sábado, 14 de setembro de 2019

Quem tiver ouvidos ouça, o que o Espírito diz às Igrejas



"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."
(1 João 2:15-17)

A palavra "mundo", se refere ao vasto sistema de vida desta era.  Os termos "mundo" e "terra" não são sinônimos; Deus não proíbe amor à terra criada por Ele, isto é, à natureza, às montanhas, às florestas, à toda a Sua criação.

Nestes versículos, Ele nos adverte quanto ao amor aos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, como também à associação ao espírito de rebelião que age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à Sua revelação.  Esta rebelião e resistência, ocorrem em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Jesus Cristo.  Na presente era, o inimigo daqueles que buscam a Deus e O servem em espírito e em verdade, Satanás, emprega idéias mundanas de moralidade, das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura, educação, ciência, arte, medicina, música, sistemas econômicos, diversões, comunicação de massa, esporte, agricultura, etc, para opor-se a Deus, ao Seu povo, à Sua Palavra e aos Seus padrões de retidão.


Em 1 Coríntios 2:12, vemos, claramente, a diferença entre o espírito do mundo e o espírito de Deus, o que nos esclarece, que ambos pertencem a senhores diferentes ("Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus"). É preciso estar atento a tudo o que nos é oferecido pelo mundo e, verificar se condiz com a Palavra de Deus. Por exemplo, a produção de drogas destruidoras da vida; a abordagem da filosofia ímpia humanista; a veiculação de meios de comunicação em massa, para destruir os padrões divinos de conduta; além de outras idéias mundanas.  Os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, devem estar conscientes de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito, uma força ou um poder maligno que atua contra Deus e a Sua Palavra. Em alguns casos, essa ação maligna é menos intensa; em outros casos, é mais.  Finalmente, o "mundo" também inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e igrejas mundanas ou mornas.


A seguir verificamos fatos, que estão devidamente confirmados pela Palavra de Deus.

1) Satanás é o deus do presente sistema mundano. (Mateus 4:8-9 = Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.  E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares"). Satanás, o diabo, ofereceu o mundo inteiro a Jesus, desde que Ele "apenas", se ajoelhasse e o adorasse, justamente por ele ser seu dono absoluto.
Hoje, ele nos oferece o mundo, tentando envolver-nos pelo materialismo, na busca do poder, a prostituição, o adultério, a lascívia, a maldade generalizada.

2) Agora que sabemos quem é o deus do presente mundo, verificamos que ele o tem organizado em sistemas políticos, culturais, econômicos e religiosos que são hostis a Deus e ao Seu povo, além de recusar-se a submeter-se à Sua verdade, a qual revela a iniquidade do mundo. (João 7:7 = "O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.). Jesus declara que foi odiado pelo mundo, por mostrar-lhe as suas obras más.
Assim como o Filho de Deus, foi odiado, o Seus verdadeiros seguidores, podem esperar que muitas pessoas também nos odeiem. Principalmente, quando usamos a Palavra de Deus, para mostrar-lhes os seus pecados ocultos. No entanto ,quando estas pessoas recebem orientações de que tudo o que fazem (de pecado) não agride a Deus, elas passam a amar quem os conduz cada vez mais para uma falsa religiosidade.

3) O mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. Não estou falando de Igreja (templo) feitos por homens; mas, da verdadeira igreja  que existe dentro do coração de cada seguidor e servo de Jesus Cristo.  O mundo, como já verificamos, está sob o domínio do inimigo das nossas vidas, Satanás, chamado de príncipe deste mundo em João 12:31 ("Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo."); a igreja, ou seja, todo o ser humano, que segue a Jesus Cristo, cumprindo os seus mandamentos e estatutos e O adora em espírito e em verdade, pertence exclusivamente a Deus (Atos 20:28 = "... para apascentares a igreja de Deus, que Ele resgatou com Seu próprio sangue).

4) Os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, não podem amar o mundo; pois, é impossível amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo.  É impossível, adorar a Deus, mas, colocar como seres superiores em suas vidas, um Ser Humano. Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores (ou melhor, falta de valores), interesses, caminhos, prazeres e, consequentemente, pecados e aprovação deles, mesmo por quem "aparentemente" não os pratica.  Significa ter prazer e satisfação naquilo que OFENDE a Deus e que se opõe a Ele.  É deixar-se levar pela "concupiscência da carne",que inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos (1 Coríntios 6:18); pela "concupiscência dos olhos" que se refere à cobiça ou desejo descontrolado por coisas atraentes aos olhos, mas proibidas por Deus e, a cobiça por coisas alheias (como querer o marido de outra mulher, a esposa de outro homem, um objeto ou bem de outra pessoa), enfim, algo que não lhe pertence (Êxodo 20:17); e, deixar-se levar pela "soberba da vida" que significa o espírito de arrogância, orgulho e independência auto suficiente, que não reconhece Deus como Senhor, nem a Sua Palavra, como autoridade suprema.  Tal pessoa procura exaltar-se, glorificar-se, promover-se a si mesmo, julgando não depender de ninguém, além de estar sempre desafiando outros a fazerem melhor do que ela.(Tiago 4:16).
Pergunto: Melhor o que? Satisfação pecaminosa? Autoritarismo e arrogância? Caráter inescrupuloso?

5) Os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, não devem amar o mundo; não devem ter comunhão espiritual com aqueles que vivem o sistema iníquo do mundo (Salmo 1); mas, devem amar a todos os que estão perdidos no mundo (João 3:16; 13:34), não se envolvendo direta ou indiretamente, ou apoiando, seus atos pecaminosos; devem mostrar-lhes abertamente os seus pecados (Efésios 5:11) e advertí-los do perigo de continuarem nele (1 João 3:8-9); e, devem ser sal da terra e luz do mundo para estas pessoas (Mateus 5:13-14); devem orar por eles (Lucas 18:1); e, devem procurar ganhá-los para Cristo (Marcos 16:15-16); porém, nunca, associar-se a eles, em suas práticas de ofensa, à toda a Palavra de Deus.

6) Deste mundo, para os verdadeiros seguidores de Jesus, só haverá tribulação, ódio, perseguição e sofrimento em geral (João 16:33; Mateus 5:10-12), vindo daqueles que servem ao seu príncipe. Satanás, usando as atrações do mundo e todos aqueles que praticam fielmente a sua vontade, faz um esforço incessante para destruir a vida de Deus, dentro dos Seus seguidores e servos (2 Coríntios 11:3; 1 Pedro 5:8-9).  Em Apocalipse 12:12 (... ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu até vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.), somos advertidos da ira de Satanás, que ao ser expulso do céu, voltou-se a investir contra toda a humanidade, por saber que o seu tempo está acabando.

7) Mas, para tudo isto, é preciso, principalmente, que os servos de Deus, estejam firmados na Sua Palavra.  Pois, se não tiverem conhecimento da Palavra de Deus, como poderão falar dela? Como pode alguém falar de algo, da qual não tem conhecimento e, consequentemente, não vive? Quando Jesus deu a ordem de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura, seria necessário, para isto, conhecer primeiro, o evangelho, e vivê-lo, dia após dia. O próprio Deus, por diversas vezes, determinou ao povo de Israel, que guardassem os Seus mandamentos e estatutos, como em Deuteronômio 11:1 ("Amarás, pois, o Senhor teu Deus, e guardarás a sua observância, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias."); Deut. 11:8-9 ("Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que vos esforceis, e entreis, e possuais a terra que passais a possuir.  E para que prolongueis os dias na terra que o Senhor jurou a vossos pais dá-la a eles e à sua semente, terra que mana leite e mel.").


Em Deuteronômio 1:13 ("E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje te ordeno, de amar o Senhor teu Deus, e de O servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, então ..."), além de Deus, estabelecer a necessidade de que o povo guarde os seus mandamentos e estatutos, Ele promete bençãos, pela obediência.  Deus também, promete maldições, àqueles que não ouvem os Seus mandamentos e se desviam do caminho ordenado por Ele, ou insistem em serví-lo de qualquer jeito, como vemos em Deut. 11:26-28 ("Eis que hoje Eu ponho diante de vós a benção e a maldição.  A benção, quando ouvires os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos mando; porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.)

Creia que a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, é verdadeira e eficaz, e tome a decisão, agora, de largar o mundo e tudo o que nele há, abandonar o pecado, e seguir ao Deus que te criou.


FRATERNALMENTE EM CRISTO

ELIANE DE SANTIS

...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário