quinta-feira, 31 de outubro de 2024

O amor estabelece díretrizes

Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à Isaías 43:19 

Alguns casais entram em um casamento para repetir o que eles vivenciaram enquanto cresciam e observavam seus pais. Outros, cuja educação esteve longe de ser a melhor, balançam o pêndulo e fazem o mais diferente que podem dos seus pais. Às vezes, as melhores lições que as crianças aprendem com os pais é sobre o que não fazer. 

A verdade é, mesmo os melhores pais cometem erros ao constituir sua família. Pode ser que haja muito para ser melhorado em seu pai e sua mãe, e você é sábio para aprender com os bons exemplos e construir em cima dos exemplos deles. Mas, seu chamado não é ser um espelho do casamento deles, não importando o quão amável ele tenha sido. Deus deu a você os pais que Ele criou para você, mas Ele quer que você construa sobre o sucesso deles e evite suas falhas. Você deve quebrar as cadeias de pecados que passaram pelas gerações e perdoar completamente os seus pais e seguir em frente em fé. E, o mais importante: você deve submeter sua vida ao Senhorio de Cristo e à diretriz de Sua Palavra. Formule as regras para sua própria família seguindo as regras dEle. Ele é o nosso modelo e maior ideal. 


Desafio da Semana

Se possível, convide seus pais (ou um casal mais velho que sirva a Deus) para saírem com vocês. Use a lista do "Caçadores do Tesouro" anexada ao Apêndice para aprender com as experiências de vida deles.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 304

Mudança, a Evidência Mais Visível

Então o Espírito do Senhor virá poderosamente sobre você, e você será projeta com eles; e será transformado em outro homem. 1 SAMUEL 10:6

As evidências mais importantes de que o Espírito Santo encheu a sua vida são a mudança de caráter e o desenvolvimento do fruto do Espírito Santo, descrito em Gálatas 5:22-23 (paciência, bondade, domínio próprio, etc.). 

Deus batiza as pessoas no Espírito Santo para capacitá-las a viver ousadamente para Ele. E quando você andar no poder do Seu Espírito, haverá a evidência apropriada do batismo no Espírito Santo. Falar em línguas foi uma das evidências do derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, mas a evidência mais importante naquele tempo foi, e sempre será, homens e mulheres transformados. 

No julgamento de Jesus, Pedro negou Cristo três vezes por medo dos judeus (ver Lucas 22:56-62), mas depois de ser cheio do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, ele se levantou e pregou uma mensagem extremamente ousada. O resultado da pregação de Pedro naquele dia foram 3 mil almas acrescentadas ao Reino de Deus (ver Atos 2:14-41). O batismo no Espírito Santo transformou Pedro; ele o transformou em outro homem. O seu medo de repente desapareceu, e ele se tornou ousado. 

Na verdade, não foi apenas Pedro quem tomou uma posição ousada naquele dia. Todos os demais apóstolos fizeram o mesmo. Todos eles estavam escondidos atrás de portas fechadas por medo dos judeus, quando Jesus apareceu a eles depois da Sua ressurreição (ver João 20:19-22).De repente, depois de serem cheios com o Espírito Santo, todos eles se tornaram destemidos e ousados. 

O mundo está cheio de pessoas que vivem atormentadas pelo medo diariamente. Infelizmente, a maioria delas nem sequer percebe que há ajuda disponível para elas por meio do enchimento do Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo transformou Saulo; ele transformou Pedro e os discípulos; ele me transformou, e ele continua a transformar aqueles que buscam com sinceridade em todo o mundo. 


Confie Nele

Se você tem o desejo de viver para Deus e quer glorificá-lo, deixe que a sua vida seja a evidência. Confie no Espírito Santo dentro de você para transformá-lo em um seguidor de Cristo destemido e ousado.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

O amor traz liberdade

Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17

Ao lidar com a família do cônjuge, há uma palavra de diferença entre honrar e obedecer. Honrar significa recompensá-los com seu respeito e preocupação. Mas eles não estão permitidos a dirigir sua vida ou exigir nada de você. Seu casamento amarrou o nó e quebrou permanentemente o cordão umbilical. Eles, também, são chamados por Deus para mostrar respeito ao deixar você ser a autoridade sobre sua nova unidade da família. 

Se este limite está rompido e violado, o filho crescido deve ir até sua mãe ou pai — com honra — e insistir em um respeito por privacidade e a liberdade de tomar decisões sem ter medo de ofender. Esses amáveis lembretes podem ou não ser bem recebidos. Mas, sua lealdade a seu cônjuge deve tomar o procedente sobre o seu desejo de agradar sua mãe e seu pai. 

Se você tem filhos casados, você deve ser o (a) primeiro (a) a perceber quando eles estão cometendo erros, ou você pode ter um tempo difícil em relação ao seu genro ou nora. Mas você deve estar ciente dos limites que eles têm, mostrando uma amável moderação e confiando em Deus pelo cuidado e futuro. 


Vá Mais Fundo

Jesus manteve um equilíbrio em Seus ensinamentos em honrar os pais (Mateus 15:1-6) mesmo não tendo rompido os limites em Sua lealdade com eles (Leia Mateus 10:37; 12:46-50).


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 303

Convide -o a Entrar em Todos os Cômodos da Sua Casa

Jesus, cheio do Espirito Santo, voltou ao Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto... LUCAS 4:1 

Depois que eu fui cheia do Espírito Santo, encontrei Deus em áreas da minha vida às quais eu não o havia convidado ainda. Ele tratou comigo em todas as áreas; não havia nada em que Ele não estivesse envolvido. Eu gostei disso, mas não gostei, se que é você me entende. Foi empolgante, mas assustador. 

Deus se envolveu na maneira como eu falava com as pessoas e como eu falava sobre elas. Ele se envolveu em como eu gastava o meu dinheiro, em como eu me vestia, em quem eu tinha como amigos, no que eu fazia para me divertir. Ele se envolveu na minha vida mental e nas minhas atitudes. Percebi que Ele conhecia os segredos mais profundos do meu coração, e que nada estava oculto a Ele. Deus tinha as chaves de cada cômodo da minha casa (o meu coração), e Ele entrava sem avisar — sem sequer bater ou tocar a campainha. Em outras palavras, eu nunca sabia quando Ele poderia aparecer e dar uma opinião acerca de um assunto, mas isso parecia acontecer cada vez com mais frequência. Como eu disse, foi empolgante, mas percebi depressa que muitas coisas iam mudar. 

Todos nós queremos mudança, mas quando ela chega, é assustador. Queremos que nossas vidas mudem, mas não o nosso estilo de vida. Não gostamos do que temos, mas pensamos: E seu eu gostar menos ainda daquilo que virá em seguida? Ficamos assustados quando parece que estamos sem o controle e nas mãos de outra pessoa. 

Ser cheio do Espirito Santo significa viver as nossas vidas para a glória e o prazer de Deus, e não para a nossa própria glória e prazer. Significa abrir mão da vida que havíamos planejado e descobrir e seguir o plano dele para nós. Quando damos a Deus o assento do motorista de nossas vidas, as coisas podem mudar depressa. Embora as mudanças que Deus faça possam parecer assustadoras a princípio, no fim entenderemos que elas foram para o nosso bem.


Confie Nele

Convidar Deus para habitar em todas as áreas da sua vida pode ser assustador, mas se você realmente quer se tomar a pessoa que Ele o criou para ser, precisa confiar que Ele sabe o que é melhor e fará com que tudo coopere em seu benefício.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 29 de outubro de 2024

O amor contínua a honrar

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12 

Mesmo que uma mulher e um marido estejam livres de sua obrigação de obedecer as ordens de seus pais, a Bíblia dá uma clara instrução de que honrar os pais é um dever que deve ser cumprido por toda vida. Seja livre e generoso com suas expressões de agradecimento para com sua mãe e seu pai. Dê peso aos alertas e conselhos, respeite o julgamento deles, não ignorando o que eles têm a dizer. Comunique-se com eles sobre as coisas que estão acontecendo, sabendo que muitas dessas bênçãos que você desfruta resultam investimentos que eles fizeram em você. A medida que eles vão ficando mais velhos, comprometa-se em cuidar deles quanto mais seja possível, mesmo se isso se torne um sacrifício ou seja inconveniente. 

É verdade que alguns pais têm sido (e talvez continuem sendo) frios, ásperos e grosseiros. E mesmo que você não possa honrar suas atitudes e ações, sua escolha em viver uma vida de devoção e exemplo será um testamento de gratidão para eles, por darem a você a vida. "Um filho sábio traz alegria para seu pai" (Provérbios 10:1). A maior honra que alguém pode dar a seus pais é a honra de uma vida bem vivida. 


Desafio da Semana 

Se possível, convide seus pais (ou um casal mais velho que sirva a Deus) para saírem com vocês. Use a lista do "Caçadores do Tesouro" anexada ao Apêndice para aprender com as experiências de vida deles.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 302

Você É Exatamente Como Seu Pai

Embora meu pai e minha mãe tenham me abandonado, o Senhor me acolherá [me adotará como Seu filho], SALMOS 27:10

Quando conheci meu marido Dave, eu tinha 23 anos de idade e tinha um bebê de nove meses de um casamento no qual entrara aos dezoito anos. Quando Dave me pediu em casamento, respondi com estas palavras: “Bem, você sabe que eu tenho um filho, e que se você me receber, irá recebê-lo também”. 

Dave me disse algo maravilhoso: “Não conheço o seu filho tão bem assim, mas sei que eu a amo, e também vou amar qualquer coisa ou qualquer pessoa que seja parte de você”. 

Essa história tem muito a ver com a razão pela qual Deus nos adota. Como crentes em Cristo, somos parte dele — e Deus Pai decidiu, antes da fundação do mundo, que qualquer pessoa que amasse a Cristo seria amada e aceita por Ele. O Senhor decidiu que adotaria todos aqueles que aceitassem a Jesus como seu Salvador (ver Efésios 1:3-6). 

Pelo novo nascimento, fomos trazidos para a família de Deus. Ele se tornou o nosso Pai. Assim como nossos filhos herdam as nossas características, devemos ter o jeito e as características de Deus. O caráter dele deve ser duplicado em nós — Seus filhos e filhas. Em João 14:9 Jesus disse: “Se vocês Me viram, vocês viram o Pai” (paráfrase). 

Um filho adotado pode não ser parecido com o pai adotivo inicialmente, assim como nós não nos parecemos com Deus de modo algum antes da nossa adoção por Ele. Mas até mesmo um filho adotado começa a assumir as características dos pais adotivos. As pessoas ficam absolutamente impressionadas quando descobrem que nosso filho mais velho, David, foi adotado por Dave. As pessoas dizem repetidamente o quando ele se parece com seu pai, o que, naturalmente, é impossível, porque ele não tem nenhum gene de Dave em seu sangue. 

Quando fui adotada na família de Deus, eu não agia em nada como meu Pai celestial, mas ao longo dos anos eu mudei, e felizmente, as pessoas agora podem vê-lo em mim.


Confie NEle

Você se parece com Deus? Se você precisa se convencer de que é um filho de Deus, um coerdeiro legal com Cristo, confie no Espírito de Adoção, o maravilhoso Espírito Santo, para trabalhar no seu coração. Alegre-se à medida que você começar a se parecer cada vez mais com Ele todos os dias.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

O amor traz unidade

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15 

É tempo de deixar o amor mudar seu pensamento. É tempo de entender que seu cônjuge é tão parte de você quanto as suas mãos, seus olhos e seu coração. Ele também precisa ser amado e apreciado. E se sua esposa ou marido tem problemas causados por dor e frustração, então, você deve cuidar dele (a) com a mesma medida de amor e ternura como se fosse uma doença física. Se sua esposa ou marido está magoado (a) de alguma forma, você deve se vê como um instrumento que ajuda trazer cura para a vida dele(a). A luz disso, pense em como você trata o corpo físico de seu cônjuge. Você o aprecia como o seu próprio? Você o trata com respeito e ternura? Ou você faz com que eles se sintam tolos e envergonhados? Você faz piadas e menospreza? Assim como você valoriza seus olhos, mãos e coração, você deve valorizar seu cônjuge como um presente inestimável. 


Perguntas

Você criticou o corpo de seu cônjuge de alguma forma que o tenha machucado? 

Caso afirmativo, você pediu perdão por isso? 

Quais são algumas das formas que você pode honrar e apreciar o corpo de seu marido ou esposa?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 301

Permaneça Sensível ao Espírito

E Eu derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém o Espírito de graça ou de favor imerecido e súplicas. ZACARIAS 12:10 

De acordo com esse versículo, o Espírito Santo é o Espírito de Súplicas. Isso significa que Ele é o Espírito de Oração. Todas as vezes que sentimos um desejo de orar, é o Espírito Santo nos dando esse desejo. 

Reconheço que quando estamos sendo guiados pelo Espírito Santo a orar, em geral essa é uma lição que levamos muito tempo para aprender. Costumamos atribuir muitas coisas à coincidência ou ao acaso, em vez de entendermos que Deus está tentando nos guiar pelo Seu Espírito. 

Uma segunda-feira, comecei a pensar em um amigo a quem respeito e valorizo tanto, que pensar nele não é raro para mim. Mas durante um período de três dias, ele continuava me vindo à mente. Eu ficava adiando ligar para ele porque estava ocupada (isto lhe soa familiar?). 

Na quarta-feira, eu estava a caminho de um compromisso quando me encontrei com a assistente desse amigo. Imediatamente perguntei a ela como ele estava passando. Soube que ele estivera doente, e que ao voltar da consulta com o médico, ele havia recebido um telefonema, dizendo que o seu pai fora diagnosticado com câncer, que estava se espalhando por todo o corpo. 

Percebi depressa por que o meu amigo havia estado no meu coração por tanto tempo naquela semana. Devo admitir que eu não dediquei tempo para orar por ele. Eu pensei nele, mas não tomei nenhuma atitude para ligar ou orar por ele. Estou certa de que Deus trabalhou por meio de outra pessoa para preparar o meu amigo para a semana que ele estava enfrentando, já que eu estava deixando passar o chamado do Espírito. Mas se eu tivesse orado imediatamente na segunda-feira, e talvez tivesse ligado para ele naquele dia, eu teria o prazer de saber que Deus havia me usado para ministrar encorajamento a alguém que estava prestes a enfrentar uma experiência difícil. 

Deus quer nos usar como Seus ministros e representantes, mas precisamos aprender a ser mais sensíveis ao Espírito de Súplicas. 


Confie Nele

Você está sintonizado com o Espírito que o impulsionam orar? Dê as boas-vindas ao Espírito de Súplicas em sua vida, e confie em Deus para falar com você e por meio de você. É maravilhoso observar as coisas milagrosas que acontecem em resposta à oração.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

domingo, 27 de outubro de 2024

O amor se deleita

Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela. Isaías 62:4 

Na relação do seu casamento, você nem sempre se sentirá amando. É irreal para o seu coração constantemente se alegrar com o pensamento de passar cada momento com seu cônjuge. Ninguém pode manter um desejo ardente de estar juntos somente nos sentimentos. Mas é também difícil amar alguém somente pela falta de obrigação. 

