terça-feira, 14 de março de 2023

Primeiro, Faça o Que É Certo


Invoquem bênçãos sobre aqueles que os amaldiçoam, e orem pela felicidade deles, implorem pela bênção (o favor) de Deus sobre aqueles que abusam de vocês [que os insultam, acusam, menosprezam e se aproveitam brutalmente de vocês], (LUCAS 6:28)

Quando tomamos a decisão de perdoar, provavelmente não sentiremos vontade de perdoar. Afinal, fomos tratados injustamente, e isso dói. Mas fazer a coisa certa enquanto nos sentimos injustiçados é extremamente importante para o nosso crescimento espiritual. E também glorifica a Deus.
Durante muitos anos, tentei perdoar as pessoas quando elas me magoavam ou ofendiam, mas como eu ainda tinha sentimentos negativos com relação a elas, eu presumia que não era bem-sucedida na jornada do perdão. Agora entendo que, independentemente de como eu me sinta, se eu continuar orando pela pessoa que me ofendeu e abençoá-la, em lugar de amaldiçoá-la, estou a caminho da libertação de uma emoção destrutiva. Amaldiçoar significa falar mal de, e abençoar significa falar bem de. Quando alguém nos fere, podemos nos recusar a falar mal dessa pessoa, ainda que sejamos tentados a fazer isso. Também podemos abençoar essa pessoa falando de suas boas qualidades e das coisas boas que elas fizeram. Se olharmos apenas os erros que as pessoas cometem, não seremos capazes de gostar delas. Mas olhar para a vida inteira dessas pessoas nos dá uma imagem mais equilibrada a respeito delas.
Você não pode esperar para perdoar uma pessoa que o feriu até que se sinta caloroso e amoroso com relação a ela. Você provavelmente terá de fazer isso enquanto ainda está sofrendo — já que perdoar é a última coisa que você tem vontade de fazer — mas fazer isso coloca você no “time de Deus”. Essa atitude o coloca diretamente no caminho que é “estreito” (contraído pela pressão), mas leva ao caminho da vida (ver Mateus 7:14). E também o coloca no caminho no qual o próprio Jesus caminhou. Não se esqueça de que uma das últimas coisas que Ele fez foi perdoar alguém que não merecia perdão, e Ele fez isso enquanto estava sendo crucificado (ver Lucas 23:43). Creio que algumas das últimas coisas que Jesus fez destinavam-se especialmente a nos ajudar a lembrar o quanto elas são importantes.

Confie Nele
Talvez você queira se sentir bem primeiro, mas Deus quer que você faça primeiro o que é certo, que é perdoar. Quando você faz isso, está colocando a sua confiança em Deus.

Oremos
Senhor, a Tua Palavra ensina que o espírito de Jezabel pode mascarar-se como uma pessoa que tem dons proféticos, e pode, portanto, ensinar e induzir fiéis ao erro para agirem na imoralidade. (Ap. 2:20). Revele Teus verdadeiros profetas e profetisas, Senhor. Mantenha Teus filhos longe dos pecados de alguém que se mascara como um mensageiro Teu.

LEIA A BÍBLIA

(Bíblia em um ano)

DEUTERONÔMIO 23-25 / MARCOS 14:1-26


Fontes:
Livro Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Livro Orações que Quebram Maldições

Nenhum comentário:

Postar um comentário