"Levante-se, grite no meio da noite, quando começam as vigílias noturnas; derrame o seu coração como água na presença do Senhor. Levante para ele as mãos em favor da vida de seus filhos, ..." (Lamentações 2:19)
Quando se está no mercado de trabalho, é simples mensurar o grau de sucesso, seja pelo salário, seja pela posição, seja pelo nível de atuação e de responsabilidade. No entanto, para a mulher, quando ela tem por ocupação principal ser mãe, não é possível mensurar nada disso. Ela trabalha por longos períodos, de dia e/ou de noite, sem expectativa definida de hora de término. Não pode faltar quando fica doente e não tem como pedir demissão. É uma tarefa que consome quase as 24 horas do dia, especialmente quando os filhos são bem pequenos, 7 dias por semana.
Como mãe, o treinamento só é recebido quando já se exerce a função. Normalmente não se visualiza os frutos deste trabalho e só se sabe com certeza se houve sucesso, uns vinte e cinco anos depois de ter iniciado o serviço. Quanto a remuneração, é muito indefinida, para não dizer inexistente, ainda que sejam muitos os benefícios.
Ao orar, sentimos que Deus nos alivia o fardo pesado que a educação dos filhos representa, mesmo compartilhada, como deve, com o cônjuge.
Se você resolver fazer tudo por si, sua vida será muito mais difícil. Acredite. Deus ama você e ele te capacitará naquilo que for preciso. Ore. Abra os ouvidos para Deus, e não se deixe abater por mentiras que porventura Satanás tentar falar para você, como : "Você não é uma boa mãe", Você não serve para nada". Ore, e ouça apenas a voz de Deus.
Não importa o que façamos, os filhos sempre serão uma fonta de culpa. Estaremos sempre nos perguntando : "Será que fiz o suficiente?"; "Será que não fiz demais?". Esses sentimentos exacerbam-se quando, além de nossa atuação como pais, temos de dividir o tempo com uma atividade profissional.
Ore a Deus e peça a seu cônjuge que também ore por você. Orem juntos.
Também, no mundo atual, infelizmente, cada vez mais vemos familias dirigidas por apenas um dos pais. Os motivos são muitos : Casais separados, morte de um dos parceiros, maternidade ou paternidade fora do casamento, pai ou mãe ausente. Se você é alguém que responde, só, pela família, em alguns momentos talvez se sinta cansado, desestimulado ou até mesmo incapaz de ir adiante. É compreensível. Ser mãe e pai ao mesmo tempo não é tarefa nada fácil.
A Bíblia diz queo Senhor carrega nosso fardo, dia a dia (Sl 68:19). Portanto, lembre-se que você não está só, e jamais estará, porque Deus é fiel e, se ele disse que estará conosco todos os dias de nossa vida, creia, ele estará.
E nestes casos, quando se está inserido no mercado de trabalho, menos tempo se tem disponivel, para os filhos. Se é esse o seu caso, procure ser o mais presente que puder na vida deles. E não apenas a presença física, apesar de ser fundamental. Mas, sendo também produtivo o tempo que estiver com eles. Não é quantidade , mas a qualidade que conta.
Mostre interesse genuíno por aquilo que eles gostam de fazer ou deseja realizar. Participe da vida deles, pedindo a eles que lhe contem sobre o seu dia, vibrando com o sucesso deles, encorajando-os quando o dia não foi tão bom. Ore com eles e por eles. Ore pela orientação de Deus à família. Compartilhe, também com eles os seus planos, seus sentimentos com relação a eles, deixando-lhes claro quanto você os ama e que lugar de importância eles ocupam em seu coração. Não permita que eles se sintam um fardo em sua vida. Em vez disso, mostre-lhes que "os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá"(Salmo 127:1).
Reflita sobre a maternidade e a paternidade, sobre a ótica de Deus. Ela é dádiva de Deus, e os filhos são herança do Senhor. Não há fórmulas nem receitas para sermos bons pais. Mas, se você quiser seguir na direção certa, o primeiro passo é viver na dependdência de Deus.
Oremos:
☆Ó Deus, meu fardo tem sido muito difícil. Quero ser boa mãe/bom pai e, boa esposa/bom esposo, mas a verdade é que às vezes me sinto sem forças e incapaz de levar adiante essa tarefa que me deste. Ajuda-me a ouvir a tua voz nesses momentos mais difíceis, e a não me deixar levar pelas mentiras do Inimigo. Não permira que ele encontre brechas e edifique fortalezas que me impeçam de agir segundo o teu querer.
És um Deus poderoso. Tua Palavra nos ensina a ser fiéis, porque tu és sempre fiel. Ajuda-me, Pai, a ser fiel a ti, a ser um bom cônjuge e presente, apoiador, amoroso. Que possamos ser uma família unida e, acim de tudo, temente a ti. Derrama tua misericórdia e teu amor em nossa vida.
Deus, tenho me ausentado por muitas horas a cada dia. Não poss estar com meus filhos em todos os momentos. Estou normalmente ausente quando eles sentem dificuldade nas tarefas escolares ,quando se sentem tristes e desamparados, quando está felizes e querem compartilhar comigo, quando querem simplesmente sentar-se a meu lado e recostar a cabeça. Isso me faz sentir grande tristeza e aflição. Mais que isso, sinto-me culpado por não poder compartilhar com eles esses momentos importantes e preciosos.
Senhor, tu conheces o meu coração e sabes como eu gostaria de poder compensá-los por isso. Ajuda-me, Pai, a aproveitar cada momento em que eu puder estar com eles. Que tenhamos um tempo de qualidade, mesmo quando forem apenas algumas horas. Que nunca duvidem de meu amor por eles. Que saibam que, não importa onde eu esteja, os amo e sempre amarei. Qeu uma parte de mim sempre estará com eles. Ajuda-me a ser bom pai/boa mãe, Senhor.
Peço que me mostres qual é o trabalho que devo realizar. Se desejas que eu mude algo, revela-me. Dá-me força e energia para que eu não só possa realizá-lo bem, mas que eu encontre grande realização e satisfação nele, mesmo quando se mostrar difícil.
Obrigada, porque, não importa que trabalho realize, sempre há algum proveito. Peço-te que o resultado de meu trabalho seja abençoador, e que també te glorifique. Que eu possa ser benção para aqueles que me rodeiam. Que eu possa ser sempre para tua glória.
Senhor, coloco diante de ti minhas prioridades, de modo que estejas no controle de t udo o que eu fizer. Mostra-me como buscar-te quando me sentir pressionada e confusa. Ajuda-me a fazer do tempo contigo minha maior prioridade, todos os dias. Mostra-me como encontrar equilíbrio adequado entre ser cônjuge, ser mãe/ser pai, cuidar da casa, trabalhar, servir na Igreja e na comunidade e,encontrar tempo pra mm, a fim d que possa sentir-me descansada e revigorada. Liberta-me da culpa.
Senhor, peço-te que me ajudes a tornar meu lar um santuário cheio de paz. Independentemente de nossas condições financeiras, dá-me sabedoria, energia, força, visão e clareza mental para transformar nossa casa num belo lugar de refúgio, que traga alegria a cada um de nós.
Oro assim em nome de teu amado Filho Jesus Cristo, que deu a própria vida para que pudéssemos tê-la em abundância. Amém.☆
(Extraído e Adaptado do Livro O Poder da Mãe que Ora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário