"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente co meles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor".
(1 Tessalonicenses 4:16,17)
O termo "arrebatamento" deriva da palavra raptus em latim, que significa "arrebatado rapidamente e com força". O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por "arrebatado" em 4.17.
Esse evento, descrito aqui e em 1 Corintios 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.
1) Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos "que morreram em Cristo" (4.16). Não se trata da mesma ressurreição referida em Ap. 20.4, a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar à terra, julgar os ímpios e prender Satanás (Ap. 19.11-20.3). A ressurreição de Ap. 20.4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT.
2) Ao mesmo tempo que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade (1 Corintios 15.51,53). Isso acontecerá num instante, "num abrir e fechar de olhos" (1 Corintios 15.52)
3) Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão "arrebatados juntamente" (4.17) para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.
4) Estarão, literalmente unidos com Cristo (4.16,17), levados À casa do Pai, no céu (João 14:2,3), e reunidos aos queridos que tinham morrido (4.13-18).
5) Estarão livres de todas as aflições (2 Corintios 5.2,4; Filipenses 3.21), de toda perseguição e opressão (Apocalipse 3.10), de todo dominio do pecado e da morte (1 Corintios 15.51-56);o arrebatamento os livra da "ira futura", ou seja, da grande tribulação.
6) A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos "sempre com o Senhor" (4.17), é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos (Tito 2.13). É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem (4.17,18; 5.10).
7) Paulo emprega o pronome "nós" em 4.17 por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos tessalonicenses essa mesma esperança. A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente a volta do nosso Senhor (Romanos 13.11; 1 Corintios 15.51,52; Apocalipse 22.12,20).
8) Quem diz que é seguidor de Jesus Cristo mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui, no arrebatamento (Mt 25.1; Lucas 12.45), pois é impio. Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata (Apocalipse 17.1), sujeitos à ira de Deus.
9) Depois do arrebatamento, virá o Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios (5.2-10). Seguir-se-á a segunda fase da vinda de Cristo, quando, então, Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra (Mateus 24.42,44).
(Adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal)
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