quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

O amor honra a Deus

Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Salmos 63:3

Por um propósito espiritual, Deus criou o casamento para ser uma aliança. Todo casamento é chamado para ser um símbolo terreno da aliança celestial de Deus com Sua Igreja. Ele deve revelar ao mundo a glória e a beleza do amor incondicional de Deus por nós. Jesus disse: "Assim como o Pai me amou, eu também amo vocês. Permaneçam em meu amor" (João 15:9). Deixe que as palavras dEle lhe inspirem a ser um canal do amor de Deus para o seu cônjuge.  No final das contas isto glorifica a Deus, para renovar sua aliança de amor em toda sinceridade e rendição. O amor é muito santo, um tesouro para se entregar pela vida de outra pessoa e uma ligação muito poderosa para ser quebrada sem consequências drásticas. Apresse-se em amar novamente esta pessoa que o Senhor deu para você cuidar, estimar e honrar.  Sua vida juntos está diante de você. Desafie agarrá-la e nunca mais soltar.


Desafio da Semana

Escreva o renovo dos seus votos e coloque-os em sua casa. Talvez, se apropriado, você pode fazer isso formalmente, diante de um pastor. Faça disto um testemunho vivo para valorizar o casamento aos olhos de Deus e a maior honra de ser um com seu(ua) parceiro (a).


Fonte:
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 365

Receba neste dia um exemplar em pdf, do livro utilizado como fonte durante todo o ano de 2025, para as mensagens diárias, O Desafio de Amar - Dia a Dia, Um Ano de Devoção para Casais, de Stephen e Alex Kendrick

(Toque na linha azul ou se preferir, copie e cole o link acima no seu navegador e, ao abrir o livro, realize o download do mesmo para o seu computador.)

Confiando em Deus em Meio às Provas Emocionais

 

“Pai, se quiseres, afasta de Mim este cálice; porém não seja feita a Minha vontade, mas [sempre] a Tua”. LUCAS 22:42

Crescer para se tornar um cristão maduro que segue o Espírito Santo não é algo que acontece da noite para o dia — é um processo de aprendizado que leva tempo. Pouco a pouco, uma experiência após a outra, Deus prova e testa as nossas emoções, dando-nos oportunidades para crescermos.

Deus permite que passemos por situações difíceis que agitam as nossas emoções. Desse modo, você e eu vemos 0 quanto podemos nos tornar emocionalmente instáveis e o quanto precisamos desesperadamente da ajuda dele.

Jesus exemplificou isso para nós. Na noite anterior à Sua morte pelos nossos pecados, Ele estava em uma grande agitação emocional; Jesus não queria morrer, mas passou por cima das suas emoções e orou a Deus: “Não seja feita a Minha vontade, mas a Tua”. As coisas, sem dúvida, não melhoraram imediatamente, mas no fim Jesus emergiu vitorioso da maior provação possível.

Você também pode vencer as suas provas emocionais. Jesus não era guiado pelos Seus sentimentos, e você também não precisa ser. Quando Deus permitir que as coisas afetem você emocionalmente, agarre o momento e veja-o como uma oportunidade de entrar em uma posição de absoluta confiança em Deus.


Confie Nele

Se você confiar em Deus quando for surpreendido com provações emocionais, terá a paz e a confiança que precisa para vencer. Lembre-se do exemplo de Jesus e diga: “Não seja feita a minha vontade, mas a Tua”, e você poderá descansar sabendo que Ele o ama e que tem o seu melhor interesse em mente, mesmo quando nada fizer sentido.


Fonte:
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

Receba neste dia um exemplar em pdf, do livro utilizado como fonte durante todo o ano de 2025, para as mensagens diárias, 365 Devocionais Diários - Devocional Confiando em Deus Dia a Dia, de Joyce Meyer
(Toque na linha azul ou se preferir, copie e cole o link acima no seu navegador e, ao abrir o livro, realize o download do mesmo para o seu computador.)

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

O amor nunca desiste

Tendo amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. João 13:1

Se seu cônjuge não está em posição de receber o seu amor agora, o ato de manter a aliança pode ser mais desencorajador com o passar dos dias. Mas, o casamento não é um contrato com cláusulas para se escapar da aliança e expressões de egoísmo. O casamento é uma aliança intencionada a acabar com todas as válvulas de escape ou retrocesso.  Não há volta. Não há isenção. Não há nada no mundo que possa separar o que Deus juntou. O seu amor é firmado em uma aliança. E a sua aliança é firmada no caráter imutável de Deus, que mantém as alianças que faz.

O profeta Malaquias escreveu que o motivo de Deus manter suas promessas é que Ele odeia o divórcio e quando o marido trai a sua esposa, quebrando a aliança que fizeram (Malaquias 2:16). Ver o casamento como um contrato é como dizer para seu cônjuge "Eu tomo você para mim, e nós veremos se funciona." Mas, entender isto como uma aliança muda este discurso para: "Eu me dou para você e me comprometo com este casamento para toda a vida."


Perguntas

Você se comprometeu com seu casamento para toda a vida? Você poderia lembrar o seu cônjuge sobre a aliança vitalícia de vocês? Por que não renovar estes votos de uma forma criativa?


Fonte:
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 364

Nada satisfaz como Deus

 

Filhinhos, mantenham-se longe dos ídolos (falsos deuses) — [de qualquer coisa e de tudo que ocupe o lugar em seus corações que é devido a Deus, desde qualquer espécie de substituto para Ele que ocupe 0 primeiro lugar em suas vidas]. 1 JOÃO 5:21

Adão e Eva acreditaram na mentira de Satanás, de que havia alguma coisa fora da provisão de Deus que os satisfaria (ver Gênesis 3:1-7). Cada um de nós comete esse mesmo erro até aprendermos que nada pode nos satisfazer profundamente, exceto a presença do Deus Todo-poderoso.

Durante anos, eu quis que o meu ministério crescesse. Quando isso não aconteceu, fiquei frustrada e insatisfeita. Jejuei, orei, e tentei tudo o que sabia para fazer com que mais pessoas viessem às minhas reuniões. Lembro-me de reclamar quando Deus não me deu a frequência que eu queria. Eu ia para uma reunião e todos chegavam atrasados, ninguém ficava animado, e às vezes a presença era a metade da noite anterior.

Então eu saía da reunião perguntando: O que estou fazendo de errado, Deus? Por que Tu não estás me abençoando? Estou jejuando. Estou orando. Estou ofertando e crendo. Deus, veja todas as minhas boas obras, e Tu não estás Te movendo em meu favor.

Eu estava muito frustrada. Eu até perguntei: “Deus! Por que estás fazendo isto comigo?”

Ele disse: “Joyce, estou lhe ensinando que nem só de pão vive o homem”. 

Eu sabia que Deus havia falado comigo a partir da Bíblia, mas naquele tempo eu não estava familiarizada com ela o suficiente para saber onde podería encontrar esse versículo. Então pesquisei na Bíblia para ter maiores explicações, mas não gostei do que descobri. Deuteronômio 8:2-3 me mostrou que Deus estava me humilhando e queria que os meus desejos fossem unicamente por mais dele — e não por mais frequentadores nas minhas reuniões.

O Senhor me disse: “Qualquer coisa que você deseja além de Mim para estar satisfeita é algo que o diabo pode usar contra você”. Não é que não devamos desejar as coisas; Deus simplesmente não quer que as coloquemos antes do nosso desejo por Ele.


Confie Nele

Se você sente que está fazendo todas as coisas certas, mas ainda não está experimentando uma reviravolta, examine as suas prioridades e motivos. Deus quer abençoar você, portanto, confie nele completamente e faça dele o primeiro em sua vida, e você ficará satisfeito.


Fonte:
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

O amor é forte

Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor e forte como a morte. Cantares de Salomão 8:6

As alianças geralmente vêm com um sinal de ajuda para que sejam mantidas e lembradas. No casamento, seu anel representa seus votos de aliança. Elas foram promessas premeditadas, faladas publicamente e testemunhadas por outros. Sua aliança foi ligada legalmente por um oficial, ligada fisicamente pela consumação e, mais importante, ligada espiritualmente por Deus (Marcos 10:2-9).

Manter esta aliança não é algo que você pode fazer somente em sua própria força. Há uma boa razão porque Deus foi Aquele que iniciou alianças com Seu povo. Somente Ele é capaz de preencher as demandas de Suas próprias promessas. Mas o Espírito de Deus está dentro de você pela virtude da sua fé em Seu Filho e a graça concedida a você na salvação.  Isto significa que você pode exercer o seu papel como mantenedor da aliança, independente do que se levante para lhe desafiar. Você pode tudo naquele que lhe fortalece (Filipenses 4:1 3). Você pode viver uma vida de amor.


Vá Mais Fundo

Leia I Pedro 4:7-11 em voz alta hoje. Pense em seu casamento à medida que você medita nesta passagem. Deixe que ela lhe desafie poderosamente a ser caloroso (a) em seu amor, hospitalidade e serviço um com o outro. Acima de tudo, que o seu casamento seja um testemunho vivo de incrível amor de Deus, a quem pertence a glória e o domínio para sempre e sempre. Amém.


Fonte:
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 363

Bem-aventurados os pacificadores

Bem-aventurados (que desfrutam de felicidade invejável, espiritualmente prósperos — com alegria de viver e satisfação no favor e na salvação de Deus, independentemente das suas condições externas) são os que fazem e mantêm a paz, porque eles são chamados filhos de Deus!  MATEUS 5:9

Buscar a paz significa fazer um esforço. Não podemos manter a paz simplesmente pelos nossos próprios esforços carnais; precisamos da ajuda de Deus e precisamos da graça, que é o Seu poder nos assistindo e nos capacitando a fazer o que precisa ser feito.

Os esforços que fazemos devem ser em Cristo. Com frequência simplesmente tentamos fazer 0 que é certo sem pedir a ajuda de Deus, e esse tipo de esforço carnal nunca produz bons frutos. A Bíblia chama isso de “obra da carne”. É o esforço do homem tentando fazer o trabalho de Deus.

