segunda-feira, 13 de março de 2023

Três Coisas que Me Ajudam a Perdoar


E quando vocês estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem e esqueçam (deixem isso, deixem para lá), para que o Seu Pai que está no céu também possa perdoar-lhes as suas [próprias] falhas e imperfeições e esquecê-las. (MARCOS 11:25)

A primeira coisa que realmente me ajuda a perdoar é me lembrar disto: Deus me perdoa por muito mais do que eu jamais terei de perdoar os outros. Talvez não façamos o que os outros nos fizeram, mas podemos fazer coisas piores. No Reino de Deus, o pecado não vem em tamanhos, tipo pequeno, médio e grande; pecado é apenas pecado! Faça um favor a si mesmo e perdoe rapidamente e liberalmente (sem expectativa ou estipulação). Quanto mais tempo você guardar rancor, mais difícil será esquecer.
A segunda coisa que me ajuda a perdoar é pensar na misericórdia de Deus. A misericórdia é o dom mais lindo que podemos dar ou receber. Ela não pode ser conquistada e não é merecida — do contrário, não seria misericórdia. Gosto de pensar na misericórdia como olhar além do que foi feito de errado e contemplar o motivo pelo qual aquilo foi feito. Muitas vezes as pessoas fazem algo nocivo e não sabem por que estão fazendo isso, ou talvez nem sequer percebam que estão fazendo isso. Eu fui tão ferida em minha infância que costumava ferir as pessoas com minhas palavras e atitudes ásperas. Mas eu não percebia que estava sendo áspera; pelo fato de a vida ter sido tão dura e dolorosa comigo, essa dureza se tomara parte de mim.
A terceira coisa que me ajuda a perdoar é lembrar que se eu continuar irada, estarei dando a Satanás uma base de apoio em minha vida (ver Efésios 4:26-27). Quando perdoo, estou impedindo que Satanás tenha vantagem sobre mim (ver 2 Coríntios 2:10-11). Se eu não perdoar, estou envenenando a minha própria alma com uma amargura que sem dúvida resultará em algum tipo de mau comportamento ou atitude negativa. Uma das coisas mais valiosas que aprendí foi que estou fazendo um favor a mim mesma quando perdoo.

Confie Nele
Existe alguém ou alguma coisa que você precisa perdoar? Faça um favor a si mesmo e perdoe depressa e liberalmente. Confie no perdão e na misericórdia de Deus como exemplos de como você deve tratar os outros.

Oremos
Deus, Tua Palavra diz claramente que as pessoas que não seguem a Ti não têm nada em comum com os Teus seguidores. Tu nos instruíste: “‘Portanto, saiam do meio deles e separem-se’, diz o Senhor. ‘Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas’, diz o Senhor Todo-poderoso” (2 Co. 6:17-18, NVI). Eu me entrego a Ti, Senhor. O recebo como meu Pai. Não tocarei na imundície de Belial. Viverei apenas para Ti, por todos os dias de minha vida.

LEIA A BÍBLIA

(Bíblia em um ano)

DEUTERONÔMIO 20-22 / MARCOS 13:21-37


Fontes:
Livro Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Livro Orações que Quebram Maldições

Nenhum comentário:

Postar um comentário