A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão. (Provérbios 19:11)
Uma das melhores ferramentas para retardar a raiva é ter respostas premeditadas para cada ofensa que possa surgir. E se o seu cônjuge esquecer o seu aniversário de nascimento ou outra data importante para vocês, por exemplo — qual seria a melhor maneira para lidar com essa situação? Você pode decidir antes do tempo disso acontecer, você não permitirá que isso lhe deixe culminar em uma profunda raiva.
O Salmo 78, que recorda o comportamento de Deus para com o Seu povo, mostra que os israelitas antigos foram enganadores, infiéis e persistiram no pecado. Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniquidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira (verso 38). Ele preferiu adiar a Sua ira, aproximando-se do lado da paciência e da compaixão. Nós também podemos decidir de antemão que não permitiremos que nenhuma indiferença da parte do nosso cônjuge desperte qualquer resposta iracunda. Prepare-se para ser paciente.
PERGUNTAS
O que aconteceria se você decidisse adiar a sua raiva antes de expressá-la? E se você escolhesse buscar mais informações e concluir com a atitude mais sábia antes de se permitir responder?
Fonte:
Livro O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 42
Nenhum comentário:
Postar um comentário