sábado, 1 de agosto de 2020

EU TENHO UM PLANO, CONFIE EM MIM


 E José disse a seus irmãos:... Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó... quando Deus intervir em favor de vocês.” GÊNESIS 50:24,25

Ouvindo as Palavras de Vida de Deus
As palavras têm poder. Uma única frase pode marcar a vida de uma pessoa para sempre. Uma palavra descuidada, um escorregão, um comentário impensado podem provocar uma sequência de feridas que machucam o coração e arranham a alma, mesmo se a palavra, o escorregão ou o comentário possam parecer insignificantes e relativamente inofensivos. Algumas palavras de morte vêm do pai das mentiras e muitas vezes ecoam no fundo de minha alma. Algumas vêm de amigos que me amam e que tiveram a intenção de falar palavras de vida, mas que eu acabei ouvindo como palavras de morte.
Os pais bem-intencionados, a esposa carinhosa, um bom filho ou filha e o amigo devotado — sem contar o pai mesquinho, a esposa indiferente, o filho ou a filha magoados, o amigo traidor — irão ocasionalmente falar palavras com a intenção de trazer dor.
Apenas de um Pai, de um Noivo e Amigo, apenas de um Conselheiro e de um Companheiro podemos esperar sempre palavras de vida. Mas a forma de Deus pensar e seu modo de amar estão de tal forma acima de nós — e, algumas vezes, tão diferentes do que achamos que deveriam ser — que a sua forma de falar sobre a vida pode parecer dura, até mesmo insensível e indiferente. E por um bom motivo: suas palavras de vida falam sobre a morte que está dentro de nós e precisa morrer.
Algumas vezes, tentamos de forma estúpida manter vivo o que ele quer matar; nós, de alguma forma, acalentamos a ideia de que o que está tentando nos matar irá na verdade nos trazer vida. Então, quando Deus fala palavras de morte para o que está nos matando, não ouvimos com facilidade palavras de amor que estejam destilando vida real sobre nós.
Se eu tivesse uma oração para este mensagem, seria esta: Eu oro pelas pessoas no mundo todo, pessoas de todas as idades, de todas as cores e credos, para as pessoas em todas as circunstâncias, seguidores de Jesus ou ainda não seguidores, para os casados, divorciados ou solteiros, no hospital ou de férias, para ouvirem a história de amor que Deus está nos contando em palavras que revelam seu coração, palavras que falam de vida para nós.
Creio que o amor atinge o coração mais profundamente do que o mal, que palavras de vida possuem o poder de trazer cura às almas debilitadas e aparentemente vencidas por palavras de morte. E acredito que só existe uma fonte confiável de amor e de palavras de vida, o Deus vivo do amor, e que todas as palavras na Bíblia são ditas pelo Deus que fala apenas de vida para aqueles que acreditam e ouvem.
Que as leituras devocionais, dos próximos dias, possam criar uma oportunidade de deixar de lado e enfraquecer qualquer palavra de morte que você tenha ouvido, pois seu coração estará aberto e sua alma repleta de palavras de vida, vindas daquele que é vida.
Minha oração para você e para mim enquanto ouvimos Deus é: Pai, Filho e Espírito Santo, marque-nos para a vida com as suas palavras de vida. Desfaça o poder de cada palavra de morte que ouvirmos. Fortaleça-nos para falar de vida com os outros ao falar de vida conosco. Derrame água viva sobre nossas almas sedentas. Alegre-nos com o privilégio de nos relacionarmos com os outros de uma forma que revele seu coração para eles e despeje sua vida sobre eles através das palavras que pronunciamos. Obrigado por falar de vida conosco. Abra nossos corações para ouvir suas palavras e recebê-las. Em nome de Jesus, amém!

Deus diz:
Eu quero que você perceba que nunca menosprezei o quanto você poderia arruinar sua própria vida ou o quão dolorosamente você poderia lutar e sofrer, e eu também não quero que você subestime suas falhas e suas lutas. Elas fazem parte da história que estou contando.
Mas eu também não menosprezei minha determinação ou habilidade de entrar na confusão que você criou e na dor que você sente e transformar tudo ao redor. Eu posso, e eu vou, transformar tudo em coisas boas novamente. Nunca, nunca me subestime. Eu tenho um plano, um plano muito bom, e ele está caminhando para ser concretizado. Garantido! Confie em mim. Por quê? Porque eu te amo mesmo quando você está fazendo confusão demais. Eu te amo no meio de sua dor, muito embora eu não a alivie de forma tão rápida quanto você deseja. Eu sou digno de sua confiança, não importa o que aconteça em sua vida. Eu tenho um bom plano e nada me impedirá de completá-lo.
Você deve viver agora na tensão entre a angústia e a esperança. 


DEDIQUE UM MOMENTO PARA REFLETIR
Lembre-se de alguma confusão que você tenha criado em algum momento de sua vida e como Deus pode ter entrado nessa confusão com você.
. De que forma essa experiência foi válida para sua história de vida?
. Que possível razão Deus pode ter para não aliviar nossos problemas com mais rapidez?
. Como as dificuldades que enfrentamos servem aos objetivos do amor de Deus?
. O que você acredita que seja o ponto central do bom plano de Deus para sua vida agora, antes de você partir para o paraíso?


DEDIQUE UM MOMENTO PARA ORAR
Deus, é duro acreditar que tudo que dá errado em minha vida seja parte do seu bom plano.
É mais difícil ainda acreditar que tudo que eu faço de errado pode de alguma forma resultar em algo bom.
Deus, eu acredito... um pouco.
Ajude-me a acreditar mais.
Em nome de Jesus, amém.

PAIS, DEUS TEM UM PLANO PARA CADA UM DE VOCÊS.
APENAS, CONFIEM NELE.

┈┈┈

Nenhum comentário:

Postar um comentário