sábado, 30 de novembro de 2024

O amor entende a influência

De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14:12 

Você deve guardar-se contra os que lhe influenciam de maneira errada. Todo mundo tem uma opinião, mas você deve ser cuidadoso ao ouvir os conselhos de pessoas que não têm um bom casamento ou que não dão valor à vontade e aos propósitos de Deus. Seja cuidadoso com aqueles que estão mais preocupados em parecerem espertos ou serem aceitos por você mais do que estão em falar a verdade com humildade e franqueza. 

Se seu casamento está sendo ameaçado ou se já está quase caminhando para o divórcio, então você precisa parar tudo e buscar conselhos sólidos o mais rápido possível. Chame um pastor, um conselheiro que acredita na Bíblia ou um ministro de casamento hoje. Por mais estranho que possa ser, no começo, abrir sua vida para um desconhecido, seu casamento é digno de cada segundo gasto e de cada sacrifício que você fará por ele. Até mesmo se o seu casamento é uma fábula de conto de fadas, você não precisa menos de conselheiros abertos e honestos — pessoas que podem colocar vento em suas velas e fazer seu casamento ainda melhor. As influências podem levar o seu casamento do medíocre para o incrível. 


Desafio da Semana

Encontre um conselheiro de casais cristão que será honesto e amoroso com você. Se você sentir que este conselho é necessário, tome o primeiro passo para marcar uma reunião. Peça a Deus para direcionar suas decisões.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 334

Deus o Encontra Onde Você Está

Seja qual for o seu modo de crer a respeito das coisas, que isso permaneça entre você e Deus. ROMANOS 14:22 

Tento fazer refeições razoavelmente saudáveis, e tenho estudado nutrição e os seus efeitos sobre o corpo. Consequentemente, tenho opiniões fortes sobre como devemos cuidar de nós mesmos. Eu como doces, mas apenas pequenas quantidades, e geralmente me preocupo quando vejo alguém consumindo regularmente grandes quantidades de doces e de outros alimentos que sei que não são saudáveis. 

Procuro informar as pessoas quando as vejo comendo mal, mas elas não têm recebido bem o meu conselho, para dizer o mínimo. Uma pessoa chegou a me dizer: “Se vamos passar um tempo juntas, não quero que você fique me dizendo o que devo comer o tempo todo e fazendo eu me sentir culpada quando como alguma coisa que você não aprova”.

A pessoa continuou dizendo: “Sei que não como direito, mas simplesmente não estou em um momento da minha vida em que eu esteja pronta para fazer alguma coisa a respeito. Tenho muitas coisas erradas em mim que sinto que são mais urgentes que o meu apetite. Então estou me concentrando no que sinto que Deus está tratando comigo agora, e não tenho tempo para prestar atenção no que você está dizendo”. 

Todos nós tendemos a transmitir nossas convicções aos outros; achamos que se elas são prioridades para nós, então devem ser prioridades para todos. Romanos 14 compartilha um exemplo quando fala das pessoas que estavam em um dilema se deveriam ou não comer carne que havia sido oferecida aos ídolos. Alguns achavam que isso seria pecado, e outros diziam que os ídolos não eram nada e, portanto, não podiam fazer mal à carne. Alguns não podiam comer por causa de sua fé fraca, e outros comiam por causa da fé forte deles. Paulo disse a eles que cada um estivesse convencido no seu coração, e não tentasse impor suas convicções pessoais aos outros. 

Deus parece encontrar cada um de nós exatamente onde estamos em nossa fé. Ele começa conosco naquele ponto e nos ajuda a crescer gradualmente e continuamente. Seja guiado pelo Espírito Santo, e deixe que os outros façam o mesmo. 


Confie Nele

Aceite o momento em que você está agora, assim como Deus o aceita. Confie em Deus para levar você a um novo nível de vida que seja certo para você, e não para outra pessoa.


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

O amor busca a reconciliação

Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele. Mateus 5:25 

A vida e o casamento provarão ser um solo fértil para o conflito de vez em quando. Mas, o amor busca consertar rapidamente qualquer dano da sua parte, perdoando a ofensa do outro antes que ela evolua para uma barreira considerável entre vocês. Enquanto o problema é uma coisa pequena entre vocês ou talvez algo muito mais severo, o amor promete se mover rapidamente em direção à reconciliação. 

A Bíblia é, na verdade, a mais moderna história real de uma parte ofendida procurando o ofensor. Embora o pecado do homem cometido contra Deus seja enorme e a solução mais fácil fosse nos separar dEle, Ele escolheu por Cristo Jesus buscar a reconciliação conosco. Nós fomos deixados sem defesa, mas Ele escolhe a cruz para morrer para que Seu amor por nós resultasse em um relacionamento renovado. Que direito nós temos, visto isso, de ficar de mal um com o outro? 


