sábado, 10 de novembro de 2018

Ore Por Seus Filhos, Para Que Tenham Bons Relacionamentos


"O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se.'
(Provérbios 12:26)

Ter amigos é muito importante.  Relacionamentos fazem parte de uma vida saudável.  Cultivar relações de amizade é saudável, mas também pode revelar-se muito perigoso.  Tudo depende de quem são nossos amigos, pois toda amizade exerce forte influência sobre nós.  Daí a necessidade de sabermos escolher nossos amigos.
A experiência nos ensina muito, e passamos a ser cautelosos com relação às pessoas que trazemos para nosso circulo mais chegado.  Por isso, precisamos desde cedo orar para que nossos filhos desenvolvam bons relacionamentos sólidos e firmados na Palavra de Deus. Se não queremos que nossos filhos se percam, precisamos orar para que sejam cautelosos na escolha de seus amigos.  Orar e orientá-los é fundamental, especialmente hoje, com a disseminação das rede sociais pela internet.  Sabedoria e discernimento da parte de Deus tornaram-se mais que necessários.
Converse com eles sobre seu dia a dia.  Procure conhecer os amigos.  Faça parte das redes sociais também.  Informe-se sobre o que se está discutindo.  Paralelamente, ore e peça discernimento e sabedoria para orientá-los.  Se você detectar uma amizade nociva para seu filho, procure orientá-lo e, se ele resistir a afastar-se dela, ore a Deus para que ele lhe abra os olhos.

ORE PARA QUE DIFERENCIEM OS AMIGOS PRECIOSOS DOS INDESEJÁVEIS
Persevere em orar para que Deus lhes permita enxergar que um amigo precioso possui as seguintes características:
1. Fala a verdade com amor e dá bons conselhos.  O bom amigo não se furtará a nos dar um bom conselho.  O verdadeiro amigo não receia aconselhar.  Ao contrário, amizade sólida e genuína mantém os canais de comunicação sempre abertos.
2. Ajuda o amigo a se tornar uma pessoa melhor.  O bom amigo não quer aproveitar-se do outro, mas contribuir sempre para o sucesso e o crescimento pessoal dele.
3. Ajuda o amigo a se tornar uma pessoa mais sábia.  O verdadeiro amigo pensa sempre no progresso intelectual do companheiro, recomendando bons livros, bons programas, compartilhando experiências.
4. Não se afasta em momentos difíceis.  É nos momentos mais difíceis que conhecemos o verdadeiro amigo.  Ele não está conosco apenas quando as coisas andam bem, mas é companheiro fiel em qualquer circunstância, sobretudo nas mais complexas.
5. Ama o amigo mesmo quando ele comete erros.  O verdadeiro amigo procura compreender nossas ações e nos admoestará em amor. Não fechará os olhos aos nossos erros, pois, se o fizer, não estará sendo um verdadeiro amigo.

Precisamos orar para que nossos filhos cultivem boas amizades.
Peça a Deus que os ajude a identificar, em seu rol de amizades, os sete sinais de um amigo indesejável:
1. Não teme a Deus e não se importa se fere os outros. 
2. Nunca muda e é instável.
3. Frequentemente se irrita com alguma coisa.
4. Oferece maus conselhos e desagrada a Deus.
5. Não obedece às leis de Deus.
6. É tolo e age impensada e inconsequentemente.
7. Não reverencia Deus nem suas leis.

ORE PARA QUE FAÇAM PARTE DE UMA FAMÍLIA ESPIRITUAL TEMENTE A DEUS.
Ore para que Deus lhe conceda a graça de oferecer a seus filhos um ambiente espiritual saudável em que possam desenvolver sua fé.  Ensine-os desde cedo a amar a Igreja, a frequentá-la, a aprender a Palavra, a fazer parte de um grupo de crianças, adolescentes ou jovens que amem ao Senhor.
Desde cedo, precisamos encorajá-los a conviver com os que amam ao Senhor, e o melhor espaço para isso ainda é a igreja, o corpo de Cristo.
Quandro criamos os filhos nos caminhos de Deus, rodeados de pessoas que o temem, diminuiremos as chances de eles se afastarem do Senhor na vida adulta, de se deixarem levar pelas armadilhas do inimigo.  O diabo ruge ao redor deles, pois não deseja que façam parte de uma família espiritual nem desenvolvam vínculos que honrem a Deus.  Precisamos ajudá-los a não fazerem a vontade do inimigo, mas a do Senhor.

ORE CONTINUAMENTE PELOS RELACIONAMENTOS DE SEUS FILHOS
Orar para que os filhos tenham bons amigos é importante, mas também precisamos orar para que eles sejam bons amigos.  Peça a Deus que lhes conceda um coração puro e amoroso e que também coloque no caminho deles pessoas comprometidas com o Senhor de modo que possam desenvolver relacionamentos que glorifiquem e honrem a Deus.

Muitas vezes os pais se sentem impotentes para agir contra a má influência que algumas pessoas exercem na vida dos seus filhos.  Mas não somos impotentes . Temos o poder de Deus e a fidelidade de sua Palavra sustentando-nos.  Não espere que seu filho venha a desviar-se do caminho por influência de uma amizade imprópria.  Antes que haja este perigo, comece a orar hoje mesmo.

Oremos:
Senhor, dá-nos o discernimento inspirado pelo Espírito Santo para que saibamos orientar e influenciar nossos filhos na escolha de amigos.  Abençoa cada relacionamento deles.  Ajuda-os a escolherem amizades com sabedoria para que não se desviem de teu caminho.  Dá-lhes discernimento e força para que se afastem das más influências.  Não permitas que andem em companhia de insensatos.  
Peço que lhes concedas amigos cristãos e mentores exemplares, pessoas de confiança, de bom coração e amorosas.  Que sejam, sobretudo, pessoas de fé sólida em ti e que os inspirem a solidificar mais e mais a deles.
Sempre que houver tristeza pela perda de um amigo, que tu os confortes e envies novos amigos.  Afasta o sentimento de solidão e de baixa autoestima, que pode levá-los a buscar amizades que não te glorifiquem.
Em nome de Jesus Cristo, pedimos que lhes ensines o verdadeiro significado da amizade, como ser um bom amigo e desenvolver relacionamentos sólidos, próximos e duradouros. Amém.

(Extraido e Adaptado do Livro O Poder da Mãe que Ora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário