terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A Criação


"No princípio criou Deus o céu e a terra."
Gênesis 1:1

Deus se revela na Bíblia como um ser infinito, eterno, autoexistente e como a Causa Primária de tudo o que existe.  Nunca houve um momento em que Deus não existisse.  Conforma afirma Moisés: "antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus" (Sl 90:2).  Noutras palavras, Deus existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito.  Ele é anterior a toda criação, no céu e na terra, esta acima e independe dela (ver 1 Tm 6:16; Cl 1:16)

Deus se revela como um ser pessoal que criou Adão e Eva "à sua imagem" (1.27).  Porque Adão e Eva foram criados à imagem de Deus, podiam comunicar-se com Ele, e também com Ele ter comunhão de modo amoroso e pessoal.

Deus também se revela como um ser moral que criou tudo bom e, portanto, sem pecado.  Ao terminar Deus a obra da criação, contemplou tudo o que fizera e observou que era "muito bom" (1:31).  Posto que Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, eles também não tinha pecado.  O pecado entrou na existência humana quando Eva foi tentada pela serpente, ou seja, Satanás (Gn 3; Rm 5:12; Ap 12:9).

Deus criou todas as coisas em "os céus e a terra" (1.1)
O verbo "criar" é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar.  Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram.  
A Bíblia diz que no princípio da criação a terra estava informe, vazia e coberta de trevas (1.2).  Naquele tempo o universo não tinha a forma ordenada que tem agora.  O mundo estava vazio, sem nenhum ser vivente e destituído do mínino vestígio de luz.  Passada esta etapa inicial, Deus criou a luz para dissipar as trevas, deu forma ao universo e encheu a terra de seres viventes. 
O método que Deus usou na criação foi o poder da sua palavra.  Repetidas vezes está declarado : "E disse Deus ..."   Noutras palavras, Deus falou e os céus e a terra passaram a existir.  Antes da palavra criadora de Deus, eles não existiam.  Toda a trindade, e não apenas o Pai, desempenho sua parte na criação. 

(a) O próprio Filho é a Palavra ("Verbo") poderosa, através de quem Deus criou todas as coisas.  No prólogo do Evangelho segundo João, Cristo é revelado como a eterna Palavra de Deus.  "Todas as coisas foram feiras por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1:3).  Semelhantemente, o apóstolo Paulo afirma que por Cristo "foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis...  tudo foi criado por Ele e para Ele" (Cl 1:16).  Finalmente, o autor do Livro de Hebreus afirma enfaticamente que Deus fez o universo por meio do seu Filho (Hb 1:2).

(b) Semelhantemente, o Espírito Santo desempenhou um papel ativo na obra da criação.  Ele é descrito como "pairando" ("se movia") sobre a criação, preservando-a e preparando-a para as atividades criadoras adicionais de Deus.  A palavra hebraica traduzida por "Espírito" (ruah) também pode ser traduzida por "vento" e "fôlego".  Por isso, o salmista testifica do papel do Espírito, ao declarar:"Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito (ruah) da sua boca" (Sl 33:6).  Além disso, o Espírito Santo continua a manter e sustentar a criação (Jó 33:4; Sl 104:30).

Deus tinha razões específicas para criar o mundo
1. Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder.  Davi diz: "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19:1).  Ao olharmos a totalidade do cosmos criado - desde a imensa expansão do universo, à beleza e à ordem da natureza - ficamos tomados de temor reverente ante a majestade do Senhor Deus, nosso Criador.
2. Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas.  Todos os elementos da natureza - o sol, e a luz, as árvores da floresta, a chuva e a neve, os rios e os córregos, as colinas e as montanhas, os animais e as aves - rendem louvores ao Deus que os criou (Sl 98:7,8).   Quanto mais Deus deseja e espera receber glória e louvor dos seres humanos !
3. Deus criou a terra para prover um lugar onde o seu propósito e alvos para a humanidade fosse cumpridos:
- Deus criou Adão e Eva à sua própria imagem, para comunhão amorável e pessoal com o ser humano por toda a eternidade.  Deus projetou o ser humano como um ser trino e uno (corpo, alma e espírito), que possui mente, emoção e vontade, para que possa comunicar-se espontaneamente com Ele como Senhor, adorá-lo e serví-lo com fé, lealdade e gratidão.
- Deus desejou de tal maneira esse relacionamento com a raça humana que, quando Satanás conseguiu tentar Adão e Eva a ponto de se rebelarem contra Deus e desobedecer ao seu mandamento, Ele prometeu enviar um Salvador para redimir a humanidade das consequencias do pecado.  Daí Deus teria um povo para sua própria possessão, cujo prazer estaria nEle, que o glorificaria, e que viveria em retidão e santidade diante dEle  (Is 60:21).
- A culminação do propósito de Deus na criação está no livro do Apocalipse, onde João descreve o fim da história com estas palavras: "...com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus". (Ap 21:3)

A evolução é o ponto de vista predominante, proposto pela comunidade científica e educacional do mundo atual, em se tratando da origem da vida e do universo.
Quem crê, de fato, na Bíblia deve atentar para estas quatro observações a respeito da evolução.
(1) A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e o desenvolvimento do universo.  Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhum Criador pessoal e divino que criou e formou o mundo; pelo contrário, tudo veio a existir mediante uma série de acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos.  Os postulantes da evolução alegam possuir dados científicos que apóiam a sua hipótese.
(2) O ensino evolucionista não é realmente científico.  Segundo o método científico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, oriundas de experiencias que podem  ser reproduzidas em qualquer laboratório.  No entanto, nenhuma experiência foi idealizada, nem poderá sê-lo, para testar e comprovar teorias em torno da origem da matéria a partir de um hipotético "grande estrondo", ou do desenvolvimento gradual dos seres vivos,a partir das formas mais simples às mais complexas.  Por conseguinte, a evolução é uma hipótese sem "evidência científica", e somente quem crê em teorias humanas é que pode aceitá-la.  A fé do povo de Deus, pelo contrário, firma-se no Senhor e na sua revelação inspirada, a qual declara que Ele é quem criou do nada todas as coisas (Hb 11:3).
(3) É inegável que alterações e melhoramentos ocorrem em várias espécies de seres viventes.  Por exemplo: algumas variedades dentro de várias espécies estão se extinguindo; por outro lado, ocasionalmente vemos novas raças surgindo dentre algumas das espécies.  Não há, porém, nenhuma evidência, nem sequer no registro geológico, a apoiar a teoria de que um tipo de ser vivente já evoluiu doutro tipo.  Pelo contrário, as evidências existentes apóiam a declaração da Bíblia, que Deus criou cada criatura vivente "conforme a sua espécie" (1:21,24,25).
(4) Os crentes na Bíblia devem, também, rejeitar a teoria da chamada evolução teísta.  Essa teoria aceita a maioria das conclusões da evolução naturalista; apenas acrescenta que Deus deu início ao processo evolutivo.  Essa teoria nega a revelação bíblica que atribui a Deus um papel ativo em todos os aspectos da criação.  Por exemplo, todos os verbos principais em Genesis 1 tem Deus como seu sujeito, a não ser em 1:12 (que cumpre o mandamento de Deus no v.11) e a frase repetida "E foi a tarde e a manhã".  Deus não é um supervisor indiferente, de um processo evolutivo; pelo contrário, é o Criador ativo de todas as coisas (Cl 1:16)

(Estudo Doutrinário, extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal)

FRATERNALMENTE EM CRISTO

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

CRIAÇÃO



" Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; "
(Romanos 1:20)


O centro de recuperação para dependentes químicos, na qual MP trabalha, está cercado por uma natureza exuberante.
É um lugar muito agradável.
Em alguns momentos MP aproveita para caminhar entre as árvores e contemplar tão bonito ambiente.
Num dia desses, ao olhar para uma árvore frondosa, provavelmente centenária, alguém que estava com MP comentou : "É perfeição demais para ser fruto do acaso ou de uma simples explosão!".
MP concordou com ele.

Por detrás de tudo isso existe um Deus.
Não uma divindade criada a partir da imaginação humana, mas alguém para o qual não existe impossível.
Ele pode char coisas à existência a partir do nada.
Ele não criou tudo de qualquer forma: toda sua criação ficou muito boa.

Diante dessa realidade deveríamos ter a mesma atitude que o compositor do hino que diz: "Senhor, meu Deus, quando eu maravilhado contemplo a tua imensa criação; o céu e a terra, os vastos oceanos, fico a pensar em tua perfeição. Então minha alma canta a ti, Senhor: Grandioso és Tu, grandioso és Tu!" (HC 526)
Infelizmente muitas pessoas não para para contemplar a maravilhosa criação de Deus, e muito menos a glorificam por ela.
Em Romanos 1:21, em continuidade ao versículo da mensagem, o apóstolo Paulo escreveu: "Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se".

Como você está vivendo?
Você tem parado para contemplar a boa criação de Deus?
Aproveita para fazê-lo neste dia.
E não deixe de glorificar a Deus por tudo aquilo que Ele fez.
Ele merece o nosso louvor.
Não há outro deus igual ao nosso Deus!

A perfeição da criação revela a grandeza do Criador.


FRATERNALMENTE EM CRISTO JESUS
ELIANE DE SANTIS




domingo, 29 de dezembro de 2019

Lembre-se, Há Poder No Louvor



“Altos louvores estejam em seus lábios e uma espada de dois gumes em suas mãos...para imporem vingança às nações e trazerem castigo aos povos...para prenderem os seus reis com grilhões e seus nobres com algemas de ferro...para executarem a sentença escrita contra eles. Esta é a glória de todos os seus fiéis. Aleluia!”,
(Salmo 149:6-9).

O louvor é a resposta verbal e física à grandeza de Deus.

Música...
canto…
adoração...
criam uma atmosfera de milagres.

Você é responsável pela atmosfera que você permite ao seu redor.

A Atmosfera Que Você Permite Determina O Seu Resultado.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

sábado, 28 de dezembro de 2019

Lembre-se Que Há Poder Na Adoração



“Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso”, (Salmo 37:31).
“Se a tua lei não fosse o meu prazer, o sofrimento já me teria destruído”, (Salmo 119:92).

Mergulhe na Palavra de Deus.
Sua mente é como o solo.
Ela vai frutificar qualquer semente que você semear nela, boa ou má.

Quando você semeia a Palavra de Deus em sua mente, você está semeando energia, vida, luz e esperança em si mesmo.

A Palavra é como uma vacina espiritual que neutraliza o poder de satanás contra sua vida.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Ande Em Pureza



“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir: Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que Ele não ouça”, (Isaías 59:1-2).

Você é descendência de um Deus Santo.
Isso explica o seu apetite insaciável de viver uma vida santa e pura.
O pecado acontece.
Não o encubra.
Traga-o diante de Deus.

O Arrependimento É A Dobradiça Que Abre A Porta Para A Próxima Temporada de Sua Vida.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Identifique Pessoas Oponentes



“Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles”, (Romanos 16:17).

Quando Satanás lança um ataque contra você, é geralmente através de uma pessoa.

Seu inimigo é qualquer pessoa que tenta impedir a vontade de Deus de se cumprir em sua vida.

Identifique e evite qualquer um que quebre o seu foco por meio de contenda e divisão.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Guarde Sua Mente



“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”, (Filipenses 4:8).

Sua mente é o local de nascimento...
incubadora...
ponto inicial de tudo o que você faz.

