domingo, 6 de outubro de 2024

O amor é pronto para agír

E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:16 

Quando você ajuda o seu cônjuge, você também está ajudando a si mesmo. Esta é a parte do lindo sacrifício pelo seu parceiro. Jesus fez isto por nós. E Ele concede a graça para que isso possa ser feito por outros. 

Quando a Igreja do Novo Testamento começou a caminhar em amor, a vida em comunidade deles foi marcada por partilha e sacrifícios. A batida do coração deles era adorar ao Senhor e servir ao Seu povo. "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia necessidade" (Atos 2:44-45). Assim como Paulo disse a uma dessas igrejas em uma década mais tarde, "me deixarei gastar pelas vossas almas" (2 Coríntios 12:15). 

Vidas que foram levantadas da morte pelo sacrifício de Jesus devem estar prontas e desejosas de fazer sacrifícios diários para encontrar a necessidade dos outros. E em nenhum lugar isso pode ser mais evidente e exercitado do que em nossa própria família, e em nosso casamento.


Perguntas

Com que frequência o seu cônjuge diz que você é desejoso (a) em fazer sacrifícios por ele? Quando você faz, é com uma atitude de alegria, ou é, geralmente, como uma obrigação? Quais são os motivos que ele diz?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 279

Seja uma Bênção Para os Outros

E vamos considerar e prestar atenção contínua em cuidar uns dos outros, estudando como podemos ativar (estimular e incitar) o amor, os atos úteis e as atividades nobres... HEBREUS 10:24

 Pedi a centenas de pessoas para compartilharem comigo algumas maneiras práticas pelas quais elas acreditavam que poderiam demonstrar amor. Li livros, pesquisei na internet, e fui muito determinada em minha própria jornada para encontrar formas criativas de incorporar esse conceito de amar as pessoas em minha vida diária. Eu gostaria de compartilhar com você algumas das coisas que aprendi. Eis algumas idéias que reuni:

• Quando ficar óbvio que você e outra pessoa querem a mesma vaga de estacionamento, deixe que a outra pessoa fique com ela, e faça isso com um sorriso no rosto. 

• Corte a grama de um vizinho idoso ou retire a neve da calçada dele no inverno. 

• Faça as compras de mercado para uma família que acaba de ganhar um bebê recém-nascido. 

• Dê uma carona para alguém que não tem transporte até a igreja, ou até outro evento, mesmo que você tenha de sair do seu trajeto para fazer isso. 

• Ouça verdadeiramente outra pessoa sem interromper. 

• Segure uma porta aberta para um estranho e deixe que ele passe na sua frente. 

• Deixe que alguém que está apenas com algumas mercadorias passe na sua frente quando você estiver na fila de uma loja ou supermercado. 

• Tome conta das crianças de uma mãe ou pai solteiro para dar a essa pessoa algum tempo livre ou para que ela termine um projeto em paz. 

• Convide uma pessoa que não tem família na cidade para passar o Natal em sua casa. 

• Envie cartões e/ou flores para demonstrar o seu apreço. Comece com essa lista simples, mas permita que o Espírito Santo lhe mostre mais idéias. 

Fazer coisas aleatórias pelas pessoas apenas para ser uma bênção é uma maneira incrível de demonstrar o amor de Deus. 


Confie Nele

Se você confia que o amor de Deus por você é ilimitado, não terá problemas em demonstrar amor aos outros e até em sair do seu caminho para ser uma bênção para eles. Amamos porque Ele nos amou primeiro (ver 1 João 4:19)!


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sábado, 5 de outubro de 2024

O amor toma cuidado

O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial. Provérbios 27:9 

Quando seu parceiro (a) está estupefato(a) e sem saída, o amor chama você para separar o que parece necessário em sua própria vida para ajudar, mesmo se isso for simplesmente o presente de ouvir. Muitas vezes tudo o que ele (a) realmente necessita é somente colocar a situação para fora. Ele (a) precisa ver em você dois olhos atentos que verdadeiramente se importam com o que isto está custando a ele (a) e estejam sérios sobre ajudá-lo (a) a achar as respostas. Ele (a) precisa de você para orar com ele (a) sobre o que fazer, e continuar acompanhando-o (a) para ver como se sai. 

As soluções podem ser simples e fáceis, ou podem ser complexas e requererem energia e grande esforço. De ambas as formas, você deve fazer o que puder para encontrar as reais necessidades deste (a) que é parte de quem você é. E o tipo de atenção e apoio que você amaria saber que estava esperando por você quando tem uma necessidade. Seja aquele (a) que toma a liderança em tomar o cuidado. 