Por nós mesmos, temos a tendência de sermos reprováveis para outra pessoa. Ela vai lhe dar nos nervos. Ele vai lhe ofender. Mas os nossos dias são muito curtos para desperdiçarmos fazendo tempestades em copos d'água, A vida é muito rápida para isto. Pelo contrário, é tempo de direcionar seu coração uma vez mais e se deleitar em seu(ua) parceiro (a). 

Aproveite o seu cônjuge. Pegue na mão dela e busque sua companhia. Deseje a conversa dele. Lembre-se porque se apaixonou pela personalidade dele. Aceite esta pessoa — com suas peculiaridades e tudo — e receba bem ele (ou ela) em seu coração. 


Vá Mais Fundo

Leia Cantares de Salomão 5:2-8 e considere a inconstância dos sentimentos deles um pelo outro. Observe como ela reacende seu desejo por seu(ua) esposo (a).


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 300

O Espírito Santo Lhe Dá Força

Então, por amor a Cristo, me agrado e tenho prazer nas enfermidades, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições, nas perplexidades e nos sofrimentos; pois quando sou fraco [na força humana], então sou [verdadeiramente] forte (capaz, poderoso na força divina). 2CORÍNTIOS 12:10

Quando precisei fazer uma cirurgia, passei por todos os momentos de dúvida e medo que geralmente surgem antes de uma cirurgia grave. Naturalmente, todos os membros da minha família e todos os que me cercavam me diziam para confiar em Deus. Eu queria confiar, mas às vezes achava isso mais difícil que outras. Às vezes, sentia-me segura, e de repente um espirito de medo me atacava, e sentia-me novamente amedrontada com a cirurgia. 

Isso continuou até que, uma manhã, por volta das 5 horas, durante um tempo em que eu não conseguia dormir, a voz do Senhor falou ao meu coração: “Joyce, confie em Mim; Eu vou cuidar de você”. Daquele momento em diante eu não tive medo, porque quando Deus fala conosco de uma forma pessoal, a fé vem com o que Ele diz (ver Romanos 10:17). 

Se soubéssemos que poderíamos ir ao médico e conseguir uma receita de pílulas que nos dessem força instantânea todas as vezes que nos sentimos fracos, provavelmente não hesitaríamos em fazer isso. Estou lhe dizendo, com base na Bíblia, que essa força está disponível a você por meio do poder do Espírito Santo. 

O apóstolo Paulo considerava a força de Deus tão maravilhosa, que em 2 Coríntios 12:9-10 ele realmente disse que se gloriaria nas suas fraquezas. Colocando isso em nossa linguagem de hoje, Paulo estava dizendo que ficava satisfeito quando estava fraco, porque ele podia experimentar a força de Deus. Esse versículo em particular realmente ministrou a mim ao longo dos anos. 

Agradeço a Deus porque eu não preciso desistir só porque me sinto fraca ou cansada mentalmente, fisicamente ou até espiritualmente. Posso pedir a Deus para me fortalecer pelo poder do Espírito Santo que habita em mim (ver Efésios 3:16) — e você pode fazer o mesmo! 


Confie Nele

Você pode confiar em Deus para ser a sua força, e pode até ter prazer nas suas fraquezas, porque elas permitem que você o veja operando em você! 


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sábado, 26 de outubro de 2024

O amor entende o seu papel

Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou. Eclesiastes 3:2 

Quando um homem e uma mulher entram na cerimónia de casamento, eles ainda estão sobre a autoridade dos pais. As mães e pais são colocados em um lugar de honra. O pai da noiva, tradicionalmente, entrega sua filha. Até este momento, ela esteve sobre a proteção e o cuidado dele. Mas após a cerimónia, os novos esposo e esposa andam a frente de qualquer pessoa. Eles andam debaixo da autoridade um do outro; eles andam debaixo de Deus. No espaço de menos de uma hora, seus pais mudaram do papel de autoridades para o papel de conselheiros. 

Algumas culturas ensinam o contrário dessa troca de papéis, esperando que até filhos crescidos, casados, se submetam à vontade de seus pais. Mesmo nas culturas onde isto não é o caso na teoria, pode ser algumas vezes o caso na prática, quando os pais continuam a exercer poder sobre as decisões do novo casal. Mas este não é o plano estabelecido por Deus. "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Génesis 2:24). E aqui que o amor é planejado a deixar para que possa unir. 


Desafio da Semana

Há alguma questão de "deixar" que você ainda não tenha conseguido conquistar? Confesse isto para o seu cônjuge hoje, e resolva fazer isto de forma certa. Siga com este compromisso com seu cônjuge e com Deus para fazer do seu casamento prioridade sobre qualquer outro relacionamento humano.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 299

Dê um Passo de Fé para Descobrir

Os planos da mente e do pensamento organizado pertencem ao homem, mas do Senhor vem a resposta [sábia] da língua. PROVÉRBIOS 16:1

Costumamos achar difícil confiar no que acreditamos que pode ser a direção do Senhor. Não é que não confiemos nele, mas não confiamos em nossa capacidade de ouvi-lo. 

Eventualmente descobri que eu tinha de dar um passo de fé, e depois eu descobriria por experiência própria como reconhecer a direção do Espírito Santo. “Dê um passo de fé e descubra”, é o que sempre digo. Quando estamos aprendendo a ser dirigidos pelo Espírito Santo, estamos propensos a cometer alguns erros, mas Deus sempre nos ajuda a voltar à rota certa, e aprendemos com os nossos erros. 

O processo de aprender a ser guiado por Deus não é diferente do processo pelo qual os bebês passam quando estão aprendendo a andar. Todos eles caem nesse processo, mas desde que se levantem e tentem outra vez, com o tempo eles acabarão não apenas andando, mas também correndo a toda velocidade. 

Tiago, capítulo 1, começa nos dizendo como lidar com as provações da vida. Há uma maneira natural de lidar com os problemas, mas também há uma maneira espiritual de lidar com eles: 

Se algum de vocês é deficiente em sabedoria, que peça ao Deus doador [que dá] a todos liberalmente e de bom grado, sem reclamar ou apontar erros, e lhe será dado. Apenas deve pedir com fé e sem vacilar (sem hesitar, sem duvidar). Pois aquele que vacila (hesita, duvida) é como as ondas do mar que são sopradas para um lado e para o outro e levadas pelo vento. — Tiago 1:5-6 

Jesus está dizendo aqui: “Se você está com dificuldades, pergunte a Deus o que deve fazer”. Talvez você não receba uma resposta imediatamente ao fazer o seu pedido, mas descobrirá, à medida que estiver cuidando das suas coisas, que a sabedoria de Deus está operando por meio de você, pois a Sua sabedoria é divina e está além do seu conhecimento natural. 


Confie Nele

Se você está tendo dificuldades em confiar na sua capacidade de ouvir a Deus, “dê um passo de fé e descubra”! Aprender a discernir a voz de Deus é um processo. Mesmo que você caia, pode confiar nele para ajudá-lo a encontrar o caminho outra vez.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

O amor vive pelo objetivo

Para que sejam um, como nós somos um. João 17:22 

Não é incomum para os casais de todos os tipos ignorar os planos de Deus para o casamento, pensando que eles sabem mais do que Ele a respeito de como o relacionamento deles deve funcionar. Génesis 2:24 pode ter soado legal e nobre quando envolve o compartilhar dos votos no casamento. Mas o fundamento principal a ser colocado em prática, este "deixar" e "unir" e se tornar uma só carne, parece ser muito difícil de se fazer. Embora a vida nos pressione a ir contra o fluir dos planos de Deus, a realidade é que Ele vê além e está testando nossa fé enquanto pede que confiemos nEle.

Se você continuar a manter a paixão de Deus pela unidade em primeiro plano em sua mente e coração, seu relacionamento — ao longo do tempo — começará a refletir o inevitável plano do "uma só carne" que está impresso no DNA. Você não tem que ir em busca disso. Já está lá. Mas você tem que viver isto, ou não há nada mais a esperar do que desonra e desunião. 


Vá Mais Fundo

Jesus ordenou um modelo para o casamento em Mateus 19:3-6, que vem de Génesis 2:24. Baseado nestas passagens, responda as seguintes questões: O que é necessário em um casamento? Do que é necessário abrir mão? Como é consumado? O casamento é homossexual ou heterossexual? Ele vem de uma origem homossexual ou heterossexual? Como a união é descrita?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 298

“ Se Você Se Perder de Mim, Eu a Encontrarei”

O Senhor diz a vocês: “Não tenham medo nem se espantem por causa desta grande multidão, porque a batalha não é sua, mas de Deus”. 2 CRÔNICAS 20:15

Deus quer que aprendamos a depender inteiramente dele; essa é a verdadeira fé. É complicado demais tentar permanecer na vontade de Deus em nosso próprio poder. Quem de nós pode dizer que sabe com certeza absoluta 0 que deve fazer todos os dias?

Você pode fazer tudo o que sabe que deve fazer para tomar uma decisão correta. Você pode estar certo, mas existe a possibilidade de estar errado. Como você pode saber se está certo ou não? Você não pode. Precisa confiar em Deus para mantê-lo na Sua vontade, para endireitar qualquer caminho tortuoso diante de você, para manter você no caminho estreito que leva à vida, e fora do caminho largo que leva à destruição (ver Mateus 7:13). 

Sei algumas coisas sobre a vontade de Deus para a minha vida, mas não sei tudo, de modo que aprendí a permanecer em descanso e paz dependendo de Deus, orando para que a vontade dele seja feita, e confiando nele para me guardar. Aprendí isso quando Deus estava tratando comigo para que eu tomasse certa decisão. Eu agonizava: “Mas, oh Deus, e se eu estiver errada, e se eu cometer um erro? E se eu me perder de Ti, Deus?” 

Ele disse: “Joyce, se você se perder de Mim, Eu a encontrarei”. Apoiar-se em alguém é bom, desde que estejamos nos apoiando em alguma coisa ou em alguém que não desmorone quando menos esperarmos! Deus é uma boa escolha para nos servir de apoio. Ele tem um registro comprovado de fidelidade para com aqueles que entregam as suas vidas a Ele. 


Confie Nele

Ter fé em Jesus é “apoiar toda a sua personalidade nele em absoluta confiança no Seu poder, sabedoria e bondade” (Colossenses 1:4). Você está se apoiando nele?


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

O amor vem com um plano

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5:33 

Após a cerimónia do seu casamento, vocês estão livres para se tornarem tudo o que Deus quer dizer quando Ele os declara como "uma só carne". Vocês são capazes de alcançar unidade em sua tomada de decisões, mesmo quando têm diferentes pontos de vista. Vocês são capazes de alcançar unidade em suas prioridades, mesmo que tenham diferentes históricos de vida. Vocês são capazes de alcançar unidade em suas afeições sexuais um com o outro, mesmo que um (ou os dois) vivam memórias de impureza em seu passado. 

O homem agora é o líder espiritual de seu novo lar, encarregado com grande responsabilidade. Ele deve ser amável e carinhoso com sua esposa assim "como Cristo amou a Igreja e se deu por ela" (Efésios 5:25). A esposa agora está em união com ele, chamada para apoiar a liderança dele e "ver com isso que ela respeita seu marido" (Efésios 5:3 3) • Quando um casal segue o plano de Deus para o casamento, eles começam a construir um amor que pode verdadeiramente durar por toda a vida. 


Desafio da Semana 

Há alguma questão de "deixar" que você ainda não tenha conseguido conquistar? Confesse isto para o seu cônjuge hoje, e resolva fazer isto certo. Siga com este compromisso com seu cônjuge e com Deus para fazer do seu casamento prioridade sobre qualquer outro relacionamento humano.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 297

Receba Jesus em Sua Vida Diária

Se vivemos pelo Espírito [Santo], andemos também pelo Espírito. [Se pelo Espírito Santo temos a nossa vida em Deus, sigamos em frente andando alinhados, tendo a nossa conduta controlada pelo Espírito.] GÁLATAS 5:25 

Perguntamos às pessoas o tempo todo se elas receberam a Jesus, sem nem sequer realmente pensar no que isso significa. Se nós o recebemos, então o que fazemos com Ele? Certamente não devemos colocá-lo em uma pequena caixa marcada “Domingo de manhã”, tirá-lo dali nesse dia, cantar algumas canções para Ele, falar um pouco com Ele e depois colocá-lo de volta na caixa até o próximo domingo. Se o recebemos, então Ele deve estar sempre conosco. 

Não é agradável a Deus que as pessoas o deixem de fora de suas vidas diárias, enquanto fazem uso de fórmulas religiosas para tentar conseguir o que precisam. Não faça as coisas por fazer. Tenha um relacionamento verdadeiro com Deus que seja vivo e significativo, ou encare o fato de que você não tem relacionamento algum com Ele, e faça o que for preciso para ter um. 

Faça estas perguntas a si mesmo, e você descobrirá como está espiritualmente: 

• Você está crescendo diariamente no seu conhecimento de Deus e dos Seus caminhos? 

• Você aguarda com expectativa ir à igreja, ou isso é algo que você faz por obrigação? Você fica esperando que o culto termine para poder finalmente ir almoçar? 

• Você se sente próximo de Deus? 

• Em sua vida, você está manifestando o fruto do Espírito — amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão (humildade, gentileza) e domínio próprio (ver Gálatas 5:22-23)? 

• Você tem áreas em sua vida nas quais não deixou Deus entrar? 

Se você não está satisfeito com suas respostas a essas perguntas, lance a sua vida inteiramente em Deus e peça ao Espírito Santo para se envolver em cada aspecto dela. Se você fizer isso com honestidade e sinceridade, Ele começará a trabalhar em você de uma maneira poderosa e empolgante. 


Confie Nele

Você está apenas fazendo as coisas por fazer, ou entregou a sua vida completamente a Cristo, confiando tudo a Ele, para que Ele possa fazer uma obra poderosa em você?


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

O amor valoriza a unidade

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Mateus 19:6

Quando um jovem se casa, um pai pode não estar pronto para liberá-lo do controle e das expectativas dele. Enquanto estão em meio a uma dependência doentia ou brigas internas sobre o ninho vazio, os pais nem sempre abraçam o seu novo papel e responsabilidade. Em tais casos, o filho crescido — agora casado — tem que praticar a corajosa escolha do "deixar por si mesmo. Deve ser uma das coisas mais difíceis que você fará, mas isto honra o plano de Deus, e só ficará mais difícil se você adiar.

Se você está muito conectado aos seus pais, a identidade independente de seu casamento não será capaz de florescer. Você sempre estará hesitante, e novas raízes de ressentimento surgirão em seu relacionamento. Pois, sem "deixar" você não pode "unir" aquilo que você precisa, e a união do coração de vocês é necessária para expressar unidade. Unidade é uma qualidade do casamento para ser guardada a um grande custo. Somente em unidade você pode se tornar tudo o que Deus quer que você seja.


Oração

"Deus Pai, se nós temos qualquer problema não resolvido que esteja nos impedindo de experimentar a unidade que Tu planejaste para nós, por favor, exponha-os e ensina-nos a confiá-los a Ti. Em nome de Jesus. Amém."


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 296

Acredite סח Melhor

O amor (0 amor de Deus em nós) não insiste nos seus próprios direitos ou na sua própria maneira, pois ele não é egocêntrico. Ele não ê melindroso ou ressentido; ele não leva em consideração 0 mal que lhe efeito [ele não presta atenção no mal sofrido], 1 CORÍNTIOS 13:5

Se quisermos amar as pessoas, precisaremos deixar Deus transformar a maneira como pensamos acerca das pessoas e das coisas que elas fazem. Podemos acreditar no pior e desconfiar de tudo que as pessoas dizem e fazem, ou podemos acreditar no melhor. O verdadeiro amor sempre acredita no melhor.

O que pensamos e acreditamos é uma escolha. A raiz de muitos dos nossos problemas na vida é que não controlamos ou disciplinamos os nossos pensamentos. Se não disciplinarmos os nossos pensamentos, provavelmente acabaremos ficando desconfiados e acreditando nas coisas ruins que não glorificam a Deus.

O profeta Jeremias perguntou ao povo: “Por quanto tempo vocês vão permitir que os seus... pensamentos altamente ofensivos se abriguem dentro de vocês?” (Jeremias 4:14). Os pensamentos que as pessoas escolhiam pensar eram ofensivos a Deus. Quando escolhemos acreditar no melhor, somos capazes de esquecer tudo o que poderia ser prejudicial aos bons relacionamentos.

Quando as pessoas fazem alguma coisa que o fere, você pode acreditar que elas não perceberam o que estavam fazendo. Nesse caso, você poupará muita energia que, de outra maneira, gastaria ficando irado. Quando os seus sentimentos forem feridos, você ficará irado, mas pode escolher dizer a si mesmo: “Embora o que eles disseram ou fizeram tenha me ferido, escolho acreditar que o coração deles era reto”. Continue falando consigo mesmo até que os seus sentimentos de ira comecem a se dissipar. Dizer coisas do tipo “Não acredito que eles realmente tenham entendido como os seus atos me afetaram. Não acredito que eles tentaram me ferir de propósito. Talvez eles apenas estejam tendo um dia ruim hoje”. 

Sei, por experiência própria, que guardar uma lista mental das ofensas envenena as nossas vidas e não muda realmente a outra pessoa. Muitas vezes desperdiçamos um dia ficando irados com alguém que nem sequer percebe que fez alguma coisa que nos incomodou. Se quisermos guardar uma lista, por que não guardar uma lista das coisas boas que as pessoas fazem, e não dos erros que elas cometem?


Confie Nele

Escolha acreditar no melhor de todas as pessoas e confie em Deus para tratar com qualquer ofensa. Fazer isso 0 ajudará a desfrutar a vida diária.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Amor e casamento

Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne. Mateus 19:5 

Deus tem um plano de como o casamento deve funcionar. Ele consiste em deixar e unir. Ele reconfigura relações existentes enquanto estabiliza uma nova. Por isso, os casais que não adotam de coração esta mensagem do "deixar" e "unir" vão colher as consequências. É quando os problemas são muito mais difíceis de serem reparados sem machucar alguém. 

"Deixar" significa que você está quebrando um laço natural. Seus pais desempenham um papel de conselheiros para serem respeitados mas não podem mais dizer o que você tem que fazer. O propósito de "deixar" não é abandonar todos os contatos com o passado, mas, preferencialmente, preservar a unidade singular capturada pelo casamento. "Unir" carrega a ideia de pegar alguém ou alguma coisa por busca, juntando-se a eles como sua nova rocha de refúgio e segurança. 

Deixe. E junte. E deseje andar como um.


Desafio da Semana

Há alguma questão de "deixar que você ainda não tenha conseguido conquistar? 

Confesse isto para o seu cônjuge hoje, e resolva fazer isto da forma certa. 

Siga com este compromisso com seu cônjuge e com Deus para fazer do seu casamento prioridade sobre qualquer outro relacionamento humano.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 295

Acredite סח Melhor

O amor (0 amor de Deus em nós) não insiste nos seus próprios direitos ou na sua própria maneira, pois ele não é egocêntrico. Ele não ê melindroso ou ressentido; ele não leva em consideração 0 mal que lhe efeito [ele não presta atenção no mal sofrido], 1 CORÍNTIOS 13:5 

Se quisermos amar as pessoas, precisaremos deixar Deus transformar a maneira como pensamos acerca das pessoas e das coisas que elas fazem. Podemos acreditar no pior e desconfiar de tudo que as pessoas dizem e fazem, ou podemos acreditar no melhor. O verdadeiro amor sempre acredita no melhor. 

O que pensamos e acreditamos é uma escolha. A raiz de muitos dos nossos problemas na vida é que não controlamos ou disciplinamos os nossos pensamentos. Se não disciplinarmos os nossos pensamentos, provavelmente acabaremos ficando desconfiados e acreditando nas coisas ruins que não glorificam a Deus. 

O profeta Jeremias perguntou ao povo: “Por quanto tempo vocês vão permitir que os seus... pensamentos altamente ofensivos se abriguem dentro de vocês?” (Jeremias 4:14). Os pensamentos que as pessoas escolhiam pensar eram ofensivos a Deus. Quando escolhemos acreditar no melhor, somos capazes de esquecer tudo o que poderia ser prejudicial aos bons relacionamentos. 

Quando as pessoas fazem alguma coisa que o fere, você pode acreditar que elas não perceberam o que estavam fazendo. Nesse caso, você poupará muita energia que, de outra maneira, gastaria ficando irado. Quando os seus sentimentos forem feridos, você ficará irado, mas pode escolher dizer a si mesmo: “Embora o que eles disseram ou fizeram tenha me ferido, escolho acreditar que o coração deles era reto”. Continue falando consigo mesmo até que os seus sentimentos de ira comecem a se dissipar. Dizer coisas do tipo “Não acredito que eles realmente tenham entendido como os seus atos me afetaram. Não acredito que eles tentaram me ferir de propósito. Talvez eles apenas estejam tendo um dia ruim hoje”. 

Sei, por experiência própria, que guardar uma lista mental das ofensas envenena as nossas vidas e não muda realmente a outra pessoa. Muitas vezes desperdiçamos um dia ficando irados com alguém que nem sequer percebe que fez alguma coisa que nos incomodou. Se quisermos guardar uma lista, por que não guardar uma lista das coisas boas que as pessoas fazem, e não dos erros que elas cometem? 


Confie Nele

Escolha acreditar no melhor de todas as pessoas e confie em Deus para tratar com qualquer ofensa. Fazer isso o ajudará a desfrutar a vida diária.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

O amor serve a Deus, não ao dinheiro

Ninguém pode servir a dois Senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e despregará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24 

Um dos "desafios de amar" mais significantes é esse: a escolha de amar e servir a Deus mais do que ao dinheiro. "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (I Timóteo 6:10). 

Na vida, você terá muitas oportunidades de colocar o "ganhar mais dinheiro" acima do seu casamento, da sua família e de Deus. Você terá chance de orientar a sua vida a respeito de como pagar pela próxima grande compra que você deseja. De qualquer forma, isto tudo se caracteriza como a prioridade do seu coração. Jesus disse que nós podemos ou servir a Deus ou ao dinheiro, mas não aos dois. Então, não promova o dinheiro a uma posição de gerência. Não se submeta a ele como se fosse seu patrão. De preferência, force o seu dinheiro a se submeter a você, a jogar com as suas regras. Deus promete tomar cuidado daqueles que O buscam em primeiro lugar. Então, deixe que o dinheiro se torne uma forma de adoração, não um objeto de adoração. 


Vá Mais Fundo

Leia Mateus 6:10-21. Você usará o dinheiro como unia ferramenta de adoração? Como o alerta no versículo 24 alertará sua vida e suas decisões? A que Senhor você irá servir?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 294

Ame , Mesmo Quando Não Merecerem !

Mas Deus mostra e prova claramente o Seu [próprio] amor por nós pelo fato de que enquanto ainda éramos pecadores, Cristo (o Messias, o Ungido) morreu por nós. ROMANOS 5:8 

Uma das coisas mais belas que a Bíblia diz é que quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Ele não esperou que nós merecêssemos o Seu amor; Ele nos ama incondicionalmente. Para ser sincera, é difícil para muitos de nós compreendermos isso, porque estamos acostumados a ter de conquistar e merecer tudo na vida. 

Deus é rico em misericórdia, e para satisfazer o grande, maravilhoso e intenso amor com o qual Ele nos ama, Ele derramou a Sua vida por nós livremente (ver Efésios 2:4). Isto é amor revolucionário! O amor verdadeiro e revolucionário precisa se dar, pois ele nunca pode se satisfazer com nada menos que isso. 

É o amor incondicional de Deus que nos atrai a Ele, e é o nosso amor incondicional pelos outros em Seu nome que atrairá os outros a Deus. Ele quer que amemos as pessoas em Seu lugar, e que façamos isso da mesma maneira que Ele faria se estivesse aqui fisicamente.

O amor humano acha impossível amar incondicionalmente, mas temos o amor de Deus em nós como crentes em Jesus Cristo, e podemos deixar esse amor fluir livremente, sem condições. O amor do homem falha, mas o de Deus não. O amor do homem chega ao fim, mas o amor de Deus é infinito. Às vezes, vejo que embora eu não consiga amar determinada pessoa na minha própria força humana, sou capaz de amá-la com o amor de Deus. 

O verdadeiro amor de Deus não depende de sentimentos, ele se baseia em uma decisão. Vou ajudar qualquer pessoa que precise de ajuda, exceto se ajudá-la acabar por lhe fazer mal. Elas não precisam merecer isso. Na verdade, às vezes, penso que quanto menos elas merecem, mais belo e impactante é esse amor. É absolutamente libertador poder amar as pessoas sem parar para perguntar se elas merecem isso. 


Confie Nele

Você ama as pessoas incondicionalmente? Deus quer que você ame a todos, mas você não precisa fazer isso na sua  própria força. Confie na força dele e ame os outros com o amor dele. 


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia