sábado, 4 de março de 2023

Você Pode Controlar a Sua Ira Antes que Ela Controle Você


Aquele que é lento para se irar é melhor que o poderoso, aquele que governa o seu [próprio] espirito, é maior que quem toma uma cidade. (PROVÉRBIOS 16:32)

Muitos cristãos ficam confusos quanto à ira. Eles pensam que, como pessoas tementes a Deus, eles nunca deveriam se irar. A ira pode ser uma reação involuntária, algo que sentimos quer queiramos ou não. Uma pessoa com as emoções feridas por traumas ou abusos do passado pode reagir, e provavelmente reagirá, no modo de autoproteção e demonstrará ira com mais facilidade que alguém que nunca foi maltratado. Felizmente, com a ajuda de Deus, essas emoções feridas podem ser curadas, e podemos aprender a ter reações mais equilibradas e razoáveis diante de pessoas, situações e circunstâncias.
A Palavra de Deus diz: “Quando se irarem, não pequem” (Efésios 4:26). Lembro-me de uma manhã em que eu estava me preparando para pregar, e Dave e eu começamos uma discussão. Eu estava estudando e ele disse algo para mim que me fez ferver de raiva muito depressa. Dissemos algumas palavras duras um ao outro, e depois saímos para trabalhar. Eu continuei a ter pensamentos e sentimentos de ira. Depois, minha ira se transformou em culpa, e comecei a pensar: Como posso ir à igreja e dizer aos outros como conduzirem suas vidas de acordo com a Palavra de Deus, se não consigo controlar a minha raiva? Os sentimentos de culpa não apenas continuaram, mas se intensificaram. À medida que a pressão aumentava, comecei a me sentir quase furiosa quando, de repente, ouvi Deus sussurrar em meu coração: “Sentir ira não é pecado; é o que você faz com ela que se toma um pecado”. Aquela foi uma das primeiras lições que Deus me deu para entender que não podemos esperar que as emoções simplesmente desapareçam porque nos tornamos cristãos, mas que devemos aprender a controlá-las.
Controlar a compulsão da ira, principalmente se você tem uma natureza agressiva e franca, pode ser uma das coisas mais desafiadoras que você enfrentará na vida, mas controlá-la com certeza é possível com a ajuda de Deus.

Confie Nele
Você quer tomar a decisão de não permitir que a ira controle você e os seus atos? Confie as suas emoções a Deus e Ele lhe ensinará a controlá-las.

Oremos
Pai, ajude-me a reconhecer o poder de Belial e a me armar com a espada do Teu Espírito para lutar contra este espírito do mal. Não posso ser “como os espinhos que se lançam fora”, que “não podem ser tocados com as mãos”. É preciso ter “o ferro ou a haste de uma lança”, para destruí-los e serem “totalmente queimados no mesmo lugar” (2 Sm. 23:6-7). Livra-me de tentar encontrar o mal com minhas próprias forças e queime-o de minha vida.

LEIA A BÍBLIA

(Bíblia em um ano)

NÚMEROS 31-33 / MARCOS 9:1-29



Fontes:
Livro Devocional Confiando em Deus Dia a Dia
Livro Orações que Quebram Maldições

Nenhum comentário:

Postar um comentário