Desafio da Semana

 Qual é uma das maiores necessidades da vida do seu cônjuge agora? Há alguma que você possa tirar dos ombros dele (a) fazendo um ato de sacrifício de sua parte? Seja a necessidade grande ou pequena, proponha-se a fazer o que puder para supri-la.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 278

Em Lugar da Vergonha, Dupla Honra

Em lugar da sua [antiga] vergonha vocês terão dupla recompensa; em lugar da desonra e da acusação [o seu povo] se alegrará na sua porção. Portanto na sua terra eles possuirão o dobro [do que eles haviam perdido]; alegria eterna será deles. ISAÍAS 61:7 

Olhe comigo a primeira parte da passagem: “Em lugar da sua [antiga] vergonha vocês terão dupla recompensa”. A palavra recompensa significa “compensação” ou “pagamento pelas dores passadas”. 

Recompensa me faz lembrar a palavra compensação. Quando penso na compensação de um trabalhador, penso no pagamento feito a uma pessoa que sofreu um acidente de trabalho. Do mesmo modo, se nos ferimos enquanto trabalhamos para Deus, Ele cuida de nós. Se alguém se levanta contra nós, nos fere, nos rejeita ou nos machuca, precisamos continuar servindo a Deus e a fazer o que é certo, e Ele garantirá que recebamos a compensação devida no final. 

Entender que eu não tinha de cobrar das pessoas que me feriram foi transformador para mim. A verdade é que elas não podiam me pagar. Elas não podiam me devolver o que haviam tirado de mim, mas Deus sempre pode lhe dar mais do que as pessoas tiram de você. Encontramos outra promessa de recompensa em Joel: Έ Eu lhes restituirei ou substituirei os anos que o gafanhoto comeu... E vocês comerão abundantemente e ficarão satisfeitos e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que tratou com vocês maravilhosamente. E o Meu povo nunca será envergonhado” (Joel 2:25-26, grifo da autora). 

Observe as palavras vocês comerão abundantemente e ficarão satisfeitos. Essa parte da promessa significa muito para mim, porque passei muitos anos me sentindo insatisfeita e descontente. Não importava o que eu tinha, eu não estava satisfeita. Não importava o que ninguém fizesse por mim, eu não estava satisfeita. Não importava o que eu realizasse, eu não estava satisfeita. Por quê? Porque eu estava contando com as pessoas para me satisfazerem, mas só Deus pode nos satisfazer realmente. 

Seja o que for que você tenha perdido em sua vida, Deus restaurará. Isso é uma promessa. À medida que você confiar nele, Ele garantirá que você “coma abundantemente e fique satisfeito”. 


Confie Nele

Você não está na folha de pagamento do mundo; você está na folha de pagamento de Deus. Confie nele e Ele lhe pagará com dupla honra em lugar da sua vergonha.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

O amor supre as necessidades

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me. Mateus 25:35

Há necessidades que você deve estar buscando em sua esposa ou em seu marido. Ao invés de ficar triste porque ele (a) não está lhe tratando da maneira como deveria, deixe que o amor volte sua atenção para as necessidades dele (a). Passe tempo perguntando e observando o que está faltando para ele (a). Determine o que você pode ser capaz de fazer para ajudá-lo (a). 

Ele está "faminto" - precisando de você sexualmente, mesmo quando você não sente assim? Ela está "sedenta" - suplicando tempo e atenção que você dá aos outros? Ele sente-se como um "estranho" - inseguro em seu trabalho, precisando que o lar seja um refúgio? Ela está "nua" - fragilizada ou envergonhada, desesperada pela envolvente cobertura de sua afirmação? Ele está sentindo-se "doente" - fisicamente cansado e precisando de você para ajudar a guardá-lo de suas perturbações? Ela sente-se "presa" - temerosa e depressiva, precisando de alguma segurança e intervenção? 

As palavras "Como posso lhe ajudar?" precisam estar frescas em seus lábios o tempo todo. 


Oração

"Senhor Jesus, ajuda-nos a encontrar a necessidade do outro de uma forma que mostre amor e valorize um ao outro. Ensina-nos, a termos alegria em nos deleitar em nosso cônjuge. Em Teu nome oramos, amém."


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 277

Você Pode Orar ou Se Preocupar, Mas Não Faça as Duas Coisas!

[Pois Abraão], não tendo mais motivo de esperança, esperou com fé se tomar o pai de muitas nações, como lhe havia sido prometido, tão numerosos seriam os seus descendentes. ROMANOS 4:18 

Quando Deus prometeu um filho a Abraão e a sua esposa Sara, eles eram muito velhos, e tinham passado há muito da idade de gerar filhos. Eles tinham uma situação bastante impossível. Romanos 4:19 diz que Abraão não enfraqueceu na fé, mesmo quando olhou para si mesmo e viu que era impossível. Tanto o seu corpo quanto o ventre de Sara estavam praticamente mortos. No entanto, o versículo 20 diz: “Nenhuma incredulidade ou falta de confiança o fez vacilar (questionando com dúvidas) quanto à promessa de Deus, mas ele se fortaleceu e foi revestido de poder pela fé enquanto dava louvor e glória a Deus”. Abraão esperou por vinte longos anos que Deus cumprisse a Sua promessa, e ele nunca desistiu! 

Gosto de usar esta história a respeito de Abraão como exemplo, porque o fato de ele ter uma tarefa tão imensa me impressiona — realmente uma situação impossível. No entanto, ele viu além da tarefa-problema, enquanto se agarrava à promessa de Deus. É exatamente isso que devemos fazer.

Seja qual for a situação em que você esteja agora em sua vida — quer seja algo com seus filhos, ou com o seu casamento, ou com as suas finanças, ou quer você pense que nunca vai se recuperar do seu passado, ou quer você esteja lutando contra um vício, ou contra um pecado que continua tentando assediá-lo — saiba que Deus é maior que qualquer problema que você tenha. Evite se preocupar, porque quando você ora e depois se preocupa, a preocupação anula a sua oração. A oração é algo que você faz em vez de se preocupar. Não é algo que você faz com preocupação. A preocupação diz que não achamos realmente que Deus vai vir em nosso socorro, então precisamos ter um plano reserva caso Ele não apareça. A oração diz que confiamos em Deus para resolver a situação. 

Não precisamos saber o que Deus vai fazer, ou quando Ele vai fazer; só precisamos saber que Ele está conosco. Deus está trabalhando em sua vida agora de várias maneiras que você não vê e não entende. Só porque o que está acontecendo em sua vida agora não é agradável, isso não significa que Deus não está trabalhando. Ele está!


Confie Nele

Não importa o que você esteja atravessando, eleve isso a Deus e diga: “Deus, eu confio que Tu estás trabalhando em minha vida agora, e estou na expectativa de algo bom”.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

O amor refresca

A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. Provérbios 11:25 

A vida é difícil. Mas, geralmente o que entendemos por isso é que a nossa vida é difícil. Somos os primeiros a sentir isto quando somos aqueles maltratados ou perturbados. Nós somos rápidos em nos aborrecer quando nos sentimos despojados ou desapreciados. 

Porém, muitas vezes, só descobrimos que a vida é difícil para o nosso cônjuge quando ele começa a reclamar dela. Então, ao invés de verdadeiramente se importar ou correr para ajudar, pensamos que ele teve uma atitude ruim. Ao invés de julgar a situação com justiça, nós ficamos surdos para os problemas dele. 

Não quando o amor está trabalhando. 

O amor não tem que ser estremecido pelos evidentes sinais de aflição do (a) seu(ua) companheiro (a). Antes de preocupações e confusões começarem a enterrá-los, o amor já entrou em ação. Ele vê que está começando a ficar muito pesado, e vai ajudar. Isto se deve porque o amor nos chama para sermos sensíveis, previdentes e protetores de nosso cônjuge.


Desafio da Semana

Qual é uma das maiores necessidades na vida do seu cônjuge neste momento? É algo que você pode tirar dos ombros dele como um ato de sacrifício da sua parte? Seja a necessidade grande ou pequena, proponha-se a fazer o que puder para supri-la.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 276

Deus Esquece!

Porque Eu perdoarei a iniquidade deles, e dos seus pecados não mais me lembrarei [seriamente]. JEREMIAS 31:34 

Deus não apenas perdoa, mas também esquece todos os seus pecados. Ele não perdoa você e depois diz: “Ah!, puxa, Eu me lembro de quando tive de perdoar o Joãozinho por puxar o cabelo de sua irmã e fazê-la chorar. Agora ele quer que eu o perdoe por colar na prova de matemática. A lista de pecados perdoados dele está ficando incrivelmente longa”. 

Na verdade, se o Joãozinho fosse até Deus e dissesse: “Sei que o Senhor já me perdoou por puxar o cabelo da minha irmã, mas agora eu preciso do Teu perdão por colar em uma prova”, Deus diria: “O cabelo da sua irmã? Você me pediu para perdoar você por isso? Eu não me lembro disso de forma alguma; não há registro disso em lugar algum”. 

