O bom entendimento favorece. Provérbios 13:15
Entender é poderoso. Muitos problemas de comunicação no casamento vêm pelo fato do casal não conversar o suficiente, de afirmar que nós nos fizemos claros quando não nos fizemos. Mas, frequentemente, a razão de não entendermos bem uns aos outros vem de não ouvirmos o suficiente, de não querermos ouvir o que o outro tem a dizer. Às vezes, nós ouvimos o que nós queremos ouvir, mesmo se aquilo não está sendo dito.
Mas o amor é muito receptivo em compreender o coração do nosso cônjuge, ele nos faz querer reter nossos pensamentos até que nós possamos completamente segurar o dele (a). Uma das melhores maneiras de fazer isso é através da arte de ouvir com reflexão, repetindo para ele (a) as palavras e sentimentos que eles acabaram de dividir para demonstrar que nós o (a) ouvimos bem. Isso valoriza seu cônjuge ao mesmo tempo que esclarece e descobre um maior significado. Quando seu cônjuge ouve você dizer de volta o que ele comunicou, ele se sente entendido, vai relaxar, começará a confiar em você com mais de seu coração, e então desejará ouvir mais de você. Tome cuidado para não entrar em nenhuma conversa séria com seu cônjuge sem primeiro buscar entendê-lo. Ouça a verdade, e reflita isso de volta em amor.
PERGUNTAS
Seu cônjuge diria que você o ouve? Ele (a) sente que você realmente valoriza o que ele (a) diz? Como você pode aumentar sua autoconfiança em conversas futuras?
Fonte:
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 175
Nenhum comentário:
Postar um comentário