Oração

"Pai Celeste, revele a mim qualquer pessoa com quem eu preciso me reconciliar. Dá-me coragem e humildade para tomar os primeiros passos para trazer o perdão e a cura. Em nome de Jesus. Amém."


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 333

Seja Auto consciente e Faça o que É Certo

Portanto, você não tem desculpa, defesa ou justificativa, ó homem, quando julga e condena outro. Pois ao se colocar em posição de juiz e decretar sentença sobre outro, você condena a si mesmo, porque você, que julga, está praticando habitualmente exatamente as mesmas coisas [que censura e denuncia], ROMANOS 2:1 

O autoengano é um dos nossos maiores problemas como seres humanos. Vemos fácil e rapidamente o que está errado com os outros, mas raramente vemos o que está errado conosco — se é que o fazemos. Julgamos os outros, e o Senhor nos diz que não há justificativa para isso. 

Por que julgaríamos alguém pela mesma coisa que fazemos? Porque olhamos para os outros através de uma lente de aumento, mas vemos a nós mesmos através de óculos cor de rosa, um vidro colorido que torna tudo adorável, quer seja assim realmente ou não. Em nosso modo de pensar, não existe nenhuma justificativa para o comportamento errado dos outros, mas para nós sempre há. Parece que sempre temos algum motivo válido pelo qual nos comportamos mal, que nos isenta de sermos responsáveis. 

Por exemplo, alguém pode agir de forma grosseira conosco, e achamos indesculpável a pessoa nos tratar assim. Podemos ter tratado alguém da mesma maneira em outro momento, mas justificamos isso porque nos sentíamos mal ou tivemos um dia ruim no trabalho. Na verdade, devemos julgar honestamente o nosso próprio comportamento em vez de julgar o comportamento dos outros, porque a Palavra nos diz que não nos pedirão para prestar contas da vida deles, mas da nossa (ver Romanos 14:10). 

Quando Deus me adverte pelo meu comportamento em um relacionamento, isso é particularmente difícil para mim se eu sinto que a outra pessoa faz a mesma coisa que Deus está me pedindo para mudar. Eu já disse a Deus mais de uma vez: “Isto não é justo. E a outra pessoa?” Deus sempre me lembra de que quando e como Ele vai corrigir a outra pessoa é problema dele. Nossa responsabilidade é seguir a Deus e obedecer-lhe, e não apontar os defeitos das outras pessoas ou a maneira como elas vivem suas vidas. 


Confie Nele

Sejamos tão perdoadores com os outros quanto somos com nós mesmos. Não se preocupe com os erros dos outros, mas confie em Deus para corrigir o comportamento deles da maneira e no tempo dele, e ouça quando Ele escolher corrigir o seu.


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

O amor ouve o conselho

O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio. Provérbios 12:15 

Todos precisam de um conselho sábio durante a vida. Pessoas sábias constantemente buscam isto e, de forma grata, também o recebem. Os tolos nunca pedem por isto e ainda ignoram quando isto é dado para eles, não entendendo que o tempo gasto em ouvir e esperar pode salvá-los de muitos meses e anos mais tarde. Ter conselhos sábios é como ter um mapa detalhado da estrada e um guia particular enquanto você viaja em uma jornada longa e desafiadora. Isto pode ser a diferença entre o sucesso e a fracasso do casamento. 

Por que gastar anos de sua vida aprendendo lições dolorosas quando você poderia descobrir aquelas mesmas verdades durante algumas poucas horas de aconselhamento sábio? Por que não cruzar as pontes que os outros já construíram? A sabedoria é mais valiosa que o ouro. Não recebê-la é como deixar que moedas muito caras passem por entre os seus dedos. E vital que você convide casais fortalecidos para compartilharem a sabedoria que eles adquiriram com seus sucessos e falhas. 


Desafio da Semana

Encontre um conselheiro de casais cristão que será honesto e amoroso com você. Se você sentir que este conselho é necessário, tome o primeiro passo para marcar uma reunião. Peça a Deus para direcionar suas decisões.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 332

Assuma a Responsabilidade pela Sua Felicidade

Não aponte o dedo para alguém nem tente passar a culpa a outro! OSEIAS 4:4 

Todos nós temos padrões pessoais aos quais esperamos que as outras pessoas atendam, e ficamos decepcionados quando elas deixam de agir como esperávamos. Mas é realmente o que elas fazem que nos fere, ou são as nossas próprias expectativas irrealistas que nos predispõem para a dor que sentimos, quando as pessoas não agem de acordo com os nossos padrões? 

Por exemplo, a minha alegria não é responsabilidade do meu marido — embora durante muitos anos eu pensasse que fosse. Se ele não estivesse fazendo o que me fazia feliz, eu ficava zangada. Achava que ele deveria estar mais preocupado com a minha felicidade e fazer as coisas de forma diferente. Mas era o que eu achava que era o problema, e não o que ele fazia. 

Dave e eu temos poucas discussões agora, que sei que a minha alegria é responsabilidade minha, e não dele. Dave deve fazer algumas coisas por mim que me fazem feliz, assim como eu devo tentar agradá-lo, mas houve muitos anos em minha vida em que teria sido praticamente impossível qualquer pessoa me fazer feliz. Os meus problemas estavam em mim; eles eram resultado do tratamento abusivo que sofri na minha infância. No entanto, eu estava colocando sobre Dave a responsabilidade de me compensar pela dor que ele não havia causado. 

Com o tempo, percebi que por pior que eu agisse, Dave permanecia feliz. Isso me irritava, mas também servia como exemplo. Finalmente, passei a ficar faminta por ter a paz e a alegria que eu via na vida dele, que não dependiam de nenhuma das circunstâncias. Em outras palavras, ele nunca tentou me tornar responsável pela alegria dele. Se Dave dependesse de mim para fazê-lo feliz, ele nunca teria desfrutado a vida, porque na maior parte do tempo eu não dava a ele nenhum motivo para se alegrar. 

E possível que você esteja tentando tomar alguém responsável por situações a respeito das quais só você pode fazer alguma coisa? Vamos assumir a responsabilidade e parar de esperar que as pessoas façam por nós o que, na verdade, nós deveríamos fazer por nós mesmos, ou confiar em Deus para fazer. 


Confie Nele

Coloque a sua confiança em Deus e assuma a responsabilidade pelas suas atitudes e atos, e pare de culpar os outros. Se você não é feliz, sugiro que olhe para dentro de você antes de olhar em volta na tentativa de encontrar alguma coisa ou alguém para culpar.


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O amor presta contas

Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Provérbios 13:10 

As poderosas sequoias elevam-se a uma altura de até cem metros no ar e podem resistir à pressões ambientais intensas. Os relâmpagos podem atacá-las, ventos violentos podem soprar e os incêndios das florestas podem se alastrar ao redor delas. Mas a sequoia resiste, permanecendo firme e tornando-se cada vez mais firme a cada provação. 

Um dos segredos da força dessas árvores gigantes está abaixo da superfície. Ao contrário de muitas árvores, ela se estende e interliga suas raízes com as sequoias ao seu redor. Ela se torna mais fortalecida e resistente pela força das outras. 

O segredo da sequoia é também a chave para manter um casamento forte e saudável. O casal que enfrenta os problemas sozinho está mais sujeito a se separar durante os tempos difíceis. Todavia, aqueles que interligam suas vidas em uma rede de outros casamentos fortificados, aumentam radicalmente as chances de sobreviver às tempestades violentas. É fundamental que o marido e a esposa tenham conselhos divinos, amizades saudáveis e conselheiros experientes. Esta decisão pode fazer muita diferença em suas vidas e na longevidade de seu casamento. 


Vá Mais Fundo

Leia Provérbios 13:20 e 27:17- O que estes versos ensinam que acontecerá com você se tiver amigos sábios ao seu redor? Que casal forte, de Deus, você pode convidar para jantar em breve?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 331

Confiança É Melhor do que Conhecimento

Nele todos os tesouros da sabedoria [divina], (percepção abrangente dos caminhos e propósitos de Deus) e [todas as riquezas do] conhecimento e iluminação [espiritual] estão armazenados e escondidos. COLOSSENSES 2:3 

As vezes, pensamos que gostaríamos de conhecer o futuro; porém, em muitos casos, se soubéssemos tudo o que o futuro nos reserva, ficaríamos infelizes e até com medo de prosseguir. Confiar em Deus nos permite lidar com a vida um dia de cada vez. Deus nos dá o que precisamos. Não temos tudo o que precisamos agora para o nosso futuro, porque esse tempo ainda não chegou, de modo que se conhecêssemos o futuro — sem ter as ferramentas que precisamos para ter êxito — todos nós nos sentiríamos oprimidos. 

Descobri que posso perder a paz por saber demais. O conhecimento não é tão bom como se diz. É melhor não sabermos algumas coisas. Por exemplo, não quero saber se alguém não gosta de mim e tem falado mal de mim; tudo que esse conhecimento faz é me deixar infeliz. Às vezes, estamos em plena paz e então recebemos uma informação, e de repente perdemos a nossa paz por causa do que acabamos de saber.

Eu gostaria de saber todas as coisas maravilhosas e empolgantes que vão acontecer no meu futuro, mas não quero saber as coisas difíceis ou decepcionantes que vão acontecer. Entretanto, entendo que ambas farão parte do meu futuro. Como todo mundo, terei bons e maus momentos. Realmente acredito que posso lidar com o que vier, se eu viver um dia de cada vez, mas saber tudo agora seria demais para mim. É por isso que Deus retém informações de nós e nos diz para simplesmente confiarmos nele. 

A confiança é realmente melhor do que o conhecimento. A confiança ministra paz, e isso é muito importante. Suponho que possamos fazer esta pergunta a nós mesmos: “Quero ter paz ou conhecimento?” Eu escolho a paz. E você? 


Confie Nele

Você quer a paz ou o conhecimento? Deus tem um motivo para não lhe dar conhecimento acerca do seu futuro. Confie em Deus, e você poderá lidar com todas as bênçãos e decepções da vida, um dia de cada vez, na Sua paz.


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 26 de novembro de 2024

O amor lidera com as diretrizes de Deus

Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:27

O propósito de Cristo em amar o Seu povo, a Igreja, não é para que nos sintamos bem, nem para simplesmente nos dar presentes para que possamos desfrutar enquanto estamos aqui. Seu amor pela Igreja tem um alvo - "para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra" (Efésios 5:26). Nós satisfazemos Seus propósitos — nós recebemos o melhor do amor dEle — especialmente quando isto resulta em uma vida que se parece mais com a dEle.

O grande propósito do seu amor deve ocorrer não quando seu cônjuge está impressionado com você, nem quando você pode dar a ele alguma coisa que o agrade profundamente, mas, preferencialmente, quando você está levando-o a ser mais parecido com Cristo. Ao ajudá-lo a lidar com seus medos, confessar seus pecados, descobrir seu valor e ser inspirado pela esperança dos céus, vocês dois vão crescer em graça e em vastidão do que Deus tem feito por você. Você se tornará "perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4:1 3). O seu amor cooperará com o plano de Deus para seu (a) parceiro (a) por toda a eternidade. Que alegria poderia ser maior que essa?


Desafio da Semana

Encontre um conselheiro de casais cristão que será honesto e amoroso com você. Se você sentir que este conselho é necessário, tome o primeiro passo para marcar uma reunião. Peça a Deus para direcionar suas decisões.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 330

Siga o Plano de Deus para a Sua Vida

A mente do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor dirige os seus passos e os toma seguros. PROVÉRBIOS 16:9

Eu estava refletindo nesta manhã a respeito do futuro do nosso ministério. Estamos no ministério desde 1976, e muitas situações mudaram durante esses anos. Entendo que as coisas não serão as mesmas daqui a dez anos, mas não sei exatamente como serão. Dave e eu estamos envelhecendo, e percebemos que nem sempre seremos capazes de manter a rotina de viagens pesada que temos agora.

Quando tento olhar para o futuro com minha mente racional, devo admitir que não vejo nada definido. Pretendo continuar fazendo o que estou fazendo, ajudando as pessoas com dedicação cada vez mais. E creio que seja o que for que Deus faça com o nosso ministério, será bom.

Creio que é importante para muitos dos nossos leitores entender que, mesmo os ministros e autores como eu, nem sempre recebem uma direção exata do Senhor. Nós andamos por fé, assim como todo mundo.

Ter fé significa que não vemos nem temos qualquer prova natural do que o amanhã nos reserva. Cremos em coisas boas, temos expectativa de coisas boas e esperamos em Deus. Podemos ficar decepcionados ocasionalmente, mas em Cristo podemos sacudir a decepção ou o desânimo para longe e seguir em frente com o que Deus está fazendo — não com o que gostaríamos que Ele fizesse.

Confio que Deus sempre cuidará de nós, que Ele sempre fará a coisa certa. Deus não comete erros — as pessoas sim. Muitas vezes cometemos os nossos erros por planejarmos excessivamente, o que se torna tão importante para nós que perdemos o que Deus quer fazer.

O plano de Deus é sempre melhor que o nosso, de modo que devemos tomar cuidado para não fazermos demais os nossos próprios pianos. Sempre digo: “Faça um plano e siga o seu plano, mas esteja pronto para abandoná-lo depressa se Deus lhe mostrar outra coisa”. Deus deveria ter sempre a preferência e o direito de interferir em nossos planos a qualquer momento.


Confie Nele

Quanto tempo mental você passa planejando o que vai fazer amanhã, ou mesmo durante o restante de sua vida? Tente passar mais tempo confiando na vontade de Deus e pedindo a Ele para fazer os planos dele para você se realizarem, e depois colha os benefícios da sua fé.


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

O amor ora por mudança

Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? I Coríntios 7:16

E se seu cônjuge não fosse um cristão? Como você pode encorajar um comportamento cristão se ele não acredita em Deus ou se recusa a se submeter a Ele? Por todo o mundo, não é raro para uma pessoa expressar a crença em Jesus como Filho de Deus e estar sozinho em sua nova fé. Este foi um problema real nos dias de Paulo, assim como poderia ser possivelmente nos nossos. Ele disse para os cônjuges que criam para permanecerem com seus (uas) parceiros (as) incrédulos (as), orando por eles (as) e sendo um exemplo vivo de reverência a Deus para eles (I Coríntios 7:10-16).

Sim, isto pode provocar o ridículo em alguns casamentos. Mas quando Cristo toma o coração de um homem, o estilo de toda uma vida muda e a transformação espiritual que Ele traz é um poderoso testemunho que é difícil de refutar. A Escritura exorta as esposas a quietamente usarem sua submissão, pureza e comportamento respeitoso para ganhar seus maridos (I Pedro 3:1-2). As vezes, parece que você só está tornando mais difícil para o seu cônjuge ver Jesus em você. Mas continue em oração, com respeito e amor. Deus ainda não terminou a obra nele. Ele colocou uma testemunha bem ao lado dele (a), na cama. Seja encorajado (a)! 


Vá Mais Fundo

Leia I Coríntios 7:12-16. Ore para que Deus faça de você uma forte testemunha e que garanta a seu cônjuge um arrependimento onde quer que o pecado ou a descrença esteja ocorrendo. (2 Timóteo 2:24-26).


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 329

Você Pode Viver em uma Atmosfera de Paz

Ele próprio se retirava [em isolamento] para o deserto e orava. LUCAS 5:16

Vivemos em uma sociedade barulhenta. Algumas pessoas precisam ter um pouco de barulho no ambiente o tempo todo. Gostam de ter sempre uma música tocando, a televisão ou o rádio ligados. Elas querem ter alguém com elas o tempo todo com quem possam falar. Cada uma dessas coisas, se feita com equilíbrio, é boa, mas também precisamos de silêncio total e do que chamo de “tempo a sós”.

Para desfrutar de uma atmosfera pacífica, precisamos criá-la. A paz exterior desenvolve a paz interior. Encontre um lugar onde você possa ir que seja silencioso, um lugar onde você não será interrompido, e aprenda a desfrutar simplesmente do silêncio por algum tempo.

Tenho uma cadeira na minha sala de estar onde costumo me sentar e me recuperar. É uma cadeira reclinável branca que fica em frente a uma janela que dá para o nosso terreno, que é cheio de árvores. Na primavera e no verão, posso ver os pássaros, os coelhos e os esquilos. Houve um tempo em que eu teria considerado isso monótono, mas não agora — agora eu amo esses momentos. Quando volto de uma conferência, vou para casa, tomo um banho quente, e depois me sento nessa cadeira.

Às vezes, fico sentada ali várias horas. Posso ler um pouco, orar ou apenas olhar pela janela que dá para o quintal, mas o ponto é que estou sentada tranquila e desfrutando o silêncio. Descobri que o silêncio me ajuda a me recuperar.

Ficar em silêncio tem um efeito calmante em nós. Se encontrarmos lugares calmos e ficarmos ali por algum tempo, começaremos a sentir a tranquilidade envolver a nossa alma. Esperar em Deus em silêncio contribui para restaurar o nosso corpo, a nossa mente e as nossas emoções mais do que qualquer outra coisa.

Precisamos regularmente de um tempo de silêncio para esperar em Deus. Insista em tê-lo; não permita que ninguém o tire de você. Jesus garantia que Ele tivesse momentos de paz e tempos a sós. Ele ministrava às pessoas, mas se esquivava regularmente das multidões para estar a sós e orar (ver Lucas 5:15-16). Se Jesus precisava desse tipo de estilo de vida, nós também precisamos.


Confie Nele

Onde é o seu lugar silencioso? Aceite a minha sugestão e experimente ter doses regulares de “tempos a sós”. Descanse na presença de Deus, confiando nele e ficando em silêncio, e você levará a paz dele com você quando voltar às suas atividades normais.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

domingo, 24 de novembro de 2024

O amor se alegra no crescimento

Quanto a vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal. Romanos 16:19

"Quando nos focamos na Palavra de Deus, nós vemos a vida de forma diferente. O valor das decisões começa a importar mais para nós e o padrão de santidade se torna um forte desejo". No final das contas, a perseguição pelas diretrizes de Deus, pureza e fidelidade é o único caminho para achar alegria e preenchimento. Ser "sábio" a respeito da santidade enquanto ser "inocente" sobre o pecado é a forma de ganhar aos olhos de Deus. E o que mais poderíamos nós querer de nossa esposa ou marido do que eles serem um exemplo do melhor que a vida tem para oferecer, não importa o que a palavra diga o que deva valer para nós?

A vida dará a você e a sua esposa muitas oportunidades de responder ao sucesso e às dificuldades. Então, alegre-se em qualquer sucesso que seu cônjuge conquiste. Mas guarde as suas maiores congratulações para aquelas situações que ele esteja honrando a Deus com sua adoração e obediência até mesmo em tempos difíceis, quando a maturidade deles em Cristo é mais claramente exibida.


Questões

Você tem notado o crescimento espiritual de seu cônjuge? Como você os encorajou a ir mais fundo com o Senhor em seus estudos pessoais? Se você não tem, você estaria desejoso (a) de começar agora?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 328

Em Vez de Ficar Esgotado, Viva com Paixão

Vejam cuidadosamente como vocês andam! Vivam de forma deliberada, digna e precisa, não como néscios e insensatos, mas como sábios (pessoas sensíveis e inteligentes). EFÉSIOS 5:15

Uma das razões pelas quais eu costumava viver estressada, esgotada e doente era por não saber dizer “não”. Eu queria aproveitar todas as oportunidades de ministrar que apareciam, mas isso simplesmente não era possível. Todos nós precisamos aprender a deixar que o Espírito de Deus nos guie, e não o desejo das outras pessoas (ou o nosso próprio).

Frequentemente as pessoas me dizem que Deus mostrou a elas que eu devo ir à igreja delas ou à conferência delas como palestrante. Houve um tempo em que isso me pressionava porque eu pensava: Se eu disser não, então na verdade estou dizendo que não ouvi a voz de Deus.

Mas outras pessoas não podem ouvir Deus por nós. Somos indivíduos e temos o direito de ouvir Deus nós mesmos. Comecei a entender que, independentemente do que os outros achavam que haviam ouvido, eu não podia assumir o compromisso com paz se não tivesse ouvido Deus a respeito disso por mim mesma.

Você está dizendo “sim” com a sua boca enquanto o seu coração está gritando “não”? Nesse caso, você acabará ficando estressado, esgotado, e possivelmente doente. Simplesmente não podemos continuar assim para sempre sem acabar estilhaçando sob a pressão.

Não importa a quantas pessoas você agrade, sempre haverá alguém que não ficará satisfeito. Aprenda que você pode desfrutar a sua vida, ainda que alguém não ache que você é maravilhoso. Não se vicie na aprovação das pessoas; se Deus aprovar, isso é tudo que realmente importa.

Estar comprometido é muito bom, mas comprometer-se além do seu limite é muito perigoso. Conheça os seus limites e não hesite em dizer “não”, se você sabe que precisa dizê-lo. Deus designou um período de vida para cada um de nós, e embora não saibamos exatamente quanto tempo temos na terra, devemos certamente desejar viver a plenitude dos nossos anos. Queremos arder em chamas, e não ficar esgotados. Devemos viver com paixão e zelo, e não com exaustão; devemos ser bons exemplos para os outros.


Confie Nele

Você está comprometido ou está indo além dos seus limites? Ninguém vai comparecer diante de Deus e prestar contas da sua vida; só você fará isso. Esteja preparado para ser capaz de dizer a Ele: “Confiei em Ti e segui o meu coração da melhor maneira possível”.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sábado, 23 de novembro de 2024

O amor exorta um ao outro

Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros. 2 Tessalonicenses 1:3

O apóstolo Paulo, que ajudou a estabelecer e ministrar muitas das igrejas do primeiro século, escreveu em suas cartas o grande prazer que ele tinha em ouvir relatos da fidelidade e do crescimento do povo em Jesus. Ele disse "De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais" (2 Tessalonicenses 1:4).

Isto deve ser o que nos impulsiona quando vemos isto acontecer com nosso (a) parceiro (a). Mais do que quando nós economizamos dinheiro no mercado, mais do que quando eles alcançam sucesso no trabalho. Quando nós testemunhamos nosso cônjuge exibindo atributos que vêm de Deus, isto deve causar em nós uma alegria crescente no nosso coração que vai além de qualquer outro sucesso. E nosso encorajamento verbal deve ser como o vento em suas velas, empurrando-os progressivamente para se tornar mais como Cristo. Faça um uso frequente de sua habilidade de abençoar sua esposa ou marido à medida que você note-o (a) honrando ao Senhor e sendo uma bênção para sua família e para outros.


Desafio da Semana

Ache um exemplo recente e específico quando seu cônjuge demonstrou uma característica cristã de forma notável. Elogie-o verbalmente por isto em algum ponto esta semana.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 327

Determinando as Suas Prioridades

Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração. MATEUS 6:21

A melhor maneira que encontrei de determinar se Deus está em primeiro lugar em minha vida é desacelerando e fazendo a mim mesma algumas perguntas simples:

• Em que coisas eu mais penso?