Satanás sabe disso.
Toda estratégia dele é para tirar o seu foco, sabotar sua concentração e abortar seu Desígnio de Deus.

Então, o verdadeiro campo de batalha da vida é a sua mente. 
Guarde-a bem.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Enxergue Além das Circunstâncias



“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória”, (2 Coríntios 4:17).

Nada É Como Parece À Primeira Vista.

A dor passa.
A adversidade passa.

Olhe para além das suas dificuldades atuais.
Algo incrível está sendo formado.
A ressurreição veio depois da crucificação.

A Promoção Vem Depois da Adversidade.

Então, veja além das circunstâncias.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

domingo, 15 de dezembro de 2019

Não Se Sinta Solitário



“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo”, (1 Pedro 5:8-9).

Você pode estar sentindo-se atacado pelo inferno.
Seu mundo pode estar caindo ao seu redor.

Não se sinta solitário.

As pessoas à sua volta podem não demonstrar,mas elas também estão feridas.
Então, não se renda à autopiedade. 
'Curtir a fossa’ apenas adia a sua vitória.

Você não está sozinho.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

sábado, 14 de dezembro de 2019

Mantenha O Espírito de Um Finalizador



“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”,
(2 Timóteo 4:7).

Qualquer um pode começar uma maratona.
Os Campeões a finalizam.
Todos experimentam adversidades.
São recompensados aqueles que se mantêm fortes até o final.
Mantenha o ritmo.
Determine-se a “ir longe”.
Mantenha aceso o Espírito de um Finalizador.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Confie Que Deus Porá Fim Aos Ataques



“Ele faz cessar as guerras”, (Salmo 46:9).

Você serve a um Deus poderoso.
Ele pode mudar o coração de reis.
Você está no pensamento Dele neste exato momento.
Suas lágrimas, sua dor e seus medos são muito importantes para Ele.
Ele está prestes a agir.

Confie Nele.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Busque Conselhos Valiosos



“Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança”, (Provérbios 11:14).

Alguém sabe de algo que você precisa saber.
Algo que pode te ajudar a sobreviver e até mesmo ter sucesso no capítulo mais doloroso da sua vida.
A ignorância pode matar.
Não arrisque.
O que quer que você faça hoje, tire um tempo para ouvir os conselhos Divinos.
Os verdadeiros campeões fazem isso.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Não Entre Em Pânico



“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”,
(Salmo 46:10).

Algo pode acontecer hoje que irá te chocar.
Não se preocupe.
Deus antecipou isto.
Lembre-se, satanás é meramente um ex-empregado dos Céus.
Deus o conhece muito bem.
Ele o demitiu.
Entre na presença de Deus hoje.
O medo morrerá e a coragem florescerá.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Analise A Adversidade



“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere”,
(Eclesiastes 7:14).

Há quatro maneiras de responder à uma crise:
Maximize-a.
Minimize-a.
Anuncie-a.
Analise-a.

Maximizar...é exagerar a crise.
Minimizar...é menosprezar a crise.
Anunciar...é contar a todo mundo sobre ela.
Analisar...é extrair informações úteis dela.

A Crise É Meramente Informação Concentrada.

A Adversidade é simplesmente a reação dos seus inimigos ao seu progresso.
Investir tempo para analisá-la só irá te beneficiar.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Devolução Para Reparo



“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã”, (Isaías 1:18).

Quando você recebe um produto que chega via correios, pode ser que ele chegue quebrado.
Você precisa retorná-lo ao fabricante para reparo.
Com sua vida acontece da mesma forma.
Muitas vezes passamos por experiências que nos deixam devastados.
Somente Deus pode verdadeiramente consertar-nos.
Não tenha medo de Deus.
Arrisque-se a buscá-lo.
Ele lhe ama muito mais do que você pode imaginar.

Fraternalmente em Cristo Jesus
Eliane de Santis