O que estou dizendo é: certifique-se de depender de Deus e de pedir a ajuda dele. Quando você tiver êxito, dê a Ele o crédito, a honra e a glória, porque o sucesso é impossível sem Ele.

Jesus disse: “Sem Mim [cortados da união vital comigo] vocês nada podem fazer” (João 15:5). A maioria de nós leva muito tempo para acreditar nesse versículo o suficiente para pararmos de tentar fazer as coisas sozinhos, sem depender de Deus. Tentamos e falhamos, tentamos e falhamos; isso acontece vez após vez até que finalmente nos cansamos e entendemos que o próprio Deus é a nossa força, o nosso sucesso e a nossa vitória. Ele não nos dá força apenas — Ele é a nossa força. Ele não apenas nos dá a vitória — Ele é a nossa vitória. Sim, fazemos esforços para manter a paz, mas não ousamos fazer esforços sem depender do poder de Deus fluindo através de nós; o fracasso é certo se fizermos isso.

O Senhor abençoa os pacificadores, aqueles que trabalham pela paz e a buscam. Os pacificadores estão comprometidos com a paz — eles anseiam pela paz, buscam a paz e correm atrás dela. Eles não apenas esperam por ela ou a desejam, não apenas oram por ela. Eles a perseguem com determinação no poder de Deus. Assuma o compromisso de perseguir a paz de hoje em diante.


Confie Nele

Chame a si mesmo de pacificador, alguém que trabalha pela paz e persegue a paz com Deus, consigo mesmo e com os outros. É fácil viver em paz se você confia em Deus.


Fonte:
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

domingo, 28 de dezembro de 2025

O amor é uma promessa

Cristo é o mediador da nova aliança, aquela que os chamados recebem a herança eterna prometida. Hebreus 9:15

A Bíblia contém muitas alianças como parte da história do povo de Deus. Ele fez uma aliança com Noé, prometendo nunca mais destruir toda a carne com um dilúvio mundial (Génesis 9:12-17)- Ele fez uma aliança com Abraão, prometendo que uma nação inteira de descendentes viria de sua linhagem (Génesis 17:1-8). Ele fez uma aliança com Moisés, declarando que o povo de Israel seria possessão eterna de Deus (Êxodo 19:3-6). Ele fez uma aliança com Davi, prometendo que um governador sentaria em seu trono para sempre (2 Samuel 7:8-16). E, mais recentemente, Ele fez uma "nova aliança" pelo sangue de Cristo, estabelecendo um legado infinito e imutável de pecados perdoados e vida eterna para aqueles que acreditam nEle. 

E, então, há o casamento — a aliança mais forte na Terra feita entre duas pessoas, o privilégio de um homem e uma mulher de estabelecer um amor que é incondicional e dura por toda a vida.


Desafio da Semana

Gaste tempo em oração, depois escreva uma carta de compromisso e nomeie ao seu cônjuge. Inclua porque você está se comprometendo com seu casamento até a morte, e que você se propôs a amá-lo não importa o que aconteça. Coloque em um lugar onde ele possa achar.


Fonte:
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 362

A Bíblia diz : “Sacuda a Poeira”

 

E todo aquele que não receber, aceitar e lhes der as boas-vindas, nem ouvir a sua mensagem, ao saírem dessa casa ou dessa cidade, sacudam a poeira [dele] dos seus pés.  MATEUS 10:14

Costumo compartilhar um ensinamento que chamo de “Sacuda a Poeira”, que se baseia na ocasião em que Paulo estava na ilha de Malta (ver Atos 28). Ele estava ajudando algumas pessoas a fazer uma fogueira, quando uma serpente venenosa fugindo do fogo se agarrou à sua mão. A princípio, quando as pessoas viram isso, elas pensaram que ele fosse uma pessoa má para que lhe acontecesse uma coisa tão terrível. Elas observaram, esperando que ele caísse morto.

Mas a Bíblia diz que Paulo simplesmente a “sacudiu para fora”. Podemos aprender muito com isso. Quando alguém nos ofende ou rejeita, precisamos ver isso como uma mordida de Satanás, e simplesmente nos livrar disso.

Em outro caso na Bíblia, Jesus disse aos discípulos que se eles entrassem em cidades que não os recebessem, eles deveríam simplesmente seguir para a próxima cidade. Ele lhes disse que sacudissem a poeira de seus pés e seguissem em frente. Jesus não queria que os discípulos ficassem presos à rejeição que haviam sofrido, mas que ficassem focados em compartilhar o testemunho das obras dele em suas vidas. Do mesmo modo, ao seguirmos o Espírito, podemos sacudir a poeira das ofensas e manter a nossa paz. Quando os outros virem que somos capazes de permanecer calmos, mesmo quando a “serpente” nos morder, eles vão querer saber de onde está vindo essa paz que está em nossas vidas.

Quando estamos em um estado de inquietação, não podemos ouvir Deus claramente. A Bíblia nos promete que Deus nos conduzirá e nos levará para longe dos nossos problemas, mas não podemos ser guiados pelo Espírito se estivermos ofendidos ou inquietos. Não podemos nos livrar das tempestades da vida ou da tentação de que as pessoas nos irritem; mas podemos responder às ofensas dizendo: “Deus, Tu és misericordioso, e Tu és bom.  E eu vou colocar a minha confiança em Ti até que esta tempestade passe”.


Confie Nele

Alguém o ofendeu ou rejeitou e você precisa “sacudir a poéira”? Confie em Deus para lhe dar a graça de agir da maneira dele, mesmo em uma situação de injustiça, e para ajudar você a sacudir a poeira para ser um testemunho para outros.


Fonte:
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sábado, 27 de dezembro de 2025

O amor é uma aliança

 

Porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus í o meu Deus Rute 1:16

A medida que você vê o seu casamento a partir deste ponto, nós desafiamos você a considerá-lo como uma aliança ao invés de um contrato. Estas palavras e conceitos soam similares em significado mas na realidade são muito diferentes.  Um contrato é geralmente um acordo por escrito baseado na desconfiança, estabelecendo as condições e consequências a serem aplicadas no caso da quebra do mesmo. Uma aliança, por outro lado, é um compromisso verbal baseado na confiança total, assegurando alguém que sua promessa é incondicional e boa para toda a vida. E uma declaração de amor para alguém falada diante de Deus.

Um contrato é para um serviço próprio e vem com responsabilidade limitada. Estabelece um tempo para certas questões serem cumpridas e alcançadas. Um contrato pode ser quebrado com consentimento mútuo. Mas, uma aliança é inquebrável. Uma aliança é para benefício de outros e vem com responsabilidades ilimitadas. Também não tem data de término ou períodos de "não-valia". É uma promessa a ser cumprida até a morte e reflete a natureza do amor.


Oração

"Senhor, sela o nosso coração com um amor interminável um pelo outro. Dá-nos um desejo de fazer do nosso casamento um tesouro onde Tu sejas agradado. Obrigado por esta bênção eterna. Em nome de Jesus. Amém."


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 361

Deus Quer Que Você Demonstre Misericórdia pelos Outros

 

Se vocês perdoarem aqueles que pecarem contra vocês, o seu Pai celestial os perdoará. Mas se vocês se recusarem a perdoar os outros, o seu Pai não perdoará os seus pecados. MATEUS 6:14-15

Por que é tão difícil ignorar completamente as ofensas? Mesmo quando as ignoramos, queremos mencionar o fato de que nós as ignoramos para que as pessoas que nos ofenderam não pensem que podem nos tratar de forma imprópria e se safar — isso é uma espécie de autoproteção. Mas Deus quer que confiemos nele para nos proteger, assim como para nos curar de todas as mágoas e feridas emocionais, todos os dias.

Pergunto-me como estaríamos cansados ao fim do dia se Deus mencionasse cada pequenina coisa que fizéssemos de errado. Ele realmente trata conosco, mas estou bem certa de que Ele passa por cima de muitas coisas.  Se as pessoas forem corrigidas o tempo todo, isso pode desanimá-las e ferir o espírito delas. Devemos criar o hábito de lidar somente com o que o próprio Deus nos impulsiona a tratar, e não com tudo o que temos vontade de confrontar ou com cada pequena coisa que nos incomode.

Sou o tipo de pessoa que não é inclinada a levar desaforo para casa. Não gosto de sentir que alguém está se aproveitando de mim, em parte porque fui abusada na infância e em parte porque sou humana, e nenhum de nós gosta de ser desrespeitado. No passado, eu era rápida em dizer aos outros qual era o erro deles, mas aprendí que isso não agrada a Deus. Assim como queremos que os outros sejam misericordiosos conosco, precisamos ser misericordiosos com eles também. Colhemos o que plantamos — nada mais nem nada menos. Deus pode até reter a Sua misericórdia de nós se não estivermos dispostos a conceder misericórdia aos outros.

Jesus disse que Ele nos dá poder até para “pisarmos sobre serpentes e escorpiões, e [força e capacidade física e mental] sobre todo o poder que o inimigo [possui]” (Lucas 10:19). Ele prometeu que nada nos fará mal, de modo algum. Se temos poder sobre o inimigo, sem dúvida podemos ignorar as ofensas dos outros.


Confie Nele

Você é capaz de ignorar ofensas — as ofensas dolorosas ou simplesmente detestáveis — completamente? Deus lhe deu a capacidade de perdoar e de demonstrar misericórdia a todos os que o ofenderem, e Ele quer que você confie nele para curá-lo de todas as mágoas, todos os dias.


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

O amor é comprometido

 

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. Isaías 40:8

Ao longo desta jornada você tem sido desafiado (a) a edificar o seu casamento na Palavra de Deus. Isto é porque quando tudo mais falha, a verdade de Deus ainda permanecerá.

Então hoje, o seu desafio é colocar o seu infalível amor nas palavras mais poderosas e pessoais que você puder, escrevê-las e compartilhá-las com seu(ua) parceiro (a). Esta é a sua chance de declarar que não importa que imperfeições existam — em você e em seu cônjuge — o seu amor ainda é maior. Não importa o que ele (a) tenha feito ou quantas vezes fez, você escolhe amá-lo (a) da mesma forma. Embora você tenha ficado distante em fortalecer o seu tratamento com eles ao longo dos anos, seus dias de ser inconstante no amor ficaram para trás. Você está comunicando uma total aceitação deste único homem ou mulher como um presente especial de Deus para você, e sua promessa de amá-lo (a) até a morte. Você está dizendo: "Mesmo que você não goste do que está lendo — mesmo que você não goste de mim — eu escolho amar você da mesma forma. Para sempre."

Porque o amor nunca falha.


Desafio da Semana

Gaste tempo em oração, depois escreva uma carta de compromisso e coloque o nome do seu cônjuge. Inclua porque você está se comprometendo com seu casamento até a morte, e que você se propôs a amá-lo não importa o que aconteça. Coloque em um lugar onde ele possa achar.


Fonte:
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 360

Fique Feliz pelas Pessoas

 

Alegrem-se com aqueles que se alegram [compartilhando a alegria dos outros], e chorem com aqueles que choram [compartilhando a dor dos outros]. ROMANOS 12:15

A m o estar perto de pessoas que ficam realmente felizes por mim quando sou abençoada ou tenho algo maravilhoso acontecendo em minha vida. Mas nem todos são assim.

Recebí um presente muito especial há algum tempo, e foi interessante ver como as pessoas reagiam de forma diferente. Algumas disseram: “Joyce, fico muito feliz por você. Realmente ver você ser abençoada me faz sentir abençoada também”. Eu sabia que elas estavam sendo sinceras, e isso aumentou a minha alegria. Isso também me fez querer orar para que Deus fizesse algo tremendo por elas.

Outra amiga disse: “Eu gostaria que alguém fizesse algo assim por mim”. Na verdade, essa pessoa em particular quase sempre reage de uma forma semelhante quando eu recebo coisas boas. Até mesmo quando o meu marido faz coisas adoráveis por mim, essa pessoa diz: “Meu marido simplesmente não parece saber fazer coisas assim”.

Essas reações indicam um espírito de inveja ou um sentimento enraizado profundamente de que ela acredita que não está recebendo o que merece na vida. Isso me impede de querer compartilhar o que Deus está fazendo em minha vida, porque sei que ela não consegue se sentir realmente feliz por mim. Também acredito que isso a impede de ser abençoada.

Um dia eu também fui assim: fingia me sentir feliz pelas pessoas quando Deus as abençoava de alguma forma especial, mas por dentro eu realmente não sentia aquilo. Naquela época de minha vida, eu me comparava com os outros e sempre competia com eles, porque a única maneira de me sentir bem comigo mesma era se estivesse na frente ou pelo menos igual aos outros em termos de bens, talentos, oportunidades, e literalmente qualquer coisa que você possa imaginar.

Sou grata porque Deus trabalhou em minha vida, e agora posso ficar genuinamente feliz pelos outros quando Ele os abençoa. Não estou reagindo perfeitamente ainda, mas pelo menos progredí.


Confie Nele

Você é capaz de ficar realmente feliz quando outra pessoa é abençoada? Peça a Deus para ajudar você a ficar feliz pelos outros, e confie nele para trazer bênçãos para a sua vida também.


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

O amor não muda

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. Lucas 21:3 3 

Dos nove "frutos do Espírito" listados em Gaiatas 5, o primeiro deles é o amor. E, por o imutável Espírito Santo ser a Fonte, o amor criado por Ele também não muda. Ele é baseado na vontade de Deus, no chamado de Deus e na Palavra de Deus — todas as coisas imutáveis. A Bíblia declara que eles são "irrevogáveis" (Romanos 11:29). 

Ao longo desta jornada devocional, você tem sido desafiado (a) a ser paciente, a não ser egoísta, a se sacrificar pelas necessidades do (a) seu(ua) parceiro (a). Estas não são somente ideias adoráveis, existentes separadamente. Cada qualidade do amor descrita neste livro é baseada no amor de Deus, capturado e expressado na Palavra de Deus. A imutável Palavra de Deus. Nenhum desafio ou circunstância pode ocorrer para que possa colocar uma data de término nEle ou em Seu amor. Então, seu amor — o qual flui do coração dEle e através do seu — resiste às mesmas características imutáveis.


Vá Mais Fundo

Leia Colossenses 3:12-14 em voz alta hoje. Apesar de muitas coisas boas fluírem da nossa vida, qual é a mais perfeita ligação que junta todas as coisas e nos mantêm juntos em unidade?


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 359

É NATAL!


" Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. " (Isaías 9:6)


É Natal! É Natal!
Os sinos comunicam a época de compras.
As ruas das cidades ficam repletas de enfeites cada vez mais elaborados, bonitos e coloridos.
Lojas e shopping centers ficam lotados, com famílias indo e vindo pelos corredores, buscando presentes que encham suas sacolas enormes.
Depois, exibem o tamanho daquilo que foi adquirido, demonstrando alegria com a compra.
No dia de Natal, muitas pessoas sorriem, trocam os presentes e empolgam-se com conversas inúteis.
Comemoram, bebem e quando amanhece o dia, o resultado de tudo isso são dores de cabeça, ressacas e também idas e hospitais devidoo a acidentes causados pelas extravagâncias das festas.
A partir daí carregam o peso das despesas com os cartões de crédito e cheques pré-datados, muitas vezes sem terem saldo para cobrir os compromissos assumidos.
Dívidas que muitas vezes consomem os recursos mensais e que logo substituem a euforia do Natal por preocupações.

Esta é uma realidade bem diferente da que é expressa na Bíblia.
Nela, o personagem principal é Jesus e o tema de fundo é o cumprimento da promessa de Deus de nos enviar o Messias.
Com sua morte, Ele possibilitou a quem crê nele o perdão de tudo o que desagrada a Deus, o relacionamento com o Pai e uma vida completa, transformada e eterna com Ele.
Uma mensagem tão simples, mas com um tremendo significado e de importância vital para cada ser humano.
Desperte para essa nova realidade!

É Natal!
Nasceu Jesus, o Filho de Deus.
Ele é o melhor presente que poderíamos receber.
Encha-se da verdadeira alegria por ter o privilégio de participar desta festa tão maravilhosa, que comemora o maior acontecimento de todos os tempos.

O NASCIMENTO DO NOSSO SALVADOR.

Creia nisso e desfrute todos os dias de sua vida a verdadeira alegria do Natal.

Jesus Cristo é o melhor presente e o motivo da alegria do Natal.


Fonte:
(Autor Desconhecido)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

O amor é achado em Cristo

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8 

Os discípulos de Jesus não eram nada imprevisíveis. Depois da refeição final deles na Páscoa, quando Jesus os disse que todos eles O abandonariam antes que o dia clareasse, Pedro declarou: "Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei... Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei." (Mateus 26:3 3, 35)- Todos os outros discípulos fizeram exatamente a mesma promessa. 

Porém, mais tarde àquela noite, o círculo íntimo de seguidores de Jesus — Pedro, Tiago e João — dormiriam em meio à agonia de Cristo no jardim. No caminho para a crucificação de Jesus, Pedro O negaria três vezes no pátio. Mas, no exato momento, a Bíblia diz que Jesus virou-se e olhou para ele (Lucas 22:61). Seus homens falharam com Ele — novamente — algumas horas depois da promessa que fizeram; e ainda assim, Ele nunca deixou de amá-los, porque Ele e Seu amor são "o mesmo ontem, hoje e para sempre" (Hebreus 13:8). 

O amor nunca falha. E Ele é o modelo para você.


Desafio da Semana

Gaste tempo em oração, depois escreva uma carta de compromisso e coloque o nome do seu cônjuge. Inclua porque você está se comprometendo com seu casamento até a morte, e que você se propôs a amá-lo não importa o que aconteça. Coloque em um lugar onde ele possa achar.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 358

Noite de Paz


"... eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo." (Lucas 2:10)

Um senhor chamado Simão, imigrou da Holanda para os Estados Unidos.  Sua esposa Kátia e todos os três filhos nasceram nos Estados Unidos.
A filha Jenny casou-se com Roberto, do Panamá.  O filho Bill, casouse com Vânia de Portugal. O filho Lucas, casou-se com Bora, da Coreia do Sul.
Na noite de Natal, quando a família reuniu-se para uma celebração, começaram a cantar "Noite de Paz" em suas linguas nativas - um doce som para o Senhor da Terra ouvir conforme celebravam o nascimento de Seu Filho.

Há mais de dois mil anos, o silêncio de uma calma noite, acabou-se subitaente quando um anjo disse aos pastores que um bebê tinha nascido: "... eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo" (Lucas 2:10).  E então uma multidão de anjos começou a louvar a Deus, dizendo "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens... " (v.14).  Cristo o Senhor, o Salvador do mundo tinha nascido!
O presente misericordioso de Deus, Seu Filho, que foi anunciado há tanto tempo, em uma noite silenciosa ainda está disponivel para todos - "... toda tribo, língua, povo e nação" (Tito 2:11-14; Apocalipse 5:9-10).  "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

O coral do céu desceu para cantar quando o Rei do céu desceu para salvar.

Fonte:
Autor Desconhecido

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

O amor nunca falha

O amor nunca falha. 1 Coríntios 13:8 

De todas as coisas que o amor desafia você a fazer, esta é mais suprema. Embora ameaçado, ele continua buscando, embora desafiado, continua prosseguindo, embora maltratado e rejeitado, se recusa a desistir. O amor nunca falha. 

Muitas vezes, quando um casamento está em crise, o cônjuge que está tentando fazer as coisas funcionarem irá ao outro, declarando que não importa o que aconteceu no passado, ele ou ela está comprometido com este casamento. Mas não querendo ouvir isto ainda, o outro cônjuge permanece em sua posição. Ele ainda quer largar tudo. O (A) parceiro (a) que arriscou seu coração não pode lidar com a rejeição. Então, eles devolvem com esta frase: "Tudo bem. Se é isto que você quer!" 

Mas, se o amor é realmente amor, ele não se arma quando não é recebido da forma que espera. Se é possível dizer para o amor parar de amar, então, não é realmente amor. O amor que vem de Deus é infinito e não pode ser parado. Se o alvo da afeição não escolhe recebê-la, o amor continua dando mesmo assim.


Vá Mais Fundo

Leia I Coríntios 13:4-8. A razão pela qual o amor nunca falha (verso 8) é porque ele suporta tudo, crê em tudo, espera em tudo e resiste a tudo (verso 7), sem levar em consideração o que há por trás, imediatamente próximo, ou vindo à frente, o amor pode aguentar. Ele vem de Deus para nós e é quem Deus é através e nós.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 357

Um Filho Se Nos Deu


" Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu ..." (Isaías 9:6)

Uma das minhas partes favoritas do Messias de Handel é o alegre movimento "Pois um menino nos nasceu", da primeira parte do oratório.  Gosto especialmente de como o coro se ergue na frase : "Um Filho se nos deu".  Essas palavras, é claro, são tiradas de Isaías 9:6 : "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu...".  A música majestosa de Handel paira com adoração pelo Filho que veio a nós em carne humana naquele primeiro Natal.

O Novo Testamento esclarece mais adiante quem é este Filho.  No livro de Lucas 1, o mensageiro angelical apareceu à Maria e identificou o Cristo=criança de quatro maneiras.
Ele seria filho de Maria, o que o tornaria completamente humano (1:31).  Ele seria o Filho do Altíssimo, o que o tornaria completamente divino (1:32).  Ele seria também o Filho de Davi, o que lhe concederia linhagem real (1:32).  E Ele levaria o título de Filho de Deus (1:35), o que lhe concederia igualdade com Pai em todas as coisas.  Todos os papéis para os quais o Messias foi chamado para preencher são possíveis nestas expressões distintas de Sua filiação.

Ao adorarmos Jesus neste Natal, que as nossas celebrações sejam repletas de alegria e admiração pela plenitude de seu significado.  O nosso Pai celestial nos deu o Seu Filho perfeito e suficiente.  

Ó vinde e adoremos!

O amor de Deus encarnou-se em Belém.

Fonte :
Autor Desconhecido

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

O amor encontra oportunidades

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6:38 

Os sonhos e desejos vêm em todas as formas e tamanhos, mas o amor observa cuidadosamente cada uma dessas formas e tamanhos. O amor convida você a ouvir o que seu cônjuge está dizendo e desejando. O amor convida você a lembrar das coisas que são únicas em seu relacionamento, os prazeres e alegrias que trazem o sorriso à face um do outro. O amor encoraja você a dar quando é muito mais conveniente esperar. E o amor convida você a ter devaneios tão regulares com essas oportunidades que os desejos de seu cônjuge se tornarão os seus também. 

Nós desafiamos você a pensar em termos de inundar o seu cônjuge com amor, a surpreendê-lo com sua bondade. Esse pode ou não ser um sacrifício financeiro, mas necessita refletir um coração que está disposto a se expressar de maneira extravagante.


Perguntas

O que você poderia fazer para impressionar seu marido? Como você poderia ser uma bênção para ele e fazer com que ele se sinta amado e valorizado com suas ações? Por que não colocar esses pensamentos em prática?


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 356

A Maravilha do Natal


" Lembrai-vos das maravilhas que fez ..." (1 Crônicas 16:12)

Após meu primeiro semestre no seminário, minha família ganhou passagens de avião para ir para casa no Natal.  Na noite anterior ao nosso voo, percebemos que tínhamos menos de 40 reais para a viagem.  Estacionamento, transporte e outros imprevistos com certeza custariam mais do que isso. Desolados, resolvemos orar.  Apesar de nossos filhos serem pequenos (6 e 2 anos), os incluímos no momento de oração.

Conforme orávamos, ouvimos passos no corredor do prédio, e então o som de um envelope deslizando por debaixo da porta.  Dentro do envelope habia um presente anônimo de 100 reais.
A admiração refletida no rosto de nossa filha de 6 anos combinou com a de nossos corações.  Ali estava um Deus poderoso escrevendo Seu nome no coração de uma menininha e no mesmo instante respondendo a nossa oração.  E, assim, nós, como o salmista Davi, pudemos falar de "...todas as suas maravilhas" (1  Crônicas 16:9).

Foi naquela primeira noite de Natal, quando um Deus Todo-poderoso, forte, onisciente, escreveu o Seu nome no coração da humanidade, nos surpreendendo com a generosidade, o perdão e a alegria do amor incondicional.

O nascimento de Cristo é a resposta para as nossas orações mais fervorosas por amor e perdão.  Você consegue sentir este maravilhamento?
RKK

Temos uma vida repleta de maravilhas quando conhecemos o Cristo do Natal.

Fonte:
Autor Desconhecido

domingo, 21 de dezembro de 2025

O amor é generoso

Porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7 

Nem tudo que seu cônjuge quer tem um preço alto. Nem tudo o que ele ou ela deseja pode ser comprado com dinheiro. Sua esposa pode realmente querer mais do seu tempo. Ela pode querer mais da sua atenção. Ela pode realmente querer ser tratada como uma dama, saber que seu marido acha que ela é o seu maior tesouro. Ela pode realmente querer ver em seus olhos um amor que escolhe estar lá não importa o que aconteça. 

Seu marido pode realmente querer o seu respeito. Ele pode querer que você o reconheça como o cabeça da casa na frente das crianças. Ele pode realmente querer que você ponha os seus braços ao redor do pescoço dele por nenhuma razão aparente, ser surpreendido por um longo beijo ou um bilhete de amor quando não há um aniversário ou data especial para justificá-lo. Ele talvez precise saber que você ainda pensa que ele é forte e bonito. 

O que seria algo que seu cônjuge realmente amaria? E tempo de começar a viver para responder a esta questão.


Desafio da Semana

Pergunte a si mesmo o que o (a) seu (ua) companheiro (a) iria querer se fosse viável. Comprometa-se a orar, e comece a fazer um plano para alcançar algumas (se não todos) os desejos dele (a), em qualquer nível que você possa.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 355

Deus Conosco

"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer : Deus conosco)" Mateus 1:23

A sua presença no ambiente era óbvia. Todos estavam vestidos muito formalmente.  Ele estava usando jeans, uma camiseta e um boné de beisebol gasto.  Não pude evitar notá-lo à medida que me dirigia aos estudantes naquele dia, numa capela do seminário em Bucareste, Romênia.   Não tenho idéia do motivo que o levou a não se adequar às normas de vestimenta do seminário, mas eu me lembro do seu nome.

Ao fim da reunião, ele veio até mim para se apresentar.  Quando perguntei o seu nome, ele respondeu: "Emanuel".  Fiquei surpreso com sua resposta e perguntei se ele sabia o que isso significava; ele respondeu francamente: "Sim -  Deus conosco!".

Com frquência, tenho pensado num jovem e em como ele se sobressaía na multidão.  Assim como Jesus veio para trazer a presença de Deus para o mundo - "Emanuel - Deus conosco" (Mateus1:23) - nós também somos chamados para levar Sua presença em nosso mundo.  Jesus deixou isso claro ao dizer: "...Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21). 

Neste Natal, podemos demonstrar que somos semelhantes a Deus, oferecendo isso como um presente aos que nos cercam.  Quando as nossas vidas refletem o Deus que vive em nós, podemos ser diferentes do mundo e essa diferença pode abençoar outros com a presença transformadora de Seu amor e graça.
JMS

O dom da presença de Deus por seu intermédio é o seu presente para o mundo.

Fonte:
Devocional Deus Conosco - História e Reflexão Cristã

sábado, 20 de dezembro de 2025

O amor é extravagante

Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da -plenitude da inteligência. Colossenses 2:2 

O amor precisa ser extravagante, colocar tudo para fora. Ele, às vezes, precisa colocar de lado as imposições e abençoar somente pelo simples desejo de fazê-lo. 

O amor de Deus não supre as necessidades que uma vez lhe pareciam fora de questionamento? Você estava vivendo debaixo de um peso de pecado e pesar. Mas Ele olhou para você com amor e lhe quis de volta. E por ter se arrependido e se voltado para Ele, Ele lhe amou e perdoou. Não foi enquanto você se comportava como um anjo que Deus escolheu derramar o amor dEle em você. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores!" (Romanos 5:8). 

Ele é o nosso modelo. Ele é Aquele cujo amor é projetado para imitarmos. "Onde o pecado abundou, superabundou a graça" (Romanos 5:20). Embora você não fosse o melhor candidato para o amor dEle, Ele lhe deu amor de qualquer forma. Ele pagou o preço. Você pagaria?


Oração

"Jesus, o Senhor nos ajudaria a mostrar amor uns pelos outros de formas extravagantes? Que nós abençoemos um ao outro em criatividade e consideração. Dá-nos um coração para amar. Em Teu nome nós oramos. Amém.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 354

Luz e Sombras


" O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz."
(Isaías 9:2)

O historiador de arte Seymour Slive descreveu o grande artista holandês Rembrandt (1606-1669) como o mestre da luz e da sombra, um convincente contador de histórias em tela.  A pintura de Rembrandt "A adoração dos pastores" retrata o escuro estábulo em Belém onde dois pastores ajoelham-se ao lado da manjedoura enquanto outras pessoas permanecem em pé um pouco mais a distância.  Um homem segura uma lanterna, mas a luz mais brilhante não vem de sua lanterna e sim do Cristo-bebê, iluminando aqueles que se reuniram ao Seu redor.

Sete séculos antes do nascimento de Jesus, Isaías usou a imagem de luz e sombras para prever a vinda de um Salvador para Israel: "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu..." (Isaías 9:2,6)

Cada pessoa pode ver uma história diferente na pintura de Rembrandt, mas talvez cada um de nós esteja representado em algum lugar naquele estábulo.  Será que estamos ajoelhados em adoração, admirando com hesitação ou escondendo-nos da luz que penetrou as nossas sombras?

O Natal nos convida a sair das sombras das trevas e a permitir que a luz de Cristo brilhe em nossos corações.

Fonte:
1) https://military.odb.org/light-and-shadow/?utm_source=chatgpt.com
2) https://ymi.today/2013/12/odb-light-and-shadow/?utm_source=chatgpt.com