segunda-feira, 6 de março de 2023

Uma Coloca Você Para Baixo, a Outra o Levanta


Reconhecí o meu pecado diante de Ti, e a minha iniquidade não ocultei. Eu disse: confessarei as minhas transgressões ao Senhor [revelando continuamente o passado até que tudo fosse dito] — então Tu perdoaste [instantaneamente] a culpa e a iniquidade do meu pecado. (SALMOS 32:5)

Precisamos aprender a diferença entre condenação e convicção. A condenação nos coloca para baixo, e se manifesta como um fardo pesado, que exige que paguemos pelos nossos erros. A convicção é a obra do Espírito Santo, nos mostrando que pecamos e nos convidando a confessar os nossos pecados para recebermos o perdão e a ajuda de Deus para melhorar o nosso comportamento no futuro. A condenação torna o problema pior; a convicção destina-se a nos levantar para sairmos dele.
Quando você se sente culpado, a primeira coisa a fazer é perguntar a si mesmo se você é culpado de acordo com a Palavra de Deus. Talvez seja. Nesse caso, confesse o seu pecado a Deus; abandone esse pecado e não o repita. Se precisar pedir perdão a alguém a quem você fez mal, faça isso. Depois... perdoe a si mesmo e esqueça! Deus já o perdoou, e se você se recusar a fazer o mesmo, perderá a alegria da redenção que Deus quer que todos nós experimentemos.
Algumas vezes você poderá descobrir que não é culpado de acordo com a Palavra de Deus. Por exemplo, lembro-me de me sentir culpada quando eu tentava descansar. Durante anos impeli-me incessantemente a trabalhar, trabalhar, trabalhar, porque eu me sentia bem quando estava realizando alguma coisa e me sentia culpada se estivesse me divertindo. Esse pensamento é totalmente errado de acordo com a Palavra de Deus. Até Ele descansou da Sua obra da Criação, e Ele nos convidou a entrar no Seu descanso. A culpa que eu sentia quando tentava descansar era antibíblica, irracional e totalmente ridícula. Quando parei de acreditar apenas nos meus sentimentos e comecei a verdadeiramente examiná-los à luz da Palavra de Deus, parei de me sentir culpada. Confie em Deus e na Sua Palavra para lhe revelar quando a sua culpa for falsa e o seu modo de pensar estiver errado.

Confie Nele
O que faz você se sentir culpado? O que a Palavra de Deus diz a respeito dessa situação? Pare de acreditar nos seus sentimentos, que o condenam, e coloque a sua confiança na Sua Palavra, que o convence.

Oremos
Pai, enquanto o malvado Jeroboão e seus seguidores se determinaram a destruir os justos seguidores de Deus, Abias, rei de Judá, o confrontou e declarou, “E eis que Deus está conosco, à nossa frente, como também os seus sacerdotes, tocando com as trombetas, para dar alarme contra vós. O filhos de Israel, não pelejeis contra o Senhor Deus de vossos pais; porque não prosperareis” (2 Cr. 13:12). Com a ajuda de Deus, Abias derrotou Jeroboão e o povo de Israel que havia se rebelado contra Deus para se tornar servo de Belial. Quando Teu povo hoje se rebela contra Ti e serve a Belial, levante homens como Abias que defendam a justiça e a piedade em meio à apatia e ao mal. Faça de mim um Abias, e me prepare para a batalha pela justiça em nosso país.

LEIA A BÍBLIA

(Bíblia em um ano)

DEUTERONÔMIO 1-2 / MARCOS 10:1-31



Fontes:
Livro Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Livro Orações que Quebram Maldições

Nenhum comentário:

Postar um comentário