Essa passagem de Jeremias e muitas outras que você encontrará na Bíblia (Hebreus 10:14-17, por exemplo), não está falando de um perdão que acontece no dia em que recebemos a Cristo e que trata apenas de todos os nossos pecados anteriores. O perdão de Deus é contínuo por toda a duração das nossas vidas; ele é para todos os dias. 

Quando Jesus morreu na cruz, há 2 mil anos, Ele não apenas perdoou tudo o que fizemos no nosso passado, como também se comprometeu a perdoar todos os pecados que cometeríamos no futuro. Ele sabe todas as decisões erradas que vamos tomar, e todas elas estão cobertas. Tudo que temos de fazer é admitir nossos pecados, estar dispostos a nos afastar deles, e permanecer tendo um relacionamento com Ele. Quando Deus olha para os nossos pecados, Ele vê a nossa fé em Jesus, que é o nosso sacrifício perfeito — não o pecado que acabamos de cometer. 

Por isso, o que Deus realmente quer de nós não é um desempenho perfeito, um comportamento perfeito ou atitudes perfeitas, porque Ele já vê essas coisas em Jesus a nosso favor. O que Deus quer de nós é um coração que o ama verdadeiramente. 


Confie Nele

Deus não se surpreende com nada que você faz. Você pode confiar no Seu amor e no Seu perdão, porque Ele sabia dos seus erros muito antes de você cometê-los, e quer você perto dele mesmo assim. Hoje, decida-se a parar de se lembrar do que Deus esqueceu e concentre-se, em vez disso, em amá-lo.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

O amor se sacrifica

Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16 

O amor faz sacrifícios. Ele, com desejo, vai até a milha extra, paga o preço mais alto, ou sofre a maior dor se isto é o necessário para suprir a maior necessidade do outro. O amor nos mantém tão sintonizados naquilo que o nosso cônjuge precisa que muitas vezes respondemos sem sermos perguntados. E quando não reparamos a tempo e ouvimos o que aconteceu, o amor imediatamente responde ao coração do problema. Ele já respondeu às perguntas: "Ela merece isto" ou "Ele é digno disto?" 

O compromisso requer sacrifício. O amor é menos preocupado em ser mal entendido ou em levar vantagem sobre ele para encontrar as necessidades do outro. O amor nos inspira a sacrificar o que queremos para dar ao nosso cônjuge aquilo que ele necessita. 

Foi isto que Jesus fez. "Ele deu Sua vida por nós" para mostrar-nos que "devemos também entregar nossa vida" pelos outros. Ele nos ensinou que a melhor evidência para o amor é achada em ver a necessidade de alguém, e depois, fazer alguma coisa para saciá-la. 


Vá Mais Fundo

Leia I João 3:16-19- O escritor vai do geral (verso 16) para os específicos (versos 17-18). Você hesita em ajudar os outros necessitados, ou você está indo por um caminho para demonstrar praticamente o amor àqueles a sua volta?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 275

Dê a Si Mesmo uma Vantagem Inicial

Ele me desperta a cada manhã, Ele desperta o meu ouvido para ouvir como discípulo [como alguém que é ensinado], ISAÍAS 50:4 

Nada preparará você para enfrentar o que você precisa enfrentar no trabalho, em casa, nos relacionamentos ou na vida diária, como dedicar algum tempo a ter comunhão com Deus, antes que o seu dia atarefado comece. Quando entendi que eu precisava me preparar para enfrentar cada dia passando tempo com Deus, alguns de meus filhos reclamaram. Eles eram adolescentes naquela época, por isso eu disse a eles: “Ouçam, vocês são grandes o suficiente para colocarem cereal em uma tigela e derramar leite nela. E vocês devem ficar felizes por eu ir fazer o meu estudo todas as manhãs. Vocês terão um dia muito melhor se eu tirar esse tempo para estar com Deus!” Ontem pela manhã, eu disse à minha filha Sandra que ia passar a primeira parte da minha manhã com o Senhor, e ela respondeu: “Você vai ficar gentil?” Ambas rimos, porque aprendemos que até algo simples como ser gentil com os outros pode ser impossível sem essa preparação diária na presença de Deus e na Palavra. Sei que muitas pessoas se sentem extremamente pressionadas pelo tempo, e a simples ideia de adicionar algo mais à sua programação faz você tremer. Tudo o que eu tenho a dizer é, quanto mais você tem a fazer, e quanto mais ocupado estiver, mais você realmente precisa passar tempo com Deus. Não sei como você precisará ajustar a sua programação, mas sei que o tempo que você dá a Deus não é diferente do dinheiro que você dá a Ele. Se você lhe der tempo, Ele vai dar tempo de volta para você. Deus está no comando do tempo; Ele sabe quanto tempo você precisa para realizar as coisas que realmente precisa fazer, e Ele pode proteger você e ajudá-lo a administrá-lo, se você passar tempo com Ele em primeiro lugar. Pare de tentar encaixar Deus na sua agenda e tome a decisão de colocá-lo em primeiro lugar, depois organize o resto da sua agenda ao redor dele. 