• Qual é a primeira coisa em minha mente pela manhã e a última

coisa à noite?

• Em que eu mais falo? O que faço com o meu tempo?

Se passamos apenas alguns minutos por semana orando e cinco a dez horas por semana fazendo compras, então fazer compras é uma prioridade que está acima de Deus. Se passamos trinta minutos lendo a Bíblia por semana, mas passamos quinze horas por semana assistindo a programas esportivos e de entrevistas, então a televisão é uma prioridade que está acima de Deus. A verdade é que reservamos tempo para o que realmente queremos fazer. Faça do seu tempo com Deus uma prioridade e você desfrutará muito mais o restante das coisas que faz.

E quanto ao dinheiro? É fácil gastar dinheiro em uma roupa nova, joias e sapatos, ou em algo para a sua casa ou carro, mas é difícil obedecer a Deus na hora das ofertas? Você acha mais fácil gastar dinheiro comendo fora do que em materiais de ensino cristão e em músicas que alimentam o seu espírito?

O dinheiro em si não é mau — é o “amor pelo dinheiro que é a raiz de todos os males” (1 Timóteo 6:10). Se você ama mais a Deus do que o dinheiro, pode fazer com o seu dinheiro o que Deus lhe disser para fazer, e ficar em paz com isso. Entretanto, se você ama mais o seu dinheiro do que ama a Deus, provavelmente ficará contrariado ou agirá como se não ouvisse quando Ele lhe pedir para fazer algo com seu dinheiro que você não quer fazer.

Eu o desafio a parar regularmente e dar uma boa olhada em sua vida. Peça ao Espírito Santo para lhe mostrar onde as suas prioridades estão desalinhadas. Depois, permita que a convicção do Senhor o motive a buscar um relacionamento mais profundo com Ele.


Confie Nele

Se você precisa ajustar as suas prioridades, confie em Deus e faça as mudanças que forem necessárias a fim de manter o Senhor em primeiro lugar em sua vida.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

O amor é influente

Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 3 João 4

O que o seu marido faz que lhe deixa mais orgulhosa? É quando ele chega em casa com um troféu do torneio de futebol ou quando ele reúne a família em volta da cama para orarem juntos e lerem a Palavra?

O que mais lhe deixa feliz em sua esposa? E vê-la tentando aplicar uma nova técnica de pintura no quarto das crianças ou é vê-la perdoar o vizinho cujo cachorro destruiu algumas de suas flores?

Você é uma das pessoas mais influentes na vida de seu cônjuge. Você tem usado sua influência para levá-lo a honrar a Deus ou a desonrá-lo? O amor se alegra mais nas coisas que agradam a Deus. Quando seu(ua) parceiro (a) está crescendo em caráter cristão, perseverando em fé, buscando a pureza e abraçando os papéis de dar e servir — se tornar espiritualmente responsável em seu lar — a Bíblia diz que nós devemos celebrá-lo (a). A palavra "alegrar" em I Coríntios 13:6 carrega a ideia de estimulá-lo, encorajá-lo absolutamente por aquilo que ele está permitindo que Deus faça na vida dele.


Oração

"Senhor, dá-nos olhos para ver o valor do cônjuge com quem o Senhor me abençoou e voz para encorajá-lo a ver a Ti e fazer a Tua vontade com paixão. Em Teu nome. Amém."


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 326

Você Não Precisa Ficar Esgotado

E Jesus lhes disse: “O Sábado foi feito para o bem do homem...” MARCOS 2:27

Você está excessivamente cansado o tempo todo, e mesmo depois de dormir, acorda se sentindo cansado outra vez? Talvez você esteja experimentando alguns dos sintomas da exaustão, ou o que geralmente chamamos de “esgotamento”. Longos períodos de excesso de exaustão e estresse podem gerar fadiga constante, dores de cabeça, insônia, problemas gastrointestinais, tensão, sentimento de estar amarrado com nós e incapacidade de relaxar. Alguns outros sinais de esgotamento são chorar, irar-se com facilidade, negatividade, irritabilidade, depressão, ceticismo (ridicularizar e zombar das virtudes dos outros), e amargura para com as bênçãos dos outros e até para com a boa saúde deles.

O esgotamento, conhecido também como síndrome de burnout, pode nos impedir de exercer o domínio próprio, e quando isso acontece, deixamos de produzir bons frutos em nossas vidas diárias. O esgotamento rouba a nossa alegria, tornando a paz impossível de ser encontrada. Quando o nosso corpo não está em paz, tudo parece estar tumultuado.

