sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Faça um Favor a Si Mesmo e Perdoe

E não deveria você ter piedade e misericórdia do seu próximo, assim como eu tive misericórdia de você? MATEUS 18:33 


Em Mateus 18:23-35, Jesus conta uma história a respeito de um homem que se recusou a perdoar outro. No final, ele defende a ideia clara e forte de que aqueles que não perdoam os outros são “entregues aos torturadores” (v. 34). Se você tem, ou já teve, dificuldade em perdoar os outros, estou certa de que pode confirmar essa verdade. Abrigar pensamentos de ódio e amargura contra outra pessoa em sua mente é realmente torturante. 

Talvez você tenha ouvido o ditado: “Recusar-se a perdoar é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”. Não estamos ferindo aquele que nos magoou quando ficamos irados contra ele. A verdade é que, na maior parte do tempo, as pessoas que nos ofendem nem sequer sabem como nos sentimos. Elas continuam seguindo com as suas vidas, enquanto nós tomamos o veneno da amargura. Quando você perdoa aqueles que o ofendem, na verdade está ajudando a si mesmo mais do que a eles, por isso eu digo: “Faça um favor a si mesmo e perdoe!” 

Geralmente pensamos: Mas é tão injusto eu perdoá-los e então eles simplesmente não serem punidos pelo que fizeram. Por que eu deveria sofrer a dor enquanto eles ficam livres? A verdade é que perdoando estamos liberando-os para que Deus possa fazer o que só Ele pode fazer. Se eu estiver no caminho — tentando me vingar ou cuidar da situação eu mesmo em vez de confiar em Deus e obedecer a Ele — Ele pode ficar sentado e permitir que eu tente lidar com a situação na minha própria força. Mas se eu permitir que Deus trate com aqueles que me ofenderam perdoando-os, Ele pode extrair o bem dessa situação para ambas as partes. 

O livro de Hebreus nos diz que Deus resolve as causas do Seu povo. Quando perdoamos, envolvemos Deus na nossa causa (ver Hebreus 10:30). 


Confie Nele

Existe alguma situação em sua vida da qual você está tentando cuidar em vez de confiar em Deus para resolvê-la? Nesse caso, faça um favor a si mesmo e perdoe, a fim de que Deus possa resolvê-la para você.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário