Não importa como você se sente, onde quer que esteja, se está em operações ou em casa, há alguém que sempre está lhe cuidando. Você pode falar com Deus a qualquer momento e ter a certeza de que Ele se importa com você mais do que possa imaginar.
Se você não tiver certeza de como orar, tente usar algumas palavras e orações bíblicas como ponto de partida. Nas próximas páginas, você encontrará algumas respostas da Bíblia, o próprio livro de Deus, sobre por que devemos orar, como devemos orar e, para que devemos orar.
Por que devemos orar
A oração é especial, mas isso não significa que seja difícil para nós. Devemos estar felizes com as coisas que Deus faz por nós, e demonstrar nossa gratidão falando com Ele. A oração é simplesmente falar com Deus.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:4-6.
Jesus disse aos Seus seguidores que suas orações seriam ouvidas porque eles tinham um relacionamento com Deus. Como em qualquer relacionamento, se você quer que ele continue, precisa conversar. Oramos porque desejamos ter um relacionamento com Deus.
Como Devemos Orar
A oração deve ser como uma conversa que você teria com alguém que lhe é próximo. Basta abrir-se e compartilhar com Deus. Conte a Ele Seus medos, suas preocupações e necessidades. Peça a Deus para lhe ajudar a falar com Ele.
Deus não se impressiona com grandes palavras quando oramos, ou pela duração de nossas orações. O que Ele realmente quer é que as pessoas entendam o que oram, não importa o tamanho das palavras ou da oração. Observe estas palavras de Jesus:
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Mateus 6:7,8.
A oração não é algo que você faz somente quando vai à igreja. Podemos orar a Deus individualmente, com outra pessoa, ou sem qualquer situação.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20
Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:16-18
Quando os Seus seguidores mais próximos pediram a Jesus para ensinar-lhes a orar, Ele respondeu com a Oração do Pai Nosso, a qual ostra que devemos permitir que Deus esteja no comando de cada área de nossa vida. Você já deve estar familiarizado com esta oração:
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Mateus 6:9-14
Pelo Que Devemos Orar
Quando temos um relacionamento com Deus, podemos ter confiança para orar sobre o que quisermos. Podemos confiar no Senhor para responder nossas orações do Seu modo, sabendo que nós e aqueles que amamos estamos sempre sob seus cuidados. Podemos orar por nós mesmos, pelas situações que enfrentamos, por nossos familiares e amigos, e por força e coragem. E podemos pedir perdão quando falhamos.
Deus nos pede que responsamos ao Seu amor e à Sua Palavra ao lermos a Bíblia. Às vezes, orações curtas tiradas da Bíblia poder ser úteis:
Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Salmos 4:1
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Salmos 51:1
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmos 51:10
Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. Salmos 18:1
Podemos demonstrar nossa confiança em Deus ao orarmos e crermos:
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Salmos 23:1-6
Ao longo dos anos, muitos das Forças Armadas usaram a ¨Oração do Soldado¨:
Deus Todo-Poderoso, cujo mandamento é sobre todos, e cujo amor nunca falha, que eu esteja ciente de Tua presença e seja obediente À Tua vontade. Ajuda-me a aceitar minha parte da responsabilidade com um coração firme e uma mente alegre. Faz-me atencioso como aqueles com quem vivo e fiel trabalhador aos deveres que meu país me confiou.
Que minha farda me faça lembrar diariamente das tradições do exército em que eu sirvo. Quando eu for tentado a pecar, ajuda-me a resistir. Quando eu falhar, dá-me coragem para tentar novamente. Guia-me com a luz da Tua verdade, e guarda diante de mim o exemplo de Jesus em cujo nome eu oro.
Amém.
Ao lermos a Bíblia vemos que fomos criados para viver em um relacionamento com Deus. Você pode utilizar a seguinte oração para mostrar que reconhece que Deus está no controle e oferecer cada área de sua vida para Ele.
Pai, eu me entrego em Tuas mãos; age em minha vida segundo a Tua vontade. Tudo o que fizeres agradeço-te; estou pronto para tudo, aceito tudo. Que a Tua vontade seja feita em mim e em todos os Teus filhos. Não desejo mais do que isso, ó Senhor.
Em Tuas mãos entrego a minha alma; eu a ofereço a ti com o todo o amor do meu coração, porque te amo, Senhor, e preciso assim entregar-me em Tuas mãos, sem reservas e com confiança ilimitada, porque Tu és meu Pai.
Devemos sempre pedir a ajuda de Deus ao lermos a Bíblia. É o Seu livro, e assim nós o compreenderemos muito melhor com a ajuda do Senhor. Antes de ler sua Bíblia, você pode querer orar algo como:
Pai, graças por falares através da Bíblia. Por favor, ajuda-me a entendê-la e viver para ti por causa da Tua Palavra. Amém.
Fonte:
Devocional Pão Diário
Edição Militar
Força Aérea
Nenhum comentário:
Postar um comentário