Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 273
Tenhamos paciência para as dificuldades, tolerância para as diferenças, benevolência para os equívocos, misericórdias para os erros, perdão para as ofensas, equilíbrios para os desejos, sensatez para as escolhas, delicadezas para as palavras, coragem para as provas, fé para as conquistas e amor para todas as ocasiões.
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 273
Como a águia alvoroça o seu ninho e move-se sobre os seus filhotes, Ele abre as Suas asas e toma-os, e os leva sobre as Suas asas. DEUTERONÔMIO 32:11
Os filhotes de águia passam os três primeiros meses de suas vidas no ninho confortável que seus pais prepararam. Mas os filhotes têm uma grande surpresa quando alcançam as doze semanas de vida. A mãe, de repente, começa a jogar todos os brinquedos deles para fora do ninho.
Em seguida, ela começa a retirar todo o material confortável de dentro dele — as penas e as peles de animais — e deixa os bebês sentados sobre espinhos e gravetos. É isso que a Bíblia quer dizer quando ela menciona que a mamãe águia “alvoroça o seu ninho”. O motivo pelo qual ela alvoroça o ninho é porque ela quer que os seus bebês saiam dele e voem.
Não demora muito, a mamãe águia começa a empurrá-los para fora do ninho. Os pequenos filhotes, que não têm ideia de como voar, caem céu abaixo, provavelmente muito assustados. Logo, porém, eles ouvem um “vuuuuuuuuuuuuu”, enquanto a mamãe águia desce rápido por baixo deles para pegá-los. Em seguida, a mamãe águia leva os filhotes de volta para o ninho e depois os empurra para fora outra vez. Ela continua repetindo o processo, uma vez após a outra, até que eles finalmente entendem que não têm escolha, exceto voar.
A mamãe águia faz isso porque ela os ama e quer que seus filhotes tenham a melhor vida que possam ter. A maioria dos filhotes não sairá do ninho sem um empurrão. Do mesmo modo, a maioria de nós também escolherá o conforto ao desafio, a não ser que não tenhamos escolha.
Você sente que Deus está trabalhando em sua vida da mesma maneira que a mamãe águia faz com os filhotes? O Senhor tem retirado um pouco do acolchoamento do seu ninho, fazendo com que você se veja sentado sobre galhos espinhosos? Ele está lhe dizendo: “Vamos, é hora de voar”? Nesse caso, lembre-se das intenções da mamãe águia e saiba que você pode confiar nas boas intenções de Deus para você.
Confie Nele
Você sente como se Deus estivesse empurrando-o para Fora do seu ninho confortável? Confie nele. Ele não está tentando lhe fazer mal — Ele está ensinando você a voar!
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 272
...verdadeiramente Eu lhes digo, se vocês não se arrependerem (mudarem, voltarem) e se tomarem como crianças [confiantes, humildes, amorosas, perdoadoras], vocês nunca poderão entrar no Reino dos céus [de modo algum]. MATEUS 18:3
Os cristãos têm à sua disposição a qualidade abundante da vida que vem de Deus, que não está cheia de medo, estresse, preocupação, ansiedade ou depressão. Deus não é impaciente nem está com pressa; Ele dedica tempo para desfrutar a Sua criação. E Ele quer que façamos o mesmo.
Infelizmente, não creio realmente que a maioria das pessoas esteja desfrutando suas vidas. Quando você lhes pergunta como elas estão, a resposta é quase sempre: “Ocupado! Estou muito ocupado com o trabalho, com as crianças, com a igreja e com as atividades da escola”.
Vivemos em um mundo estressante, que parece estar ficando mais estressante a cada dia que passa. As pessoas estão correndo para todo lado. Elas são rudes, ríspidas, e é fácil ver que muitas pessoas estão frustradas e sob pressão. Elas estão passando por estresse financeiro, estresse conjugal, e pelo estresse de criar filhos no mundo de hoje.
Tenho um pensamento para você considerar: a simplicidade gera alegria, mas a complicação a bloqueia. Mateus 18:3 diz que Deus quer que encaremos a vida com a fé simples de uma criança. Ele quer que cresçamos em nosso comportamento, mas que permaneçamos infantis em nossa atitude para com Ele com relação à confiança e à dependência. Ele quer que saibamos que somos os Seus filhinhos preciosos. Demonstramos fé nele quando vamos a Ele dessa maneira, que permite que Ele cuide de nós.
Não podemos ter paz e desfrutar a vida sem a fé de uma criança. Quando você começa a viver a sua vida com toda a simplicidade de uma criança, isso muda todo o seu panorama de um modo impressionante.
Comece a identificar de que maneiras você complica as coisas e peça ao Espírito Santo para lhe ensinar a simplicidade nessas áreas. Ele vive em você, e embora Ele seja extraordinariamente poderoso, também é extraordinariamente simples. Ele lhe ensinará a simplicidade se você realmente quiser aprender.
Confie Nele
Dedique tempo para observar uma criança e observe como a ela encara as coisas com simplicidade. Aproxime-se de Deus com o mesmo tipo de inocência e completa dependência. Confie nele para cuidar de todas as suas necessidades, a fim de que você possa desfrutar a sua vida.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 271
E Simão (Pedro) respondeu: Mestre, trabalhamos a noite inteira [exaustivamente] e não pegamos nada [em nossas redes]. Mas com base na Tua palavra, lançarei as redes [outra vez]. LUCAS 5:5
Amo a história de Lucas 5 — Pedro e seus companheiros voltando de uma viagem de pesca malsucedida. Depois que Jesus terminou de falar às multidões que haviam se reunido junto à praia, “Ele disse a Simão (Pedro): ‘Faça-se ao mar alto, e lance as suas redes para a pesca’” (v. 4).
Quando li isto há alguns anos, chamou minha atenção porque eu estava procurando por um carregamento de bênçãos em minha vida. Eu tinha mensagens em áudio cristãs, camisetas cristãs, livros cristãos, adesivos cristãos, um broche de Jesus e podia falar “evangeliquês” tão bem quanto qualquer um. Mas me faltava a vida abundante que a Bíblia diz que Deus quer que eu tenha, porque eu não entendia os propósitos de Deus.
Depois que Jesus disse a Pedro para se lançar ao mar alto, Pedro disse: “Mestre, trabalhamos a noite inteira [exaustivamente] e não pegamos nada [em nossas redes], Mas com base na Tua palavra, lançarei as redes [outra vez]” (Lucas 5:5). Veja o que aconteceu nos versículos 6 e 7: “E quando eles fizeram isso, pegaram uma grande quantidade de peixes. E como suas redes estavam a ponto de romper-se, fizeram sinal aos seus companheiros no outro barco para virem e as segurarem com eles. E eles foram e encheram os dois barcos, de modo que começavam a afundar”.
Eis o que me faltava: se Pedro estivesse vivendo com base nos seus sentimentos, ele não teria voltado a pescar, porque ele e seus homens estavam exaustos. Em vez disso, ele escolheu viver com base na Palavra.
Deus me mostrou que a mesma coisa acontece conosco. Se quisermos um “carregamento” de provisão em nossas vidas, precisamos viver em um nível mais profundo do que o que queremos, pensamos e sentimos. Precisamos viver de acordo com a Palavra de Deus e fazer o que ela diz — quer sintamos vontade ou não, quer entendamos ou não, quer queiramos ou não, quer achemos que é boa ideia ou não. Precisamos tomar a decisão de parar de correr atrás de coisas que não têm a capacidade de nos fazer feliz. Não importa o que temos, se não sabemos e entendemos o nosso propósito na vida — que é glorificar a Deus.
Confie Nele
Você deseja a vida abundante que a Bíblia promete?
Ela está disponível a você. Tudo que você tem a fazer é confiar em Deus e fazer o que a Sua Palavra diz. Sua obediência glorificará a Deus e trará um carregamento de bênçãos para a sua vida.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Ele começou a ensiná-los em muitas coisas... Marcos 6:34
Nenhum de vocês é uma pessoa ignorante. Mas há certas coisas que você não sabe, e é parte da bênção do casamento ser capaz de aprender uns com os outros.
Você pode ter crescido em um lar cristão, por exemplo, recebendo a salvação quando era muito mais jovem que seu cônjuge. De muitas formas, você pode ter tido experiências que o outro pode não entender tão facilmente, mas o seu discernimento sobre estas coisas podem ser valiosos para refinar vocês dois como pessoas.
O problema que frequentemente aparece, porém, é quando menosprezamos nossa esposa ou marido por não entender algo que é nossa especialidade. Talvez você possua um bom senso de direção, mas seu cônjuge não. Talvez você discirna extremamente bem e não entende porque ele não consegue entender as pistas que para você são tão óbvias. Mais do que apontar as imperfeições do outro, crie oportunidades para ajudá-lo a aprender com você — gentilmente, pacientemente. Faça do seu casamento um exemplo daquilo que acontece quando duas mentes se juntam.
Oração
"Deus Pai, exponha qualquer orgulho em nós, para que possamos confessá-lo e removê-lo do nosso casamento. Ajuda-nos a abençoar e edificar ura ao outro como uma parte valiosa deste relacionamento. Ajuda-nos a amar. Em nome de Jesus. Amém."
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 270
Porque Deus não é o autor da confusão, mas da paz... 1 CORÍNTIOS 14:33
Eu estava ministrando em uma reunião em Kansas City, e veio ao meu coração perguntar à audiência quantos deles estavam confusos. Havia cerca de 300 pessoas naquela reunião, e pude observar que 298 deles ergueram as mãos. E meu marido foi um dos dois que não o fizeram.
Posso lhe dizer que Dave nunca esteve confuso em sua vida, porque ele não se preocupa. Ele não tenta entender nada. Ele não está interessado em ter todas as respostas para tudo, porque ele confia em Deus. Quando você confia em Deus, pode relaxar e desfrutar a vida. Você não tem de passar pela vida se preocupando e tentando entender como resolver todos os seus problemas. Pense em todas as coisas com as quais você se preocupou em sua vida e em qual foi o resultado delas. Isso deve ajudar você a entender que preocupar-se e racionalizar são uma perda de tempo e energia.
Tenho quatro filhos adultos. Fico impressionada quando olho para trás, para tudo o que passei com eles enquanto estavam crescendo — quando não tiravam boas notas na escola, quando eu era chamada ao gabinete do diretor por causa deles, quando 0 vizinho reclamava deles, quando parecia que eles nunca iriam querer trabalhar ou fazer nada que valesse a pena, ou que nunca seriam capazes de lidar com suas finanças. Eu pensava: Como eles vão lidar com a vida quando estiverem longe de mim? Eles não conseguem nem lidar com as mesadas deles! Eu desperdiçava muito tempo me preocupando com eles, e no fim todos eles acabaram bem.
Estou compartilhando essas histórias com você para ajudá-lo a entender onde seus filhos, seus relacionamentos, suas finanças, seu emprego e sua saúde estão agora não é onde eles vão terminar. E preocupar-se com essas coisas só ajuda a aumentar o problema; não ajuda a alcançar a resposta. Pare de se preocupar. Pare de complicar a sua vida tentando entender tudo. Simplesmente admita que você sabe que não é capaz, que você precisa de Deus. Então continue vivendo e desfrutando a vida, enquanto Deus está lhe dando as respostas.
Confie Nele
Ore e confie em Deus, e Ele lhe mostrará o que fazer na hora certa. Ele lhe mostrará porque Ele é um Deus que nunca falha com os Seus filhos (ver Deuteronômio 36:1, 8). Ele é um Deus fiel, e sempre vem em nosso socorro.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. Salmos 72:13
Parte do propósito de Jesus em vir à Terra foi para "pregar as boas-novas para os pobres" (Lucas 4:18). Isto nos diz que a maior pobreza que uma pessoa pode experimentar é pobreza espiritual. Jesus conheceu as necessidades espirituais de muitas pessoas e nos ordenou a fazer o mesmo. Mas tão devastadora quanto a fome e falta física podem ser, a dor de um coração vazio é algo que pode fazer mais do que matar o corpo. Isto pode levar para uma eternidade de desejos que nunca são satisfeitos.
Cristo chamou você para ministrar com relação a carência espiritual do seu cônjuge — para se importar profundamente com a falta que sente da plenitude das bênçãos de Deus, ao faltar em fé e confiança. O que faz deste papel um privilégio é que nós mesmos estamos faltosos em muitas formas. Então, nossa responsabilidade de cuidar da vida espiritual do nosso cônjuge é também um convite para receber o cuidadoso olhar de atenção dele em nossos olhos. Juntos podemos encontrar a riqueza de crescermos em um relacionamento com Cristo.
Desafio da Semana
Como forma de demonstrar compaixão, encontre qualquer área na vida de seu cônjuge onde existam dor e sofrimento. Peça a Deus para lhe ajudar a encontrar formas de aliviar a dor do seu (ua) parceiro (a) e a ministra— lo em amor.
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 269
Ó, [homens, como é pequena a confiança que vocês têm em Mim, como] é pequena a sua fé! MATEUS 16:8
Se você quer ter alegria, precisa parar de tentar entender tudo. Você precisa parar de deixar os seus problemas ficarem remoendo em sua mente. Precisa parar de procurar ansiosamente uma resposta para a sua situação, tentando descobrir o que deve fazer a respeito dela.
Quando Jesus viu que os Seus discípulos estavam tentando “entender” o que fazer sobre o fato de eles terem se esquecido de levar pão para alimentar a multidão, Ele lhes disse: Ó homens de pequena fé, porque vocês estão debatendo entre vocês?” (Mateus 16:8).
Passei muitos anos tentando resolver os meus próprios problemas, e finalmente descobri que não é a vontade de Deus para mim que eu faça isso. Tudo o que os meus esforços fizeram foi me deixar frustrada, além de mais egoísta e egocêntrica. Eu focava em mim mesma e esperava que todos os outros focassem em mim também. Eu contava com os outros (e comigo mesma) para fazerem por mim o que só Deus podia fazer.
Nós racionalizamos e tentamos entender as coisas, perguntando: “Por que, Deus, por quê?” e “Quando, Deus, quando?” Queremos saber as respostas para as nossas situações para que não seja necessário confiar em Deus. Não queremos surpresa alguma; queremos estar no controle, porque temos medo de que as coisas não saiam do jeito que queremos. Esse desejo impulsivo de estar “no controle” geralmente produzirá uma coisa — uma mente permeada de raciocínios excessivos.
“Por que, Deus, por quê?” e “Quando, Deus, quando?” são duas perguntas que podem nos manter frustrados e nos impedir de desfrutar a vida que Jesus morreu para nos dar. Muitas vezes não entendemos o que Deus está fazendo, mas é nisso que se resume a confiança. Ninguém diz que temos de saber tudo; ninguém nunca nos disse que temos de entender tudo. Precisamos estar satisfeitos em conhecer Aquele que sabe, que é Deus. Precisamos aprender a confiar em Deus, e não em nós mesmos.
Confie Nele
Pare de analisar excessivamente as coisas. Confiança significa não precisar saber “por que” e “quando” para estar em paz.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36
Como você serve a seu cônjuge quando pode dizer que ele está realmente cansado? Quais são algumas das coisas que ele (a) sente e pensa depois de um longo dia cuidando das crianças? Quais são algumas das tentações que seu cônjuge enfrenta depois de enfrentar uma exaustiva temporada de trabalho? O que você vê nos olhos dele (a) quando ele (a) não está certo (a) de que pode continuar neste ritmo?
Jesus viu pessoas assim — pessoas que eram vazias espiritualmente e fisicamente e tinham relacionamentos vazios. Ele pôde reconhecer os sinais de uma pessoa se sentindo esgotada. E embora Ele estivesse cansado do trabalho do dia, das necessidades das pessoas e dos insultos dos seus críticos, Ele seguia a multidão cansada. Suas palavras traziam encorajamento. Seu toque os inspirou a acreditar que as promessas do Seu amor e eterna presença eram firmes e verdadeiras.
Não faça vista grossa sobre o cansaço de seu cônjuge ou tome seus esforços somente como uma obrigação. Não considere isto parte do que ele assinou no contrato de casamento. Busque maneiras para ajudar a aliviar este fardo.
Vá Mais Fundo
Leia Mateus 9:35-10:1.
O que a compaixão de Jesus (9:36) O levou a fazer (9:37-10:1)?
A Sua compaixão leva você a pensar, planejar e agir de forma a aliviar a dor dos outros?
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 268
Portanto, [herdar] a promessa é o resultado da fé e depende [inteiramente] da fé, para que pudesse ser dada como um ato de graça (favor imerecido)... ROMANOS 4:16
No início da minha caminhada cristã, eu trabalhava continuamente para tentar mudar por mim mesma. Mas muitas das mudanças que aconteceram em minha vida começaram no dia em que eu finalmente entendi que só Deus poderia fazer essas mudanças.
Naquele dia, eu simplesmente me sentei na presença de Deus, chorando e dizendo a Ele: “Se Tu não me mudares, Senhor, nunca serei diferente, porque fiz tudo 0 que qualquer pessoa pode fazer para mudar. Tentei tudo 0 que sei. Segui cada fórmula. Repreendi todos os demônios. Jejuei. Orei. Chorei. Implorei e supliquei. E nada disso funcionou. Portanto, Senhor, Tu terás de me aceitar do jeito que sou e eu terei de ficar assim para sempre. Se eu tiver de ser diferente, Tu terás de me transformar. Eu desisto”.
Quando terminei de falar, o Espírito Santo falou em meu coração: “Bom. Agora finalmente posso fazer alguma coisa”.
Eu havia chegado a um ponto em que não me importava se meu ministério crescesse ou não. Eu só queria um pouco de paz. Finalmente havia chegado a um ponto em que não me importava se Dave ou meus filhos mudassem ou não. Eu só queria um pouco de paz. Por fim entendi que eu teria de parar de tentar mudar tudo e a todos ao meu redor, inclusive a mim mesma, e deixar Deus lidar com isso, se eu quisesse ter paz.
Você nunca irá desfrutar a promessa da nova vida (ver Romanos 4:16) que Jesus morreu para lhe dar até que você mude a sua maneira de pensar. Não se trata do que você pode fazer — trata-se do que Jesus fez por você.
Tentar enfrentar todos os desafios da vida diária pode fazer você focar nas obras humanas, que tiram de você a paz, a sua alegria, o respeito próprio e a confiança. As obras prendem você na armadilha de sempre se esforçar para ser melhor, para você se sentir melhor consigo mesmo. Mas se você tentar fazer as coisas sozinho, será incapaz de gerar as mudanças positivas que deseja.
Confie Nele
Se você tentou tudo e ainda está desesperado por paz, mude a sua maneira de pensar e entregue a sua vida a Deus.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado. Deuteronômio 32:36
Todos os benefícios que recebemos de Deus podem ser ligados a Sua compaixão. Se não fosse por Seu amoroso cuidado, não haveria perdão do pecado, não haveria como escapar do inferno e não haveria cura para nossas doenças espirituais e físicas. A única razão pela qual nós temos vida e esperança é porque Ele foi coroado com "um amor fiel e compaixão" (Salmos 103:4).
Ele levou Ló, que tinha uma mente fraca, para longe da destruição em Sodoma por causa de Sua compaixão (Gênesis 19: 16). Ele ouviu o clamor de Seu povo no Egito e enviou Moisés para livrá-lo (Êxodo 3:7). Depois de assistir a terrível experiência de Jó, Deus o restaurou por Sua grande graça e misericórdia (Tiago 5:1I). E agora Ele está "esperando para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade" (Isaías 30:18). Ele anseia profundamente por você. Ele ama você com as misericórdias que se renovam a cada manhã. Pense no que a compaixão de Deus realizou em você.
Pense no que a sua compaixão poderia significar para seu cônjuge. O amor aprende com Deus de maneira sábia e desejosa e corajosamente segue os Seus passos.
Desafio da Semana
Como forma de demonstrar compaixão, encontre uma área na vida do seu cônjuge onde exista dor ou sofrimento. Peça a Deus para lhe ajudar a encontrar formas de aliviar a dor do seu(ua) parceiro(a) e a ministrá-lo(a) em amor.
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 267
Depois desses eventos, Deus testou e provou Abraão e lhe disse: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. [Deus] disse: Tome agora o seu filho, o seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à região de Moriá; e ofereça-o ali como oferta queimada sobre um dos montes do qual eu lhe direi. Então Abraão levantou-se cedo de manhã, selou a sua mula, e levou dois de seus jovens com ele e seu filho Isaque; e ele rachou a lenha para a oferta queimada, e depois iniciou a viagem até o lugar que Deus havia lhe dito. GÊNESIS 22:1-3
Creio que Deus estava testando as prioridades de Abraão nesse versículo. Isaque provavelmente havia se tornado muito importante para Abraão, de modo que Deus testou Abraão para ver se ele abriria mão de Isaque para Deus em fé e obediência. Quando Deus viu a disposição de Abraão em obedecer, providenciou um cordeiro para Abraão sacrificar em vez de Isaque (Gênesis 22:12-13).
Todos nós passamos por testes. Como aconteceu com Abraão, esses testes destinam-se a experimentar, provar e desenvolver a nossa fé. Um dos testes que tive de enfrentar foi: “E se eu nunca tiver o ministério que sonhei por tanto tempo? E se eu nunca conseguir ministrar para mais de cinquenta pessoas de uma vez? Ainda poderei amar a Deus e ser feliz?”
E você? Talvez você queira se casar. E se você nunca se casar? Você pode ser feliz mesmo assim? Talvez você queira que certa pessoa da sua família mude. E se essa pessoa nunca mudar? Você pode ser feliz mesmo assim? Talvez você queira mais dinheiro. E se você nunca tiver mais dinheiro do que o que tem agora? Você pode ser feliz mesmo assim?
Se você não conseguir o que deseja, ainda poderá amar a Deus? Você ainda irá servi-lo por todos os dias da sua vida, ou está apenas tentando conseguir alguma coisa dele? Uma linha tênue divide as motivações do coração entre egoísmo e altruísmo; devemos sempre garantir que entendamos de que lado da linha nós estamos.
Confie Nele
O que você deseja? Se você nunca conseguir isso, ainda poderá amar a Deus e confiar que Ele tem um plano melhor para a sua vida?
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Colossenses 3:12
Experimentar compaixão por seu marido ou esposa é mais do que somente sentir muito por eles. E mais profundo que somente pena. O amor fica frágil quando seu cônjuge está ferido, ele lhe envolve em um nível mais profundo. Até o seu corpo sente a dor que seu conjugue sente, especialmente quando está misturada com seu desejo de aliviar o sofrimento dele ou pelo menos ser um suporte firme em meio à provação que ele passa. A palavra original para compaixão nas Escrituras carrega literalmente a ideia de sentir dor em comiseração pelo outro.
Mas a verdadeira compaixão não para na simples preocupação. Ela não é satisfeita simplesmente por ser capaz de imaginar o que a outra pessoa está passando. A compaixão trabalha no caminho do coração até que isso se exteriorize em ações de amor, na entrega sacrificial do seu tempo e atenção. "Tem algo que eu possa fazer por você", "O que eu posso trazer para você?", "Ajudaria se eu...?". Sim, ajudaria. E sim, o amor faz isto a todo tempo.
Vá Mais Fundo
Leia Mateus 20:29-34- Que perguntas Jesus fez aos dois homens cegos? Como a compaixão dEle O fez responder às suas necessidades? O que aconteceria se você começasse a perguntar isso e responder com compaixão?
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 266
Não se conformem com este mundo (esta era), [moldado segundo os seus costumes externos e superficiais e adaptado a eles], mas sejam transformados (mudados) pela [total] renovação da sua mente [através dos seus novos ideais e da sua nova atitude], para que vocês possam provar [por si mesmos] qual é a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus, até mesmo aquilo que é bom e aceitável e perfeito [aos olhos dele para vocês]. ROMANOS 12:2
Renovar a sua mente não é como renovar a sua licença de motorista ou o seu cartão da biblioteca, o que pode ser feito rapidamente e não precisa se repetir por meses ou anos. Renovar a sua mente é mais semelhante ao trabalho de renovar e remobiliar uma velha casa. Não acontece rapidamente; requer tempo, energia e esforço, e há sempre alguma coisa que precisa de atenção.
Não caia na armadilha de acreditar que você pode renovar a sua mente tendo pensamentos corretos uma única vez. Para ter a mente renovada, será preciso ter pensamentos corretos vez após vez, até que eles fiquem enraizados no seu modo de pensar — até que os pensamentos corretos venham a você com mais facilidade e mais naturalmente que os pensamentos errados.
Você terá de se disciplinar para pensar adequadamente, e terá de se proteger para não cair em velhos padrões de pensamento, o que pode acontecer muito facilmente. Quando isso acontecer, não se sinta mal — apenas comece a pensar corretamente outra vez. Com o tempo, você acabará chegando a um ponto em que os pensamentos errados o deixarão desconfortável — eles simplesmente não se encaixarão mais nos seus processos mentais.
Deixe-me ser rápida em dizer que você não deve se sentir condenado se estiver tendo dificuldades com a sua vida mental atualmente, ou se enfrentar dificuldades nos próximos dias. A condenação só enfraquece você; ela nunca o ajuda a progredir. Todas as vezes que reconhecemos que estamos permitindo a entrada de pensamentos errados em nossa mente, devemos pedir a Deus que nos perdoe e continuar avançando rumo ao nosso objetivo.
Celebre cada vitória, porque isso o ajuda a não se sentir oprimido pelo que ainda falta ser conquistado, lembrando-se de que Deus é muito paciente e longânimo. Ele é compreensivo e nunca desistirá de você.
Confie Nele
Em que áreas da sua vida a sua mente necessita ser renovada? Confie que Deus será paciente com você, enquanto você pratica a maneira correta de pensar.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. Lucas 10:31
Muitas pessoas provocam uma rápida imagem de dureza e falta de interesse dos oficiais religiosos, na história que Jesus conta sobre o Bom Samaritano (Lucas 10:30-37). Passando por um homem que havia sido espancado, e muito ocupados para parar e ajudar, eles permaneceram como um símbolo de frieza que é condenado por todo mundo. Todos sabem que não demonstrar compaixão por um ferido é, em muitas maneira, uma forma de crueldade.
Então, por que nós falhamos tantas vezes em detectar quando nosso cônjuge está ferido? Mesmo se notamos, por que deixamos que, às vezes, ele sofra sozinho? Virar para o lado e dormir é diferente do que fizeram o sacerdote e o levita passando pelo outro lado?
A vida traz dor. E a dor faz a nossa responsabilidade ser essencial. Se seu cônjuge está sofrendo, saiba que seu amor está sendo testado e sua intimidade futura está em risco. O silêncio e o evitar não são opções. Você tem que intervir com um apoio decisivo e com compaixão. Se você fizer isso, o coração dele será amarrado ao seu mais profundamente do que antes, e você se tornará um modelo do amor de Cristo.
Perguntas
Como você demonstra compaixão por seu cônjuge? Ele pode dizer que você está ao lado dele quando ele precisa? Você é uma fonte de compaixão e força? Caso negativo, por que não?
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 265
Portanto, cinjam os lombos da sua mente, sejam sóbrios e coloquem a sua esperança totalmente na graça que lhes será trazida na revelação de Jesus Cristo. 1 PEDRO 1:13
Você e eu não estamos acostumados a ouvir a expressão “cingir” hoje em dia. Nos tempos bíblicos, porém, os homens e mulheres usavam roupas longas, semelhantes a saias. Se eles tentassem correr com aquelas roupas, havia uma boa chance dos seus pés se emaranharem nos longos tecidos, fazendo-os tropeçar. Quando eles precisavam se mover rapidamente, levantavam o tecido de suas roupas e os puxavam para cima, para poderem andar ou correr livremente. Em outras palavras, eles “cingiam” as suas roupas.
Quando a Bíblia nos diz para “cingir os lombos” da nossa mente, creio que isso significa tirar a nossa mente de tudo que nos poderia fazer tropeçar ao corrermos a corrida que Deus colocou diante de nós. Creio que também pode se referir a concentrar-se naquilo que está diante de nós, em vez de permitir que os nossos pensamentos perambulem por toda parte. Deus tem um bom plano para cada um de nós, mas precisamos percorrer o caminho que nos leva a ele.
Foco e concentração são desafios reais em nosso mundo de hoje. Temos muita informação vindo até nós o tempo todo, e manter a nossa mente naquilo que é o nosso propósito requer grande determinação e até treinamento.
Você pode se levantar na segunda-feira e ter toda a intenção de começar o seu dia passando tempo com Deus em oração e estudo bíblico. Depois você pretende terminar três projetos específicos naquele dia: você precisa ir ao mercado, levar o seu carro ao mecânico para uma manutenção e terminar de limpar um armário no qual você começou a trabalhar na semana passada. Sua intenção é boa, mas se você não focar nesses projetos, sem dúvida será atraído por outras coisas ou pessoas. Cingir a sua mente é outra maneira de dizer “fique focado no que você precisa fazer”.
Confie Nele
Você desenvolveu a habilidade de se concentrar e focar o que precisa fazer? Para permanecer na rota de Deus para a sua vida, você precisa se manter focado e confiar nele para ser o seu guia.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29
Uma palavra de encorajamento pode mudar a vida de uma pessoa para sempre. A Bíblia nos ordena a encorajar uns aos outros diariamente e edificar-nos (Hebreus 3:13). Há algumas maneiras essenciais pelas quais você pode maximizar esta oportunidade em seu casamento.
Adoração pública: Seja em um palco com um microfone ou em um pequeno cómodo em um jantar, você terá boas oportunidades de honrar o seu cônjuge. É vital que você tome vantagens desses momentos para louvar o (a) seu(ua) parceiro (a) na frente de outras pessoas.
Apreciação privada: Nas conversas diárias com amigos e familiares, é importante levantar seu cônjuge, sabendo que ele eventualmente irá ouvir sobre isto.
Admiração pessoal: Seja em um jantar romântico ou quando sussurrar na cama é bom para seu cônjuge ouvir você encorajando-o pessoalmente. Compartilhe como Deus o usa. Agradeça a ele por ser quem é. Diga palavras que eles querem ouvir: "Eu sou tão grato (a) por ser casado (o) com você. Eu ainda estou apaixonado (a) por você. Eu sou tão privilegiado (a) em lhe ter em minha vida."
Desafio da Semana
Elimine o veneno de expectativas irreais. Pense em áreas em que seu cônjuge tenha lhe dito que você está esperando muito e desculpe-se por ser tão duro (a) com ele sobre isso. Prometa a ele (a) que você vai buscar entendê-lo e assegure-o do seu amor incondicional.
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 264
E foquem suas mentes e mantenham-nas focadas no que está no alto (as coisas superiores), e não nas coisas que são da terra. COLOSSENSES 3:2
O concreto molhado pode ser movido com facilidade, e é muito moldável antes que seque ou seja espalhado. Mas quando ele endurece, fica no mesmo lugar. Ele não pode mais ser facilmente moldado ou modificado. O mesmo princípio se aplica a focar a sua mente.
Focar a sua mente é determinar decisivamente o que você vai pensar, em que você acredita, e o que você fará ou não fará — e focá-la de tal maneira que você não possa ser facilmente influenciado ou persuadido do contrário. A partir do momento em que você firmar a sua mente de acordo com a verdade dos princípios de Deus para uma boa vida, precisará mantê-la focada e não permitir que forças externas remodelem o seu pensamento. Focar a sua mente nas coisas de Deus significa estar firme em sua decisão de concordar com os caminhos de Deus para a vida, independentemente de quem possa tentar convencê-lo de que você está errado.
A razão pela qual focar a sua mente e mantê-la focada é tão importante, é porque realmente não há muita esperança de resistir à tentação se você não se convencer antecipadamente com relação ao que fará quando for tentado. Você será tentado; esse é simplesmente um fato da vida. Portanto, precisa pensar antecipadamente sobre as situações que podem representar problemas para você. Se esperar até que esteja no meio de uma situação para decidir se vai permanecer firme ou não, então é certo que você vai desistir.
Decida-se antecipadamente a ir até o fim com Deus. Algumas pessoas passam a vida inteira começando e desistindo. Elas nunca seguem até o fim. Podem tomar uma decisão, mas quando a tentação chega — quando as coisas ficam difíceis — elas não mantêm a mente focada. Encorajo você firmemente a ser uma pessoa que termina o que começa, mantendo a sua mente focada na direção certa o tempo todo, até a vitória.
Confie Nele
Seja qual for o seu maior desafio nessa área, decida-se agora a focar a sua mente para a vitória total. Confie em Deus para lhe dar a força para ir até o fim.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros... Consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. 1 Tessalonicenses 5:11,14
As pessoas desejam agradar aqueles que mais as exaltam. Sua relação com seu cônjuge começa com ambos desistindo de algumas coisas para agradar o outro. Durante os primeiros dias de casamento, nós podemos estar mais suscetíveis a ouvir e fazer mudanças súbitas. Mas à medida que os anos passam, a desaprovação do nosso cônjuge tende somente a nos entrincheirar. Ao invés de nos fazer desejar consertar as coisas, ela nos faz desejar cavar ainda mais fundo.
O amor é muito esperto para isto. Ao invés de colocar nosso cônjuge em uma posição de rebelião, o amor nos ensina a dar espaço para que ele seja quem realmente é. O casamento é uma amizade única desenhada pelo próprio Deus onde duas pessoas vivem juntas mesmo não sendo perfeitas, mas lidam com isso somente para encorajar uma a outra.
Comprometa-se diariamente a livrar-se das expectativas irreais e a se tornar o maior encorajador de seu cônjuge. A medida que você faz isso, a pessoa que Deus criou para que o seu cônjuge fosse aparecerá com uma nova confiança e amor por você.
ORAÇÃO
"Senhor Jesus, ajuda-nos a encorajar uns aos outros e a dar suporte a cada um em cada uma das áreas do nosso trabalho. Ajuda-nos a abençoar facilmente e a facilmente perdoar, como o Senhor nos perdoou. Em Teu nome oramos. Amém."
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 263
Mas Jesus, conhecendo (vendo) os pensamentos deles, disse: Por que vocês pensam o mal e abrigam a malícia em seus corações? MATEUS 9:4
É impressionante a velocidade com a qual os pensamentos podem mudar o nosso humor e o quanto isso pode acontecer completamente. O pensamento negativo de qualquer espécie rouba rapidamente a minha alegria e gera uma grande quantidade de atitudes negativas. Quando nos sentimos negativos e deprimidos, as outras pessoas não gostam de estar conosco. Quando os nossos pensamentos estão para baixo, tudo o mais cai com eles. O nosso humor, a nossa fisionomia, a nossa conversa, e até o nosso corpo pode começar a adotar uma posição para baixo. Mãos penduradas, ombros caídos, tendência a olhar para baixo e não para cima. As pessoas propensas a serem negativas em seus pensamentos e conversas geralmente são infelizes, e raramente ficam contentes com qualquer coisa por muito tempo.
Ainda que alguma coisa de empolgante aconteça, elas logo encontram algo de errado com isso. Assim que veem alguma coisa errada, elas tendem a focar a mente nela; qualquer alegria é bloqueada por se concentrarem no aspecto negativo. Elas podem ocasionalmente experimentar um entusiasmo momentâneo, mas ele rapidamente se evapora e a tristeza mais uma vez toma conta de todo o seu comportamento. Essas pessoas provavelmente não entendem que poderiam ser felizes se simplesmente mudassem a sua maneira de pensar. Precisamos parar de meramente esperar que algo de bom aconteça e tomar uma atitude para garantir que algo de bom realmente aconteça.
Fico verdadeiramente impressionada quando penso no fato de que temos a capacidade de nos fazer felizes ou tristes pelo que escolhemos pensar. A Bíblia diz que nos satisfaremos das consequências das nossas palavras, quer sejam elas boas ou más (ver Provérbios 18:20).
Nossas palavras começam com os nossos pensamentos, de modo que o mesmo princípio que se aplica às nossas bocas também se aplica à nossa mente. Precisamos estar satisfeitos com as consequências dos nossos pensamentos, porque eles detêm o poder da vida e da morte. Eu acrescentaria que eles detêm o poder do contentamento e do descontentamento, da alegria e da tristeza.
Confie Nele
Deus nos proporcionou a capacidade de fazer escolhas sobre muitas coisas na vida, inclusive os nossos pensamentos, e precisamos ser responsáveis por fazer essas escolhas cuidadosamente. Confie nele para ajudá-lo a escolher pensamentos positivos e a pensar deliberadamente.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Mateus 7:5
O seu cônjuge sente-se como se vivesse com um inspetor? Ele está rotineiramente à margem, temeroso de não atender às suas expectativas? Ele diria que passa a maioria dos dias experimentando mais da sua desaprovação do que da sua aceitação? Talvez você respondesse dizendo que o problema não é seu, mas dele. "Se ele (a) se decepciona em algumas áreas, por que isto é minha culpa?"
O problema com este tipo de atitude é que poucas pessoas têm sucesso em um ambiente cheio de comentários negativos. Quando alguém está constantemente infeliz com você, é difícil para você não levar este desprazer para o lado pessoal. A verdade deve ser falada em amor, mas uma nuvem de crítica é depressiva para qualquer um que viva sobre ela, especialmente no casamento.
Você não deseja que sua vida de casado seja um lugar onde você possa experimentar a livre expressão de quem você é? Você não quer crescer em um ambiente seguro que lhe encoraje até mesmo quando você cai? Seu cônjuge também. E o amor dá a ele este privilégio.
Desafio da Semana
Elimine o veneno das expectativas irreais. Pense em áreas onde seu cônjuge disse que você está esperando muito, e peça perdão por ser tão duro (a) com ele (a) sobre isso. Prometa a ele (a) que você vai buscar entendê-lo e assegure-o do seu amor incondicional.
Fonte
O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 262
Porque os Meus pensamentos não são os seus pensamentos, nem os seus caminhos são os Meus caminhos, diz o Senhor ISAÍAS 55:8
Se pudermos aprender a concordar com Deus em nossos pensamentos — a pensar como Ele quer que pensemos — então podemos ter o que Ele quer que tenhamos, ser quem Ele quer que sejamos, e fazer o que Ele quer que façamos. Mas isso não vai acontecer por acaso. Temos de ser deliberados. Temos de investir em nossos pensamentos, em vez de desperdiçá-los.
Eu disse muitas vezes: “Temos de pensar no que estamos falando”, e creio mais nisso agora do que nunca. Se você está de mau humor, pergunte a si mesmo em que você estava pensando, e provavelmente descobrirá a raiz do seu mau humor. Se você está com pena de si mesmo, pense no que estava pensando, você perceberá que sua atitude pode precisar de um ajuste. Lembre-se: “Aonde a mente vai, o homem segue”. Nosso humor está diretamente ligado aos nossos pensamentos, de modo que bons pensamentos produzirão bom humor.
Precisamos assumir a responsabilidade pelos nossos pensamentos. Precisamos parar de agir como se não houvesse nada que pudéssemos fazer a respeito. Deus nos deu o poder para resistir ao diabo escolhendo pensar nas coisas piedosas e boas. Quando percebo que posso garantir uma vida melhor tendo bons pensamentos, isso me dá uma grande esperança. Isso é empolgante!
Deus nos mostrará o que fazer para “limpar” os nossos pensamentos, mas Ele não fará o trabalho por nós. Ele nos dá a Sua Palavra para nos ensinar, e o Seu Espírito para nos ajudar, mas só nós podemos tomar a decisão de fazer o que devemos fazer. Você pode aprender a pensar adequadamente e poderosamente se quiser; isso levará tempo, mas é um investimento que rende ótimos resultados. A Bíblia é um registro dos pensamentos de Deus, dos Seus caminhos e atos. Ao concordarmos com ela, estamos concordando com Deus!
Confie Nele
Você assumiu a responsabilidade pessoal pelos seus pensamentos e atitudes? Está investindo neles? Se não, assuma o compromisso de começar a confiar em Deus para lhe dar o poder de pensar responsavelmente.
Leia a Bíblia
Fonte
Devocional Confiando em Deus Dia a Dia