O Desafio de Amar os Filhos
Dia 11 - Passando Experiências
"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará dele." Provérbios 22.6
Eu fiquei espantada em um treinamento que fiz quando descobri que 80% das crianças que conhecem a Palavra de Deus, até seus 15 anos, não se desviam dela. Esta pesquisa apenas trouxe à tona a verdade encontrada no versículo acima.
As crianças aprendem principalmente pelo nosso exemplo e se nos dispormos a ensiná-las será mais maravilhoso ainda.
Eu tenho uma paixão enooooorme por aprender, por ver revelada, diante dos meus olhos, toda a criação do Senhor e tento passar para os meus filhos essa paixão por toda a obra divina. Para isso, quando viajamos sempre converso sobre a paisagem e o clima do lugar onde estamos, como as pessoas vivem e como os valores são diferentes de uma sociedade para outra.
Em cada situação que vivemos, também procuro não abstraí-los do assunto e sim conversar sobre o que podemos crescer com a experiência das pessoas ao nosso redor e com as nossas próprias.
Pode ter certeza de que seu filho gostará muito de aprender, inclusive com suas histórias do passado. Fale para ele como foi a sua infância, adolescência, juventude. Enfim, abra-se para seus filhos. Não faça o papel de super-homem ou de mulher-maravilha, você não o é. Se você se vender como perfeito, seu filho vai se sentir um fracassado por ver-se imperfeito!
Habilidades para a vida você ensina e aperfeiçoa, como: andar de bicicleta, ler, cantar, estudar, cozinhar, pintar, fazer orçamentos, jogar entre outras atividades; já as lições de vida, são mais subjetivas e é onde você forma o caráter e a base de valores que nortearão a vida de seus filhos para sempre.
Todo pai e toda mãe são professores, mesmo que não o saibam.
Seja um professor inesquecível para seu filho!! É o que desejo do fundo do meu coração!
Que Deus te abençoe!
Um grande abraço!
Samara Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário