “Eu trabalho por intermédio das pessoas. Estou esperando que o Meu povo se levante e faça alguma coisa”.

Talvez você esteja pensando, como milhões de outros, Sei que o mundo tem problemas, mas eles são enormes — como posso fazer alguma diferença? E exatamente esse tipo de atitude que nos tem mantido paralisados, enquanto o mal continua a triunfar. Precisamos parar de pensar no que não podemos fazer e começar a fazer o que podemos fazer.

Pergunte a si mesmo: “Vou continuar a ser parte do problema ou vou ser parte da solução?” Decidi ser parte da solução. Você quer se juntar a mim e permitir que o amor seja o tema central da sua vida? 


Confie Nele

O que você está fazendo para ajudar a mudar este mundo? Deus quer usar você. Confie nele para equipá-lo para fazer o que você pode fazer, e Ele fará o que você não pode fazer.


LEIA A BÍBLIA

(Bíblia em um ano)

JOSUÉ 10-12 / LUCAS 1:39-56


Fontes:
Livro Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 21 de março de 2022

O amor perdoa

...suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro. Colossenses 3:13

Quantos desentendimentos, ao todo, podem ser evitados simplesmente impedindo que questões passadas sejam trazidas novamente? Quando feridas antigas ganham a permissão de estarem vulneráveis, elas irão sempre infeccionar e contaminar seu casamento. Mesmo quando uma discussão sobre um assunto atual surge, os problemas de ontem são facilmente trazidos para hoje, piorando ainda mais o momento. Feridas passadas enturvam as águas e aumentam a pressão atual. As reações então se tornam reações exageradas e fazem com que o seu cônjuge duvide do seu senso de justiça e da sua lógica. 

O amor não habita no passado. Ele mantém considerações curtas. Ele tem uma boa memória para certas coisas, mas não para questões que já dividiram vocês. 

A clareza de juízo é muito mais propícia quando você seleciona questões e lida com elas uma de cada vez. Algumas palavras e disputas, claro, provavelmente nunca serão esquecidas. Mas, o amor transforma cada pensamento delas na lembrança de que o perdão é uma escolha.


DESAFIO DA SEMANA

Escolha um dia da semana para descansar e adorar, começando esta semana. Faça uma lista das áreas onde precisa separar um tempo em sua agenda, então decida abrir mão daquilo que não está acrescentando algo realmente valoroso.


Livro O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 80

O Caminho É Dar, Não Ganhar

Deem, e [presentes] lhes serão dados; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, será derramada no [bolso formado pelo] fundo [das suas vestes usadas como saco]. Pois com a mesma medida com que vocês medirem [com a medida que vocês usarem quando conferirem benefícios a outros], vocês serão medidos em troca. LUCAS 6:38

O pecado existe toda vez que uma pessoa vai contra Deus e os Seus caminhos. Tendemos a viver “de forma inversa” — exatamente ao contrário da maneira que deveriamos viver. Vivemos para nós mesmos e, no entanto, parece que nunca acabamos tendo o que nos satisfaz. Deveriamos viver para os outros e aprender o segredo maravilhoso de que aquilo que damos volta para nós, multiplicado muitas vezes mais. Gosto da maneira como um médico famoso chamado Lucas coloca essa ideia: “Entreguem a vida! Vocês a receberão de volta, e não só isso: o retorno será cheio de recompensa e de bênçãos. Dar é o caminho, não ganhar. Generosidade produz generosidade” (Lucas 6:38, A Mensagem).

Não temos de ser ensinados a ser egoístas — todos nós recebemos isso de herança. Está programado em nossa natureza. Todos querem ser o “número 1”, o que indica automaticamente que muitas pessoas ficarão decepcionadas, uma vez que somente um pode ser o número 1 a qualquer momento, em qualquer área. Somente uma pessoa pode ser o corredor número 1 do mundo. Só uma pode ser o presidente da empresa ou o ator ou atriz mais famoso em cena ou nas telas. Somente um pode ser o maior escritor ou o melhor pintor do mundo. Embora eu acredite que todos nós deveriamos estar voltados para um objetivo e fazer o nosso melhor, não acredito que deveriamos querer tudo para nós mesmos e não nos importar em nada com as outras pessoas.

O egoísmo não faz a vida funcionar como ela está destinada a funcionar, e definitivamente não é a vontade de Deus para a humanidade; o egoísmo é brutal. Não podemos brincar com ele e esperar produzir qualquer mudança duradoura. Precisamos declarar guerra ao egoísmo. 


Confie Nele

Em qual dos seus relacionamentos, atitudes e hábitos você está sendo egoísta? Declare guerra a essas áreas, morra para si mesmo, e coloque a sua confiança no padrão de Deus de dar generosamente, que diz: “Dar é o caminho, não ganhar”


LEIA A BÍBLIA

(Bíblia em um ano)

JOSUÉ 7-9 / LUCAS 1:21-28


Fontes:
Livro Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

domingo, 20 de março de 2022

O amor não guarda rancor

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfémia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Efésios4:3I

 Você não pode amar o seu cônjuge e ao mesmo tempo sentir amargura por ele. Quando você abriga um ressentimento silencioso, isto impedirá o livre fluir da franqueza e ternura em seu relacionamento.

A amargura cria raiz quando respondemos de maneira crítica e nos recusamos a tratar a nossa raiva. Nós a reprimimos, fazendo com que ela se transforme em rancor, mesmo que traga mais danos para nós do que para qualquer outra pessoa. Então, quando provocada, toda essa hostilidade não resolvida vem à tona. Ê dito que a amargura é como beber uma xícara de veneno esperando que a outra pessoa fique doente.

Mas, quando o amor entra em seu coração, ele nos acalma e nos inspira a tirar o foco de nós mesmos. Ele nos livra da nossa capacidade de usurpação, ajudando-nos a abrir mão de coisas desnecessárias. O amor nos leva a perdoar ao invés de guardar rancor. Ele nos ajuda a curar feridas do passado. O amor é o melhor remédio para o coração, um dom que Deus oferece a qualquer um que esteja disposto a recebê-lo.


VÁ MAIS FUNDO

Leia Hebreus 12:14-15. Com quem você precisa estar em paz, de acordo com esta passagem? Quão diligentemente você precisa buscar identificar se existe alguma amargura em sua vida? Se você está amargurado, quem esses versículos dizem que será o mais prejudicado?


Livro O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 79