Deus estabeleceu a lei do descanso no Sábado para impedir o burnout em nossas vidas. A lei do Sábado diz simplesmente que podemos trabalhar seis dias e descansar um dia. Precisamos descansar, adorar e nos divertir. Até Deus descansou depois de seis dias de trabalho. Ele, é claro, nunca se cansa, mas nos deu esse exemplo para que seguíssemos o padrão. Em Êxodo 23:10-12, vemos que até a terra tinha de descansar depois de seis anos, e os israelitas não deviam plantar nela no sétimo ano. Durante esse descanso, tudo se recuperava e se preparava para a produção futura.

Atualmente, nos Estados Unidos, quase todos os negócios ficam abertos sete dias por semana. Alguns deles ficam abertos até por 24 horas por dia, sete dias por semana. Quando ficamos disponíveis em todo o tempo, corremos o risco de sofrer um esgotamento. As pessoas hoje são rápidas em argumentar que não podem se dar o luxo de tirar um dia de folga, mas eu digo que elas não podem se dar o luxo de não fazer isso.


Confie Nele

Algumas pessoas se sentem culpadas todas as vezes que tentam descansar, mas esse sentimento de culpa não procede de Deus. Deus quer que vivamos vidas equilibradas, e se não fazemos isso, abrimos uma porta para o diabo gerar algum tipo de destruição (ver 1 Pedro 5:8). Confie em Deus quando Ele diz que o seu tempo de descanso é tão valioso quanto o de trabalho.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O amor celebra as díretrizes de Deus

O amor não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. I Coríntios 13:6

A partir do momento em que você fecha a sua Bíblia de manhã, quase tudo o que você encontrar ao longo do dia lhe atrairá para longe das verdades dela. As opiniões dos seus colegas de trabalho, as notícias na televisão, os sites que você acessa na Internet — tudo isso e mais estarão trabalhando para modelar suas percepções do que é verdade e o que é mais desejável na vida.

Eles dirão muitas coisas. E eles dirão estas coisas em voz alta e frequente o bastante para que, se você não tomar cuidado, possa começar a acreditar nelas. Você pode começar a valorizar o que todo mundo valoriza, pensando da forma como todo mundo pensa.

Mas o significado de "vida real" muda dramaticamente quando nós entendemos que a Palavra de Deus é a expressão mais moderna sobre o que é a vida real. Os ensinamentos contidos nela não são somente bons pensamentos sobre aquilo que diz respeito a nós. Eles são princípios que refletem a forma que as coisas realmente são e a forma como Deus criou a vida e quis que ela fosse. Seus ideais e instruções são somente trilhas para a verdadeira bênção. E quando vemos pessoas seguindo-os em obediência ao Senhor, isto deve nos causar alegria.


Desafio da Semana

Ache um exemplo recente e específico de quando seu cônjuge demonstrou uma característica cristã de forma notável. Elogie-o verbalmente por isto em algum ponto esta semana.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 325

Pratiquem a Cortesia

[0 amor] não é rude (grosseiro) e não age deforma inconveniente. 1 CORÍNTIOS 13:5

Ser cortês é uma maneira de demonstrar gentileza e respeito pelos outros. Uma maneira de ser cortês é sempre dizer “por favor” e “obrigado”. Essas são duas formas de cortesia que encorajo você a praticar.

Quero encorajá-lo especialmente a ser cortês em casa, com a sua família. Estou tentando me lembrar de sempre dizer “por favor” quando peço a Dave para fazer alguma coisa para mim, e “obrigada” quando ele a faz. E muito importante não acharmos que as ações dos nossos entes queridos são uma obrigação deles ou algo comum em nossas vidas. Ter boas maneiras em público deveria ser uma continuação do que fazemos normalmente por trás das portas fechadas.

O amor não é rude, de acordo com 1 Coríntios 13:5. A grosseria geralmente é resultado do egoísmo, e uma maneira de combatê-la é usando as boas maneiras em todo o tempo. Nossa sociedade está cheia de grosseria, aspereza e brutalidade, mas isso não demonstra o caráter de Deus. Jesus disse que Ele não é “áspero, duro, severo ou opressor” (Mateus 11:30), e precisamos seguir o exemplo dele.

Sem dúvida precisamos tomar a decisão de ser gratos e expressar a nossa gratidão. Em diversas passagens, a Bíblia deixa claro que devemos ser gratos e dizer isso. Podemos pensar que somos pessoas gratas e agradecidas, mas o que está no coração realmente sai pela nossa boca (ver Mateus 12:34). Se realmente somos pessoas que reconhecem o que os outros fazem por nós, expressar gratidão deve ser algo natural em nossas vidas.


Confie Nele

Você diz “por favor” e “obrigado”? Não considere as cortesias “comuns” de sua vida como algo sem importância. Confie que demonstrar gentileza e respeito pelos outros é agradável a Deus e revela o Seu caráter.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia