terça-feira, 30 de setembro de 2025

O amor recebe o pecador



Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9:13

Cada um de nós nasceu pecador. A única diferença é que alguns de nós jogamos nossos pecados nas costas de Cristo, que os leva para onde não podem mais causar danos eternos. Nós somos livres do poder e da penalidade do pecado. 
Nós devemos certamente entender, porém, com o que o pecado se parece. E quando nosso cônjuge — seja cristão ou não — está exibindo um comportamento e atitudes pecadoras em casa, nós mais do que todo mundo, não podemos olhar para eles com desdém ou condenação, mas com uma profunda compaixão pelo que o pecado está fazendo com eles. Não a nós. A eles. 
A razão pela qual os pecadores sentiam-se confortáveis na presença de Jesus era porque Ele lidava bem com o estilo de vida deles, mas por Sua principal preocupação era salvá-los dos custos da vida imoral que eles levavam. Ore para que seu companheiro (a) abra o coração para Cristo novamente "para que Ele tenha compaixão" deles (Isaías 55:7)- E deixe que isso comece com você... com a sua compaixão.


Perguntas

Você é uma pessoa que tem compaixão? Você ora pelo coração de seu cônjuge? Por que não separar algum tempo para pedir a Deus para fazer uma obra especial na vida de seu companheiro (a)?

Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 273


Empurrado para Fora do Ninho

Como a águia alvoroça o seu ninho e move-se sobre os seus filhotes, Ele abre as Suas asas e toma-os, e os leva sobre as Suas asas. DEUTERONÔMIO 32:11 

Os filhotes de águia passam os três primeiros meses de suas vidas no ninho confortável que seus pais prepararam. Mas os filhotes têm uma grande surpresa quando alcançam as doze semanas de vida. A mãe, de repente, começa a jogar todos os brinquedos deles para fora do ninho. 

Em seguida, ela começa a retirar todo o material confortável de dentro dele — as penas e as peles de animais — e deixa os bebês sentados sobre espinhos e gravetos. É isso que a Bíblia quer dizer quando ela menciona que a mamãe águia “alvoroça o seu ninho”. O motivo pelo qual ela alvoroça o ninho é porque ela quer que os seus bebês saiam dele e voem. 

Não demora muito, a mamãe águia começa a empurrá-los para fora do ninho. Os pequenos filhotes, que não têm ideia de como voar, caem céu abaixo, provavelmente muito assustados. Logo, porém, eles ouvem um “vuuuuuuuuuuuuu”, enquanto a mamãe águia desce rápido por baixo deles para pegá-los. Em seguida, a mamãe águia leva os filhotes de volta para o ninho e depois os empurra para fora outra vez. Ela continua repetindo o processo, uma vez após a outra, até que eles finalmente entendem que não têm escolha, exceto voar. 

A mamãe águia faz isso porque ela os ama e quer que seus filhotes tenham a melhor vida que possam ter. A maioria dos filhotes não sairá do ninho sem um empurrão. Do mesmo modo, a maioria de nós também escolherá o conforto ao desafio, a não ser que não tenhamos escolha. 

Você sente que Deus está trabalhando em sua vida da mesma maneira que a mamãe águia faz com os filhotes? O Senhor tem retirado um pouco do acolchoamento do seu ninho, fazendo com que você se veja sentado sobre galhos espinhosos? Ele está lhe dizendo: “Vamos, é hora de voar”? Nesse caso, lembre-se das intenções da mamãe águia e saiba que você pode confiar nas boas intenções de Deus para você. 


Confie Nele

Você sente como se Deus estivesse empurrando-o para Fora do seu ninho confortável? Confie nele. Ele não está tentando lhe fazer mal — Ele está ensinando você a voar!


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

3º Dia - PAZ NA CIDADE

40 DIAS DE ORAÇÃO PELO BRASIL

3º Dia - PAZ NA CIDADE
“E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.” Jeremias 29.7

Oremos:
1) Para que haja paz nas cidades brasileiras.
2) Pela saúde, segurança e educação.
3) Para que as igrejas se unam na conquista das cidades para Cristo.
4) Para que Deus console todas as vítimas da falta de paz na cidade.
5) Para que proclamemos a paz de Cristo em todas as cidades do Brasil.


Crianças em Oração:
Todos os dias temos ouvido notícias sobre a violência nas cidades, não é mesmo? Às vezes até ficamos com medo. No entanto, a Bíblia nos ensina que devemos orar pela paz na cidade para que também tenhamos paz. Vamos orar hoje pela paz na cidade onde você mora. Ore pelas pessoas que já passaram por alguma situação de violência para que Deus cuide delas; e ore para que as igrejas trabalhem mais a fim de que pessoas, nas cidades onde estão, recebam Jesus.

A boa mão de Deus estará conosco se nos propusermos a lutar pela paz na cidade.



segunda-feira, 29 de setembro de 2025

O amor fica de luto pelo fracasso


E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. Lucas 7:13

Ver o seu cônjuge devastado ou inconsolável por causa de uma perda é algo difícil de assistir. E, às vezes, em nosso desejo de ajudar, nós agimos com o intuito de resolver o problema, fazendo o melhor para animá-lo e dizer que nada é tão ruim. Porém, o amor é melhor servido em momentos como este quando tomamos nossa esposa ou nosso marido em nossos braços, falando pouco — às vezes, falando nada — e somente chorando ao lado deles. 
Aqueles que têm como primeira inclinação atrapalhar ou olhar para o lado claro são geralmente aqueles que não foram tocados pela perda ou pelo mal. Jesus foi alguém que entendeu totalmente. Ele sabia o que era ser perseguido, sentir-se traído, viver a dor e ter algumas razões para desistir. Ele conhecia o sofrimento melhor que todo mundo, e a primeira reação de Jesus ao ver a viúva em Lucas 7 de luto por outra perda — a perda de seu único filho — foi simplesmente expressar o Seu pesar. Ele podia fazer mais — e fez! - mas começou onde deveria começar... com um coração cheio de compaixão.


Vá Mais Fundo

Leia toda a declaração da compaixão de Jesus para com a viúva em Lucas 7:11-17- De acordo com Romanos 12:15, o que nós devemos fazer quando nosso cônjuge está chorando?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 272


A Simplicidade Gera Alegria

...verdadeiramente Eu lhes digo, se vocês não se arrependerem (mudarem, voltarem) e se tomarem como crianças [confiantes, humildes, amorosas, perdoadoras], vocês nunca poderão entrar no Reino dos céus [de modo algum]. MATEUS 18:3 

Os cristãos têm à sua disposição a qualidade abundante da vida que vem de Deus, que não está cheia de medo, estresse, preocupação, ansiedade ou depressão. Deus não é impaciente nem está com pressa; Ele dedica tempo para desfrutar a Sua criação. E Ele quer que façamos o mesmo. 

Infelizmente, não creio realmente que a maioria das pessoas esteja desfrutando suas vidas. Quando você lhes pergunta como elas estão, a resposta é quase sempre: “Ocupado! Estou muito ocupado com o trabalho, com as crianças, com a igreja e com as atividades da escola”. 

Vivemos em um mundo estressante, que parece estar ficando mais estressante a cada dia que passa. As pessoas estão correndo para todo lado. Elas são rudes, ríspidas, e é fácil ver que muitas pessoas estão frustradas e sob pressão. Elas estão passando por estresse financeiro, estresse conjugal, e pelo estresse de criar filhos no mundo de hoje. 

Tenho um pensamento para você considerar: a simplicidade gera alegria, mas a complicação a bloqueia. Mateus 18:3 diz que Deus quer que encaremos a vida com a fé simples de uma criança. Ele quer que cresçamos em nosso comportamento, mas que permaneçamos infantis em nossa atitude para com Ele com relação à confiança e à dependência. Ele quer que saibamos que somos os Seus filhinhos preciosos. Demonstramos fé nele quando vamos a Ele dessa maneira, que permite que Ele cuide de nós. 

Não podemos ter paz e desfrutar a vida sem a fé de uma criança. Quando você começa a viver a sua vida com toda a simplicidade de uma criança, isso muda todo o seu panorama de um modo impressionante. 

Comece a identificar de que maneiras você complica as coisas e peça ao Espírito Santo para lhe ensinar a simplicidade nessas áreas. Ele vive em você, e embora Ele seja extraordinariamente poderoso, também é extraordinariamente simples. Ele lhe ensinará a simplicidade se você realmente quiser aprender. 


Confie Nele

Dedique tempo para observar uma criança e observe como a ela encara as coisas com simplicidade. Aproxime-se de Deus com o mesmo tipo de inocência e completa dependência. Confie nele para cuidar de todas as suas necessidades, a fim de que você possa desfrutar a sua vida.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

2º Dia - Restauração da Oração na Família

40 DIAS DE ORAÇÃO PELO BRASIL


2º Dia - RESTAURAÇÃO DA ORAÇÃO NA FAMÍLIA
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” Lucas 11.9
Oremos:
1) Para que haja oração em família.
2) Para que os pais deem exemplo de fé e oração aos filhos.
3) Pela conversão dos vizinhos, amigos e colegas de trabalho ou estudo.
4) Por três vizinhos não salvos.
5) Pelo retorno dos momentos devocionais em família.


Crianças em Oração:
Deus escuta a oração das crianças. Podemos falar com Ele em qualquer horário e sempre estará pronto a nos ouvir. Você precisa separar um tempinho do seu dia para falar com Ele. Vale a pena diminuir o tempo no celular, na televisão ou nos joguinhos para compartilhar com Deus o que está em seu coração. Ele quer ouvir você. Ore por sua família e pelas famílias da igreja; ore pelas pessoas que você conhece que ainda não têm Jesus no coração.

Como levaremos nossos filhos a experimentar a providência divina se nunca lhes dermos a oportunidade de dependerem de Deus?





domingo, 28 de setembro de 2025

O amor faz concessões


Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não tem que comer. Marcos 8:2

Um de vocês é distraído? O sair de casa geralmente envolve uma busca frenética pelas chaves do carro, seguida por outro sentimento de que está esquecendo alguma coisa? O seu menu muitas vezes se resume a ligar para a pizzana? Se você tivesse que achar os materiais para embrulhar um presente, para pendurar um quadro ou para limpar a grelha, você saberia onde encontrá-los? 

A pessoa que é casada com alguém que luta para ser organizado tem um desafio interessante — um que o diabo pode claramente explorar para fazer as coisas ficarem piores. Sua tentação típica é transformar sua frustração em uma desgraça exasperada. Isto é muito fácil de fazer. A prova é difícil de refutar. Mas assim como Jesus sentiu quando estava vendo a multidão sem uma real direção do que fazer, você pode escolher olhar com compaixão para o seu (ua) parceiro (a) desencorajado (a). Ele (a) está frustrado (a) também. Uma palavra doce de paciência e entendimento vinda de você, pode ajudá-lo (a) muito mais do que uma outra leitura raivosa. Tenha alegria em ajudar seu (ua) parceiro (a).


Desafio da Semana

Como uma forma de demonstrar compaixão, encontre qualquer área na vida do seu cônjuge onde haja dor e sofrimento. Peça a Deus para ajudar você a encontrar formas de aliviar a dor e ministrá-lo em amor.

Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 271


Propósito e Bênçãos

E Simão (Pedro) respondeu: Mestre, trabalhamos a noite inteira [exaustivamente] e não pegamos nada [em nossas redes]. Mas com base na Tua palavra, lançarei as redes [outra vez]. LUCAS 5:5 

Amo a história de Lucas 5 — Pedro e seus companheiros voltando de uma viagem de pesca malsucedida. Depois que Jesus terminou de falar às multidões que haviam se reunido junto à praia, “Ele disse a Simão (Pedro): ‘Faça-se ao mar alto, e lance as suas redes para a pesca’” (v. 4). 

Quando li isto há alguns anos, chamou minha atenção porque eu estava procurando por um carregamento de bênçãos em minha vida. Eu tinha mensagens em áudio cristãs, camisetas cristãs, livros cristãos, adesivos cristãos, um broche de Jesus e podia falar “evangeliquês” tão bem quanto qualquer um. Mas me faltava a vida abundante que a Bíblia diz que Deus quer que eu tenha, porque eu não entendia os propósitos de Deus. 

Depois que Jesus disse a Pedro para se lançar ao mar alto, Pedro disse: “Mestre, trabalhamos a noite inteira [exaustivamente] e não pegamos nada [em nossas redes], Mas com base na Tua palavra, lançarei as redes [outra vez]” (Lucas 5:5). Veja o que aconteceu nos versículos 6 e 7: “E quando eles fizeram isso, pegaram uma grande quantidade de peixes. E como suas redes estavam a ponto de romper-se, fizeram sinal aos seus companheiros no outro barco para virem e as segurarem com eles. E eles foram e encheram os dois barcos, de modo que começavam a afundar”. 

Eis o que me faltava: se Pedro estivesse vivendo com base nos seus sentimentos, ele não teria voltado a pescar, porque ele e seus homens estavam exaustos. Em vez disso, ele escolheu viver com base na Palavra. 

Deus me mostrou que a mesma coisa acontece conosco. Se quisermos um “carregamento” de provisão em nossas vidas, precisamos viver em um nível mais profundo do que o que queremos, pensamos e sentimos. Precisamos viver de acordo com a Palavra de Deus e fazer o que ela diz — quer sintamos vontade ou não, quer entendamos ou não, quer queiramos ou não, quer achemos que é boa ideia ou não. Precisamos tomar a decisão de parar de correr atrás de coisas que não têm a capacidade de nos fazer feliz. Não importa o que temos, se não sabemos e entendemos o nosso propósito na vida — que é glorificar a Deus.


Confie Nele

Você deseja a vida abundante que a Bíblia promete? 

Ela está disponível a você. Tudo que você tem a fazer é confiar em Deus e fazer o que a Sua Palavra diz. Sua obediência glorificará a Deus e trará um carregamento de bênçãos para a sua vida.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

 

1º Dia - AVIVAMENTO ESPIRITUAL

40 DIAS DE ORAÇÃO PELO BRASIL


1º Dia - AVIVAMENTO ESPIRITUAL
“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” Tiago 4.8

Oremos:
1) Por um enchimento do Espírito Santo sobre os cristãos brasileiros.
2) Para que Deus nos dê fome e sede da sua Palavra.
3) Para que Ele nos dê paixão pelas almas perdidas.
4) Por mais compaixão pelos carentes, necessitados e marginalizados.
5) Para que sejamos instrumentos de Deus para a transformação do Brasil.


Crianças em Oração:
Não podemos ter medo de dizer para as pessoas que amamos Jesus. Precisamos ter coragem de compartilhar aos outros em quem nós cremos porque há muita gente no nosso país que não conhece Jesus. Da mesma forma que a luz serve para iluminar, nós que conhecemos Jesus servimos para falar dele às pessoas ao nosso redor. Oremos, portanto, para que todas as crianças que já conhecem Jesus sejam corajosas para falar dele aos outros. Oremos pelas pessoas que estão no seu Cartão Alvo de Oração e que ainda não aceitaram Jesus no coração.

Ao longo dos próximos 40 dias quero desafiá-lo a buscar a face do Senhor.



.x.x.x








sábado, 27 de setembro de 2025

40 DIAS DE ORAÇÃO PELO BRASIL


Como Mobilizar sua Igreja
• Durante os 40 dias, compartilhe diariamente o áudio com a meditação do dia e os pedidos de oração. Vamos orar por esses pedidos por um minuto ao meio-dia, na ação conhecida como MIT - Minuto que Impacta e Transforma.
• Motive os membros da igreja a orar diariamente pelos motivos relacionados neste Guia Devocional. Desafie cada família a se reunir pelo menos uma vez por semana para um culto doméstico.
• Motive cada membro a orar pelo menos por 5 amigos que ainda não conhece a Jesus e a se comprometerem a investir tempo para testemunhar a eles durante os 40 dias.
• Se sua igreja tem Pequenos Grupos Multiplicadores, aproveite a sugestão dos 6 sermões e respectivos roteiros disponibilizados no Espaço do Líder no portal de Igreja Multiplicadora (www.igrejamultiplicadora.org.br/espacodolider). São roteiros sermões e roteiros dentro dos temas que estamos trabalhando na campanha.
• Promova o relógio de 12 Horas de Oração pelo Brasil. Ao lado de todas as igrejas do Brasil inteiro, vamos erguer uma grande muralha de oração pela transformação do Brasil. 

 Como Acessar o Material da Campanha de Oração
Acesse o site de Igreja Multiplicadora e se cadastre no Espaço do Líder (www.igrejamultiplicadora.org.br/espacodolider). Clique em Arquivos para Baixar e abra a primeira pasta intitulada 000 – 40 Dias de Oração pelo Brasil. Baixe o material promocional da mobilização, inclusive este Guia Devocional em PDF.
Que durante estes 40 dias clamemos com todo amor e fervor a Deus pela transformação da nossa nação! Afinal, nossa oração não mudou: “Salve Deus a minha pátria, Minha pátria varonil; Salve Deus a minha terra, Esta terra do Brasil!

Pr. Fabrício Freitas

O amor é ávido em ensinar

Ele começou a ensiná-los em muitas coisas... Marcos 6:34 

Nenhum de vocês é uma pessoa ignorante. Mas há certas coisas que você não sabe, e é parte da bênção do casamento ser capaz de aprender uns com os outros. 

Você pode ter crescido em um lar cristão, por exemplo, recebendo a salvação quando era muito mais jovem que seu cônjuge. De muitas formas, você pode ter tido experiências que o outro pode não entender tão facilmente, mas o seu discernimento sobre estas coisas podem ser valiosos para refinar vocês dois como pessoas. 

O problema que frequentemente aparece, porém, é quando menosprezamos nossa esposa ou marido por não entender algo que é nossa especialidade. Talvez você possua um bom senso de direção, mas seu cônjuge não. Talvez você discirna extremamente bem e não entende porque ele não consegue entender as pistas que para você são tão óbvias. Mais do que apontar as imperfeições do outro, crie oportunidades para ajudá-lo a aprender com você — gentilmente, pacientemente. Faça do seu casamento um exemplo daquilo que acontece quando duas mentes se juntam.


Oração

"Deus Pai, exponha qualquer orgulho em nós, para que possamos confessá-lo e removê-lo do nosso casamento. Ajuda-nos a abençoar e edificar ura ao outro como uma parte valiosa deste relacionamento. Ajuda-nos a amar. Em nome de Jesus. Amém."


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 270


Você Não Precisa Ter Todas as Respostas Para Parar de Se Preocupar

Porque Deus não é o autor da confusão, mas da paz... 1 CORÍNTIOS 14:33

Eu estava ministrando em uma reunião em Kansas City, e veio ao meu coração perguntar à audiência quantos deles estavam confusos. Havia cerca de 300 pessoas naquela reunião, e pude observar que 298 deles ergueram as mãos. E meu marido foi um dos dois que não o fizeram. 

Posso lhe dizer que Dave nunca esteve confuso em sua vida, porque ele não se preocupa. Ele não tenta entender nada. Ele não está interessado em ter todas as respostas para tudo, porque ele confia em Deus. Quando você confia em Deus, pode relaxar e desfrutar a vida. Você não tem de passar pela vida se preocupando e tentando entender como resolver todos os seus problemas. Pense em todas as coisas com as quais você se preocupou em sua vida e em qual foi o resultado delas. Isso deve ajudar você a entender que preocupar-se e racionalizar são uma perda de tempo e energia. 

Tenho quatro filhos adultos. Fico impressionada quando olho para trás, para tudo o que passei com eles enquanto estavam crescendo — quando não tiravam boas notas na escola, quando eu era chamada ao gabinete do diretor por causa deles, quando 0 vizinho reclamava deles, quando parecia que eles nunca iriam querer trabalhar ou fazer nada que valesse a pena, ou que nunca seriam capazes de lidar com suas finanças. Eu pensava: Como eles vão lidar com a vida quando estiverem longe de mim? Eles não conseguem nem lidar com as mesadas deles! Eu desperdiçava muito tempo me preocupando com eles, e no fim todos eles acabaram bem. 

Estou compartilhando essas histórias com você para ajudá-lo a entender onde seus filhos, seus relacionamentos, suas finanças, seu emprego e sua saúde estão agora não é onde eles vão terminar. E preocupar-se com essas coisas só ajuda a aumentar o problema; não ajuda a alcançar a resposta. Pare de se preocupar. Pare de complicar a sua vida tentando entender tudo. Simplesmente admita que você sabe que não é capaz, que você precisa de Deus. Então continue vivendo e desfrutando a vida, enquanto Deus está lhe dando as respostas. 


Confie Nele

Ore e confie em Deus, e Ele lhe mostrará o que fazer na hora certa. Ele lhe mostrará porque Ele é um Deus que nunca falha com os Seus filhos (ver Deuteronômio 36:1, 8). Ele é um Deus fiel, e sempre vem em nosso socorro.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

40 DIAS DE ORAÇÃO PELO BRASIL



ORIENTAÇÕES GERAIS

Queridos irmãos, graça e paz!

Com grande alegria colocamos em suas mãos o Guia Devocional dos 40 Dias de Oração pelo Brasil. Sua primeira edição foi organizada pelo pastor Nilton Antônio de Souza em 2012, ano em que promovemos a campanha dos 100 Dias de Oração pelo Brasil. Esta segunda edição, atualizada e com novos autores, veio para compor o material da campanha de Missões Nacionais de 2017, com o tema Jesus Transformação e Vida.

Nossos Objetivos
• Mobilizar os cristãos brasileiros para orar sem cessar pela transformação do Brasil
• Demonstrar nosso amor pelo Brasil através da intercessão
• Levar as famílias a orarem juntas
• Alcançar pessoas do nosso relacionamento que ainda não conhecem a Jesus ou estão afastadas da igreja

Nossas Metas
• 500 mil intercessores
• 250 mil famílias orando
• 2.000 igrejas realizando a campanha
• 2.000 igrejas realizando a ação evangelística
• 2.000 vigílias de oração
• 24.000 horas de oração
• 1.440.000 minutos de oração

Como Realizar a Campanha
• Promova a Campanha dos 40 Dias de Oração pelo Brasil.
• Comece informando a igreja sobre a campanha de oração, compartilhando sua importância para a transformação do Brasil.
• Motive o maior número de membros a realizar a campanha em suas famílias.
• Envolva as crianças da igreja. Uma nova geração de intercessores nascerá se nós orarmos com os pequeninos e os ensinarmos a orar.
• Disponibilize este Guia Devocional ao maior número de membros.
• Promova o Culto de Lançamento da Campanha na igreja.

(Continua no próximo dia)

O amor cuida dos pobres

Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. Salmos 72:13 

Parte do propósito de Jesus em vir à Terra foi para "pregar as boas-novas para os pobres" (Lucas 4:18). Isto nos diz que a maior pobreza que uma pessoa pode experimentar é pobreza espiritual. Jesus conheceu as necessidades espirituais de muitas pessoas e nos ordenou a fazer o mesmo. Mas tão devastadora quanto a fome e falta física podem ser, a dor de um coração vazio é algo que pode fazer mais do que matar o corpo. Isto pode levar para uma eternidade de desejos que nunca são satisfeitos. 

Cristo chamou você para ministrar com relação a carência espiritual do seu cônjuge — para se importar profundamente com a falta que sente da plenitude das bênçãos de Deus, ao faltar em fé e confiança. O que faz deste papel um privilégio é que nós mesmos estamos faltosos em muitas formas. Então, nossa responsabilidade de cuidar da vida espiritual do nosso cônjuge é também um convite para receber o cuidadoso olhar de atenção dele em nossos olhos. Juntos podemos encontrar a riqueza de crescermos em um relacionamento com Cristo.


Desafio da Semana

Como forma de demonstrar compaixão, encontre qualquer área na vida de seu cônjuge onde existam dor e sofrimento. Peça a Deus para lhe ajudar a encontrar formas de aliviar a dor do seu (ua) parceiro (a) e a ministra— lo em amor.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 269

Pare de Analisar Excessivamente as Coisas

Ó, [homens, como é pequena a confiança que vocês têm em Mim, como] é pequena a sua fé! MATEUS 16:8

Se você quer ter alegria, precisa parar de tentar entender tudo. Você precisa parar de deixar os seus problemas ficarem remoendo em sua mente. Precisa parar de procurar ansiosamente uma resposta para a sua situação, tentando descobrir o que deve fazer a respeito dela. 

Quando Jesus viu que os Seus discípulos estavam tentando “entender” o que fazer sobre o fato de eles terem se esquecido de levar pão para alimentar a multidão, Ele lhes disse: Ó homens de pequena fé, porque vocês estão debatendo entre vocês?” (Mateus 16:8). 

Passei muitos anos tentando resolver os meus próprios problemas, e finalmente descobri que não é a vontade de Deus para mim que eu faça isso. Tudo o que os meus esforços fizeram foi me deixar frustrada, além de mais egoísta e egocêntrica. Eu focava em mim mesma e esperava que todos os outros focassem em mim também. Eu contava com os outros (e comigo mesma) para fazerem por mim o que só Deus podia fazer. 

Nós racionalizamos e tentamos entender as coisas, perguntando: “Por que, Deus, por quê?” e “Quando, Deus, quando?” Queremos saber as respostas para as nossas situações para que não seja necessário confiar em Deus. Não queremos surpresa alguma; queremos estar no controle, porque temos medo de que as coisas não saiam do jeito que queremos. Esse desejo impulsivo de estar “no controle” geralmente produzirá uma coisa — uma mente permeada de raciocínios excessivos. 

“Por que, Deus, por quê?” e “Quando, Deus, quando?” são duas perguntas que podem nos manter frustrados e nos impedir de desfrutar a vida que Jesus morreu para nos dar. Muitas vezes não entendemos o que Deus está fazendo, mas é nisso que se resume a confiança. Ninguém diz que temos de saber tudo; ninguém nunca nos disse que temos de entender tudo. Precisamos estar satisfeitos em conhecer Aquele que sabe, que é Deus. Precisamos aprender a confiar em Deus, e não em nós mesmos. 


Confie Nele

Pare de analisar excessivamente as coisas. Confiança significa não precisar saber “por que” e “quando” para estar em paz. 


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

40 DIAS DE ORAÇÃO PELO BRASIL


APRESENTAÇÃO


A Campanha de Missões Nacionais deste ano, com o tema Jesus Transformação e Vida, traz inúmeros testemunhos de vidas antes e depois de conhecerem Jesus Cristo. Esse princípio de transformação também se aplica ao Brasil como um todo. Sonhamos que, pelo poder de Jesus, um dia o Brasil seja transformado numa pátria:

• que ame, adore, obedeça, sirva e proclame o nome do Senhor Jesus Cristo;

• que seja um farol missionário para o mundo;

• em que a igreja seja um instrumento relevante de transformação e um exemplo de integridade e ética;

• em que não tenhamos mais crianças abandonadas nas ruas nem usando drogas ou fora da escola;

• em que não vejamos mais o câncer da corrupção impregnado nas instituições e na vida dos brasileiros;

• em que não existam mais cracolândias, e o consumo de drogas seja erradicado dos hábitos sociais, e que os traficantes de drogas e armas não tenham mais clientes; 

 em que não encontremos mais moradores de rua nas cidades;

• em que os índices de violência sejam reduzidos a zero;

• cujos cidadãos tenham qualidade de vida, dignidade e respeito, e que os serviços públicos tenham padrão de excelência e os impostos sejam investidos para o bem de todos;

• em que a justiça não sofra influência do poder político e econômico nos seus julgamentos, e que todos sejam verdadeiramente iguais perante a lei;

• em que a liberdade e a democracia sejam valores permanentes;

• em que o número de divórcio caia significativamente, e a família seja valorizada e respeitada por todos.

A lista dos sonhos não para aqui. Sei que temos muito mais para sonhar. Você também pode acrescentar mais itens a esta lista e sonhar junto conosco.

Mas não basta sonharmos. Precisamos ter fé e agir. Por isso, junto com a campanha missionária anual estamos lançando mais uma grande mobilização de oração, a qual temos a convicção que impactará o Brasil. Serão 40 dias orando e proclamando que Jesus é transformação e vida.  Cremos numa grande colheita!

Não fique fora dessa mobilização. Mobilize mais pessoas para orar e se envolver em favor da transformação do Brasil. Vamos trabalhar juntos, para alcançar  nossos alvos de oração, pois somente Jesus pode promover transformação e vida em nossa Nação. 

Vamos avançar na conquista da Pátria para Cristo! 

Pr. Fernando Brandão


(Esta Campanha foi realizada em 2017, e o Blog Orai Sem Cessar, o compartilha novamente, para que juntos, estejamos no mesmo propósito aqui apresentado.)

O amor levanta o cansado

E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36 

Como você serve a seu cônjuge quando pode dizer que ele está realmente cansado? Quais são algumas das coisas que ele (a) sente e pensa depois de um longo dia cuidando das crianças? Quais são algumas das tentações que seu cônjuge enfrenta depois de enfrentar uma exaustiva temporada de trabalho? O que você vê nos olhos dele (a) quando ele (a) não está certo (a) de que pode continuar neste ritmo? 

Jesus viu pessoas assim — pessoas que eram vazias espiritualmente e fisicamente e tinham relacionamentos vazios. Ele pôde reconhecer os sinais de uma pessoa se sentindo esgotada. E embora Ele estivesse cansado do trabalho do dia, das necessidades das pessoas e dos insultos dos seus críticos, Ele seguia a multidão cansada. Suas palavras traziam encorajamento. Seu toque os inspirou a acreditar que as promessas do Seu amor e eterna presença eram firmes e verdadeiras. 

Não faça vista grossa sobre o cansaço de seu cônjuge ou tome seus esforços somente como uma obrigação. Não considere isto parte do que ele assinou no contrato de casamento. Busque maneiras para ajudar a aliviar este fardo. 


Vá Mais Fundo

Leia Mateus 9:35-10:1. 

O que a compaixão de Jesus (9:36) O levou a fazer (9:37-10:1)? 

A Sua compaixão leva você a pensar, planejar e agir de forma a aliviar a dor dos outros?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 268

Confie Sua Vida a Deus

Portanto, [herdar] a promessa é o resultado da fé e depende [inteiramente] da fé, para que pudesse ser dada como um ato de graça (favor imerecido)... ROMANOS 4:16

No início da minha caminhada cristã, eu trabalhava continuamente para tentar mudar por mim mesma. Mas muitas das mudanças que aconteceram em minha vida começaram no dia em que eu finalmente entendi que só Deus poderia fazer essas mudanças. 

Naquele dia, eu simplesmente me sentei na presença de Deus, chorando e dizendo a Ele: “Se Tu não me mudares, Senhor, nunca serei diferente, porque fiz tudo 0 que qualquer pessoa pode fazer para mudar. Tentei tudo 0 que sei. Segui cada fórmula. Repreendi todos os demônios. Jejuei. Orei. Chorei. Implorei e supliquei. E nada disso funcionou. Portanto, Senhor, Tu terás de me aceitar do jeito que sou e eu terei de ficar assim para sempre. Se eu tiver de ser diferente, Tu terás de me transformar. Eu desisto”. 

Quando terminei de falar, o Espírito Santo falou em meu coração: “Bom. Agora finalmente posso fazer alguma coisa”. 

Eu havia chegado a um ponto em que não me importava se meu ministério crescesse ou não. Eu só queria um pouco de paz. Finalmente havia chegado a um ponto em que não me importava se Dave ou meus filhos mudassem ou não. Eu só queria um pouco de paz. Por fim entendi que eu teria de parar de tentar mudar tudo e a todos ao meu redor, inclusive a mim mesma, e deixar Deus lidar com isso, se eu quisesse ter paz. 

Você nunca irá desfrutar a promessa da nova vida (ver Romanos 4:16) que Jesus morreu para lhe dar até que você mude a sua maneira de pensar. Não se trata do que você pode fazer — trata-se do que Jesus fez por você. 

Tentar enfrentar todos os desafios da vida diária pode fazer você focar nas obras humanas, que tiram de você a paz, a sua alegria, o respeito próprio e a confiança. As obras prendem você na armadilha de sempre se esforçar para ser melhor, para você se sentir melhor consigo mesmo. Mas se você tentar fazer as coisas sozinho, será incapaz de gerar as mudanças positivas que deseja.


Confie Nele

Se você tentou tudo e ainda está desesperado por paz, mude a sua maneira de pensar e entregue a sua vida a Deus.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

O amor aprende de Deus

 

Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado. Deuteronômio 32:36

Todos os benefícios que recebemos de Deus podem ser ligados a Sua compaixão. Se não fosse por Seu amoroso cuidado, não haveria perdão do pecado, não haveria como escapar do inferno e não haveria cura para nossas doenças espirituais e físicas. A única razão pela qual nós temos vida e esperança é porque Ele foi coroado com "um amor fiel e compaixão" (Salmos 103:4). 

Ele levou Ló, que tinha uma mente fraca, para longe da destruição em Sodoma por causa de Sua compaixão (Gênesis 19: 16). Ele ouviu o clamor de Seu povo no Egito e enviou Moisés para livrá-lo (Êxodo 3:7).  Depois de assistir a terrível experiência de Jó, Deus o restaurou por Sua grande graça e misericórdia (Tiago 5:1I). E agora Ele está "esperando para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade" (Isaías 30:18). Ele anseia profundamente por você. Ele ama você com as misericórdias que se renovam a cada manhã. Pense no que a compaixão de Deus realizou em você. 

Pense no que a sua compaixão poderia significar para seu cônjuge. O amor aprende com Deus de maneira sábia e desejosa e corajosamente segue os Seus passos. 


Desafio da Semana

Como forma de demonstrar compaixão, encontre uma área na vida do seu cônjuge onde exista dor ou sofrimento. Peça a Deus para lhe ajudar a encontrar formas de aliviar a dor do seu(ua) parceiro(a) e a ministrá-lo(a) em amor.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 267

A Felicidade Vem de Servir ao Senhor

Depois desses eventos, Deus testou e provou Abraão e lhe disse: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. [Deus] disse: Tome agora o seu filho, o seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à região de Moriá; e ofereça-o ali como oferta queimada sobre um dos montes do qual eu lhe direi. Então Abraão levantou-se cedo de manhã, selou a sua mula, e levou dois de seus jovens com ele e seu filho Isaque; e ele rachou a lenha para a oferta queimada, e depois iniciou a viagem até o lugar que Deus havia lhe dito. GÊNESIS 22:1-3 

Creio que Deus estava testando as prioridades de Abraão nesse versículo. Isaque provavelmente havia se tornado muito importante para Abraão, de modo que Deus testou Abraão para ver se ele abriria mão de Isaque para Deus em fé e obediência. Quando Deus viu a disposição de Abraão em obedecer, providenciou um cordeiro para Abraão sacrificar em vez de Isaque (Gênesis 22:12-13). 

Todos nós passamos por testes. Como aconteceu com Abraão, esses testes destinam-se a experimentar, provar e desenvolver a nossa fé. Um dos testes que tive de enfrentar foi: “E se eu nunca tiver o ministério que sonhei por tanto tempo? E se eu nunca conseguir ministrar para mais de cinquenta pessoas de uma vez? Ainda poderei amar a Deus e ser feliz?” 

E você? Talvez você queira se casar. E se você nunca se casar? Você pode ser feliz mesmo assim? Talvez você queira que certa pessoa da sua família mude. E se essa pessoa nunca mudar? Você pode ser feliz mesmo assim? Talvez você queira mais dinheiro. E se você nunca tiver mais dinheiro do que o que tem agora? Você pode ser feliz mesmo assim? 

Se você não conseguir o que deseja, ainda poderá amar a Deus? Você ainda irá servi-lo por todos os dias da sua vida, ou está apenas tentando conseguir alguma coisa dele? Uma linha tênue divide as motivações do coração entre egoísmo e altruísmo; devemos sempre garantir que entendamos de que lado da linha nós estamos. 


Confie Nele

O que você deseja? Se você nunca conseguir isso, ainda poderá amar a Deus e confiar que Ele tem um plano melhor para a sua vida?


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 23 de setembro de 2025

O amor sente a dor do outro

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Colossenses 3:12 

Experimentar compaixão por seu marido ou esposa é mais do que somente sentir muito por eles. E mais profundo que somente pena. O amor fica frágil quando seu cônjuge está ferido, ele lhe envolve em um nível mais profundo. Até o seu corpo sente a dor que seu conjugue sente, especialmente quando está misturada com seu desejo de aliviar o sofrimento dele ou pelo menos ser um suporte firme em meio à provação que ele passa. A palavra original para compaixão nas Escrituras carrega literalmente a ideia de sentir dor em comiseração pelo outro. 

Mas a verdadeira compaixão não para na simples preocupação. Ela não é satisfeita simplesmente por ser capaz de imaginar o que a outra pessoa está passando. A compaixão trabalha no caminho do coração até que isso se exteriorize em ações de amor, na entrega sacrificial do seu tempo e atenção. "Tem algo que eu possa fazer por você", "O que eu posso trazer para você?", "Ajudaria se eu...?". Sim, ajudaria. E sim, o amor faz isto a todo tempo. 


Vá Mais Fundo

Leia Mateus 20:29-34- Que perguntas Jesus fez aos dois homens cegos? Como a compaixão dEle O fez responder às suas necessidades? O que aconteceria se você começasse a perguntar isso e responder com compaixão?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 266