O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim. (Provérbios 29:11)
A tolice ocupa lugar no coração humano com muita facilidade. Este fato é comumente notado sempre que somos acusados de algo que fizemos ou dissemos. O homem sábio ou a mulher sábia ouve e considera o que está sendo falado contra ele (a). Se a acusação é verdadeira, ele (a) admite. Ele (a) se responsabiliza inteiramente por isto. Mesmo se ele (a) não concorda, recebe a reclamação com humildade — sem ira — sabendo que Deus trará a verdade à luz.
A reação do tolo é bastante diferente. Quando o seu cônjuge revela alguma coisa que o deixa chateado, o marido ou a esposa tola geralmente vira a mesa. Ele (a) irá contra-atacar com alguma coisa que a outra pessoa fez que ou iguala a ofensa alegada ou justifica por que agiu desta maneira.
Quando nos recusamos a buscar conselho, e o ignoramos quando ele é dado, a raiva sempre estará por perto. O amor nos motiva a buscar sabedoria, e aplicá-la, uma vez que a reconhecemos.
VÁ MAIS FUNDO
Leia Provérbios 14:29 e Provérbios 15:5. O que esses versículos ensinam sobre como a sabedoria e a tolice respondem de maneiras diferentes a certas situações. O que eles revelam sobre você?
Fonte:
Livro O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 34
Nenhum comentário:
Postar um comentário