Confie Nele

Você tem passado tempo com Deus se preparando para as situações que possam acontecer durante o seu dia? A vida não tem de oprimir você ou pegá-lo de surpresa. Prepare-se para os desafios que você enfrentará a cada dia, confiando o seu tempo a Ele.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 1 de outubro de 2024

O amor estende a mão

E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. Marcos 1:41 

Para vocês interagirem todos os dias, não é difícil dizer quando algo está errado na vida de seu cônjuge. Um tom de voz, uma certa expressão — você reconhece imediatamente como sendo um sinal de desapontamento, preocupação, ou depressão. O amor entende que a resposta mais comum para "Qual é o problema?" é "Nada". Então, ele não para em uma resposta que não convence. O amor continua perguntando de forma gentil, e então, estende a mão para ajudar. 

Há vezes quando seu(ua) companheiro (a) está querendo admitir que há algo de errado, mas não está interessado em falar sobre isto. Não ainda. O amor sabe que esperar por uma situação mais condutível é muitas vezes a coisa sábia a se fazer. Mas, mesmo se o humor melhorar e o assunto não for trazido à tona, não permita que sua aversão ao conflito não lhe deixe perguntar novamente mais tarde. Tudo que esteja machucando o outro se torna menos pesado quando você carrega junto. Esteja certo que sua esposa ou marido sabe que você considera como uma honra servi-los com a compaixão necessária. 


Desafio da Semana

Qual é uma das maiores necessidades na vida do seu cônjuge neste momento? E algo que você pode tirar dos ombros dele como um ato de sacrifício da sua parte? Seja a necessidade grande ou pequena, proponha-se a fazer o que puder para encontrá-la.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 274

Faça o Seu Vizinho Feliz

Que cada um de nós pratique agradar (fazer feliz) o seu próximo para o seu bem e para o seu verdadeiro bem-estar, edificá-lo [fortalecê-lo e levantá-lo espiritualmente]. ROMANOS 15:2 

A Bíblia ensina que, se formos fortes na fé, devemos suportar as falhas dos fracos e viver para agradar os outros. Cada um de nós deve praticar agradar e fazer nosso próximo feliz para o bem dele, edificá-lo, fortalecê-lo e levantá-lo (ver Romanos 15:1-2). 

Esse é um conselho maravilhoso, mas frequentemente fazemos o contrário. Queremos que os outros vivam para nos fazer felizes e para fazer o que nos agrada. O resultado é que não importa o que as pessoas façam, nunca estamos felizes e satisfeitos. 

Você vai ser sincero e fazer algumas perguntas a si mesmo que podem ser difíceis de responder, mas que o colocarão face a face com a sua situação no que diz respeito a amar as pessoas? 

• Quanto você faz pelos outros? 

• Você está tentando descobrir o que as pessoas querem e precisam para poder ajudar? 

• Você está tentando sinceramente conhecer as pessoas que fazem parte da sua vida de forma genuína? 

• Até que ponto você realmente conhece as pessoas da sua própria família? 

Ao responder a essas perguntas há alguns anos, fiquei horrorizada com o nível de egoísmo da minha vida, embora eu fosse uma ministra cristã havia muitos anos. A verdade começou a abrir os meus olhos acerca da razão pela qual eu ainda estava infeliz e não realizada, embora eu tivesse todos os motivos para ser realmente feliz. O ponto principal era que eu era egoísta e egocêntrica, e precisava mudar. Essas mudanças não aconteceram rapidamente ou facilmente, nem estão completas até agora, mas à medida que prossigo diariamente, estou progredindo e estou mais feliz o tempo todo. 


Confie Nele

Confie em Deus o suficiente para depositar-se a si mesmo nas mãos dele, e confie nele para suprir todas as suas necessidades, enquanto você está ocupado suprindo as necessidades dos outros.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia