sábado, 31 de agosto de 2024

O amor não deixa nada por resolver

Passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma. Isaías 38:15 

Casas são construídas tijolo por tijolo, um sobre o outro até que a estrutura inteira esteja completa. E dessa mesma forma que as paredes são construídas entre o marido e a esposa — uma ofensa não resolvida em um momento, uma após a outra, até que nenhuma das duas pessoas tem uma saída clara para essa situação. A amargura cresce entre vocês, enquanto, ao mesmo tempo, derruba vocês dois. 

Isso porque você não pode permitir que fique nenhuma raiva enterrada em seu coração contra o seu cônjuge. Toda vez que vocês ferirem um ao outro, vocês devem lidar com isso. Assim que você perceber que você disse ou fez alguma coisa que ofendeu, vá até ele e se desculpe, mesmo se ele não estiver preparado para aceitar suas desculpas. Tenha certeza de que ele saiba que você está muito sentido por isso. E sempre que seu cônjuge vier até você arrependido, perdoe sem pestanejar. 

Os melhores casamentos são aqueles que forçam um ao outro a conversar sobre a relação e trabalhar para resolver o problema — dor por dor — até que todos os tijolos tenham ido embora.


Desafio da Semana

Seja lá o que você não perdoou em seu cônjuge, perdoe hoje. Simplesmente perdoe. Assim como nós pedimos a Deus para "perdoar as nossas dívidas" todos os dias, nós devemos pedir a Ele para nos ajudar a "perdoar aos nossos devedores" todos os dias também. Diga de coração: "Eu escolho perdoar."


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 243

Você É uma Testemunha

Conduzam-se adequadamente (honradamente, retamente) entre os gentios, para que, embora eles possam difamá-los como malfeitores, [no entanto] eles possam, testemunhando os seus bons atos, [vir a[ glorificar a Deus no dia da inspeção [quando Deus os contemplará como um pastor contempla o seu rebanho], 1 PEDRO 2:12 

Creio que o mundo está observando os cristãos, e o que as pessoas nos veem fazendo é muito importante. Nesse versículo, Pedro encorajou os crentes a se conduzirem adequadamente e honradamente entre os gentios, os incrédulos daquele tempo. Ele disse que embora os incrédulos estivessem inclinados a difamar os crentes, com o tempo eles passariam a glorificar a Deus se vissem as suas boas obras e seus atos de amor. 

Se os seus vizinhos sabem que você frequenta a igreja todos os domingos, posso lhe garantir que eles também observam o seu comportamento. Quando eu era pequena, nossos vizinhos iam à igreja religiosamente. Na verdade, eles iam várias vezes na semana, mas também faziam muitas coisas que não deveriam. Lembro-me de que meu pai dizia: “Eles não são melhores do que eu; eles se embriagam, falam palavrões, contam piadas sujas e têm ataques de mau humor, então eles são apenas um bando de hipócritas”. É claro que meu pai estava procurando uma desculpa para não servir a Deus, e o comportamento daquelas pessoas apenas acrescentava mais lenha à fogueira. 

Eu certamente entendo que, como cristãos, não temos um comportamento perfeito, e que as pessoas que querem uma desculpa para não acreditar em Jesus ou praticar o Cristianismo sempre nos observarão e nos criticarão. Mas devemos fazer o melhor que pudermos para não dar a eles motivos de nos julgarem. 


Confie Nele

Você está se conduzindo adequadamente para que, quando as pessoas olharem para você, possam ver o caráter de Deus? Peça a Deus para ajudá-lo a ser uma boa testemunha em todo o tempo.


Leia a Bíblia


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

O amor não desperdiça um dia sequer

 

Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do Senhor. Salmo 113:3 

Cada dia é como um pacote. Você o abre pela manhã, no momento em que você acorda. Então, de noite, fecha todas as suas experiências — boas ou ruins — e as coloca dentro do pacote, e se prepara para abrir um novo com o nascer do sol. Ê assim que a Bíblia nos ensina a olhar para a vida. Nós pedimos só pelo "nosso pão de cada dia" (Mateus 6:1I), não nos preocupando com o amanhã "pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6:34). 

Uma das implicações desta abordagem é manter seus pecados confessados numa base diária, enquanto isso não deixando que nenhuma ofensa feita contra você fique sem perdão até o fim do dia. As pessoas que vivem de outra forma podem despertar anos depois para perceber que seus corações estão confusos com uma pilha de ressentimento. A liberdade e amizade que ele (a) quer em seu casamento são obscurecidas por grandes pilhas de erros, coletados e catalogados por dia e hora. 

Se você quer manter a amargura e rancor longe do seu relacionamento, tenha um momento esta noite — e todas as noites — para ajustar suas contas um com o outro antes de ir para cama.


Oração

"Senhor, ajuda-nos a perdoar um ao outro rapidamente, para não darmos ao inimigo apoio para os pés em nosso casamento. Lembra-nos do Teu amor por nós, que nós possamos desejar amar mais um ao outro."


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 242

O Principal

Confie (dependa, conte com e tenha confiança) no Senhor e faça o bem... SALMOS 37:3 

Quando o Senhor me levou a estudar esse versículo, fiquei perplexa ao perceber que eu só tinha a metade do que precisava saber para me relacionar adequadamente com Deus. Eu tinha a parte da fé (a confiança), mas não a parte do “faça o bem”. Eu queria que coisas boas acontecessem comigo, mas não estava muito preocupada em ser boa para os outros, principalmente quando eu estava sofrendo ou passando por um tempo de provações. 

Eu não apenas estava deixando a desejar nessa área, mas percebia que a maioria dos outros cristãos que eu conhecia provavelmente estava na mesma situação. Estávamos todos ocupados “acreditando” em Deus para ter as coisas que queríamos. Orávamos juntos e liberávamos a nossa fé através da oração de concordância, mas não nos reuníamos e falávamos sobre o que podíamos fazer pelos outros enquanto esperávamos que as nossas necessidades fossem atendidas. Tínhamos fé, mas ela não estava sendo fortalecida pelo amor! 

Não quero soar como se eu estivesse totalmente interessada em mim mesma, porque não era esse o caso. Eu estava no ministério e queria ajudar as pessoas, mas misturado ao meu desejo de ajudar havia muitos motivos impuros. Estar no ministério me dava uma sensação de valor próprio e importância. Isso me dava posição e certa influência, mas Deus queria que eu fizesse tudo o que fazia com uma motivação pura, e eu ainda tinha muito a aprender nesse sentido. 

Havia vezes em que eu fazia atos de bondade para ajudar as pessoas, mas ajudar os outros não era a minha motivação principal. Eu precisava ser muito mais determinada e resoluta em amar os outros; isso precisava ser a principal coisa em minha vida, e não um trabalho secundário. Deus me ajudou a mudar nessa área, e sou muito mais feliz por isso. 

Pergunte a si mesmo o que o motiva mais do que qualquer coisa, e responda sinceramente. É o amor? Se não é, você está disposto a mudar o seu foco para o que é importante para Deus? 


Confie Nele

Confiar em Deus é apenas a metade do que Ele quer de você. Não se esqueça de que Deus também quer que você faça o bem pelos outros, enquanto você espera nele para resolver o seu problema.


Leia a Bíblia


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

O amor confia no julgamento de Deus

 
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Romanos 12:19 

Quando você perdoa alguém de uma ofensa, não tem mais a ver com ganhar e perder. Tem a ver com liberdade. Tem a ver com deixar passar. Você está se privando do trabalho de elaborar argumentos ou tentando prevalecer em uma situação tensa. 

Mas como você faz isso? Você simplesmente entrega a sua raiva a responsabilidade de julgar esta pessoa para o Senhor. Você reconhece que Deus é o juiz, não você, e que Ele irá lidar com a ofensa no tempo dEle e do jeito dEle. 

Como você sabe que perdoou o ofensor? Você sabe disso quando o pensamento do nome desta pessoa ou a visão do rosto dela — ao invés de fazer com que seu sangue ferva — faz você sentir muito por ela, sentir piedade dela, genuinamente esperar que ele mude de atitude. Você sabe disso quando vê a necessidade dele (a) por misericórdia e graça diante de um Deus santo. O amor recomeça onde a amargura termina.


Desafio da Semana

Seja lá o que você não perdoou em seu cônjuge, perdoe hoje. Simplesmente perdoe. Assim como nós pedimos a Deus para "perdoar as nossas dívidas" todos os dias, nós devemos pedir a Ele para nos ajudar a "perdoar aos nossos devedores ' todos os dias também. Diga de coração: "Eu escolho perdoar."


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 241

Não Tema — Vá em Frente

Se Deus é por nós, quem [pode ser] contra nós? [Quem pode ser nosso inimigo, se Deus está do nosso lado?]. ROMANOS 8:31 

Precisamos aprender a lidar com o medo antes que ele vá longe demais, porque ele nunca desaparecerá completamente. Sentir medo faz parte de estar vivo. Podemos sentir medo quando estamos fazendo alguma coisa que nunca fizemos antes, ou quando os obstáculos parecem insuperáveis, ou quando não temos a ajuda natural que sentimos que precisamos. Nada disso significa que somos covardes. Quer dizer que somos humanos. Só podemos ser covardes quando permitimos que os nossos medos ditem os nossos atos ou decisões, em vez de seguir o nosso coração, e de fazer o que sabemos que é certo para nós. 

Precisamos aceitar o fato de que o medo nunca desaparecerá completamente, mas também sabemos que podemos viver com ousadia e corajosamente, porque Deus nos disse que Ele está sempre conosco. Por causa desse conhecimento, podemos optar por ignorar o medo que sentimos. Não há problema em sentir medo, há problema em agir com base nesse sentimento. A palavra medo significa “fugir” ou “correr de”, e ela faz com que queiramos fugir do que Deus quer que enfrentemos. 

A única atitude aceitável a um cristão com relação ao medo é: “Não temerei”. Não recue de nada por causa do medo. Você pode estar prosseguindo com alguma coisa que sente que Deus lhe disse para fazer. Então, alguma coisa acontece para fazer parecer que isso não está funcionando ou que as pessoas não estão a favor disso. Você percebe que se fizer o que Deus quer que você faça, pode se arriscar a perder alguns amigos, alguns recursos ou sua reputação. 

Quando você sente esse medo, o primeiro impulso é recuar, não é mesmo? Deus sabe disso, e é por isso que Ele diz: “Não tema”. Quando nos diz para não temermos, o que Deus quer dizer é que não importa como você se sinta, continue colocando um pé na frente do outro e fazendo o que acredita que Ele lhe disse para fazer, porque essa é a única maneira de derrotar o medo e progredir. 


Confie Nele

Confie mais na Palavra de Deus do que nas mentiras do diabo, e continue progredindo!


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

O amor liberta os outros

 

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.  Mateus 6:12 NVI

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Imagine se encontrar em um ambiente escuro e parecido com uma prisão. E, à medida que você olha ao seu redor, você vê um número de celas com pessoas que lhe feriram.  Esta prisão, que você descobre, é um quarto em seu próprio coração. Mas não muito distante, Jesus está de pé, estendendo uma chave para você que irá libertar todos os presidiários.

Mas estas pessoas lhe feriram muito, então você resiste e se vira. No entanto, à medida que você tenta sair, você descobre que não há saída. Você está preso lá dentro com os outros prisioneiros. A sua raiva e amargura fez de você um prisioneiro também. Agora a sua liberdade depende do seu perdão.

Ê por isso que pessoas que perdoaram genuinamente dizem: "E como se um peso fosse tirado de meus ombros."  Sim, Ê exatamente isso. É como um sopro de ar fresco entrando em seu coração. Pela primeira vez em um longo tempo, você se sente em paz e em liberdade.

Seja seu cônjuge ou outra pessoa, há alguém que você precise perdoar?


Vá Mais Fundo

Perdoar alguém pode ser muito difícil. Leia a pergunta de Pedro e a resposta de Jesus em Mateus 18:12-3 5. O que aconteceu com a pessoa que se recusou a perdoar?  Como as suas consequências descrevem o que a amargura faz conosco? Como ele pôde ser liberto após estar na prisão, só por perdoar? A liberdade dele dependeu disso.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 240

Pegue o Medo Primeiro

Tenham domínio próprio e estejam alertas. O seu inimigo, o diabo, anda ao derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé, porque vocês sabem que seus irmãos em todo o mundo estão passando pelo mesmo tipo de sofrimentos. 1 PEDRO 5:8-9 

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Nos Estados Unidos, há uma medicação que é vendida sem receita, anunciada como o remédio a ser tomado diante do primeiro indício de um resfriado, para impedir que ele piore e se instale. Eu tomo muita vitamina C, se estiver com a garganta irritada ou com o nariz escorrendo, porque isso geralmente impede que eu piore. Pegar algo antes que ele vá longe demais é sabedoria. 

Recomendo que, todas as vezes que você começar a sentir medo de alguma coisa, você comece imediatamente a orar e a confessar: “Não viverei com medo”. Você verá resultados impressionantes. Quando oramos, Deus ouve e responde. Quando confessamos a Sua Palavra, renovamos as nossas mentes e entramos em concordância com os Seus planos para nós. Independentemente do que Deus quer fazer por nós, precisamos concordar com Ele para recebê-lo e desfrutá-lo (ver Amós 3:3). Precisamos aprender a pensar como Deus pensa e a falar como Ele fala — e nenhum dos Seus pensamentos ou palavras é de medo. 

Este pensamento — Não viverei com medo — o ajudará a se tornar corajoso em vez de medroso. Chame-o à mente no instante que você começar a sentir medo, e medite nele até durante os momentos em que você não estiver com medo. Fazendo isso, você estará ainda mais preparado para resistir ao medo quando ele vier. 

Lembre-se de que isso levará tempo; esteja comprometido em permanecer firme até ver mudanças. Ainda digo: “Não viverei com medo”. Diga isso assim que se sentir temeroso acerca de alguma coisa, e você poderá impedir que o medo o controle. Você ainda pode sentir medo, mas pode ir além do medo, entendendo que ele é apenas a tentativa do diabo de impedir que você desfrute a vida ou faça qualquer tipo de progresso. Faça o que você acredita que deve fazer, ainda que tenha de fazer “com medo”. 


Confie Nele

O que você pode fazer para “pegar o medo primeiro” e não deixar que o medo o controle? Confie que Deus não quer que você viva com medo.


Leia a Bíblia


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

terça-feira, 27 de agosto de 2024

O amor anula dívidas

Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão. Mateus 18:35 NVI

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Jesus fez uma pintura bem nítida da necessidade de perdoar em Sua parábola do servo ingrato. Um homem que devia uma enorme quantia de dinheiro foi surpreendido quando seu mestre ouviu seu apelo por misericórdia e anulou a sua dívida por completo. Mas, após ser liberto da dívida, ele foi até outro homem que devia a ele uma quantia muito menor e ordenou o pagamento imediato. Quando o mestre ouviu sobre o que acontecera, ele ficou enfurecido com a hipocrisia daquele homem e o jogou na prisão. 

Tortura. Prisão. Quando se pensa em falta de perdão, estas são as imagens que devem vir à mente. Isso é o que aqueles que retêm o perdão devem esperar experimentar. Deus nos perdoou por muito, então como nós podemos nos recusar a perdoar os outros que erraram conosco? Isso é especialmente verdadeiro para seu cônjuge. Grandes casamentos não são criados por pessoas que nunca machucaram uma a outra, somente por pessoas que diariamente escolhem "não guardar rancor" (1 Coríntios 13:5).


Desafio da Semana

Seja lá o que você não perdoou em seu cônjuge, perdoe hoje. Simplesmente perdoe. Assim como nós pedimos a Deus para perdoar as nossas dívidas" todos os dias, nós devemos pedir a Ele para nos ajudar a "perdoar aos nossos devedores" todos os dias também. Diga de coração: "Eu escolho perdoar."


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 239

Sua Conta Foi “Liquidada”

Mas todas as coisas vêm de Deus, que através de Jesus Cristo reconciliou-nos com Ele [nos recebeu em Seu favor, nos colocou e harmonia com Ele] e nos deu o ministério da reconciliação [para que por palavras e atos pudéssemos ansiar por levar outros à harmonia com Ele]. 2 CORÍNTIOS 5:18 

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

O que significa ser reconciliado com Deus? Significa que “a sua conta foi liquidada”. Você não deve nada! 

Certa vez vi um adesivo na mala de um carro que dizia “Devo, não nego, trabalho para pagar”. Imediatamente percebi que essa era a mentalidade na qual vivi por anos. Eu sentia que devia alguma coisa a Deus por todo o mal que eu havia feito, e tentava todos os dias fazer boas obras para compensar os meus erros. Eu queria ser abençoada por Ele, mas sentia que precisava merecer as Suas bênçãos. Finalmente aprendi que não podemos pagar pelos presentes de Deus, do contrário, eles não seriam presentes. 

Deus vê o coração do homem, e a maneira como Ele trata conosco se baseia no tipo de coração que temos. Não faço tudo certo, mas amo muito a Deus. Lamento muito pelos meus pecados, e me entristeço quando sei que o decepcionei. Quero a vontade dele em minha vida. Talvez, assim como eu, você tenha sido atormentado por anos de sentimentos de culpa e medo, mas saber que Deus o ama incondicionalmente o liberta dessas emoções negativas para desfrutar a si mesmo enquanto você está mudando. 

Em 2 Coríntios 5:20, Paulo enfatiza novamente a reconciliação e o favor que Deus nos estende, e nos encoraja a acreditar nessas coisas: “De modo que somos embaixadores de Cristo, fazendo Deus o Seu apelo como se através de nós. Nós [como representantes pessoais de Cristo] lhes pedimos em Seu nome que tomem posse do favor divino [que agora lhes é oferecido] e se reconciliem com Deus”. Paulo está, na verdade, pedindo aos crentes do seu tempo para lançarem mão do que Deus está oferecendo, e eu o incentivo a fazer o mesmo. Não espere mais um só instante para acreditar que Deus o aceita, o vê justificado perante Ele, e o ama incondicionalmente. 


Confie Nele

Você acredita realmente que está reconciliado com Deus? Confie que Ele está completamente satisfeito com quem você é; você não deve nada a Ele, exceto o seu amor.


Leia a Bíblia


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

O amor escolhe o perdão

Porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo. 2 Coríntios 2:10

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Conselheiros que lidam com casais em crise com frequência dirão a você que falta de perdão, de todos, é o problema mais complexo, uma ruptura que frequentemente a mais difícil de reparar. Perdão não deve ser só considerado mas deve ser deliberadamente posto em prática. Isso tem que acontecer, ou não haverá um casamento bem-sucedido. 

Se alguém machucar você, isso foi muito errado, ele (a) admitindo isso ou não. Ele (a) de repente nem se sente arrependido (a) disso, podendo perfeitamente ter justificativas para suas ações. Ele (a) pode continuar a causar dor em você ao repetir ofensas e abrir novas feridas. Mas o perdão não absolve ninguém da culpa. Isso não limpa o histórico dele (a) com Deus. Quando você perdoa outra pessoa, você não está meramente o (a) tornando livre. Você só o (a) está colocando nas mãos de Deus, que certamente que vai lidar com ele (a) à Sua maneira. 


Vá Mais Fundo

Falta de perdão é uma tentativa inútil de punir alguém e retribuir ao mesmo com este ato. E o pagar mal com mal. Ao invés disso, nós devemos deixar passar e deixar com que Deus tome conta de qualquer vingança. Leia Romanos 12:17-21 e observe a melhor alternativa de Deus para a amargura.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 238

A Fonte da Sua Confiança

Por amor a nós Ele fez que Cristo, que não conheceu pecado, se tomasse [praticamente] pecado, para que nele e através dele nos tomássemos [dotados da, vistos como estando na, e exemplos da] justiça de Deus [o que deveríamos ser, aprovados, aceitáveis e justificados perante Ele, pela Sua bondade]. 2 CORÍNTIOS 5:21

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Saber que somos amados e aceitos, mesmo em nossa imperfeição, é um grande alívio! Servir a Deus por desejo e não por obrigação é incrivelmente libertador e gera grande paz e alegria em nossas vidas. A Bíblia diz que nós o amamos porque Ele nos amou primeiro (ver 1 João 4:19). Ter certeza do amor incondicional de Deus nos dá confiança e ousadia. 

Nossa confiança não deveria estar em nada nem em ninguém, senão em Jesus — não na educação, no privilégio externo, nas posições que ocupamos, nas pessoas que conhecemos, em nossa aparência, em nossos dons e talentos. Tudo neste mundo é abalável, para dizer o mínimo, portanto não deveríamos colocar a nossa confiança nele. Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (ver Hebreus 13:8). Podemos contar com Ele para ser sempre fiel e fazer o que Ele diz que fará — e Ele diz que sempre nos amará. Ele diz que somos justos aos Seus olhos, e precisamos tomar a decisão de simplesmente crer nisso. 

Nós nos tornamos aquilo que acreditamos que somos; portanto, à medida que nos convencermos de que estamos justificados com Deus, o nosso comportamento melhorará. Faremos mais coisas certas e com menos esforço. À medida que nos concentramos em nosso relacionamento com Deus e não em nosso desempenho, nós descansamos, e o que Deus fez em nosso espírito quando nascemos de novo é gradualmente operado em nossas almas e finalmente visto em nossa vida diária. 

Não importa o que as outras pessoas possam ter lhe dito, Deus tem prazer em lhe dizer na Sua Palavra quem você é nele: amado, valioso, precioso, talentoso, dotado, capaz, poderoso, sábio e redimido. Eu o encorajo a tirar um instante e repetir estas nove coisas em voz alta. Diga: “Sou amado, sou valioso, sou precioso, sou talentoso, sou dotado, sou capaz, sou poderoso, sou sábio e sou redimido”. Ele tem um bom plano para você! Entusiasme-se com a sua vida. Você foi criado à imagem de Deus, e você é incrível! 


Confie Nele

Você confia na Palavra de Deus, que diz que você é amacio incondicionalmente? 


Leia a Bíblia


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

domingo, 25 de agosto de 2024

O amor protege o coração

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido.  Salmo 28:7

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Quando alguma coisa que não é saudável tenta o seu coração, é seu dever lutar contra isso. Esta é uma responsabilidade que Deus deu para cada um de nós. E é uma obrigação que requer ação constante.

Quando um desejo não saudável por dinheiro ou posses atrai o seu coração, você deve reconhecer isso e checar as suas prioridades. Quando um relacionamento errado põe em risco a saúde de seu casamento, você deve lutar contra isso. Se o seu trabalho começa a exigir seu foco e seu tempo e você começa a ficar negligente com a sua família, então, alguma coisa tem que ser deixada. E esta coisa não pode ser o seu casamento, que você fez um voto de proteger. Woct deve tomar a responsabilidade de colocar o seu coração nas coisas de Deus e direcionar o seu coração para o Senhor. Invista o seu tempo, dinheiro e energia em coisas que agradam ao Senhor (seu cônjuge, seus filhos e a Palavra de Deus). Então, deixe Deus prover a você o preenchimento que vem somente quando colocamos nosso coração nEle. Provérbios 4:23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."


Perguntas

Qual é a principal prioridade em sua vida? Esta prioridade honra a Deus? Se sim, o que você está fazendo para guardá-la e mantê-la na frente?


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 237


Lembre-se: Deus o Ama Incondicionalmente

Assim como [no Seu amor] Ele nos escolheu [realmente nos separou para Si como propriedade Sua] em Cristo antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos (consagrados e separados para Ele) e irrepreensíveis aos Seus olhos, acima de qualquer censura, perante Ele em amor. EFÉSIOS 1:4

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Frequentemente nos comparamos com outras pessoas, e se não somos o que elas são, ou não podemos fazer o que elas podem fazer, então supomos que há algo errado conosco. Porém, há um antídoto para esse tipo de pensamento venenoso. É pensar frequentemente: Deus me ama incondicionalmente! 

Saber que Deus nos ama incondicionalmente é uma necessidade absoluta para progredirmos em nossa caminhada com Ele. Jesus não morreu para que fôssemos religiosos; Jesus morreu para que pudéssemos ter um relacionamento profundo, íntimo, pessoal com Deus por meio dele. A religião nos oferece regras e regulamentos a seguir para estarmos próximos de Deus. Mas o relacionamento nos diz que podemos estar perto dele porque Ele nos escolheu. 

Não poderemos nos aproximar de Deus se tivermos medo de que Ele esteja insatisfeito conosco. É vital que você aprenda a separar o quanto você é importante para Deus das coisas certas ou erradas que você faz. Como podemos esperar ter um relacionamento íntimo com Deus, com o Seu Filho Jesus e com o Espírito Santo, se não temos confiança de que somos amados incondicionalmente? 

Os bons relacionamentos devem se basear em amor e aceitação, e não no medo. Com frequência somos enganados e levados a pensar que a nossa aceitação se baseia no nosso desempenho. 

Somos amados e aceitos por Deus, e justificados perante Ele porque colocamos a nossa fé em Jesus Cristo e na obra que Ele realizou por nós na cruz. Ele pagou pelos nossos pecados e delitos. Ele nos absolveu da culpa e nos reconciliou com Deus. Agora, quando comparecemos diante de Deus, temos “retidão” e não “erro”. E temos isso porque o recebemos como um presente, não porque o tenhamos merecido. Bem-aventurado o homem que sabe que está justificado diante de Deus, apesar das obras que pratica. 


Confie Nele

Confie em Deus e creia que Ele o ama incondicionalmente, e que não está zangado com você!


Leia a Bíblia


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sábado, 24 de agosto de 2024

O amor estabelece o curso

 

Procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Colossenses 3:1 NVI

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

É hora de identificar onde as necessidades do seu coração estão e então escolher colocar seu coração nestas coisas. Se você não fizer assim, a sua luxúria ou orgulho vai tomar o lugar por negligência. Lembre-se, a luxúria é quando seu coração está em alguma coisa que é errada ou proibida. Mas, com a ajuda de Deus, você pode escolher tirar o seu coração das coisas erradas e colocá-lo em algo que é bom e digno de honra, como o seu relacionamento com Deus e como seu casamento. 

Não espere até que você sinta como se estivesse fazendo a coisa certa, ou até que você se apaixone pelo seu cônjuge para investir em seu relacionamento. Comece a investir em seu casamento e, também, onde seu coração deve estar. Passe tempo com seu cônjuge. Compre presentes para ele ou ela. Escreva cartas. Lembre e comemore datas importantes para o casal. Comunique-se intencionalmente! Quanto mais você investir, mais o seu coração irá valorizar seu relacionamento. E você poderá ficar surpreso com a maneira como o seu amor será aceso novamente. 


Desafio da Semana

Como um caminho para guiar seu coração na direção do seu cônjuge, dê a ele alguma coisa que diga: "Eu te amo", mesmo quando não há nenhuma ocasião especial. Faça ou compre um presente bonito e significativo de acordo com seu orçamento.


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 236

Você Pode Lidar Com Tudo o Que a Vida lhe Trouxer

Porém em meio a todas estas coisas somos mais que vencedores e obtemos uma vitória inigualável através daquele que nos amou. ROMANOS 8:37

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Durante anos, refleti acerca do que significa ser “mais que vencedor”. Estou certa de que outras pessoas têm outras perspectivas, mas cheguei à conclusão de que ser mais que vencedor significa ter tamanha confiança que, independentemente do que aconteça em sua vida, você sabe que pode lidar com isso por intermédio de Cristo. Você sabe, antes mesmo de se deparar com um problema, que você terá vitória sobre ele. 

Portanto, você não teme as circunstâncias, não tem medo do desconhecido, não vive ansioso acerca do que vai acontecer em situações incertas. Não importa realmente quais são os detalhes da situação, você sabe que pode lidar com ela por meio de Cristo. Para você, a derrota não é uma opção! 

Comece a pensar todos os dias: Posso lidar com tudo que a vida me trouxer. Posso fazer qualquer coisa por meio daquele que me enche de força interior. Até mesmo antes de sair da cama pela manhã, deixe que esses pensamentos tomem conta da sua mente sem parar, e a sua confiança aumentará vertiginosamente e você descobrirá que, na verdade, pode fazer tudo o que precisar fazer na vida. 

O pensamento correto é o primeiro passo para uma vida melhor. Desejar não funciona. Sentir inveja de alguém que tem o que você deseja não adianta nada. A autocomiseração é uma perda de tempo e energia. Descobrir a vontade de Deus por meio do conhecimento aprimorado da Sua Palavra e começar a pensar como Ele pensa é o começo de uma nova vida, para qualquer pessoa que a deseje. 


Confie Nele

Em que situação específica você precisa acreditar que e mais que vencedor? Confie que, por meio de Cristo, você é capaz de qualquer coisa.


Leia a Bíblia


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

O amor busca tesouros duradouros

Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração. Mateus 6:21 

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

O seu coração segue os seus investimentos. Tudo que você coloca seu tempo, dinheiro e energia irá atrair o seu coração. Isto era certamente verdade antes de você se casar. Você escrevia cartas, comprava presentes e passava tempo junto com seu cônjuge como um casal... e o seu coração seguia isso. Mas se você parou de investir em seu relacionamento e começou a se mostrar mais interessado em outras coisas, o seu coração segue o mesmo caminho. Se você não está apaixonado pelo seu cônjuge hoje, pode ser porque você parou de investir nele ontem. 

Pergunte a si mesmo o que tem no seu coração agora? O que tem se tornado importante para você? Você pode dizer só em olhar onde seu tempo, dinheiro, pensamento e energia foram gastos recentemente? E quanto as coisas de Deus? A medida que você se aproxima de Deus, o Espírito Santo atua como o seu GPS espiritual. Quando você começa a se desviar do curso, Sua voz suave e calma irá recalcular — se você ouvir — a rota de volta em direção ao seu verdadeiro tesouro. 


ORAÇÃO

"Senhor, lembra-nos de investir em nosso casamento estejam nossas emoções lá ou não. Ajuda-nos a amar um ao outro sem levar em consideração nossos sentimentos, mas pedimos ao Senhor que renove nosso amor um pelo outro à medida que obedecemos a Ti."


Fonte:

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 235

Simplesmente Creia

Portanto todo aquele que se humilhar e se tornar como esta criança [confiante, humilde, amorosa, perdoadora] é o maior no Reino dos céus. MATEUS 18:4

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Eu costumava ser uma pessoa muito complicada. Minha maneira de ver e fazer as coisas era tão elaborada que me impedia de desfrutar qualquer coisa. Dizemos que vivemos em uma sociedade complicada, mas acredito que nós é que somos complicados, e que complicamos a vida. Servir a Deus não deveria ser complicado, no entanto, pode se tornar muito complicado e complexo. A preocupação, o medo, a ansiedade, os ciúmes, o ressentimento e a amargura são muito complicados. As criancinhas, porém, não têm nada disso. 

Pense na maneira simples e descomplicada de uma criança encarar a vida. Eis algumas coisas que as crianças parecem ter em comum: elas procuram sempre se divertir, se isso for possível de alguma forma. Elas são despreocupadas e completamente livres de apreensões. E acreditam no que lhes é dito. É da natureza delas confiar, exceto se tiveram uma experiência que lhes ensinou o contrário. 

Lembre-se de que Jesus nos disse em João 3:16: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” (grifo da autora). Tudo o que Ele quer nos ouvir dizer é: “Eu creio!” 

Crer simplifica a vida, liberando a alegria e nos deixando livres para desfrutar as nossas vidas enquanto Deus cuida das circunstâncias ao redor. Quando Deus diz alguma coisa em seu coração, ou quando você lê alguma coisa na Bíblia, você deveria dizer: “Eu creio. Se Deus diz que quer nos abençoar, então devemos acreditar. Se Ele diz que colheremos o que plantamos, devemos acreditar. Se Ele diz para perdoarmos os nossos inimigos, embora não faça sentido algum, devemos acreditar — em vez de ficar ressentidos. Vamos fazer diligentemente o que Deus diz. Se Ele disser para orarmos pelos nossos inimigos, vamos acreditar e ser obedientes. Se Ele diz para “chamarmos à existência as coisas que não existem como se existissem” (Romanos 4:17), devemos responder como filhos e simplesmente fazer o que Ele diz. 

Embora a vida possa ficar complicada, podemos simplificá-la, encarando-a como uma criança. Coloque toda a sua confiança em Deus e seja obediente. 


Confie Nele

Deus tem um plano para romper as barreiras de sua vida — e a sua parte nesse plano é confiar nele. Diga várias vezes ao longo de cada dia: “Pai, eu confio em Ti!” 


Leia a Bíblia


Fonte:

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

O amor molda o coração

Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Provérbios 23:7 

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

O seu coração é a parte mais importante de quem você é. E o centro do seu ser onde o "você de verdade" reside. É a sua identidade. Todos os seus pensamentos, crenças, valores, motivações e convicções reais começam em seu coração. Por causa disso, toda área de sua vida é impactada pela direção do seu coração. 

O mundo diz: "Siga o seu coração!" Esta é a filosofia dos gurus da nova era, seminários de autoajuda e músicas pop românticas. Tudo isso soa romântico e nobre, e esse mercado vende milhões de álbuns e livros. Mas há algo de errado com esta filosofia. Isso pode ser muito tolo. 

O problema é que seguir o seu coração geralmente significa correr atrás de tudo que parece certo no momento. As pessoas usam isso como uma desculpa para o pecado. Eles dizem: "Eu só estava seguindo o meu coração." Mas nós não podemos permitir que o mundo molde o nosso coração. Nós somos encarregados de guardá-lo e guiá-lo. E quando nós o guiamos para seguir a Deus, ele se torna mais e mais parecido como Ele. 


Desafio da Semana

Como um caminho para guiar seu coração em direção ao seu cônjuge, dê a ele alguma coisa que diga: "Eu te amo", mesmo quando não há nenhuma ocasião especial. Faça ou compre um presente bonito e significativo de acordo com seu orçamento.


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 234

Estenda as Velas e Seja Livre

E porque vocês são [realmente] filhos [dele], Deus enviou o Espírito [Santo] do Seu Filho aos nossos corações, clamando Aba (Pai)! Pai! GÁLATAS 4:6

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Certa vez li que nós crentes somos como navios que Deus quer lançar ao mar para navegar, por onde quer que o vento e as ondas nos levem. Esse mar representa a liberdade que temos em Deus, e o vento é um símbolo do Espírito Santo. Mas como novos crentes, estamos presos ao cais, porque esse é o único lugar onde podemos evitar naufragar até aprendermos a segui-lo. Quando aprendemos a seguir esses apelos internos do Espírito Santo, podemos ser desamarrados do cais e navegar os mares da vida sob a Sua direção, sem medo de nos perdermos. 

A direção de Deus não contradiz as leis que Ele ordenou. Quando somos novos crentes, aprendemos a seguir as leis de Deus definidas na Palavra. E à medida que amadurecemos, desenvolvemos a habilidade de ser guiados pelo Espírito do Deus vivo. Quando o Espírito de Deus está em você, a lei de Deus está escrita no seu coração. Você não tem mais de memorizar a lei, porque pode seguir a direção do Espírito Santo, que o guiará na direção certa. 

Algumas pessoas se sentem muito mais seguras seguindo a lei do que sendo guiadas pelo Espírito. Acreditam que estão bem, desde que estejam seguindo um plano prescrito que todos os outros estão seguindo. Mas seguir o Espírito pode levar as pessoas a fazerem alguma coisa de modo um pouco diferente do que todos os outros estão fazendo. Será preciso fé para deixar a segurança da multidão, porque Deus não guia todos nós a servi-lo exatamente no mesmo lugar ou na mesma capacidade. 

Não podemos seguir a direção do Espírito Santo simplesmente obedecendo a leis, regras e regulamentos. A lei de Deus é o nosso tutor, mas ela não deve ser o nosso senhor. Para viver com tranquilidade e ser cheio de alegria, precisamos aprender a seguir o Espírito Santo em oração. 


Confie Nele

Deus quer que você estenda as velas e seja livre do cativeiro. Para fazer isso, você precisa confiar na direção do Espírito Santo quando Ele falar ao seu coração e o conduzir à direção certa.


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

O amor guia o coração

O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo. Provérbios 28:26

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Sentimentos podem ser rasos. Eles flutuam dependendo das circunstâncias. Em esforço para seguir seu coração, as pessoas abandonam seus empregos para correr atrás de formas de enriquecer rapidamente ou vão para Hollywood acreditando que serão a próxima grande estrela ou abandonam seu cônjuge para ir em busca de um colega de trabalho com atrativos sexuais. Esta filosofia egoísta é também a fonte de incontáveis divórcios e guia muitos a se desculparem por seus votos de casamento porque eles não mais "se sentem apaixonados".

A verdade é que, nosso coração é basicamente egoísta e pecaminoso. Jesus disse que pensamentos maus, adultério e mentiras saem do coração (Mateus 15:18-19). Então, até que nosso coração seja genuinamente mudado por Deus, ele continuará escolhendo coisas erradas. Ao invés de seguir o seu coração, as Escrituras comunicam uma mensagem muito mais forte: guie o seu coração. Isso significa tomar uma profunda responsabilidade pela condição e direção do seu coração. Ao invés de correr atrás de qualquer coisa que você acredita que vai lhe fazer feliz no momento, as Escrituras dizem: "Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração" (Salmos 37:4).


Vá Mais Fundo

O que Provérbios 28:26 diz a respeito de confiar em seu coração? Em que o versículo 2 5 diz que nós devemos confiar?


Fonte

O Desafio de Amar Dia a Dia - Dia 233

O Amor Precisa Fazer Alguma Coisa

Mas se alguém possuir os bens deste (os recursos para sustento da vida) deste mundo e vê seu irmão crente passar necessidade, mas fechar o seu coração de compaixão para ele, como pode o amor de Deus viver e permanecer nele? 1 JOÃO 3:17 

(Antes de Iniciar a Mensagem de Hoje, convido a VOCÊ, leitor deste Blog, a ser nosso seguidor. Basta clicar aqui ao lado 👉 no Campo Seguidores, no botão azul Seguir, realizar todas as etapas para a conclusão do processo e, você se tornará nosso seguidor. Grata. Eliane)

Costumamos pensar no amor como uma coisa ou um sentimento, mas a palavra amar é um verbo. O amor precisa fazer alguma coisa para permanecer sendo o que é. Parte da natureza do amor é que ele exige uma expressão. A Bíblia pergunta: se vemos uma necessidade e fechamos o nosso coração à compaixão, como pode o amor de Deus viver e permanecer em nós? O amor se torna cada vez mais fraco se ele não puder ser demonstrado; na verdade, ele pode se tornar totalmente inativo. Se o mantivermos ativo deliberadamente ao fazermos coisas pelos outros, podemos impedir que nos tomemos egoístas, ociosos e infrutíferos. 

O ato mais sublime de amor foi Jesus entregar a própria vida por nós. E nós deveríamos entregar a nossa vida uns pelos outros. Isso parece extremo, não é mesmo? Felizmente, a grande maioria de nós nunca será chamada para abrir mão de sua vida física por outra pessoa. Mas temos oportunidades todos os dias de “entregar” a nossa vida pelos outros. Todas as vezes que você coloca de lado o seu próprio desejo ou necessidade, e o substitui por um ato de amor por outra pessoa, você está entregando a sua vida por um instante, uma hora ou um dia. 

Se estivermos cheios do amor de Deus — e estamos, porque o Espírito Santo enche os nossos corações de amor no novo nascimento — então precisamos deixar o amor fluir para fora de nós. Se ele ficar estagnado pela inatividade, para nada servirá. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu único Filho (ver João 3:16). Você entendeu? O amor de Deus o levou a dar! 


Confie Nele

Coloque um enorme cartaz em sua casa, talvez em diversos lugares, perguntando: “O que fiz para ajudar alguém hoje?” Não passe 0 seu dia sem aumentar a alegria de alguém. Confie no exemplo de Cristo de entregar a Sua vida por você e o tenha como um modelo de vida!


Leia a Bíblia


Fonte

Devocional Confiando em Deus Dia a Dia