domingo, 1 de janeiro de 2023

O DESAFIO DE AMAR DIA A DIA - Um Ano de Devoção Para Casais

ESTE SERÁ UM DESAFIO

ESSA JORNADA DE UM ANO EXIGIRÁ CORAGEM E PERMANÊNCIA.

AS VEZES PARECERÁ DESAFIADORA E DIFÍCIL, E OUTRAS VEZES SERÁ INCRIVELMENTE RECOMPENSADORA.

ACEITAR ESSE DESAFIO EXIGE UMA MENTE DETERMINADA E DECISÕES FIRMES. ELE SE PROPÕE A ENRIQUECER O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS E COM O SEU CÔNJUGE ATRAVÉS DE ORAÇÃO, AÇÃO E DEVOÇÃO DIÁRIA.

NÃO DESISTA ANTES DO TEMPO, PORQUE AQUELES QUE FIZEREM ISSO PERDERÃO OS MAIORES BENEFÍCIOS. 

SE VOCÊ COMPROMETER-SE COM UM DIA DE CADA VEZ EM UM PERÍODO DE UM ANO, OS RESULTADOS PODERÃO MUDAR A SUA VIDA E O SEU CASAMENTO.

CONSIDERE ESTE LIVRO UM DESAFIO VINDO DE QUEM JÁ O ACEITOU ANTES DE VOCÊ.

ESTA JORNADA DEVOCIONAL DE UM ANO contém os princípios base do livro original, O Desafio de Amar, enquanto provê conteúdos novos e estudos profundos.

Um tempo diário de devoção é parte de um relacionamento vivo e amoroso entre você e Deus. Se você lê este livro sozinho ou com o seu cônjuge, você precisa iniciar cada dia com uma oração pedindo para Deus falar com você.

Este devocional não deve ser substituído pelo seu tempo na Leitura da Palavra de Deus. O objetivo é aumentar o seu entendimento dos princípios bíblicos e despertar profundamente a sua fome pela Palavra.

Você está a ponto de aprender algumas coisas sobre você e seu cônjuge. Algumas serão encorajadoras e outras acusadoras. Em ambos os casos, elas exigirão uma visão honesta de onde você está no seu casamento e em Deus.

Deus usa o dom do casamento para nos ajudar a eliminar a solidão, multiplicar a nossa eficiência, construir famílias, criar filhos, curtir a vida e nos abençoar com um relacionamento íntimo. O casamento também nos mostra a necessidade de crescer e lidar com nossas próprias dificuldades e egocentrismo através da ajuda de um companheiro para toda a vida. Se somos "ensináveis", aprenderemos a fazer aquilo que é mais importante no casamento — amar. Esta poderosa união lhe mostra o caminho para amar incondicionalmente outra pessoa imperfeita. Isto é maravilhoso. Ê difícil. E uma mudança de vida.

Este livro é sobre o amor. Sobre aprender e ousar fazer o que for preciso para fortalecer e reforçar os propósitos de Deus para o casamento. Se você aceitar este desafio, você precisa aceitar a visão de que, ao invés de seguir o seu coração, você está escolhendo guiá-lo. A Bíblia diz que "enganoso é o coração mais do que todas as coisas" (Jeremias 17:9), e ele sempre seguirá o que no momento parece correto. Nós desafiamos você a pensar de maneira diferente, e escolher direcionar o seu coração para aquilo que será melhor ao longo do caminho.

Esta jornada não é um processo para tentar fazer do seu cônjuge a pessoa que você quer que ele seja. Pelo contrário, esta é uma jornada de exploração e demonstração genuína de amor, mesmo quando o seu desejo acaba e quando as suas motivações estão enfraquecidas. A verdade é que o amor é uma decisão e não apenas um sentimento. Ele não busca os seus próprios interesses, é sofredor e transformador. E, quando o amor é demonstrado verdadeiramente, como foi planejado para ser, o seu relacionamento tem grandes chances de mudar para melhor.

Durante os seus devocionais diários, você aprenderá mais sobre a natureza do amor, assim como o caráter do próprio Deus. Leia cada dia cuidadosamente e esteja aberto a um novo entendimento do que significa amar alguém verdadeiramente. (Para mais informações sobre como ter um tempo diário devocional, veja a página 378, no Apêndice V)

Você terá um desafio semanal para fazer pelo seu cônjuge. Alguns serão fáceis e outros bem desafiadores. Mas, leve cada desafio a sério e seja criativo e corajoso o suficiente para realizá-lo. Não desista se situações externas lhe impedirem de completar um desafio específico. Apenas faça-o o mais rápido possível e prossiga na jornada.

Finalmente, você é encorajado a adquirir um diário para registrar seus pensamentos e experiências à medida que coloca essas verdades em prática. É importante que você aproveite este espaço para registrar o que está acontecendo com você e seu cônjuge ao longo do caminho. O seu progresso estará registrado nessas anotações que provavelmente se tornarão inestimáveis para você no futuro.

Lembre-se, você tem a responsabilidade de proteger e guiar o seu coração. Não desista e não se sinta desencorajado. Decida dirigi-lo e agir assim até o final. Aprender a amar verdadeiramente é uma das coisas mais importantes que você fará.

AGORA, POIS, PERMANECEM A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR, ESTES TRÊS; MAS O MAIOR DESTES É O AMOR. l Coríntios 13:13

(Introdução do Livro O Desafio de Amar Dia a Dia - Um Ano de Devoção Para Casais, de STEPHEN & ALEX KENDRICK)


Apêndice V

Como ter um devocional

Um tempo diário de devocional é parte de uma caminhada pessoal e íntima entre Deus e você. A medida que uma pessoa cresce em Cristo, ela ganhará uma consciência maior da contínua presença de Deus. Eles vão se tomar acostumados a louvar a Ele, agradecer a Ele, ou orar pela ajuda dEle por um momento (1 Tessalonicenses 5:16-18). Isto se trata de uma relação de amor, não de uma religião ritualística. 

Além disso, é vital estar a sós com Deus em algum momento a cada dia e passar um tempo somente com Ele. No caos de Sua grande popularidade, Jesus nos deu isto como modelo e foi consistente em guardar um momento íntimo com Seu Pai Celestial (Marcos 1:32-27; Lucas 5:l6; 6:12). Assim devemos fazer.

 

O QUE É UM DEVOCIONAL?

Um devocional é um tempo onde você liga a sua mente e o seu coração com a mente e o coração de Deus. É como uma noiva fugindo com seu marido — dois amantes passando tempo conhecendo um ao outro. É como um menino rastejando em direção ao colo de seu carinhoso pai, encontrando segurança, conforto e encorajamento. Também é como um soldado se prostrando diante de Seu rei, e pedindo Sua sabedoria e provisão para que ele realize as tarefas do dia. Embora o diabo e o próprio inferno constantemente tentem prevenir você de fazer essas coisas, seu tempo diário com o Deus deve ser priorizado e guardado.


COMO ISTO FUNCIONA? 

Embora não haja uma fórmula pronta, muitas pessoas desenvolveram um sistema efetivo que envolve os simples passos a seguir: 

1. Fique sozinho com uma Bíblia, uma caneta e um papel. 

2. Peça a Deus para falar com você através da Sua Palavra. 

3. Leia as Escrituras por alguns minutos. (Use um guia devocional ou livro, se desejado). 

4. Anote o que Deus está falando com você, assim como qualquer ponto em que isto pode ser aplicado. 

5. Ore por alguns minutos aplicando o que você aprendeu e derramando o seu coração. 

6. Vá, aplique e viva a Palavra dEle em obediência. 

Durante o seu momento na oração de fechamento (#5), é bom manter algumas coisas em mente. O modelo da oração do Senhor (Mateus 6:9-1 3) não é um mantra a ser repetido, mas um guia a ser seguido. Jesus não disse que isto é o que deveria ser orado, mas como ser orado. Nisto, você aprende que suas orações devem ser íntimas, reverentes, cheias de adoração, humildes e com entrega. 

À medida que você ora, derrame o seu coração e busque a Deus para tudo que você precise. Em arrependimento, confesse qualquer pecado que você tenha cometido e busque o Seu perdão misericordioso. Receba pela fé o Seu amor para que você possa amá-lO de volta. Clame desesperadamente por sabedoria, força e direção para grandes e pequenas decisões que se apresentem a você. Agradeça-O pelas coisas boas que Ele fez para você e louve-O por quão maravilhoso Ele é. Ao longo do dia, viva com a expectativa de melhorar suas próprias atitudes e pensamentos à medida que O vê trabalhando poderosamente ao seu redor e amando você para a glória dEle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário